24.7.08

Acordem Senhores!!!

Não estou nada contente com este início de época (ou melhor pré época), a meu ver a Direcção tem andado mal em quase todos os aspectos.

É inacreditável o desleixo ou inabilidade posto nas contratações, para quem prometeu uma politica de atenção permanente ao mercado e de nas suas próprias palavras, “referenciar jogadores” que a todo o momento interessem ao Vitória, não me parece que o trabalho de casa tenha sido feito.

Não me interessa muito de quem é a culpa, se da Direcção se da equipa técnica, parece-me que mais uma vez estivemos à espera das ajudas do costume, os tais empréstimos e cedências e a fazer o papel de que agora nos acusam, o de mendigar e pedinchar jogadores, com os resultados que se vêem.

A ida do Alan para o Braga é reveladora de várias coisas, a primeira é o carácter revanchista e arrogante da Direcção do FCP, o que não é novo nem me interessa.

Para falar dessa gente há outros sítios que não este!

Mas que a Direcção do Vitória se pôs a jeito, bem, lá isso pôs.
E revela à evidencia que (espero que alguém me corrija se estiver errado) que ninguém se preocupou com o facto de este como outros jogadores não virem mesmo.

Para quando o fim dos empréstimos?!?!? Parece que não se consegue solução para esta doença que nos anda a minar há anos.

Ficamos assim, e não vou aqui repetir as carências da equipa, com um início de época do mais desequilibrado que tenho visto nos últimos tempos, precisamente na época que exigiria maior esforço de planificação.

Não tenho por hábito vir para aqui desancar ninguém sem motivo, mas acho que é no mínimo profiláctico que se diga que isto está mesmo a começar muito mal.

Há outro assunto do qual não tenho falado mas no qual me apetece dar a minha opinião, a Direcção do VSC ao defender os seus interesses junto do TAS, escusava de o ter feito de uma forma que (e não tem nada a ver com a porcaria que o Porto podia ou não emprestar) em que se deixou ficar na fotografia “encostado” aos lampiões.

Os interesses do Vitória são os interesses do Vitória, não precisamos de ir em procissões, muito menos a segurar no andor.

Tínhamos montado uma estratégia própria e recorríamos sem fazer ondas.

Neste caso o silêncio tinha efectivamente sido de ouro, mas há sempre um ou outro que gosta de tirar a cabeça da toca para se por a jeito para os tiros.

Como se podem facilmente aperceber estou, como muitos de nós, efectivamente à espera que venha quem me contradiga, e que se comece de uma vez por todas a projectar um clube de forma coerente e sustentada.

Sim, porque se vamos andar num carrossel de, num ano Champions e no outro a tremer como varas verdes, não é caminho.

Pelo menos não é o meu.

Para já desiludido mas sempre crente,

Abraços e,

VIVA O VITÓRIA!!!

publicada por ADEMIR ALCANTARA @ 11:52  

11 Comentários:

  • Às 24 julho, 2008 12:19 , Blogger CASCAVEL disse...

    O que me parece é que, infelizmente, nos últimos anos o VITÓRIA, por razões várias, que teimo em não entender, nunca sabe potenciar uma grande época, para dar o "tal salto", que os adeptos reclamam e o clube aparenta claramente poder dar.
    Esta época, pela fantástica temporada passada, permitia pensar nesse elevar da fasquia.
    Mais uma vez, pela enésima vez nos últimos 30 anos, pelo menos aparentemente vai ser desperdiçada mais esta oportunidade.
    Esperemos que ainda se vá a tempo mas, como referi em post´s anteriores, agora ficámos dependentes da fortuna ou, então, para vermos gente de qualidade a jogar de Afonso ao peito vai ser necessário gastar muito dinheiro que, como se sabe, o VITÓRIA não tem.
    E a pré eliminatória da "champios" está a pouco mais de 20 dias.
    É uma pena que não se consigam aproveitar oportunidades como esta, com os sócios e as cadeiras vendidas a aumentar significativamente, com um aumento brutal das receitas, com o elan que a época passada provocou nos Vimaranenses e Vitorianos, etc.
    Com tudo isto estavam reunidas todas as condições para que o tal salto em frente surgisse esta época o que, pela amostra, mais uma vez vai ter que esperar.
    Não sei é se vámos ter outra oportunidade como esta.

     
  • Às 24 julho, 2008 14:28 , Blogger Saganowski disse...

    De facto, esta é uma oportunidade de "ouro" para podermos catapultar o Vitória para outros patamares a nível internacional.

    Continuo a acreditar que a equipa ainda vai ter entradas de jogadores influentes e que os que cá estão são melhores do que os que não chegaram a vir (ou a voltar!)

    No que aos empréstimos de portistas diz respeito, parece-me que o Vitória deveria ter pensado em soluções de recurso, em vez de esperar pelas "esmolas" do costume!
    Penso que em relação a isso, contou com o ovo de ouro no dito da galinha e, afinal, nem ovo nem galinha!Nem houve entrada directa na Champions, nem houve jogadores emprestados pelo FC Porto!

