28.7.08

La famiglia...e a Marcha Gualteriana....

Caros Vitorianos,

Estava tentado a fazer prevalecer uma "Omérta" para este assunto, mas, mais uma vez acho que devo deixar aqui a minha opinião sobre o assunto.
O Vitória Sport Club, é o emblema mais representativo da cidade e região onde se fundou Portugal, tem episódios históricos e personagens bastantes para delas se retirar inspiração guerreira, de grupo, ou simplesmente para apelar ao sentimento de união e comunhão sob o mesmo ideal.
Mas não. Apostamos, (ou alguém por nós, melhor dizendo) numa mascarada à siciliana, cujo bom gosto é no mínimo duvidoso.
Se o propósito é unir debaixo de um slogan, podem ter a certeza que a famigerada "famiglia" não transmite nem de perto nem de longe aquilo que o Vitória significa para mim enquanto esprit de corps.
Acredito que o conceito é abrangente e de certeza retrata com especial fidelidade alguns intervenientes no fenómeno futebolístico em Portugal, os tristes exemplos abundam.
Agora era escusado trazer isto para cá.
Nada me move contra os autores da ideia, estou certo que fizeram pelo melhor, mas deixa margem a muitas interpretações.

Assim e para que melhor me entendam, peço ao consiglieri dos capi desta familia que reconsidere e já agora ao capo de tutti capi que não se deixe levar por um certo marketing de pacotilha que parece estar a pegar de estaca.

Para terminar, vamos embarcar em mais uma iniciativa no melhor estilo pop/folk: parece que vamos ter um carro do Vitória na Marcha Gualteriana. Até aqui nada de novo.
Ora ao que parece, a equipa vai participar na integra, assim, junto com números de sátira social, gigantones e cabeçudos, vamos ter os nosso heróis num desfile triunfal cujo alcance mais uma vez me escapa.
Acho bem que haja espírito de grupo e uma cada vez mais estreita ligação do Clube à Cidade, mas se calhar é melhor ter um pedacinho de contenção, senão ainda acabamos a jogar numa tenda de circo.

É a minha opinião, acredito que haja outras bem diversas e que respeitarei, mas se há algo que aprendi há muito, é que o ridículo mata.

E a linha que separa estas iniciativas do muito bom do muito mau é muito fácil de cruzar.
E como o nosso Clube não se esgota simplesmente nas performances desportivas e tem sobretudo uma imagem, que é também a nossa a defender, não me ficava bem calar o que sinto.


Mais uma vez fica aqui o meu desabafo, para o que entenderem por bem,

Abraços e,

VIVA O VITÓRIA!!!

publicada por ADEMIR ALCANTARA @ 11:40  

11 Comentários:

  • Às 28 julho, 2008 17:37 , Blogger Vitor Paneira disse...

    La Famiglia e Marcha Gualteriana, na mesma frase? Hmmm.

    Qualquer dia o Vitória tem uma barraquinha de farturas nas Festas. Já anda por lá a famiglia Oliveira de mãos dadas com a piroseira. Já faltou mais.

    Em alguns aspectos sinto que o Vitória regrediu p'rai uns 20 anos.
    Como dizia um amigo, não deixa de ser irónico irmos à pré-eliminatória da Champions no ano em que mais iniciativas de clube de paróquia tivemos.

    Não tarda muito vamos voltar a ter o sorteio da bola organizado pela Comissão de Fundos para um Vitória Maior. Mas, espera-se, com os resultados muito bem comunicados.

     
  • Às 28 julho, 2008 17:55 , Blogger vm disse...

    Afinal não sou o ínico que se sente pouco confortável com esse tipo de associações, que indiscutivelmente têm mais a ver com os Valentins, os orelhudos e os papas do futebol português.
    Como a campanha está a acabar e temos um novo responsável pela imagem, talvez alguém na direcção do clube já tenha dado por ela.
    Quanto à barraquinha de farturas, ainda não há, mas há um vitoriano que espalha o nosso nome por tudo o que é festa e arraial deste país (bem excepto em Brag..., já lá o vi, mas disfarçado) com o nome "O Vitoriano", o simbolo e cachecois.
    E já o vi por cá nos dias da marcha.

     
  • Às 28 julho, 2008 21:31 , Blogger José Rialto disse...

