20.4.09

Não gostei...

...sobretudo do resultado.
E não gostei de voltar a ter motivos para ter razão.

Vejamos:
Contrariamente ao jogo contra o FCP, sentiu-se ser o Sporting uma equipa perfeitamente ao nosso alcance. O Porto parecia (apesar da nossa boa exibição) uma equipa de outro campeonato, o Sporting, nada disso. O Vitória teve o domínio do jogo, muita confiança, aqui e ali mal jogado, mas após o golo nunca se sentiu que o Sporting nos pudesse ganhar.
No entanto, se se vir os resumos do jogo, vemos que é quase tudo jogadas de perigo do Sporting e poucas nossas, o que contradiz relativamente o que digo antes.
Mas não contradiz. Ou seja, desta vez não são as televisões que estão contra nós.
Não contradiz precisamente pelos tais "motivos para ter razão" no que aqui prego desde há muito tempo. A nossa defesa é miserável. Não há mais que lhe fazer. Gostemos ou não gostemos dos atletas, aquilo é mau de mais para ser verdade. E viu-se mais uma vez.
Destaco só dois lances: o golo (bem) anulado ao Sporting, que o árbitro podia perfeitamente não ter anulado, e que era (mais) uma enormíssima ESTUPIDEZ daquele homem a quem chamam jogador e que dá pelo nome de Gregory, uma coisa de bradar aos céus. O Moreno, tem lance equivalente no segundo tempo, que sem se perceber como nem porquê, oferece a bola ao adversário que só por milagre não marca. Claro que podem falhar, errar é humano, mas falhar tantas vezes, em tantos jogos, tantas vezes por jogo, é demais e é insustentável para quem queira ter resultados decentes.
O resto foi o que se viu. Na primeira parte o Sporting com pouco caudal ofensivo manda 3 bolas aos postes, sendo que, tirando a do Miguel Veloso, as outras duas são cabeceamento no meio dos centrais, num local onde NUNCA podem acontecer.
O mesmo se diga do primeiro golo do Sporting, e quanto ao segundo, nem encontro explicação. O Liedson aparece, a 1mn do fim, completamente sozinho no meio da nossa área! O Andrezinho que o estava a marcar, sai para o fora-de-jogo, os centrais, nem vê-los por perto, a nenhum deles; o Moreno, por seu lado, estava alegremente a pôr toda a gente em jogo num dos cantos.
Já não há paciência!
E o pior é que temos o Sereno no banco. Ao menos se o pusessem com o Moreno poderia o próprio Moreno evoluir, mas não, encosta aos bancos porque esta dupla tem resultado, como se vê.

Quanto ao mais, o nosso mister matou o jogo com a entrada do Luís Filipe. Uma substituição bem pensada tácticamente (tirar o Marquinho, roto, e pôr alguém para aquele lado que feche mais), mas um disparate do ponto de vista dos sujeitos. O Luís Filipe é mais uma nódoa, um jogador que entrou e fez a equipa baixar tremendamente o seu rendimento, fez fraquejar aquele lado direito e prender o Andrezinho atrás, enfim, foi tão notório que o Paulo Bento quando viu a fantástica prestação deste nosso craque dos lampiões mandou logo entrar o Ronny porque percebeu imediatamente que era por ali que iria poder ganhar o jogo. E foi mesmo.
Se o Luís Filipe tem jogado invariavelmente desta forma, então porque é que o Cajuda o meteu? Será mera coincidência face às declarações do Presidente, em relação a este mesmo jogador, durante esta semana? Fica a pergunta para quem quiser responder.

Enfim, os vitorianos são adeptos já com a alma calejada.
Já estamos habituados a acabar sempre da mesma maneira.
Parece que não temos direito a ser felizes. Nem que seja só por uma vez.
Quanto à Europa, por mim já tinha ido à vida por isso, nada de mais.

Os melhores:
1 - Nuno Assis: um jogador doutra equipa, claramente acima de todos os demais
2 - Roberto: não posso escrever "uma vez mais decisivo" porque graças à defesa não o pôde ser, mas revela cada vez mais qualidades como sendo um jogador que aproveita bem as poucas oportunidade que tem, e assume-se como um exímio cabeceador
3 - Nilson: é o único que vai segurando a honra do convento; com um guarda-redes mediano talvez se notasse mais o desastre que é esta defesa

Etiquetas: ,

publicada por Paquito @ 00:36  

14 Comentários:

  • Às 20 abril, 2009 01:39 , Blogger Mestre Pedroto disse...

