28.6.08

Como ?

Leio,completamente incrédulo,que o Vitória contratou o jornalista José Marinho para director de comunicação !
O autor do livro "Como fazer do Benfica Campeão".
O colaborador do blog Eterno Benfica (http://eternobenfica.blogspot.com/) onde o Vitória é maltratado,vilipendiado e onde os vitorianos são apelidados de escumalha.
Convido a acederem ao blog e a selecionarem a etiqueta "Guimarães" para poderem conferir.
Não é ele que escreve,ao que sei,mas também não se demarca.
O mesmissimo jornalista que andou a oferecer os seus serviços ao...Braga e ao Leiria e foi por eles recusado.
O grande amigo e comparsa de José Veiga.
Mas os que é isto ?
Não há em Guimarães nenhum jornalista ou licenciado em comunicação social que seja VITORIANO e possa exercer essas funções ?
É preciso ir buscar um lampião ?
Espero que a noticia não se confirme.
Porque se se confirmar considero esta contratação uma afronta ao Vitória e aos vitorianos.
E o maior erro desta direcção desde que entrou em funções.
Saudações Vitorianas

publicada por Jeremias @ 13:01  

20 Comentários:

  • Às 28 junho, 2008 13:56 , Blogger José Marinho disse...

    Senhor Jeremias; Com todo o respeito, devo repor a verdade de alguns factos que são apontados por si como sendo uma verdade absoluta a que o senhor teve miraculosamente acesso. Não sei a que fontes é que o senho recorreu, porém, aqui vai:
    Sou benfiquista? Sou. É crime? Não. Isso vai condicionar o meu trabalho? Não. Fui contratado pelo Vitória e pela sua direcção, não por ser benfiquista, mas por ser, alegadamente, bom profissional. Existe essa confiança mútua. Do lado da direcção, a de que posso realizar um projecto de acordo com a grandeza do clube. Do meu lado, a de que estou no clube certo. No final, faremos as contas. Mas é no final, não é antes de começar. Por isso, acho extemporâneo que diga que a decisão de me contratar é a pior de todas as que esta direcção já tomou. E quando os sócios e adeptos do Vitória forem desafiados a classificar o meu trabalho, fá-lo-ão considerando se fiz um bmo ou mau trabalho, não o farão julgando se sou benfiquista ou não. Para o meu futuro trabalho e a minha futura relação com o clube, a cidade e os adeptos isso é o que menos interessa saber. Também o senhor pode ficar a saber se conseguir ultrapassar este trauma inicial, que pelos vistos lhe causou a notícia da minha contratação, e se quiser colaborar comigo e com as outras pessoas do clube no engrandecimento do Vitória. A escolha será sua, bem como será de outros adeptos que possam sentir-se chocados com a minha contratação. Não tenho e não terei nunca a veleidade de considerar que toda a massa crítica de que o Vitória precisa está dentro do clube. Também está fora. No futuro, quando quiser, o senhor e outros como o senhor, podem decidir entre duas coisas: ou permanecer na má-lingua e fazer críticas sem fundamento, ou participar do futuro projecto de comunicação do clube, auxiliando de formas que mais tarde serão amplamente divulgadas. Para o futuro projecto de comunicação do Vitória, em cada vitoriano está um colaborador. Se depois colabora ou não, isso será sempre uma decisão pessoal.
    Engana-se igualmente a respeito das considerações que faz a propósito dos meus textos publicados num blogue benfiquista. Nunca vi nenhuma acrimónia especial dos seus visitantes habituais dirigida ao Vitória. E se viu, gostaria, no mínimo, que considerasse que eu não sou minimamente responsável por ela. Apenas fui convidado para escrever alguns textos por uma pessoa que se declarou admiradora do meu trabalho ainda na Sporttv e que por esse motivo gostaria que eu escrevesse esses textos no seu blogue. O resto ultrapassa-me, como sempre me ultrapassou. Não é isso que faz de mim um anti-Vitória ou anti-qualquer coisa que ali apareça.
    Também se engana em relação a alguns aspectos da minha vida profissional. Em mais de vinte anos de carreira, depois de vários prémios de jornalismo, posso dizer-lhe que nunca me ofereci para nada e muito menos me ofereci para sair da Sporttv para ser contratado pelo Braga. Fui convidado pelo presidente do Braga e só por isso desvinculei-me da Sporttv. O que falhou a seguir tem a ver com a célebre frase originalmente pronunciada por um antigo presidente do Vitória: "O que é verdade hoje, amanhã é mentira". Foi o meu primeiro ensinamento no futebol e aprendi à minha custa. Em Leiria também não me ofereci, pelo contrário, foi-me amavelmente oferecido pelo presidente da SAD, o senhor João Bartolomeu, um lugar na admnistração da SAD. Era, no entanto, necessário que se realizasse um aumento de capital para assim proceder à total profissionalização da SAD. Isso não se fez, apesar dos múltiplos e testemunhados esforços do senhor João Bartolomeu. Como vê, não me ofereci, como em momento algum da minha vida me ofereço. Apareço no Vitória, como recomendação do senhor Manuel Cajuda ao presidente do clube. Apresentei um projecto de comunicação que gostaria de implementar num clube como o Vitória. Esse projecto foi aceite e por mútuo consentimento, este contrato inicial terá a duração de um ano. É o que basta para que todos, nessa altura, possam decidir se fiz um bom ou mau trabalho. E se continuo ou não. Também não aceitaria contratos mais dilatados, porque no final desse próximo ano, a direcção podia entender que gostaria de ir noutro sentido e eu nunca fui e nunca gostei de ser um fardo para ninguém. Agora, faço as minhas previsões, como o senhor já fez a sua. O senhor acha que esta foi a pior decisão desta direcção. Eu tenho a esperança que o senhor mesmo possa dizer, daqui a um ano, que este foi o pior comentário que alguma vez aqui deixou. No resto, é como lhe disse. No futuro, se quiser colaborar, terei todo o gosto nisso e encontraremos forma de tornar isso possível. Se quiser continuar a criticar, então pelo menos tente fazê-lo de uma forma a que não pareça um despropositado ataque a uma pessoa que o senhor não conhece. Obrigado.