    Queria começar por deixar claro que não tenho dúvidas que a intenção do(s) autor(es) deste conceito da família Siciliana, tenha sido a melhor.
    Julgo que esta ideia deverá ser consensual.
    E, por um lado, deve-se-lhe reconhecer o mérito de transmitir um sentido positivo, de grupo fechado e coeso, com grande cumplicidade entre todos os seus membros – o conceito do clã.
    O lado perverso da questão é que junto a estas virtudes, vem um outro conceito, este extremamente negativo, que é o da máfia e da marginalidade, dos jogos sujos e das traições.
    Claro que a campanha também foi vítima das circunstâncias, com estes tristes episódios do futebol português, que amplificam este seu lado perverso.
    De qualquer modo, a campanha não me parece feliz, mesmo que a conjuntura actual fosse diferente.
    Julgo que os nossos adversários não deixariam passar esta oportunidade para fazer trocadilhos de mau gosto, sempre que nos quisessem atacar.
    E as coisas vão-se agudizar se a época nos correr bem, como é o desejo de todos os Vitorianos.
    Aos nossos inimigos de sempre, juntam-se agora antigos adversários que se transformaram em inimigos viscerais.
    Quando mais uma vez se sentirem ameaçados pelo Vitória, veremos o que a sua imaginação nos reservará.
    Não é que isso me preocupe sobremaneira, mas que mais uma vez nos pusemos a jeito, é verdade.
    Parece ser uma vocação muito nossa: ter jeito para se pôr a jeito.

     
  • Às 28 julho, 2008 21:59 , Blogger José Rialto disse...

    Em relação à participação da equipa do Vitória na Marcha, tenho alguma dificuldade em dar a minha opinião pois não sei em que moldes é que ela se fará.
    Mas não tenho nada contra, desde que ela seja feita com dignidade.
    Não me parece que seja o local que faça uma coisa ser digna ou indigna, mas sim o modo como ela é feita.
    Por exemplo, na apresentação da equipa na época passada, não gostei muito de ver a maneira como o Manuel Cajuda apareceu… e não ia na Marcha...

     
  • Às 28 julho, 2008 23:37 , Blogger José Manuel (Nelo) disse...

    A campanha da famiglia não é má, mas devia ter alguma moderação, para evitar associações indesejáveis, o que me parece estar a acontecer, se não passar do que já se viu até agora.

    Quanto ao carro na Marcha, acho bem.
    Muita gente não pode festejar em Maio, porque no dia seguinte era dia de trabalho. Os emigrantes não estavam cá, etc..
    Nisto, acho muito bem visto.

    guisnake

     
  • Às 29 julho, 2008 11:28 , Blogger Jeremias disse...

    Pessoalmente gosto da campanha "La Famiglia".Acho-a inovadora,bem conseguida e tem proporcionado bons momentos como o foi a apresentação da equipa.
    Reconheço que é marketing no fio da navalha atendendo a que pode ter as conotações conhecidas.
    Mas a verdade é que que se nós parecemos outros são-no de facto !
    Não vejo problema de maior na participação da equipa na Marcha Gualteriana.
    Vai proporcionar seguramente um estreitamento das relações entre clube e concelho,vai mostrar o Vitória aos milhares de turistas que vem a Guimarães por causa da marcha e vai dar aos novos jogadores mais uma demonstração do que é o fervor dos adeptos em volta da equipa.
    Ao que se sabe,e isto nada tem a ver com os parágrafos anteriores,Nuno Assis e Luis Filipe serão apresentados amanha como novos reforços.
    Não seriam nunca,por razões diversas,as minhas opções enquanto adepto de bancada.
    Preferia outros nomes.
    Por exemplo Benachour e Brasilia.
    Mas são os que vem.
    Espero que rapidamente percebam o que "La Famiglia" espera deles.
    Boas exibições,caras alegres,amnésia total em relação ao sitio de onde vieram.
    Se conseguirem...talvez os aceitemos.

     
  • Às 29 julho, 2008 17:48 , Blogger CASCAVEL disse...

