13.11.06

ASSIM NÃO PODE SER!

A eliminação do VITÓRIA na Taça de Portugal, numa fase tão prematura da prova e fundamentalmente pela forma como se consumou, não é admissível.
Não está aqui em causa se o VITÓRIA era ou não, este ano, candidato a vencer a prova. Pessoalmente penso até que, para que tal acontecesse, eram necessários não um mas uma boa mão cheia de "milagres".
Até dou de barato que o objectivo principal para a época não seria esse, como, de resto, nunca o será em si mesmo, mas, mesmo assim, a forma como se consumou a eliminação não é aceitável.
Na minha opinião é inadmissível a equipa que foi apresentada no começo do jogo do passado sábado.
Todos percebemos - inclusivamente o próprio treinador, quando já assumiu publicamente que vai ser necessário recorrer ao mercado de Inverno para reforçar a equipa - que o plantel desta época não é nada de especial. Por isso, eu não percebi a necessidade de apresentar uma "nova equipa" (ao que parece, apenas dois jogadores que vêm sendo titulares, é que alinharam de inicio) mais a mais, quando o jogo seguinte está apenas marcado para daí a 8 dias e, por isso, não era necessário qualquer "gestão do esforço" pela proximidade entre os dois jogos.
Até a eventual questão dos "amarelos", tão aproveitada nestes jogos da taça pelos treinadores, não era aplicável à situação em concreto dado que, ao que julgo saber, os jogadores da equipa não estavam "à bica" sobre esse aspecto.
Entendia-se e aceitava-se que fosse dada uma oportunidade a um ou outro jogador, nomeadamente aqueles que têm sido utilizados menos vezes, e sempre no pressuposto de verificar, em competição, se as alternativas existentes no plantel para os lugares que vêm sendo pior preenchidos eram ou não válidas (estou a lembrar-me, por exemplo, dos laterais).
Ora, nada disto foi feito, bem pelo contrário..... Por isso a pergunta impõem-se: porquê uma alteração tão substancial da equipa de um jogo (o do Feirense) para este? Eu, sinceramente, não entendi!!!!!
É que, nestes jogos das eliminatórias iniciais da competição, quando se encontram equipas com potencialidades tão opostas, para as teoricamente mais fortes há muito pouco a ganhar (a vitória é, como soi dizer-se, uma obrigação) e muitíssimo a perder (com uma derrota "caí o carmo e a trindade", bem como a confiança da equipa e dos adeptos). Foi sempre assim e assim vai continuar a ser. Gente que está no futebol à tantos anos já devia ter percebido isto!
Depois, nesta época, por força das circunstãncias que são de todos conhecidas, a equipa não tem margem de manobra. Por isso convém, até para defesa da mesma, que "não se ponha a jeito". Fruto da equipa apresentada, no passado sábado, apetece-me dizer que o treinador "colocou-se a jeito".
Finalmente existem, na minha opinião, mais duas situações que urge mencionar: o prestígio do clube e a vertente finaceira.
Naturalmente que para o prestigio do clube, esta eliminação precoce e contra uma equipa sem expressão, constitui (mais) uma machadada; como também o é sobre o aspecto finaceiro: parece-me que era sempre possivel, numa fase mais adiantada da competição, ter como adversários equipas mais fortes, o que naturalmente geraria para o VITÓRIA receitas significativas, de que o clube tanto necessita.
É equacionado todas estas situações que as pessoas responsáveis se devem debruçar para que depois "não caí o carmo e a trindade" como, infelizmente e mais uma vez, aconteceu ao VITÓRIA.
Saudações Vitorianas.
P.S. Entretanto a equipa de voleibol continua, à imagem dos últimos anos, a elevar bem alto o nome do VITÓRIA. Um dia destes, por ser da mais elementar justiça, volto ao assunto, com o devido destaque!

publicada por CASCAVEL @ 14:39  

3 Comentários:

  • Às 13 novembro, 2006 15:55 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Apago um post que publiquei à mesma hora do Cascavel e ponho-o em comen´tario porque fala do mesmo assunto:
    "Mais um caramelo que nos tiraram...
    ... e a desculpa do costume: «Para vestirem a camisola do Vitória, os jogadores têm que assumir outra atitude. De qualquer forma, também não tivemos aquela pontinha de sorte que é necessário ter se conseguir ganhar os jogos.»
    Eu queria, eu esperava, eu ansiava pela taça para ter um cheirinho dos confrontos que nós merecemos!
    Mas essa P..., que é a sorte(posso falar assim, que a sorte não tem familia) levou-nos mais um caramelo!
    E esses jogadores, quem os contratou Sr. Norton??? Foi a sorte?
    Já agora se alguem conhecer a sorte, que me diga, para eu organizar um linchamento publico!
    Graçolas andam-nos eles a contar todos os fins-de-semana.

     
  • Às 13 novembro, 2006 16:18 , Blogger Jeremias disse...

    Concordando genericamente com Cascavel e com Pedro Mendes (afinal tratam-se do melhor jogador e do melhor produto das escolas vitorianas ,de sempre !)acrecento ainda duas ou tres coisinhas.
    É evidente,que sem piada ao Norton,existe um enorme desnorte na equipa.
    E no treinador !
    Tirar o edgar marcelino e o fabio,ao intervalo,para meter o targino e o henrique é perfeito disparate.
    Nao mudou nada,foi jogador por jogador,posição por posição, e ainda desmoralizou os que sairam.
    Depois,quando precisou mexer na equipa ja nao tinha substituições para fazer.
    Tem P.M. razao quando questiona quem contratou os jogadores.
    E quem contratou Norton e es jogadores ?
    O pior de tudo,como ontem genialmente se retratava no cartoon da ultima pagina do "Jogo",é que as pessoas estão a ficar sem capacidade de reacção,desmotivadas,de ombros encolhidos.
    Receio que esta epoca seja de pesadelo.Mais uma !

     
  • Às 14 novembro, 2006 22:56 , Blogger Guima disse...

    E quem escolheu a(s) pessoa(s) que por sua vez escolheu o treinador, que por sua vez escolheu os jogadores?

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page