    José Marinho

     
  • Às 29 junho, 2008 11:47 , Blogger Fredrik Söderström disse...

    Antes de mais acho muito bem que o VSC contrate um profissional da área para tratar de melhorar a nossa imagem/relacionamento com os média.
    Para quem não o conhece é um tipo que há muito anos anda no mundo do futebol e é conhecido e respeitado.
    Confesso que já fui ouvinte atento das suas crónicas na Antena 3 (8.50 e 18.50), mas deixei de o fazer porque me cansei de o ouvir sempre a falar só dos grandes.

    Independentemente do que cada um acha dele, é um profissional, que virá colmatar uma falha grave no VSC - Departamento de Informação.

    Senão vejamos...que opinião têm do site do VSC que constantemente coloca as notícias depois de outros sites/blog's e até da imprensa nacional?

    Apenas espero que não venha "avermelhar" a postura que a direcção tem tido qt a rumores e noticias, que tem sido mais ao estilo "azul e branco" (que é mais do meu agrado), e que não ponha as paredes a falar!

     
  • Às 29 junho, 2008 16:32 , Blogger Paquito disse...

    Uma pérola do dito blog (logo após a Vitória do Benfica cá em Guimarães):

    "Esta soube a pato!
    O Vitória soube por-se em bicos de pés. No início do encontro, Cajuda dizia que estava extremamente confiante. Os comentadores, por seu turno, tiveram o descaramento de atribuir o favoritismo ao Guimarães. Os adeptos do Guimarães, em grande parte escumalha, também souberam engolir o discurso. O normal agigantamento do recém-promovido Vitória, que está muito longe de ser grande, resultou na perfeição. Não foi preciso muito tempo para que se percebesse que o Vitória, que acusou em demasia a responsabilidade do jogo, não tem classe nem estofo para lutar pela Liga dos Campeões."

    E viva o Benfica!

     
  • Às 29 junho, 2008 16:39 , Blogger Paquito disse...

    Quanto à subtância:

    Não sei de quem se trata.
    Mas sei que, em minha opinião, deveria ser proibida a contratação/eleição de qualquer elemento do executivo do Vitória (em lugar directivo ou adjacente como sucede com esta função) que seja adepto confesso de outro Clube.
    Claro que se devem excepcionar os lugares do futebol profissional ou outros onde tal exigência é impossível de assegurar.
    Mas parece-me claramente que quem nos representa, tem que saber porque está a lutar, tem que compreender quais são as nossas causas e as nossas reivindicações.
    A perspectiva da contratação de profissionais como este, adeptos de outros clubes, implica a quase assunção de que somos um clube pequeno, de uma cidade pequena, onde não há sequer um gajo entre os nossos 30.000 sócios e ainda mais adeptos, que possa servir para Director de Informação.

