10.11.04

Memórias de um vitoriano - Vol. II

Corria o ano de 1985. O nosso Vitória tinha iniciado bem a época com excelentes resultados. Nessa época ainda não tinha ido nenhuma vez à bola, quando num certo Domingo o meu pai me fez a pergunta retórica: queres ir ver o Vitória às Aves?
A deslocação foi mítica: milhares de Vitorianos tinham decidido fazer uma espécie de "peregrinação a pé" à Vila das Aves. Era, por isso uma romaria impressionante pela estrada fora.
Ao chegar ao campo do Aves, uma multidão tentava comprar os bilhetes. Confusão total. Não sei bem como, mas o meu pai lá desencantou uns convites e entramos.
A expectativa era grande porque muito se falava já que o brasileiro que o Vitória tinha ido buscar ao Porto era um craque: Paulinho Cascavel.
Após uma primeira parte dividida, já no 2º tempo, chega o momento do jogo. Paulinho recebe a bola à entrada da grande área, rodopia e à meia-volta enche o pé e... golo! Golão!
O resto todos sabem: em 2 anos o homem tornou-se no jogador mais adorado nesta cidade de que me lembro. Era verdadeira idolatria. Até os miúdos andavam com aquele cabelo comprido "à Paulinho" (e se pudessem deixavam crescer o bigode).
Eu, desde esse dia nas Aves, fiquei fã incondicional do homem. Que jogador! Marcava de todo o lado: de fora da área, dentro da pequena, de cabeça, de livre e... até com a mão.
No final dessa época, muito de falou da sua saída, o que provocou, confesso, umas quantas lágrimas num rapazito de 11 anos que eu cá conheço... Tiveram de ser guardadas para o ano seguinte.
Aqui fica, por isso, a homenagem àquele que considero o melhor de todos os que vi actuar com o Afonso ao peito.

(foto cortesia do blog mais pós-moderno do blogosfera: www.futeblog-total.blogspot.com)

publicada por Gregório Freixo @ 13:49  

5 Comentários:

  • Às 10 novembro, 2004 15:12 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro Capitão,
    Até me vêm as lágrimas aos olhos. A recordação de tantos golos e momentos de glória.....
    Agora que fique claro que eu, o Cascavel "virtual", não tive nada a ver com a aposição deste post/imagem. É que, senão, o P. Barbosa ainda vem para aqui dizer que devia colocar o do C. Carneiro.
    Saudaçõea Vitorianas.

     
  • Às 10 novembro, 2004 17:58 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Caro Capitão,

    Lembro-me desse dia como se fosse hoje, e à data nem dez anos tinha!

    Fui às Aves com o meu Pai e o meu Padrinho, e penso que um dos membros deste painel de contributors tambem foi connosco! E lembro-me tambem de um episodio: a certa altura, não me recordo se inicio, meio ou fim do jogo, devido à enchente que se registava, a massa adepta do Vitória, não cabendo no lugar que lhe foi destinado, uma bancada que era uma rampa de terra, invadiu ordeiramente o relvado e colocou-se da melhor forma para assitir ao jogo. Eu, com aquela idade e "cheiinho de medo" disse ao meu Pai: Vamos embora! E ele respondeu-me: Não tenhas medo! São todos do VITÓRIA!

    Quanto ao craque, eu confesso que a minha adoração era tão grande que tambem cheguei a ter o cabelo como ele :-)

    Gostava de deixar aqui, e porque falei deles , um ENORME OBRIGADO, ao meu padrinho, um grande Vitoriano, principal responsavel por eu ter 28 anos de sócio correspondentes a 28 anos de vida e ao meu Pai, outro grande Vitoriano, que me incutiu de "pequenino" esta paixão e este vicio saudavel que é ser Branquinho!

    Olhando para o passado, e pensando nos dias de hoje, aqui vai mais um incentivo para a equipa de futebol:

    Oh Vitória, meu Vitória
    Vai pra frente, e atras não fiques
    Na derrota ou na gloria
    Pela espada de Afonso Henriques.

    Vamos gritar Vitória, Vitória
    Sempre e mais alto não será de mais
    Vamos gritar Vitória, Vitória
    Força Branquinhos, Vitória de Guimarães

    Saudações Vitorianas

     
  • Às 11 novembro, 2004 10:23 , Blogger Pedro Mendes disse...

    E querem ver, que agora o Prof. Hermano Saraiva é mais Português do que eu?
    Só esta faltava...

    Saudações Vitorianas

     
  • Às 11 novembro, 2004 15:53 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Caro Abreu,

    Achei completamente desporpositado o seu comentario! Porque se referiu a mim, e só por isso deixe-me dizer-lhe o seguinte:
    1º. Penso que o Caro P. Barbosa não lhe terá pedido o seu apoio, primeiro por que não precisa, depois por que ninguem o atacou!
    2º. Para mim é um orgulho pertencer a esta "tribo blogueira", como é um orgulho debater com tão Grandes Vitorianos o dia a dia do nosso clube.
    3º. Ambos vivemos com a mesma intensidade os problemas do Vitória e para MIM, tem sido salutar, e proveitoso discutir com todos o contributors deste blog. Parece-me que sempre o fiz com elevação e nunca desrespeitei ninguem. Se o fiz, ainda que sem intenção agradeço que me digam, mas o próprio!
    4º Quanto ao meu comentário, e porque estava em forma de pequena provocação, que se o proprio levou a mal, agradeço que me diga, só queria dizer o seguinte: Nunca disse que era mais Vitoriano que ninguem, mas que ninguem me venha dizer que é mais vitoriano do que eu! Porque não sou e ninguem o é! O caro Abreu pode ter visto jogos na Amorosa, o P. Barbosa tem conhecimentos deliciosos(e aprendi com ele neste comentario coisas muito interessantes) mas ninguem é mais Vitoriano do que eu! Nem eu sou mais Vitoriano do que ninguem!
    Quanto ao querer que o Vitória ganhe, dispensa comentarios.Todos , os verdadeiros, queremos! Verdadeiros, leia-se(é a minha opinião), aqueles que todos os jogos querem que o Vitória ganhe. Não aqueles que duas vezes por ano ficam na corda bamba. Não é o caso de ninguem aqui, mas tambem os há. E esses para mim são FALSOS Vitorianos!

    Saudações Vitorianas

     
  • Às 11 novembro, 2004 17:38 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Ó meus amigos, haja calma...
    Se há coisa que eu detesto, são estas discussões a ver quem é mais Vitoriano... Detesto mesmo.
    Serei sempre incapaz de dizer seja a quem fôr que não é Vitoriano que chegue, ou que é Vitoriano de 2ª, ou ainda que sou mais Vitoriano que ele.
    Sinceramente acho um tipo de discussão um bocado estéril.
    Ainda para mais, e agora dirijo-me directamente ao Pedro Barbosa, quando ninguém, repito NINGUÉM pôs em causa o teu vitorianismo, caro médio de eleição... Agora, peço-te e peço a todos que também não ponham em causa o dos outros...
    Vamos discutir o Vitória, não quem é mais Vitoriano.
    Viva o Vitória!

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page