1.5.09

PARABÉNS CAMPEÕES!

Terminou hoje, ainda que sem a esperada revalidação do título, a temporada desportiva 2008/2009, da melhor equipa que o VITÓRIA teve, nas diversas modalidades, ao longo da sua história!
Mesmo sendo derrotada no 3º jogo da final do campeonato a temporada tem de ser considerada brilhante e, por isso, estão de parabéns todos aqueles que trabalham neste projecto e fazem parte desta equipa.
A conquista da Taça de Portugal, a disputa com elevado brilhantismo da Liga dos Campeões (só fomos eliminados, nos "oitavos", pelo Vice-Campeão Europeu) e o Vice-Campeonato hoje alcançado não estão ao alcance de muitas equipas, nas mais váriadas modalidades.
Só verdadeiros campeões apresentam, numa só temporada, um "curriculum" destes!
Pelo que fizeram são merecedores da nossa gratidão enquanto sócios e adeptos do clube.
E a temporada só não foi perfeita (faltou o bi-campeonato) porque no "hora h" a sorte nos virou cimpletamente as costas (parece sina do VITÓRIA nesta temporada: já antes tinha sucedido com o futebol na altura da luta pela "champions"e com o basket ao longo de toda a época).
Ainda motivados com o fantástico jogo da final da Taça, a equipa Vitoriana deslocou-se a espinho para o 1º jogo da final e quando dominava o jogo e se preparava para se adiantar no play-off final viu-se confrontada com a lesão do Brizida que o afastou do resto do jogo e, como se tal não bastasse, ainda viu o outro "ponta" da equipa, Temponi (que tinha sido "apenas" o MVP da final da Taça) jogar de forma altamente condicionada daí até final.
Estes impedimentos do primeiro jogo continuaram no segundo, disputado em Guimarães, e por isso a derrota voltou a suceder.
A perder por 2-0 e por conseguinte "encostados às cordas", e com o "match point" a ser disputado na casa do inimigo nem assim os jogadores do VITÓRIA esmoreceram.
De facto neste 3º jogo, quando o VITÓRIA estava "por cima" e dava indicações que podia adiar a decisão do campeonato apareceu outra lesão, desta vez do "libero", que mais uma vez ajudou a decidir o jogo.
Mas as contrariedades neste jogo, para os "brancos", não terminaram aqui.
Assim, como se estas sucessivas lesões não fossem suficientes (os plantéis do voleibol, ao contrário do que por ex. acontece com o futebol, são pouco extensos) o árbitro deste 3º jogo deu uma "mãozinha" (eu diria antes uma "mãozada") aos da "casa", nomeadamente no 3º set, numa altura em que a equipa Vitoriana se afastava definitivamente no marcador e se preparava para ganhar o set, com 3 decisões erradas que "roubaram" 3 pontos ao VITÓRIA e, com se tal não bastasse, ainda penalizou a equipa Vimaranense com 3 cartões amarelos (o que, na prática, significa "oferecer" 3 pontos ao adversário).
Ou seja, só no 3º set, com o jogo empatado 1-1 e o VITÓRIA por cima com possibilidades evidentes de ganhar o set e colocar-se em, o árbitro "ofereceu" de bandeja 6 pontos ao espinho (?!?!?).
Neste momento percebeu-se que só "Superhomens" eram capazes de tirar o título aos de espinho. Nós, "infelizmente", apenas temos CAMPEÕES!
Já acompanho jogos de voleibol há muitos anos e nunca vi semelhante coisa, seja no campeonato Português, competições Europeias ou em jogos disputados entre Selecções Nacionais. Dificilmente um árbitro, porque sabe da importância que cada amarelo provoca no resultado do jogo, penaliza uma equipa com mais do que um cartão.
E esta situação ainda é mais escandalosa porque neste mesmo jogo, como em jogos anteriores, os jogadores (o Maia neste aspecto é um "mestre") e treinadores do espinho fartaram-se de protestar contra as decisões arbitrais e nunca foram "amarelados".
Critérios e decisões arbitrias incompreensíveis; ou talvez não......
Finalmente há uma "questão", tão na moda no desporto em Portugal, que também carece de ser referenciada, porque "colide" com a verdade desportiva. Refiro-me, como é evidente, aos salários em atraso.
Se nos lembrarmos que o espinho nesta temporada, ao que se diz, "vai" com 6 meses de salários por liquidar aos seus atletas e no começo da temporada nos veio "roubar" o Flávio (a quem, com toda a certeza, ofereceu mais dinheiro do que o aqui auferido) que foi "só", ao longo da temporada, um dos melhores jogadores dos "vareiros", penso que está tudo explicado.
Finalizada que está mais uma temporada e com resultados brilhantes, espera-se que para o ano a aposta na modalidade se mantenha pelo menos nos mesmos moldes, e não apareçam por aí os "idiotas do costume", sejam directores ou simples associados, a questionar a manutenção da "MELHOR EQUIPA DO VITÓRIA DE TODOS OS TEMPOS" que de forma tão brilhante e ao longo dos últimos anos tem elevado como nenhuma outra o nome do clube do Rei.
Os dirigentes, treinadores e jogadores pelo que têm feito, sem dúvida, que o merecem!
Nós, os associados e adeptos, exigimos.

publicada por CASCAVEL @ 23:26  

7 Comentários:

  • Às 02 maio, 2009 10:04 , Blogger Ernesto Paraíso disse...