    A necessidade de um Director de Informação é uma coisa.
    A contratação de um confesso benfiquista (ou de qualquer outro dos 3 estarolas) é mais uma manifestação da nossa pequenez.

    Discordo.

     
  • Às 29 junho, 2008 17:14 , Blogger CASCAVEL disse...

    Pergunta-se: não há em Guimarães, sócio do VITÓRIA ou pelo menos Vitoriano (por ex. um jornalista local), tão capaz como o ora contratado e com as vantagens adicionais de ser Vitoriano (este, segundo o próprio já assumiu, é benfiquista), conhecer o clube muito melhor (este terá cá vindo algumas vezes fazer relatos ou coias do género) e auferir um salário incomparavelmnente inferior ao do novo director de comunicação Vitoriano que, sendo jornalista profissional (habitualmente muito bem remunerados), virá para o VITÓRIA auferir um salário condizente com o que antes recebia enquanto tal, ou seja, muito dinheiro?
    Não acredito que os sócios do Vitória, a esta pergunta, respondam negativamente.
    No meu clube, de vez em quando, tomam-se decisões que não lembram ao diabo.

     
  • Às 30 junho, 2008 10:38 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Esta discussão é velha e já foi tida aqui a própósito das declarações do mister Cajuda assumindo o seu benfiquismo.
    Tal como fiz na altura, deixo aqui a minha posição.

    Há que distinguir entre membros eleitos para compor os órgãos sociais do Vitória, dos PROFISSIONAIS que contratamos para servir o clube nas mais variadas áreas.

    É que, se no que toca aos primeiros, o serem vitorianos constitui condição sine qua non (pelo menos para mim é assim), já quanto aos segundos parece-me que isso importa muito pouco.
    É que se estamos a falar de alguém que vem prestar um serviço remunerado numa área da sua especialidade, desde que seja profissional, sério e competente tanto se me dá que seja vitoriano ou não.

    Neste momento o Vitória tem como Director desportivo (provavelmente o mais imnportante cargo dirigente profissionalizado) o Sr. Vasco Santos. Não faço ideia qual seja o seu clube, mas cheira-me que não é vitoriano.
    Ora, se nesse caso o homem está a fazer um bom trabalho e ninguém discute, não percebo qual a razão das objecções a este que aí vem e que vai ocupar um lugar bem menos relevante.
    Limito-me, pois a aguardar e a esperar que faça um bom trabalho.

     
  • Às 30 junho, 2008 10:54 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Esclareço que só após ter comentado o post do Jeremias é que verifiquei que o visado pelo mesmo tinha um comentário a aguardar moderação.
    Daí que ele só agora tenha sido publicado, embora apareça em primeiro lugar.

    Ao Sr. José Marinho, independentemente do que cada um pensa sobre a sua contratação, apenas desejo (como desejam certamente todos neste blog) o maior dos sucessos.

     
  • Às 30 junho, 2008 11:07 , Blogger Rui Rodrigues disse...

    Pessoalmente também não vejo grande problema em contratar um director de comunicação vindo de outras áreas clubisticas.
    Embora preferisse que fosse de Guimarães e do Vitória.Porque sem o profissionalismo estar em causa o empenho é sempre diferente quando servimos uma causa que é nossa.
    apreciei a habitual diplomacia do Gregório Freixo á volta do director do futebol Vasco Santos.
    Todos sabemos que ele é do Braga e sempre foi.
    E é aí que entendo bem o desconforto do Jeremias:director de futebol do Braga,director de comunicação do Benfica,vice presidente Alberto Oliveira do Sporting,vice presidente Paulo Pereira simpatizante do Porto começa a ser um arco iris demasiado intenso.
    Mas como diz o Gregório esperemos pelos resultados.

     
  • Às 30 junho, 2008 12:10 , Blogger Fredrik Söderström disse...

    tenho que pedir as minhas desculpas, mas fiz uma ligeira confusão com os nomes....a personagem de quem falava é o José Nunes que faz uma reportagem com um José Marinho que não este senhor, que confesso confundi várias vezes a voz com o José Nunes que era comentador da Antena 1.

    De qualquer das formas, mantenho a minha ideia de que o VSC só ficará a ganhar com um profissional nesta área seja ele qual for, e de que Clube for....se não fizer um bom trabalho será naturalmente despedido.

