21.12.04

Manuel Machado

Depois do resultado de ontem, creio que é chegada a altura de vir dizer o que desde o início da época defendo, que o Manuel Machado é o treinador certo para o Vitória.
Apesar dos 4 golos que apanhamos ontem, o Vitória tem uma das melhores defesas do campeonato, tem uma equipa, como deve ser, construída de trás para a frente. É uma equipa programada para a ponta final do campeonato (Alexandre foi de férias quando estava em razoável forma). E sobretudo, parece-me que ontem superou em jogo jogado claramente a capacidade individual dos seus jogadores. E é este o ponto fundamental.
Temos que reconhecer que com 2 frangos como os de ontem, com os que o Palatsi encaixou com o Porto, Benfica e Braga, é difícil fazer melhor. Eu ontem vi um defesa esquerdo que se não é fraco está numa forma péssima, é um gajo a menos. Vi em suma uma equipa com mtas unidades claramente inferiores às do Sporting (tirando claro o melhor defesa central do campeonato Português), mas não vi uma equipa inferior à do Sporting. Vi uma equipa (até ao golo fantasma) superior à do Sporting e vi que se não fosse aquele cabo raso e o fiscal do lado da bancada nascente, o Sporting nunca teria ganho aquele jogo. Apesar de ter uma equipa infelizmente mt superior à nossa.
E é isto que para mim classifica um treinador. Tenho a noção que está a fazer a equipa superar a sua real valia. Nem sempre foi assim desde o início da época, não há dúvida. E o gajo é um teimoso do caraças (a meter o Rui Ferreira só para provocar as bancadas), não há dúvida. No início foi demasiadamente defensivo, não há dúvida. Mas sempre tive a noção de que sabia o que queria e estava a programar e a gerir a equipa e o plantel sabendo o que estava a fazer. E tendo em conta não o metade mas o final do campeontato. E creio que agora, a meio do campeonato e a 5 pontos da UEFA, estamos a começar a ver resultados desse trabalho.
Mas vejamos as coisas positivas daquele fraquíssimo resultado de ontem. Ao menos sempre teremos dado á estampa um balanço do meio ano de mandato do órgãos sociais do clube, coisa que atendendo ao evoluir dos resultados, temia pudesse não vir a suceder....

Etiquetas: , ,

publicada por Paquito @ 10:40  

8 Comentários:

  • Às 21 dezembro, 2004 13:18 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro (desaparecido) PAQUITO,
    Fui sempre, desde a chegada do Prof. Manuel Machado, um incondicional defensor do mesmo enquanto treinador do VITÓRIA. Fui-o porque o conheço, acredito no trabalho que desenvolve, na sua competência e, por isso, tenho muita esperança que nos vai levar ao lugar a que temos direito.
    No entanto, entendo que ontem o Professor foi, contra a opinião da maioria da massa associativa Vitoriana, demasiado ambicioso naquele que para mim foi o "momento do jogo".
    Passo a explicar.
    Independentemente dos erros inacreditáveis do árbitro - na validação do primeiro golo da lagartagem (absolutamente inconcebíovel!) e no facto do 3º golo resular dum pontapé de canto que era pontapé de baliza -penso que o Manuel Machado não esteve bem na entrada do Tiago Targino.
    Naquele momento, o da lesão do Bessa, estavamos a ganhar por 1-0, a jogar bem, a dominar o jogo, com uma equipa equilibrada e penso, por tudo isso, fazia mais sentido "meter" um jogador que equilibrasse mais a equipa no aspecto defensivo do que um avançado (na minha opinião seria o Zé Nando, colocado na frente do R. Matias).
    Já sei que não é esta a opinião da maioria dos adeptos do VITÓRIA que vivem, quase sempre, obececados por ver o VITÓRIA a jogar desenfreadamente ao ataque.
    E, não pensem que estou a dizer que o "míúdo" jogou mal. Nada disso, acho apenas que a entrada do mesmo trouxe algum desiquilíbro a uma equipa que estava muito bem montada e, a partir daí, ficou desiquilibrada.
    Se bem se lembram, muitas vezes o R. Matias teve que "levar em cima" sózinho com mais do que um jogador do Sporting e, foi aí, que começamos a perder um jogo que nos estava a correr bem.
    Penso mesmo que o homem foi traído pela emoção e entusiasmo do jogo, com todos aqueles ENORMES adeptos que, de facto, tornam o nosso estádio único no apoio à equipa.
    No entanto, apesar da derrota de ontem, já ninguém tem dúvidas que o VITÓRIA está em clara subida de forma e a acontecer aquilo que venho a dizer por repetidas vezes e que é apanágio das equipas do Professor:começam as épocas "por baixo" e vão subindo gradualmente ao longo da temporada.
    Espero é que seja suficiente para chegarmos aos lugares Uefeiros.
    Eu acredito que sim.
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 21 dezembro, 2004 15:24 , Blogger Paquito disse...