    Boa análise do que foi a época do Vitória.
    Foi excelente, sem dúvida, e provámos que poderíamos ter sido novamente campeões.
    Se não houvesse os tais factores externos em momentos decisivos.

    No entanto, uma coisa fica clara, para mim:
    O plantel está excessivamente curto. É claro que tudo custa dinheiro, e mais um jogador ou dois iriam aumentar o orçamento. Mas jogar com o Salsa como zona 4, com o Eurico a libero, ou com jogadores diminuídos fisicamente (como aconteceu), é sem dúvida consequência de um plantel muito curto. Mais curto que o da época passada.

     
  • Às 02 maio, 2009 11:56 , Blogger José Rialto disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 02 maio, 2009 11:57 , Blogger Ibraim disse...

    Faço minhas as tuas palavras, caro Cascavel, principalmente quando dizes que não temos Super-Homens, apenas temos CAMPEÕES.
    Lutamos contra demasiadas adversidades e obstáculos, mas mesmo assim, os nossos CAMPEÕES, honraram bem a nossa camisola.
    Apenas discordo de ti em relação à transferência do Flávio Cruz. Segundo sei, a sua transferência para Espinho não teve a ver com melhorias salariais, mas apenas com a necessidade que ele tinha de se aproximar da sua Faculdade, para poder dar seguimento à sua Licenciatura.
    Honra aos nossos Campeões!...

     
  • Às 02 maio, 2009 13:17 , Anonymous Anónimo disse...

    A equipa de voleibol do V. Guimarães e adeptos do Sp. Espinho envolveram-se ontem em desacatos após a final do campeonato. A claque espinhense arremessou objectos contra a equipa visitante, que respondeu de imediato. Os ânimos só serenaram com a intervenção dos jogadores da equipa da casa.

    do CM

     
  • Às 05 maio, 2009 12:29 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Imaginemos esta final sem Roberto Reis, Flávio Cruz (condicionado) e Hugo Ribeiro? Pois... Imaginem Barça sem Xavi, Iniesta, Messi, Henry e Etoo(condicionado)? Pois...
    Não ganhamos porque temos um azar do car****!
    Brilhante época desta equipa de campeões, que só o azar não deixou que ficasse embelezada pelo bi-campeonato!
    Parabens Campeões! Obrigado Campeões!

    Agora o final do jogo! Como? Porquê? Reacções? Futuro?
    O que eu vi na tv: Invasão de campo. Metade da claque passa directamente para o lado da equipa do espinho para festejar, a outra metade passa pelo meio dos jogadores do Vitória ao estalo e à biqueirada! Vê-se Lamb a reagir! Acalmam os animos! Nova confusão! Vê-se Temponi agarrado à orelha, trÊs!!!! policias a distribuir lenha e felizmente os cobardolas do espinho e leixões(segundo sei)vão para a bancada! Se resolvem crescer para a policia, ia ser o bom e o bonito!
    O Vitória apresenta fotos no site. E queixa-crime contra estes palhaços? É que na tv dá para identificar quase todos. Fico à espera pra ver.
    Pró ano! Não vem cá ninguem, e não vai lá ninguém ver jogos!
    Ou quem for esta sujeito a alombar!
    O que era um despique bonito entre adeptos, acabou por causa das putas das claques! E quando acabam as claques?
    Ou então eles vem cá e a policia de braga põe 100 efectivos e havendo merda enfarda nos nossos comuns adeptos e nós vamos lá e a policia do porto havendo merda enfarda em nós tambem (tipo estadio do mar) que ja estamos habituados!
    Mas o que é isto???
    Eu gostava de continuar a ver volei de forma descansada!
    Está na hora do Vitória agir BEM por forma a garantir a segurança dos seus adeptos, e pelos vistos também dos atletas, contra a violencia das claques adversárias e da policia de braga e do porto!

     
  • Às 05 maio, 2009 12:39 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Acbo de ler que o Vitória foi castigado com 5 jogos de suspensão pelos incidentes ocorridos com os jogadores do leixões fora do pavilhão! Como muito bem disse o nosso director isso é caso de policia! Foi fora do pavilhão! Tão preocupados que eles estavam em proteger a claque e esqueceram-se do mais importante!
    Mesmo assim até aceito! Tou pra ver é o que acontece ao espinho! tou pra ver!

     
  • Às 05 maio, 2009 16:51 , Blogger CASCAVEL disse...

    Às tantas este castigo, que é absolutamente inacreditável, por ser "caso ùnico" (nada a que no VITÓRIA, independentemente das modalidades, não estejemos habituados), vem dar muito jeito à Direcção do VITÓRIA que, ao que se diz, está "mortinha" por acabar com o voleibol e esta sanção mais não constitui que um motivo "airoso" para terminar com a modalidade mais laureada de que há memória no clube.
    A aguardar o desenvolvimento dos próximos capítulos....... com muita atenção.

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page