    Gregorio Freixo...estamos de acordo.

     
  • Às 30 junho, 2008 12:37 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Apesar de concordar com o principio de que para a Comunicação do Vitória seria melhor contratar um Vitoriano, e há-os em quantidade e qualidade suficiente, não vou tão longe que não respeite o trabalho que outros possam fazer, neste momento, tenho apenas uma ou duas coisas a comentar.
    1 - O Sr. José Marinho, leu-nos, por convicção ou por indicação (não vem ao caso), o que espero continue a fazer, porque neste fórum já tem sido defendido e publicados muitos projectos e ideias que poderiam constituir alguma mais valia para o trabalho que se propõe executar.
    2 - Por desconhecimento manifesto, quer do projecto que o Sr. José Marinho apresentou ao Vitória ( e a Comunicação devia começar por aí...), quer de trabalho anterior por ele realizado dentro desta àrea (especificamente nestas funções de Direcção de Comunicação dentro de um Clube), ficarei na expectativa e com a esperança que consiga fazer um bom trabalho e justificar o convite.
    Era bom para ele e consequentemente para o Vitória.

    Já agora, podia começar por uma reformulação do site oficial do Vitória, com a consequente possibilidade de pagamentos online, quer para quotizações quer para compra de merchandising.

    No resto, como de costume aguardaremos que de facto esta contratação faça alguma diferença pela positiva.
    Como aliás fazemos em todas as contratações do Vitória, só lhes podemos desejar sucesso.

    VIVA O VITÓRIA!!!

     
  • Às 30 junho, 2008 16:37 , Blogger Capucho disse...

    Caro José Marinho,
    Como já deve ter visto, a sua vida não vai ser facilitada no Vitória, por isso, vai ter mesmo que dar o seu melhor pra convencer a malta. Pela minha parte, desejo sinceramente que exerça a sua função com o profissionalismo que apregoa, e que faça do Vitória um clube ainda maior.
    Felicidades!

     
  • Às 30 junho, 2008 16:45 , Blogger Jeremias disse...

    Caro José Marinho:
    Em primeiro lugar as minhas mais sinceras felicitações por com tão pouco tempo de Vitória já ter uma ideia clara sobre os blogs que valem a pena ser lidos.
    Espero que volte aqui muitas vezes,que deixe os seus comentários sempre que lhe aprouver,porque este é um espaço em que se "respira" o Vitória.
    E creio que vai perceber muito rápidamente,como tem acontecido com outros,que está num clube muito diferente de qualquer outro deste país.
    Não o conheço pessoalmente (embora não tenha qualquer problema em que isso venha a acontecer),desconheço os pressupostos e quem foi o "padrinho" da sua contratação (sem ofensa entenda-se até porque se vem integrar em "La Famiglia")e não ponho em causa a competência.
    Entendo isso sim,e tenho direito a essa opinião,que o Vitória á excepção de jogadores e técnicos não deve contratar adeptos de outros clubes para funções profissionais.
    Especialmente alguém que,com todo o direito como é óbvio,tem dado provas de um enorme benfiquismo.
    É que,caro José Marinho,esta é uma dica que o aconselho a fixar:Em Guimarães não gostamos do Benfica.
    Mesmo nada!
    Guimarães não é braga !
    E por falar em braga: Lamento sinceramente que tenha corrido mal a sua ida para esse pequeno clube mas António Salvador (e Joaquim Oliveira...) lá saberá o porquê de dar o dito por não dito.
    Finalmente:
    Como compreenderá o facto de considerar esta decisão como péssima não tem a ver com a pessoa/profissional José Marinho.
    Longe disso.
    Entendo é que o critério deve ser sempre,com as excepções referidas,contratar vitorianos para preencherem lugares disponiveis no clube.
    Porque só assim as coisas fazem sentido.
    De resto desejo,uma vez que está cá,que tenha o maior sucesso nas funções que vai ocupar e que delas resulte prestigio e visibilidade para o Vitória.
    Se assim for,e não alterando nenhum pressuposto do meu raciocinio,terei todo o gosto em dar o braço a torcer e em felicitá-lo pelo seu trabalho.
    Claro colaborarei sempre em qualquer projecto de engrandecimento do Vitória sem precisar de qualquer tipo de convite para o efeito.
    Modestamente já o vou fazendo,dentro das minhas possibilidades,nos ultimos vinte e cinco ou trinta anos.
    Cumprimentos e bom trabalho.
    P.S. Só um esclarecimento:Não tenho acesso miraculoso a verdades absolutas nem fontes exclusivas.apenas conheço algumas pessoas,aqui e ali...