    A campanha a que se decidiu atribuir a designação de "La Famiglia" é, ao mesmo tempo, arrojada e passível de várias interpretações e, talvez por isso, algo perigosa.
    Claro que a alusão à máfia Siciliana é possivel de ser feita, como também o é ao sentimento de unidade e coesão que, como é consabido, mais não são do que valores comunemente aceites e até, de certa forma, imprescindíveis numa qualquer associação, seja ela de que natureza for.
    Bem sei que, para "chamar-mos a nós" estes valores poderíamos sempre fazer a alusão a uma outra coisa qualquer e o sentido seria, senão idêntico, pelo menos aproximado.
    Com a "à Familglia" podemos, no futuro, vir a ser conotados com valores que nunca foram e nunca serão os Nossos.
    Como alguém aqui já antes o referiu, com esta campanha colocámo-nos, de certa forma, "a jeito" e isso, como é sabido, é sempre algo perigoso.
    Vámos acreditar - e não há motivos para se depreender o contrário - que a ideia tem implicita apenas aspectos positivos e, assim, daí não virá qualquer "mal ao mundo".
    Até porque, ao longo dos tempos, sempre foi apanágio dos Vimaraneneses e Vitorianos a defesa de valores como a verdade e a transparência, ainda que sem nunca desleixar a defesa intransigente dos legitimos interesses Vimaranenses e Vitorianos.
    Sempre foi assim ao longo de décadas e não era agora, através de uma simples campanha de promoção do clube, que se iria alterar este estado de coisas.
    Sobre o desfile dos jogadores na Marcha Gualteriana parece-me que daí não vem grande mal ao mundo.
    A marcha Gualteriana é o epílogo das festas Gualterianas que são, a par das festas Nicolinas, que tem o seu ponto alto no Desfile do Pinheiro, dois ícones da cultura Vimaranense e, por isso mesmo, muito apreciadas pelos Vimaranenses.
    Aliás, no ano passado, concretamente nas magnificas "Danças de S. Nicolau", o "mister" foi "agraciado" numa sátira e, nessa altura - e aqui parece-me que o paralelismo é possível de ser feito - as pessoas acharam a ideia não só engraçada como até foi merecedora dos mais rasgados elogios.
    Claro que (todos) estes eventos devem ser sempre criteriosos escolhidos até porque, como se vê, permitem intrepretações diversificadas e, acima de tudo, para o exterior, podem ser objecto de conotações diversas, por vezes, desagradáveis e, por isso mesmo, a evitar.
    No entnato, na minha opinião, num como noutro caso, ainda que reconhecendo alguma perigosidade às iniciativas, as mesmas vão ser7estão a ser bem conseguidas.

     
  • Às 31 julho, 2008 01:06 , Blogger Paquito disse...

    La Famiglia

    Parece-me uma campanha muito bem pensada e melhor sucedida.
    O objectivo de união entre vitorianos e o conceito de família associado a um certo tradicionalismo são conceitos que nos encaixam bem. Que até nos caracterizam.
    Embora seja excessivo atribuir à campanha a ultrapassagem da “barreira psicológica” dos 30.000 sócios, facto é que foi com esta campanha (que se destinava exclusivamente a essa objectivo) que esse número foi alcançado, daí poder considerá-la bem sucedida.
    Quanto às associações mafiosas, embora a mensagem seja clara, com o devido respeito parecem-me um pouco excessivos os receios. Até porque quem não deve não teme!
    Por ex., não imagino o Porto a assumir tal campanha, sabendo-se como se sabe que a imagem de máfia (real) está muitíssimo associada a esse clube e ao seu Presidente; não ousariam por esse mesmo motivo utilizar um tal tema numa sua campanha promocional.
    Quanto a nós, como nada temos que ver com esses filmes (até tememos, pela n/ posição perante a UEFA, levar com os efeitos de termos desafiado a verdadeira máfia portuguesa), podemos usar com à vontade tais temas, sem temer quaisquer associações.
    Toda a gente gostou do «Padrinho», e toda a gente se reviu na mensagem de união familiar que passava, no entanto, ninguém acabou o filme a pensar tornar-se gangster no dia seguinte.
    Em suma creio que se escolheu um tema que tem parte da mensagem positiva e outra parte com possíveis associações negativas.
    É o marketing. Quem não deve não teme.
    Resultou? Avancemos então para a próxima campanha.

