9.3.07

A TOMADA DE POSSE!

Tomaram posse, na passada quarta feira, os novos Orgãos Socias do VITÓRIA para o próximo triénio.
Eu não estive presente na cerimónia solene como gostava, uma vez que me desloquei ao pavilhão do clube para assistir ao jogo da taça de Portugal de basquetebol, que decorreu na mesma altura, e que, em caso de vitória, daria acesso à "final 8" da competição. E esteve quase a nossa vitória!
A tomada de posse, ao que se sabe, não correu nada bem, o que naturalmente não engrandece em nada a instituição de que todos gostámos.
Por partes.
Eu acho muito bem que todos os antigos Presidentes do clube tivessem sido convidados. As regras do protocolo a isso obrigam.
Lamento, por isso, que o ex. Presidente não estivesse presente, apesar de, ao que li, ter tido o cuidado de enviar uma carta a comunicar a sua ausência e a desejar as maiores felicidades a quem lhe sucede no cargo.
Percebo, no entanto, a sua ausência. Saiu do clube de forma muito fragilizada e, talvez por isso, e eventualmente para evitar alguns dissabores, entendeu como mais oportuno não estar presente.
A presença de Pimenta Machado, apesar de ter sido (e bem!) convidado, é que era desnecessária.
Mas essa "ausência" devia, na minha opinião, ter partido da sua iniciativa. Eu no lugar dele não teria aparecido. Agradecia o convite, desejava as maiores felicidades...mas de Lisboa!
Estámos a falar de uma figura controversa do VITÓRIA, que gera na massa associativa sentimentos diversos (há quem o idolatre e quem o odeie!) e a sua presença claramente que constituiria um foco de instabilidade.
E nesta altura a única coisa de que o VITÓRIA não precisa é instabilidade.
A presença de Pimenta Machado provocou, na minha opinião, duas coisas:
1. "Ofuscou" claramente o novo Presidente e restantes membros dos Orgãos eleitos.
Basta ler os jornais e ouvir as rádios - como quase sempre nas televisões não vi nada! - para perceber que a "figura central" da tomada de posse foi o ex. Presidente, deixando para um indesejável segundo plano todos os membros dos corpos sociais.
Aquele devia ser "só" o momento de quem legitimamente ganhou as eleições, foi "apenas" o momento de Pimenta Machado. Os "focos" que apenas deviam estar direcionados para os vencedores eleitorais, apontaram-se todos na direcção do ex. Presidente.
A presença de Pimenta Machado como que desviou as atenções.
2. Aparecendo, como apareceu, e conhecendo-se a personalidade do homem, era fácil de perceber o que Pimenta Machado iria dizer.
De facto, Pimenta Machado proferiu um rol de acusações, muitas delas injustas, na direcção de quem acabou de sair do clube.
Quem o ouvi ou leu até fica com a "impressão" que deixou o clube muito bem organizado, com as contas em dia, salários pagos, plantel forte, etc. Ora, todos sabemos que nada disto aconteceu.
Claramente não era isto que se pretendia de uma sessão solene de tomada de posse.
Este momento, que podia e devia ser um factor de união no universo Vitoriano, provocou, com a presença de Pimenta Machado e as suas criticas, mais um acentuar de divergências que depois custam muito a "sarar".
Depois há ainda a questão das quotas em atraso.
Foi tornado público que PM tinha cerca de 20 quotas em atraso.
Não fica bem a um ex. Presidente deixar de pagar as quotas quando deixa o "poder".
E pergunta-se, o facto de deixar de pagar as quotas não lhe retira a qualidade de associado? E se a perdeu podia estar presente nesta sessão? Perguntas que quem estiver habilitado e se quiser que responda.
Finalmente e para mim a questão mais importante tem que ver com o processo em que o Ex. Presidente está implicado.
A presença dele, acompanhada do apoio expresso dado à lista vencedora antes das eleições, provoca na massa associativa um sentimento de desconfiança.
O que será que está por trás de tudo isto?
O que pensará o novo Presidente do clube e a sua Direcção de toda esta situação? Como se vai comportar o VITÓRIA ("juridicamente falando") em todo este processo?
A resposta a estas perguntas vai marcar os próximos meses Vitorianos e será claramente uma "batata quente" que o novo Presidente vai ter que descascar.
Nota final para a ausência do Presidente da CMG.
Sinceramente não a entendi.
O Presidente da Nossa Cidade deve estar sempre presente nas sessões solenes daquele que é o seu maior embaixador, o VITÓRIA SPORT CLUBE.
A não ser que a ausência do Presidente CMG tenha que ver com situações de que ele tenha conhecimento e que nos escapem.
Por tudo isto, na minha opinião, os novos Orgão Sociais não foram empossados como deviam e mereciam.
Exigia-se, a bem do VITÓRIA, que tivesse havido mais serenidade e ponderação que, claramente e pelas razões apontadas, faltou.
Saudações Vitorianas.

publicada por CASCAVEL @ 10:24  

2 Comentários:

  • Às 09 março, 2007 16:02 , Blogger Gregório Freixo disse...

    De acordo com grande parte do que foi dito, mas em desacordo com o que dizes relativamente ao convite.

    Como é evidente, a regra manda que se convide todos os anteriores Presidentes para a cerimónia de tomada de posse da nova Direcção.
    Como todoas as regras, porém, também esta devia ter excepções.
    Ora, convém lembrar que o Sr. Pimenta Machado é arguido num processo em que está pronunciado por ter desviado dinheiro do nosso clube. Convém lembrar ainda que não só Vitória se constituiu assistente nesse processo, como deduziu pedido de indemnização civil contra Pimenta.
    Ora, é minha opinião que enquanto o processo não chegar ao fim, não deveria o Vitória convidar para esta cerimónia quem é nosso oponente num processo judicial.
    Mas, segundo ouvi, nem foi a actual Direcção que o convidou...

     
  • Às 09 março, 2007 16:27 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Eu também alinho na maior parte das ideias que o nosso goleador aqui escreveu, se bem que na posição dos vários intervenientes, e ao contrario do que foi aqui exposto, eu agiria doutra forma.
    Agora, o que verdadeiramente me preocupa é esta "aproximação" da parte do Sr. Pimenta Machado.
    Quem conece bem a "peça" sabe que este senhor não dá ponto sem nó. E se aquele apoio em cima das urnas à lista A, quando já se sabia que iam ser eleitos, já cheirava mal, esta presença na tomada de posse, deixa no ar um fedor insuportavel.
    Vê-se claramente que esta tomada de posição tem como intuito uma clara aproximação à nova direcção, com vista a tirar dela, proveitos no diferendo que esse senhor tem com o VITÓRIA.
    Assim, o que eu quero pensar, é que a aproximação é UNILATERAL, e que a direcção não vai compactuar com relações dubias, e acima de tudo vai lutar pelo superiores interesses do Vitória até fim.
    Nem quero pensar que será doutra forma, porque a ser, criar-se-iam divisões tão profundas no seio da nossa massa associativa, que nem as mais fantasticas conquistas desportivas conseguiriam curar.
    Haja bom senso, é o que eu peço ao Sr. Emilio Macedo da Silva e seus pares.
    E meus Amigos, assim a fazer um bocado de futurologia, e no caso da Direcção não alinhar nesta tramoia, já estou mesmo a ver o Sr. Pimenta Machado a enxovalha-los na primeira oportunidade que tiver. É tipico de pessoas com o caracter dele!

    Saudações Vitorianas

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page