5.8.08

VITÓRIA 2008/2009.

Depiois de ter assistido aos 2 jogos do VITÓRIA no "Torneio Internacional Cidade de Guimarães 2008", contra 2 adversários fortes, fiquei um pouco mais sossegado.
O que tinha lido e ouvido sobre a equipa nos jogos de preparação anteriores, a par das saídas de jogadores decisivos na fabulosa temporada passada, deixaram-me apreensivo.
É certo que ainda faltam 2/3 jogadores para fechar o plantel (que já deviam ter chegado e à muito tempo a Guimaarães) mas, ainda assim, a equipa, hoje, sendo pior que a da temporada passada, não é assim muito mais fraca e, parece-me que, com a chegada dos "retardatários", ficará "ela por ela".
Vi, nestes 2 jogos, uma equipa relativamente bem entrosada, o que não será alheio o facto de, praticamente, ser composta, no seu "11 base", com jogadores que transitaram do plantel passado.
Parece-me que para os jogos da "champions" (primeiro e maior objectivo da temporada) restará a Cajuda uma ou outra dúvida - nas laterais da defesa e no ponta de lança - o que, ainda assim, não irá provocar grandes alterações no entrosamento da equipa e no seu nível de jogo.
Sobre os reforços confirmei as opiniões e as espectativas que tinha sobre todos eles.
Assim, o Gregory confirmou ser um defesa central "fraco", a léguas do Geromel.
O que vale é que o Moreno tem estado muito bem e, não fazendo esquecer o Geromel, parece-me que vai cumprir a dificilima missão que lhe está destinada.
O Wénio - uma espécie de mescla entre um nº6 e um nº8 - demonstrou que, apesar de praticamente não ter jogado na temporada passada, vai ser um jogador importante no meio campo Vitoriano, para substituir o Flávio ou o J. Alves.
Douglas e Jean Coral, avançados com características completamente diferentes, são claramente mais valias por comparação a Mrdakovic.
O primeiro é mais ponta de lança de área, que não receia o choque com os centrais adversários e aparentemente com bom jogo de cabeça e remate fácil. O segundo - com um estilo de jogo a fazer lembrar o Caio Júnior, ainda que mais rápido - é mais móvel, com melhor toque de bola, o que pode tornar-se muito útil nos jogos de "contra ataque".
Neste caso dos avançados parece ter havido o cuidado, e bem, em adquirir jogadores com características diferentes.
Confirmando-se as chegadas do N. Assis e do L. Filipe e partindo do princípio que eles vêm imbuídos dum espirito positivo e vão render o que deles se conhece, parece-me que o plantel ficará, senão melhor, pelo menos equiparado ao da temporada passada.
No centro da defesa era sabido ser praticamente impossível substituir o Geromel ainda que o Moreno me pareça capaz de cumprir os mínimos exigíveis; o Wénio será seguramente muito útil quando for necessário substituir algum dos médios centro; N. Assis e L. Filpe equivalem-se a Ghilas e Alan e para a frente de ataque Douglas e Jean Coral são claramente superiores a Mrdakovic.
Bem sei que o Andrezinho está a fazer um início de temporada miserável mas, mesmo desconhecndo do que pode ser capaz o Lion, há sempre a solução L. Filipe.
E depois ainda há o Danilo, Carlitos, Marquinho (ambos muito bem nestes jogos), Roberto e, sobretudo, o Fajardo que, se aparecer como no inicio da temporada passada, enriquece, e de que maneira, a qualidade da equipa.
A época está aí para confirmar ou não as impressões que retirei desta pré temporada.

publicada por CASCAVEL @ 14:43  

7 Comentários:

  • Às 05 agosto, 2008 16:32 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Carissimo Cascavel,

    Partilho parcialmente da tua opinião, se exceptuarmos o "2 adversários fortes".
    O Vitória surpreendeu-me positivamente, mas não considero que estes dois jogos tenham sido com adversários fortes, pelo contrário.
    Os passarinhos ontem confirmaram ser aqueles que tem sido para mim a "bête noire" do nosso Vitória, não precisam sequer de marcar golos para ganhar.
    Agora jogar futebol....