    Festas Gualterianas

    Não me considero um fã e seguidor das Festas Gualterianas. Aliás no seu decurso, parte dos vimaranenses estão já a banhos o que leva, na minha opinião, a relativizar o vimaranensismo latente nessa festividade, que creio ter mais de atractividade externa do que significado interno.
    No entanto é inequivocamente uma das grandes manifestações de bairrismo da nossa cidade e concelho. Que exalta a vertente mais popular e mais minhota da nossa tradição, do nosso folclore. Aliás, na sua essência, não vejo que ruralidade tenham as Gualterianas mais do que o St. António em Lisboa. Nem aliás percebo que problema possa ter essa manifestação de ruralidade, se no fundo é uma representação da Guimarães dos sec. XIX e XX, ainda muito presente em muitas freguesias do nosso concelho.
    Com isto pretendo dizer, em concordância com o Cascavel, que do mesmo modo que tem sido política desta direcção e/ou treinador, participar noutros eventos significativos da nossa cidade (como sucedeu com grande sucesso nas Nicolina), porque não haveriam de participar nas Gualterianas?
    Admito que é um pouco diferente gravar um sketch cómico para as Danças de S.Nicolau ou atravessar a cidade com vestes carnavalescas num desfile popular, mas que diabo, se quem gere o plantel não vê mal nenhum nisso porque haveremos nós de ver? Creio que se propagandeará o Vitória junto dos muitos adeptos dos 3 estarolas que estarão a ver a Marcha, como sobretudo, creio que se poderá fazer sentir mais nos jogadores um pouco do que é ser vimaranense, os nossos costumes, as nossas tradições, as nossas festividades. Digamos que nisto, voltamos um pouco ao passado, ao bom passado em que os jogadores que por cá passavam nunca mais ficavam indiferentes a Guimarães, muitos tendo mesmo ficado a viver cá, mesmo só para cá tendo vindo jogar à bola.
    Não acho é que o Vitória tenha futuro se elitizar o discurso, até porque o Vitória sempre foi, e espero continue a ser, um clube genuinamente popular! Por isso venham as barracas das farturas, as bifanas d’Os Vitorianos, o garrafão em cima do carro que diz de sua justiça antes dos grandes jogo, O Biguinhas, o Fod’elas e o Manel sem cú, tudo aquilo que tem sido o Vitória ao longo destes anos.

     
  • Às 31 julho, 2008 10:22 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Caros Amigos,

    Em jeito de resposta às reacções suscitadas por este post, e como atras o disse, respeito e aceito opiniões diversas da minha, nesta como noutras matérias, até porque nunca é fácil de identificar nestas questões o que é que é bom e nos fica bem daquilo que não é e nos fica mal.
    È sempre numa perspectiva individual que o podemos avaliar.

    No Vitória como na vida, há sempre factores que nos agradam e outros que nem por isso, e não pretendo como disse o Paquito ter qualquer tipo de discurso elitista ou de separação da raiz popular do Clube e das gentes de Guimarães, apenas acho que o Vitória é um grande clube (não confundir com "clube grande") e que se deve pautar por uma actuação digna e por uma imagem que reflicta o sentir e o carácter da sua massa adepta ímpar.

    E concerteza que, tal como eu, poderiam os meus Amigos pensar em vários temas que apelariam à união, ao espírito de corpo, ao caracter coeso e unido e mais ainda, à garra conquistadora que caracteriza Guimarães, o nosso Vitória e as suas gentes.
    Como eu costumo dizer "o Norte somos nós", (o Porto é um clube do Sul por exemplo, basta olhar para um mapa.)
    Mas não me repugna nem me ofende que se utilizem outros meios para fazer passar a mensagem, desde que, como é evidente, não se cruzem determinadas fronteiras.