    Concordo com tudo dito nesta cronica e so quero mesmo deixar aqui uma pergunta ao Cajuda, que segundo sei é leitor deste blog.
    Mister como é possível passar quase uma época toda a lamentar a ausência do nosso melhor defesa, o Sereno, e agora que pode utiliza-lo, não o coloca a jogar, sabendo(espero eu que sim) como todos nós sabemos, que tem uma das piores duplas de centrais deste campeonato??
    Seja coerente consigo mesmo, e tenha pena de nós socios, que estamos fartos de ver tanta falta de qualidade, e coloque quem sabe da poda a jogar!
    Cumprimentos!

     
  • Às 20 abril, 2009 11:36 , Blogger CASCAVEL disse...

    Bom jogo do VITÓRIA!
    Que só não teve outro resultado porque, de facto, a equipa tem um defesa central muito, mas mesmo muito, fraco.
    O que é de estranhar é que, mesmo assim, se mantenha a jogar sabendo-se que o Sereno já está disponível há um mês.
    Por isso não se percebe como o treinador, no fim do jogo, diga que está farto de perder jogos por azelhice da sua defesa quando jogo após jogo nada faz para alterar aquilo que já toda a gente percebeu. Até ele....
    Erros defensivos à parte, o VITÓRIA fez, como disse, um excelente jogo e, por isso, merecia outro resultado.
    Com muita garra, enorme determinação, muito querer e, em períodos do jogo, bom futebol, a equipa teve dos melhores desempenhos da temporada.
    Tivesse o VITÓRIA esta atitude ao longo de todo o campeonato e a esta hora estaríamos a lutar pelos primeiros lugares (desculpem, que eu, por momentos, esqueci-me que no futebol Português existe o famoso "sistema" e também os "homens do apito", que condicionam, ano após ano, o desempenho de todos que não os "3 estarolas").
    OS MELHORES:
    1. N. ASSIS.
    Muito acima de todos os outros.
    2. NILSON.
    3. DESMARETS.
    P.S. Das coisas que mais gozo me dá, nestes jogos contra a estarolada, é que em Guimarães esta gente passa mesmo maus bocados.
    Até pode ganhar, como infelizmente ganha muitas vezes, mas sentem sempre muitas dificuldades, principalmente pelo ambiente de enorme hostiliadde que é criado pela fantástica massa adepta Vitoriana nestes jogos.
    Regresso a casa quase sempre chateado no fim dos jogos contra esta "gentinha nojenta" mas, pelo menos, vou com o sentimento que eles, no Berço, jogam mesmo fora de casa, ao contrário daquilo que acontece por esse país fora onde parece que jogam sempre em casa.

     
  • Às 20 abril, 2009 11:57 , Blogger José Alves disse...

    Uma palavra para Manuel Quefode:
    D E - S A - P A - R E - C E

     
  • Às 20 abril, 2009 12:06 , Blogger Unknown disse...

    É... mais uma oportunidade perdida...
    Houve alguma sorte na 1.ª parte, mas, à excepção de um dos lances, todos os demais nascem de bolas paradas, como é hábito do Sporting. E nós também tivemos duas belíssimas oportunidades...
    Na segunda parte... caramba... marcamos, podíamos ter matado o jogo em dois lances (quer naquela arrancada do Marquinho do lado direito que só falhou ao tentar rematar, já sem forças, em vez de passar ao Roberto que estava desmarcadíssimo, e, depois, naquele lance do Flávio que só por um azar desgraçado não entrou...
    Depois, quando faltava só guardar a bola e aguentar 10m, 10 miseráveis minutos, pimba... mais um livre inventado e, desta vez, golo (o Derlei não só não tem de saltar, como até baixa a cabeça para acertar a bola, no meio dos centrais...) e, depois... enfim... a desatenção fatal, quase no último minuto...
    O Luis Filipe foi um jogador a menos, quer a atacar (vazio absoluto) quer a defender (sempre atrasado e sem agressividade)... O Gregory só vale mesmo de cabeça e, mesmo aí, não esteve bem... aqueles pés atrapalham muito... É impressão minha ou o Danilo e o Sereno parecem capazes de fazer bem melhor?
    Desmarets fez talvez o melhor jogo desta época, espero que seja para continuar. Nuno Assis é, claramente, um jogador acima da média. O Roberto está cada vez melhor: segura a bola, está onde deve estar, tem uma cabeça preciosa e uns pés mais do que suficientes... se continuar a aproveitar desta forma, não é por aí... salvo erro, foi 50% de aproveitamento (só não foi 100% por sorte do Rui Patrício (sem desmerecer o que foi uma grande defesa, mas a bola, chutada de primeira, vai-lhe ao pé e não o contrário). O Nilson... só não defendeu o que não era defensável e ainda fez pelo menos duas defesas superlativas e, nas bolas à trave, estava lá (não na que foi ao poste, mas ninguém é um superhomem).