    Meu caro melhor jogador de sempre do Vitória,

    Queria só dizer-te que concordo integralmente com a tua análise. O que digo aliás não tem que haver com achar que o gajo é o maior. Só que é bom. Suficientemente bom para nós. Não que não falha.
    E nessa falha, tb concordo ctg, mas olha a ironia, há uns tempos não prestava por ser mt defensivo. Será que agora o seu defeito passará a ser demasiado ofensivo...?
    Coitado do homem...

     
  • Às 21 dezembro, 2004 15:25 , Blogger Paquito disse...

    Não tem que "ver". Não tem que "ver"!
    Haver é para outras considerações.

     
  • Às 21 dezembro, 2004 18:14 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Fachavor Paulo Bento!

     
  • Às 21 dezembro, 2004 19:34 , Blogger Paquito disse...

    Ora estás mt enganado meu caro Pedro Barbosa.
    Não vim qd ganhamos uns "joguitos" como tu lhes chamas. Vim quando apanhamos a maior derrota da época, e logo em casa! Parece-me que não é bem como dizes.
    Aliás, se não percebeste, vim por isso mesmo. Por achar que a pesada derrota não põe, em minha opinião, em causa a valia do treinador nem a sua adequação ao cargo.
    Ou acharás que tinha alguma espécie de medo ou receio em defendê-lo noutra altura...? Já agora, medo ou receio de quê?
    Fico de qq forma satisfeito que o consideres entre os burros que aprendem, que colocaste entre os teus preferidos (em detrimento dos inteligentes que falam), razão que lhe reconheces ao menos o mérito de não ser quadrado e ter mudado de opinião. Espero que não estejas então, usando a tua adjectivação, entre os "inteligentes que falam" porque assim como o Manuel Machado mostrarás que tb és capaz de mudar.

    Quanto à obrigatoriedade de manter uma certa frequência, então estamos mal. Se só posso falar se vier cá todo o santo dia, então apresento desde já os meus lamentos acompanhados do pedido de retirada. Qd me convidaram não fiquei com a impressão de profissionalização no debate e como prezo a minha verdadeira ocupação, provavelmente n estarei à altura em termos de frequência de comentários.

     
  • Às 22 dezembro, 2004 10:15 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Esclarecimento da girência:
    obviamente que não é necessário vir cá todos os dias comentar. Eu poróprio não o faço, não que não queira, mas porque estou a atravessar uma fase em que pura e simplesmente me é difícil fazê-lo. Desde que se venha cá de vez em quando, tudo bem.

     
  • Às 22 dezembro, 2004 11:15 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meus caros amigos,
    Para mim, o blog é e será sempre um espaço de liberdade, em que vale escrever tudo menos, como diz o Capitão, insultar a NOSSA cidade e o NOSSO clube.
    Essa liberdade implica, para mim, duas coisas: escrever o que nos vai na alma e quando tal acharmos oportuno.
    Qundo se fala em substitições isso, obviamente, não passa de brincadeira que, penso eu, torna o blog mais engraçado.
    No entanto, cada um sabe de sí e do momento em que acha oportuno dizer algo.
    Agora que acho desejável que, todos sem excepção, venhámos cá mais vezes, lá isso, acho.
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 22 dezembro, 2004 11:22 , Blogger Paquito disse...

    Queria agradecer à "girência" o esclarecimento dado, de que não é necessário ser pró-blog, ou blog pró, para se poder participar.
    Fico mais esclarecido e sem prejuízo das vontades manifestadas, manter-me-ei por aqui, sempre que puder e entender oportuno.

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page