    De qualquer modo, fiquei mais animado, pelo menos há algo que não acabou, a equipa esforça-se e gosta de jogar à bola, e isso, para mim é fundamental para o nosso sucesso dentro de campo.
    É evidente que muito falha ainda, algumas dessas falhas subsistirão porque não podemos simplesmente ir buscar os jogadores necessários para as colmatar (um verdadeiro nº 10 e um avançado como já cá tivemos alguns), porque não há dinheiro para os comprar.
    Mas se tivermos empenho e o plantel for bem trabalhado, mais os últimos dois ou três que faltam para o fechar, podemos fazer uma época tranquila, e continuar a manter as expectativas altas.

    Não espero menos, aguardemos pois o resultado do jogo de amanhã para ver quem nos toca na pré-eliminatória da Champions.
    Esse é que é o verdadeiro teste.


    Abraço e,

    VIVA O VITÓRIA!!!

     
  • Às 05 agosto, 2008 19:35 , Blogger Mestre Pedroto disse...

    Concordo com quase tudo o que foi dito neste post, mas não concordo no ponto Moreno, nem no ponto Luis Filipe ser capaz de substituir o Alan.
    Quanto ao Moreno, um jogador que aprecio bastante, quer pela seu vitorianismo por todos conhecido, quer pela sua entrega e qualidade que lhe reconheço, porém não acredito que possa ser a solução para defesa central.
    Ainda no último jogo reparei que teve muitas dificuldades no jogo de cabeça e na colocação dos avançados em fora de jogo! Quer-me parecer que a solução não passa pelo Moreno e não consigo entender a não utilização do Danilo em nenhum dos jogos neste torneio, quando segundo li foi dos elementos que melhor esteve no torneio da Suiça! Para além disso, o Cajuda disse que tinhamos perdido o Geromel e com isso, perdido rapidez na defesa, mas que tinhamos ganho em jogo de cabeça e peso! Peso ganhamos, jogo de cabeça com o Moreno não ganhamos de certeza! Mas espero que o Moreno me supreenda para bem dele e do vitoria.
    Quanto ao Luis Filipe, não acredito que seja o homem para substituir o Alan, pela simples razão de que é um jogador com caracteristicas muito diferentes, das do agora jogador dos marroquinos, nem tem a mesma qualidade, apesar de saber que foi a ala direito que o Luis teve os seus melhores desempenhos enquanto jogador de futebol e com o Cajuda a seu treinador! Para mim a solução seria o Douala, mas confio no Cajuda e espero que ele me consiga provar que estou errado em relação ao luis filipe.
    Só espero sinceramente, é que esta direcção tenha a noção que temos muitas hipoteses de obter um feito historico que é a passagem á fase de grupos da champions, e que se calhar vale a pena um esforço para que esse sonho seja possível!
    A terminar só uma referencia a um jogador que com estas duas exibições deixou-me bastante preocupado, Andrezinho. Poderá estar aqui um bico de obra caso este individuo não começar a atinar da cabeça, e voltar a ter os desempenhos do inicio da epoca passada! A ver vamos...
    Saudações vitorianas

     
  • Às 05 agosto, 2008 20:22 , Blogger José Rialto disse...

    E sosseguem-se também as hostes estarolas!
    Está tudo como dantes no quartel militar em Abrantes.
    Essa boa-nova chegou ontem durante o jogo entre o Vitória e o Benfica.
    É certo que o Benfica está ainda a anos-luz daquilo que os seus adeptos sonham época após época, qual Fénix que um dia há-de renascer das próprias cinzas, e até aí nada de novo, mas os árbitros, esses sim, esses já se apresentam em grande forma, dando largas ao seu poder discricionário, e mostrando serviço a quem julgam ser de direito.
    A maneira como se imaginam rasteiras e se inventam grandes penalidades, como se ignoram empurrões e se perdoam outras grandes penalidades, sem nunca perder a noção de quem se está a beneficiar, são factos inequívocos que devem sossegar as hostes estarolas.
    Não há dúvida, os árbitros já estão em grande.
    Podeis continuar a contar com eles.
    Eles não vos falharão!...

     
  • Às 05 agosto, 2008 22:26 , Blogger Ze Pedro M disse...