    1. Nuno Assis: é uma delícia ver jogar este senhor! A atacar, a defender, a finalizar. Está em todo o lado;
    2. Nilson: é, para mim, o melhor guarda-redes da Liga Sagres (queria ver o Eduardo com estes centrais, quantos encaixava por jogo);
    3. Roberto/Desmarets: um pelo golo, capacidade de luta, sentido de oportunidade e esclarecimento, o outro porque, se não me falha a memória só falhou um passe, defendeu bem e, com o Nuno Assis, fez uma dezena de tabelas fantásticas, quer à esquerda, quer a flectir para o centro, está a melhorar de forma e isso nota-se na equipa, era bom que voltasse ao seu melhor rapidamente, em especial a rematar da meia.

     
  • Às 20 abril, 2009 12:54 , Blogger Jeremias disse...

    Também não.
    Por várias razões:
    Primeiro porque ,mesmo para "este" Vitória ,"aquele" Sporting era acessivel.
    Eles "só" foram melhores a aproveitar as ocasiões de golo porque de resto foi um jogo equilibrado.
    Segundo porque como outros comentadores não entendo tanta ansiedade no regresso do Sereno para depois o fazer estar no banco o tempo todo.
    Das duas uma; Ou está em condições de jogar e é titularissimo desta equipa ou não está e então vai para a bancada.
    Agora continuar a suplente perente aquele descalabro chamado Gregory é incompreensivel.
    Terceiro para dizer que estou farto da guerra surda entre Milo e Cajuda.
    Farto até dizer basta.
    A utilização de um Luis Filipe,já de si com fraco rendimento, depois de ser públicamente desmoralizado pelo presidente só assim pode ser interpretada.
    Claro que quem pagou foi quem não tem qualquer culpa:
    A equipa e os sócios.
    E até o jogador que não merece ser arma de arremesso.
    Quarto para dizer que tive inveja do SCP.
    Que alinhou com sete jogadores oriundos da formação.
    Seis dos quais transitando directamente dos escalões jovens para a equipa principal.
    Nós... é o que se sabe.
    Dois a titulares,um no banco (e bem bom face aos ultimos anos !) mas quantas voltas deram até chegarem á equipa principal.
    Lembrei-me de um tal Vitor Bastos,lançado ás feras (muito apropriado o termo face ao adversário)em Alvalade na primeira volta, que nunca mais tivemos o prazer de ver .
    Nem por um minuto.
    E que com este Gregory até podia ser alternativa.
    Quinto para dizer o seguinte:
    Não vamos a Europa nenhuma a não ser para fazer turismo.
    Por isso talvez seja tempo de o sr Cajuda pôr as jogar quem vai ficar para o ano e encostar definitivamente aqueles que vão embora.
    Ou seja dar oportunidade a Sereno,Custódio,Santana,Tiago Ronaldo (se nao jogar agora nao jogara nunca)de ganharem ritmo uns e provarem o que valem outros.
    Porque espero não ter de voltar a ver jogadores como Wénio,Luis Filipe,Carlitos,Gregory,Luciano que não farão parte do proximo plantel ao que se ouve por aí.
    Duas notas finais:
    O hino do Dino continua vetado.
    "Adorei" que a cabine de som tivesse posto a música altissima aquando da volta de honra dos campeões de voleibol.
    Para eles era mais importante a porcaria da musica do que sentirem o aplauso entusiástico dos sócios.
    Is já só vai á vassourada.
    Os melhores:
    1)Nuno Assis
    2)Roberto
    3)Flávio Meireles

     
  • Às 20 abril, 2009 15:33 , Blogger Miguel disse...