    Talvez por isso defenda que hoje, mais do que nunca, se deveria banir do Vitória a ideia de empréstimo de jogadores vindos dos "três estarolas"!

    Assim, acabava-se a bacoca e provinciana vassalagem, além de se criar no Vitória a ideia de que um plantel terá de durar, pelo menos 2 a 3 anos!
    Assim, evitavam-se as constantes insinuações jornalisticas de vendas de jogadores, facto que só desestabiliza a preparação da equipa!

     
  • Às 24 julho, 2008 15:53 , Blogger José Rialto disse...

    Esta é de facto a altura ideal para se subir o degrau... o derradeiro.
    O único que nos separa desses três estarolas. Não para ser como eles, antes para marcar a diferença. Não queremos ser o “quarto estarola”, queremos apenas estar no mesmo patamar, para que desportivamente os possamos enfrentar como “iguais”. Mas apenas desportivamente, porque em tudo o resto devemos continuar a marcar claramente a diferença que nos separa.
    E isso significa também acabar com essa subserviência e menoridade dos jogadores estaroleses emprestados.
    Significa ainda acabar de vez com discursos tacanhos com ambições miseráveis e súplicas disfarçadas.
    E significa não reabrir portas a pessoas que as bateram quando saíram.
    Significa que no Vitória, aquilo que hoje é verdade, amanhã tem que continuar a ser verdade.
    Significa defender o clube, contra tudo e contra todos, se necessário for.
    Mas tudo isto tem um preço, que de resto já estamos a pagar. É o preço da nossa diferença.
    Mas esse é também o orgulho de se ser Vitoriano.
    Está mesmo na altura de subir esse derradeiro degrau.
    Façamo-lo com estilo!
    Viva o Vitória!

     
  • Às 25 julho, 2008 00:38 , Blogger Paquito disse...

    Alguns comentários:

    1 – A preparação
    Concordo em absoluto com os que me antecedem, tal como já venho dizendo. Todos nos esperamos enganar mas o que ressalta à vista é que A ÉPOCA não foi preparada com o cuidado que deveria.
    Senão vejamos:
    Tivemos 4 saídas do onze titular: Geromel, Alan, Ghilas e Mrdakovic
    Destes, só a saída do Mrdakovic não era previsível. O Geromel, a própria direcção já o anunciava; o Ghilas esteve em negociações toda a época pelo que o bom sucesso (ou o eventual insucesso, como se veio a verificar) da mesma devia ter levado a que se tivesse, por cautela, preparado alternativas; o Alan, como emprestado, sabemos sempre que nunca dependia de nós.
    De todos estes apenas o Mrdakovic parece ter sido bem substituído e com uma opção que estava já vista há muito tempo (e admito que o Geromel uma vez que a entrada do Gregory, e do Danilo que é como um novo jogador, seriam suficientes). O Ghilas e o Alan, constatamos agora, ninguém antecipou a sua eventual ausência, o que configura em minha opinião é um erro de preparação crasso, e a justificação da dificuldade de construção de fio de jogo ofensivo

    2 – O degrau
    Esse tem sido, e pode continuar a ser, apenas o nosso sonho. O pior é que é sempre nas alturas em que estamos prestes a atingi-lo que tudo vai por água abaixo.
    Incompreendo totalmente como é que a partir de Fevereiro/Março não havia pelo menos 5 jogadores indicados para cada uma das posições que se podia antever que pudesse haver saída (central, médio ofensivo e ala direito). Até para todas as posições porque as saídas são sempre imprevisíveis pelo que um clube deve estar calçado com uma carteira apreciável de jogadores para cada uma das posições. Ao não o fazer, damos a impressão de oportunidade desperdiçada, damos a impressão de tudo fazer em cima do joelho precisamente na altura em que não o podíamos fazer.
    Um ponto: eu acredito nesta equipa, acredito numa boa época se não ao nível da anterior pelo menos a um nível digno para o Vitória. Esta agrura é precisamente pelo facto de, daqui 15 dias, termos, só, A QUINZENA MAIS IMPORTANTE DA NOSSA HISTÓRIA DE 85 ANOS.
    E para essa eliminatória, para esses jogos, para este período do ano, o Vitória tinha que ter tudo mais do que preparado, mais do que pensado, mais do que antecipado, para que em Agosto a equipa estivesse tão pronta e tão oleada como estou certo estará em Dezembro.
    Aí ainda irá a tempo, mas já poderá ter-se perdido a maior oportunidade da nossa História.
    Oxalá esteja completamente errado.
    Ainda neste ponto de vista, de subida do degrau, queria dizer que não percebo como se pode ter uma estratégia de alcance dos estarolas através da união a qualquer deles, mais para mais aos lampiões que são uma instituição decrépita, desorganizada, sem influência real, que se vai valendo dos bigodes para ir andando.