    Carissimos,

    pois eu concordando convosco em alguns pontos, não deixo de estar apreensivo para esta época... porque:

    as lacunas que temos neste momento são as mesmas que tínhamos em Janeiro deste ano, exceptuando a questão do matador (na altura inventou-se um Roberto que a mim não convence); Def. Dto e nº10...

    passam 7 meses, meia época, férias e toda a pré-época e eu para essas posições continuo a ver os mesmos!!! e como já não vem a tempo do jogo + importante e não, tanto me faz que venha o N.Assis como o Breadekidclgouish ou o Deco...

    mas eu gostei do que vi... temos um onze base +/- feito e equilibrado...

    assusta-me é pensar que falhando algum dos "base" tudo o resto vai ter de ser remendo a la Cajuda... essencialmente quando imagino este motor sem João Alves ou Desmarets.

    só mais 2 pontos:
    -gostei muito do Coral e do Douglas
    - detestei o excesso de confiança (prefiro acreditar que é isso) do Sereno e do Andrezinho

    saudações

     
  • Às 06 agosto, 2008 13:17 , Blogger Jeremias disse...

    Caro CASCAVEL:
    Acho que a análise que fazes dos reforços é correcta embora não concorde,como o ADEMIR,com a tua tese dos adversários fortes.
    O PSG pareceu-me uma equipa vulgar e o SLB,coitado,vai ter mais uma ano miserável se não melhorar bastante.
    Acontece é que o Vitória quando joga com o Benfica parece que se acanha,treme,não consegue(salvo em raras ocasiões) extravasar todo o seu potencial.
    É assim,vá-se lá saber porquê,há dezenas de anos.
    Na segunda feira,sem termos sido brilhantes,fomos seguramente a unica equipa que jogou futebol de qualidade.
    Factores do jogo,o tal acanhamento e um jorge sousa já em "forma" impediram melhor resultado.
    E esse problema,os árbitros,desconfio que nos vai perseguir por muito tempo.
    Conclusão:Neste momento temos equipa para lutar pelo quarto,quinto,sexto lugar.
    Em termos individuais mais fraca que na época passada.
    Porque a oito dias da Champions jogadores como Geromel,Ghilas e Alan não foram substituidos.
    O que significa que se não entrarmos na fase de grupos tal se deve EXCLUSIVAMENTE a uma época muito mal planificada.
    Porque basileia ou gotemburgo sao adversários perfeitamente acessiveis.
    E ninguém se atreva,se as coisas correrem mal,a culpar Cajuda.
    Ele merecia bem ter, neste momento ,outro plantel.

     
  • Às 06 agosto, 2008 14:43 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meus Caros,
    Quando me referi, no meu post, a "adversários fortes" queria apenas dizer que, no torneio, não jogámos contra o "Maria da Fonte" ou o "Santa Comba Dão", ou seja, clubes de dimensão e escalões inferiores, como tantas vezes acontece em jogos de pré temporada.
    Foi só isso que quis dizer.
    Já agora, não é que isso tenha grande importância, pareceu-me o PSG bem melhor que o benfica, que só não nos venceu porque o VITÓRIA, nesse jogo, foi mais feliz, ao contrário do que aconteceu com os lamps que invariavelmente em Guimarães, a jogar em que competição for (como se viu até "a feijões"), têm sempre uma sorte absolutamente inacreditácel.
    No entanto como nestes 2 jogos o resultado era, pelo menos do meu ponto de vista, absolutamente irrelevante face ao que aí vem, importava perceber o estádio de evolução que a equipa apresentava face ao designio grandioso que a espera no imediato.
    Sobre este aspecto pareceu-me que, ao contrário do que tinha lido e ouvido, podemos e devemos ter esperança, ainda que de forma moderada.

     
  • Às 07 agosto, 2008 12:55 , Blogger vm disse...

    E um post sobre os dois estarolas?
    Reconheço que tenho andado atento, mas não encontro nada que me satisfaça a curiosidade.
    O Assis bem a titulo definitivo, mas em que percentagem do passe? (ou é só o direito de preferência?) Há dinheiro para lhe pagar e quanto custou)
    O Luis Filipe vem com opção de compra, mas que opção (quanto?)?
    Embora não morra de amores pelas SAD's (até porque lhes encontro muitos paralelismos com a palavra inglesa) pelo menos nas que estão cotadas os negócios não se fazem debaixo da mesa...
    Será que o Santo lhes vai conseguir ensinar a jogar à bola?
    São muitas interrogações, mas não tenho mais nada!
    Saudações.

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page