    Neste jogo o Cajuda conseguiu o bom e o péssimo. Pôs (finalmente) a equipa a jogar bom futebol e matou o nosso resultado com uma simples substituição. Se bem se lembram o primeiro golo do Sporting surge de uma falta do Andrézinho que teve que compensar uma ida "à queima" ao lateral do Sporting e consecutiva não descida do L.Filipe. Depois disso a moral foi abaixo e deu no que deu. Perdemos a posse de bola e a iniciativa do jogo que foi quase sempre nossa. Não vou falar na defesa para não estar a bater no ceguinho, já tudo vou dito! Por último o "caso Santana". Ainda ninguém sabe se ele é bom, se é mau, se tem futuro em Guimarães ou se vai parar ao Camaxa mas uma coisa é certa, a mete-lo aos 83 ou 85 com a equipa já a perder, que ninguém esteja a espera que ele se revele!!
    1-Roberto
    2-N.Assis
    3-Nilson

     
  • Às 20 abril, 2009 15:35 , Blogger Fredrik Söderström disse...

    Se é consensual que:
    - o Luis Filipe é um não-jogador, pelo menos não faz rigorosamente nada. É displicente, não finta um pinheiro, não defende e ataca a passo;
    - O Gregory é o pior defesa central de que há memória no VSC, mesmo pior do que qualquer central dos juniores.

    Porque jogam? Será que esta foi a primeira infantilidade da nossa defesa? Será necessário contabilizar os jogos em que o gregory meteu água, será necessário contabilizar os segundos q o Luis Filipe correu?
    Até quando é que estas duas nódoas vão continuar a vestir a camisola do VSC?
    Cajuda…um central não pode nunca meter água! É ingrato, mas é a vida!
    Pelo menos 5 jogos esta época perdemos por “infantilidades”…..em 20% dos jogos….é capaz de ser um numero grande de mais para ser “infantilidade”….é mesmo burrice! Deles e de quem os põe a jogar.
    A não ser que tenha de os pôr……

    1º N.Assis
    2º Flávio
    3º Nilson

     
  • Às 20 abril, 2009 15:40 , Blogger Fredrik Söderström disse...

    Caro Jeremias, também reparei que na altura em que o estádio estava a cantar “Campeões” para o volei, a cabite de som aumentou o volume….deve ser para não se ouvir o apoio do estádio ao Volei!
    Também lamento a não utilização de atletas da formação, e reforço…qualquer um de nós faria melhor do que o Gregory….julgo mesmo que ele é o elemento destabilizador do Moreno.
    Se o Sereno está bom para jogar na selecção B, porque não joga no VSC? Estamos a poupa-lo para ser vendido mais barato?

     
  • Às 21 abril, 2009 12:21 , Blogger Saganowski disse...

    Mais uma vez, perdemos em pequenos detalhes...que de tanto se repetirem, já não são pequenos detalhes, mas grande burrices!

    As falhas dos centrais, particularmente do Gregory são já tantas que enerva, ainda para mais quando o Sereno e/ou o Danilo podiam fazer bem melhor que aquele erro de casting...

    Outro erro de casting foi o Luis Filipe. Depois de o presidente dizer que não contavamos com ele na proxima época, põem o rapaz a jogar! Para quê?

    O Vitória comete também um pecado recorrente ao longo de toda a época: marca, recua e começa a defender o resultado cedo demais.

    E as bolas paradas continuam a dar dores de cabeça...

    Os melhores:

    1. Nuno Assis
    É um regalo vê-lo jogar! Nem parece que se passaram uns anos desde que ele cá esteve! É a prova viva de que quem sabe, nunca esquece!

    2. Roberto
    Há 4 jornadas seguidas que marca! Se tivessem apostado mais cedo neste sistema táctico com ele mais cedo (após a lesão do Douglas), as coisas teriam sido diferentes!
    Merece também destaque porque igualou o Cascavel (o verdadeiro, não o nosso companheiro de blog...) na marcação de golos aos 3 estarolas numa só época!

    3. Nilson
    Só não defendeu o que não pode, sempre por culpa da defesa!!!

    Os piores:

    Instalação sonora no estádio

    Gregory

    Falta de respeito para com a equipa de voleibol, que mais títulos deu ao Vitória em menos de um ano!