    3 – Os empréstimos
    Faço minhas as palavras do capitão; a elevada diferença do ponto de vista financeiro entre os estarolas e os restantes leva a que seja impossível um qq clube dizer que não aceita empréstimos. Aliás, fazem parte do futebol, até por vezes entre clubes “iguais”, com propósitos estratégicos. No entanto (e aqui concordo com o capitão) penso que um clube como o Vitória, a pretender jogadores emprestados, devia ser com a opção de compra a final, aceitando o Vitória receber os jogadores mas rejeitando ser um mero “recreio” para os estarolas poderem pôr os seus ex-juniores. Claro que uma situação como a do Alan é diferente, tratava-se de um jogador feito, que apenas não tinha lugar no Porto.
    Quanto a este jogador concordo em absoluto com o Ademir.
    O Vitória pôs-se demasiado a jeito para esta bofetada que queiramos ou não acabou por levar. Mas não a levou por o Alan ter ido para o Braga. Levou-a por terem sido proferidas declarações de responsáveis vitorianos no sentido de que gostariam muito de ver o Alan no Vitória (cá está o pedinchismo de que depois nos acusam), culminando com a inacreditável declaração do Cajuda, em que dizia qualquer coisa como “ainda vou ter essa prenda”. No dia seguinte estava no Braga! A situação não é confortável, mas que nos pusemos a jeito lá isso pusemo-nos.

    nota: aconselhava o José Rialto, que nos tem acompanhado de modo mais assíduo com intervenções sempre pertinentes e relevantes, a fazer como nós e escolher uma velha glória para participar de modo mais oficial

     
  • Às 25 julho, 2008 16:04 , Anonymous Anónimo disse...

    Apoiado!!! Realmente, como vitoriano, fico envergonhado com a situação do Vitória; também visível na imprensa. Ora está a escostar-se a este ou àquele.
    O Vitória não precisa da ajuda de ninguém para ter uma boa equipa, como se verificou no passado. Porque é que nos metemos nas confusões do benfica, sabendo muito bem que se trata de uma frustração do seu presidente? Porque é que estamos à espera de empréstimos do Porto se nos tiram e põem os jogadores que lhes interessa? Tanto benfica como porto são nossos rivais! A independência é a melhor forma de garantir o futuro.

     
  • Às 26 julho, 2008 17:14 , Blogger Paquito disse...

    Hoje, in "O JOGO":

    "Entre adeptos, Luís Filipe e Assis são nomes consensuais."

    Fo$#%"

    Mas alguém nos perguntou algumas coisa???
    LUÍS FILIPE?!?!?!?!
    Por favor....

     
  • Às 27 julho, 2008 16:17 , Blogger Jeremias disse...

    Estou genéricamente de acordo com as opiniões expressas.
    Alias a preocupação da generalidade dos membros deste blog tem sido em demonstrar uma preocupação construtiva com a prepararação da época.
    Porque todos temos consciência que o apuramento para a fase de grupos pode significar,por város motivos,um grande impulso para o nosso crescimento.
    Não temos é culpa que um ou outro,irritados pelo que aqui se escreve, "amarinhem" pelas paredes acima.
    E ao exposto por várias das velhas guardas (e tem o PAQUITO toda a razao sobre se alguem nos perguntou algo sobre os 2 estarolinhas de que se fala)acrescento apenas o seguinte:Ao que leio e vou sabendo,Assis e Luis Filipe estão muito renitentes em virem para Guimarães e é isso que tem atrasado o processo.
    Renitentes ?
    Já não os queria nem dados.
    Era só o que nos faltava receber dois tipinhos com pouca vontade de virem para cá.
    Ainda se fossem dois craques...
    Já que não se tomaram as medidas devidas no tempo certo em ordem a reforçar completamente a equipa então aposte-se no Dinis,no Diogo,no Lucas e no Rafael.
    São nossos,prometem e adoram o Vitória.
    De mercenários estamos todos fartos...

     
  • Às 27 julho, 2008 16:42 , Blogger José Rialto disse...

    De facto, essa dos "nomes consensuais" é muito engraçada.
    Caro Paquito, em relação à sua sugestão para alterar o meu pseudónimo, queria dizer-lhe que já estou a tratar disso.

     
  • Às 28 julho, 2008 20:26 , Blogger José Rialto disse...

    Caro Paquito,
    A Velha Glória que escolhi foi o Ibraim.
    Foi o primeiro jogador marcante da minha juventude... enquanto adepto do Vitória.
    Se não virem inconveniente...
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 29 julho, 2008 15:07 , Blogger Paquito disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 29 julho, 2008 15:08 , Blogger Paquito disse...

    Pois meu caro José Rialto (não o sabia irmão do José Ribaixo, que conhecia bem), quanto a mim, inconveniente nenhum na escolha do Ibraim. Aliás é assim que, creio, todos temos feito as nossas opções, por jogadores que nos marcaram nos nossos primeiros anos de Vitória.
    (até lhe arranjo, se precisar, uma foto do Ibraim para se identificar)

    Muito embora esteja a meter foice em seara alheia, pois isto das admissões é matéria do nossos capitão, mas que estou certo que concorda comigo.

    Deixo a palavra ao capitão para consigo combinar como adicionar o Ibraim como contribuidor do nosso blog.

    Cumprimentos

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page