    De qualquer forma, cada Direcção tem o seu estilo e a sua forma de trabalhar, eu pelo meu lado, dou o meu incondicional apoio de sempre ao Clube, e virei aqui, sempre e de cada vez que algo, ainda que ainda e só na minha opinião, não beneficie a imagem ou a progressão do nosso Clube rumo a uma dimensão que sei que todos pretendemos maior.
    E há várias formas de lá chegar, a melhor, é ganhar dentro de campo, com honra dignidade e sobretudo com algo que nos diferencia dos outros adeptos, quando o Vitória joga bem e empenhado e não ganha, aplaudimos, quando ganhamos a jogar mal e sem empenho somos capazes de apupar a equipa.
    Isso faz de nós verdadeiros adeptos de futebol, de bom futebol e não sómente crentes de uma qualquer fé clubística (que também temos é certo).
    Assim para terminar, espero que não me engane, e lá estarei a ver a Marcha (sim porque eu não digo mal da Marcha, como muitos que dela falam tão empenhadamente e já nem se lembram de a ela assistir, eu vejo a Marcha e normalmente gosto) e, dizia, espero que não se confunda uma boa intenção com uma imagem algo carnavalesca na qual podemos com facilidade cair.

    Portanto, tendo dado a minha opinião, espero que tudo corra pelo melhor,

    Abraços e,

    VIVA O VITÓRIA!!!

     
  • Às 01 agosto, 2008 01:11 , Blogger Paquito disse...

    Meu caro Ademir,

    Apenas uma nota: não pretendi, de forma alguma, qualificar as tuas opiniões, nem tampouco visá-las.
    Apenas delas discordei e procurei fundamentar os motivos da minha diferente opinião.

    Mau seria se todos tivéssemos a mesma opinião!
    E deixa-me dizer-te que se notou particularmente no teu primeiro escrito a intenção clara de não exacerbar posições e de não ferir quem porventura pensasse diferente.
    O que considerei respeitável.

    Não penses por isso que procurei qualificar de elitista a tua OPINIÃO porque não foi essa a minha intenção.

     
  • Às 20 agosto, 2008 12:35 , Blogger guimaraes disse...

    Ola bom dia sou o sócio do vitoria 3mil e alguma coisa.
    Mas também fui este ano um dos membros da comissão administrativa da Marcha Gualteriana.
    Foi com uma profunda tristeza que vi a associação da centenária Associação que é a Marcha Gualteriana a um post no vosso blogge principalmente em termos negativos.
    É natural que um desfile como o nosso tenha aspectos que façam a sua sátira social nacional ou local.
    Mas espero que as pessoas que passaram por aqui tenham ido ver o desfile e tenham-se apercebido que a nossa intenção só era valorizar-mos os feitos desportivos do vitoria no ano que passou não só no futebol como em outras modalidades que tiveram grandes momentos desportivos este ano ( campeões nacionais em volei vários escalões , vencemos a taça de Portugal de basquetebol contra equipas profissionais , subida de divisão do pólo aquático , as varias vitorias alcançadas no kikboxing e na natação) sendo o vitoria um clube eclético e nos associação entendemos que devia-mos realçar estes feitos alcançados.
    Sim nos associação da Marcha Gualteriana foi ideia nossa não de ninguém mais directamente ligado ao vitoria.
    Ou será que não merecia o nosso clube ser destingido?
    Mas acho que alguém deve estar a confundir algo.
    Será que alguém ainda pensa que o vice presidente do vitoria ainda faz parte da Marcha esta enganado e muito enganado mesmo, ele demitiu-se e de uma forma que deixou bastante magoadas as pessoas que la trabalhão em prol da associação para termos o desfile nas festas da cidade.
    Por isso se vocês acham que nao devíamos ter dado o valor que os feitos mereciam peço desculpa em nome da associação.
    Pois ate pela direcção do nosso clube a coisa ficou um pouco aquém do que lhes pedido ou seja os atletas(so foram 3 o objectivo era irem mais e nunca foi primordial irem jogadores de futebol , mas o objectivo era quem nos deu as alegrias verem ser reconhecidos seus feitos) ficou aquém a colaboração pedida ao vitoria.
    So me entristece mais é que as pessoas não respeitem o que os outros fazem em prol da cidade.
    Faço o convite a quem queira que venha a nossa casa e conheça o trabalho la feito pra depois puder criticar a Marcha com coisas positivas para nos eventualmente melhorar-mos.
    Precisamos de mentes para ter ideias para os números vivos quem sabem nem esta aqui alguem que as tenha !!!
    E fazia muito gosto em esclarecer algo que não tenham entendido
    E reforço o vitoria não teve nada a ver com a ideia e ate nos desiludio pois contávamos com mais atletas mas prontos.
    algum esclarecimento mais estou a desposiçao
    O Vitoria é grande

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page