     
  • Às 21 abril, 2009 14:27 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Ainda gostava de saber que raio de fetiche é que o Jeremias tem com a instalação sonora, que se transmite ao Saganowski...
    Proponho que o Jeremias faça a "playlist" e o Saganowski vá para a "gaiola" e faça de DJ.
    Para sempre!

    :)
    VIVA O VITÓRIA!!!

     
  • Às 21 abril, 2009 15:32 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Eu de centrais e do Algarvio já não falo!
    Ponho-me ao lado do Jeremias em relação à volta de honra da equipa de volei e da palhaçada armada pelo senhor do som!
    Aqueles campeões mereciam ouvir as palmas e um estádio todo a cantar "Nós somos campeões"! Os adeptos tentaram! O palerma não deixou!Se ainda fosse a musica dos queen aceitava-se, mas com o volume adequado, agora aquela breijeirada de carrinhos de choque... enfim!
    Da minha parte já seguiu uma queixa por mail para a direcção Vitória! Aguardo resposta!

     
  • Às 21 abril, 2009 16:25 , Blogger Jeremias disse...

    Meu caro ADEMIR acredita que não tenho qualquer fetiche em relação á instalação sonora.
    Até a acho excelente.
    Não gosto é da forma incompetente como é usada.
    Porque gosto do hino do Dino.
    Porque gosto de quando chego á minha cadeira,invariavelmente vinte a vinte e cinco minutos antes do jogo,de poder conversar com quem está á volta sem ser aos berros.
    Porque se gostasse de ouvir musioa naquele berreiro ia a uma discoteca e não a um estádio de futebol.
    Porque gostava que os nossos campeões de voleibol tivessem podido ouvir o estádio e não as colunas de som.
    Porque gostava que no jogo com o FCP o Xistra tivesse ouvido as vaias dos sócios e não aquela musica de carrinhos de choque como muito bem diz o PEDRO MENDES.
    Porque não gosto de ouvir o hino de Guimarães ser utilizado num contexto que não é o dele.
    Porque também não gosto que quem manda na organização dos jogos faça dos sócios parvos e pense que eles não percebem porque tocam uns hinos e não outros.
    Não ADEMIR, não tenho nada contra a instalação sonora.
    Detesto é a incompetência que grassa em alguns sectores do clube e que torna complicado o que é tão simples.

     
  • Às 21 abril, 2009 16:53 , Blogger CASCAVEL disse...

    Quem vê o futebol na bancada nascente - como é o caso do CAPUCHO, do JEREMIAS e eu próprio - só pode achar o barulho da instalação sonora, que é absolutamente ensurdecedor, um perfeito disparate.
    A comprovar isso mesmo está o facto de, mal o árbitro apita para o intervalo, é ver o "povo" a correr a toda a velocidade para o interior da bancada, por forma a proteger os seus ouvidos de tamanha barulheira. De facto, não se percebe.
    Meu caro ADEMIR, podes acreditar, se visses o futebol na "nossa" bancada (que sei não ser o caso) entendias perfeitamente a situação.
    Diferente, na minha opinião, é a questão dos (diversos) hinos.
    Eu, ao contrário do JEREMIAS, prefiro o hino do J.A. Reis que o do Dino Freitas (gostos, no entanto, não se discutem...) e, ao contrário do nosso Decano, também aprecio que se faça ouvir no estádio o hino da cidade de GUIMARÃES, independentemente das razões que motivam que o mesmo seja "tocado", que não sei quais são nem me interessam.
    Por ventura a "misturada" de todos eles é que não seria necessaria. Talves "passados" em momentos diferentes não ficaria pior....
    Pela mesma ordem de razão também me cai muito bem que se faça ouvir, no "Afonso Henriques", por alturas das Nicolinas, o "toque" do Pinheiro.
    Na minha opinião tudo o que seja "ligar" o clube à nossa cidade pode e deve ser mantido.
    Até porque, perdoem-me a imodéstia da opinião, como eu costumo dizer, "eu só sou do VITÓRIA porque o VITÓRIA é de Guimarães".
    Sentimento que, presumo, é partilhado por todos Nós.

     
  • Às 23 abril, 2009 23:40 , Blogger Ibraim disse...

    De facto, também considero inaceitável o volume do som da instalação sonora na bancada nascente (que também é a minha).
    É que não se consegue ouvir ninguém, é ensurdecedor.
    Já estive em discotecas com a música a tocar bem mais baixinho.
    Um autêntico disparate...

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page