     
  • Às 30 junho, 2008 18:32 , Blogger Saganowski disse...

    Deixem o homem fazer o seu trabalho!

    Eu também não gosto de gente que não seja vitoriana "até ao tutano" no Vitória, mas se há gente na Direcção que também não é é...

    Não se esquçam que o Cajuda também é benfiqusita e fez o que fez até agora no Vitória!

    Quanto ao Sr. José Marinho, que venha por bem e que faça com que o Vitória apareça mais vezes e durante mais tempo nos media...e que não seja só por coisas más!!!

    Se o referido senhor se portar mal, no fim do ano, acompanha-lo-emos à entrada da A7!

     
  • Às 30 junho, 2008 19:53 , Blogger Basaúla disse...

    Caro José Marinho,

    Em primeiro lugar, deixo os meus cumprimentos e desejo sincero de que faça no Vitória um bom trabalho de que bem necessitamos.

    Breves notas sobre o post e os comentários:

    1- em resposta à pergunta colocada pelo nosso novo Director "É crime ser Benfiquista" eu respondo:

    Não, mas devia ser.

    2- espero que agora passe a frequentar paragens mais airosas na blogosfera.

    3- não acho nada grave nem me chateia nada que um profissional do Vitória seja adepto de outro clube, conquanto tenha juízo (entenda-se juízo de forma bastante lata).

    4- àqueles que são contra, chamo apenas a atenção para os seguintes factos:

    o Vitória nunca fez primeira página num jornal desportivo nacional;

    O Vitória não é, por via de regra, referenciado nos telejornais nacionais;

    Sempre que há um incidente em Guimarães num jogo e futebol, abrimos todos os noticiários;

    Quando vamos fora e levamos no lombo, aparece uma nota de rodapé da 199ª página dos jornais desportivos.

    Acho sinceramente que por muito competente que pudesse ser um director de comunicação local dificilmente teria o know how e os conhecimentos necessários para modificar as coisas.

    Por tudo isto, felicidades ao novo Director e espero que para o ano estejamos cá todos a louvar o bom trabalho.

    E REFORÇOS?????

     
  • Às 01 julho, 2008 00:55 , Blogger Paquito disse...

    Pois agora venho eu.
    Na parte que me diz respeito, quando enviei os meus 2 comentários ainda não estava disponível o comentário do novo Director de Informação do Vitória.
    O que para mim é exactamente é igual.

    Para começar não embarco neste facilitismo interpretativo do Saganowski que dita sentenças só lhe faltando dizer que todos gostamos mt dele próprio (Saganowski) e no entanto era adepto de um qualquer clube polaco. Por isso considero a comparação com o Cajuda, no mínimo, a roçar o limite da honestidade intelectual.
    Isto sempre dentro do máximo respeito pelas opiniões que eventualmente nos dividam. Só não gosto de levar com datas de "Deixem trabalhar o homem" imaginando que se não estivesse aqui o comentário do dito, porventura, a opinião seria diversa.
    Até por isto: o conceito de PROFISSIONAIS a que se refere o nosso capitão é um conceito abstracto.
    Imagine-se que num futuro próximo, como sempre tenho defendido, temos como PROFISSIONAIS todos os nossos directores? É pelo menos assim que acontece com os ditos "grandes", aqueles cujas posições pretendemos disputar. E aí, que posição teremos? Continuaremos a exigir que sejam todos vitorianos? Têm que ser excelentes PROFISSIONAIS mas também vitorianos, como requisitos cumulativos?
    Pois é, não se demonstra fácil a destrinça, por isso há que acautelar posições. E o exemplo do Vasco Santos é um bom exemplo. É um PROFISSIONAL do Fut.Profissional, no entanto, tem funções de gestão do plantel com participação na imagem externa do Vitória (ainda que circunscrito à equipa de futebol) e atribuições específicas que - aposto - serão superiores a quase toda a direcção tirando o Presidente e um ou outro Vice-presidente...
    Sendo certo que, por outro lado, nos PROFISSIONAIS do futebol strictu sensu, só um louco (embora os loucos bascos de Bilbao não se saiam mal com essa opção) poderia exigir tal coisa, tipo termos a equipa dos juniores a jogar nos seniores. Seria giro, mas não para jogar a este nível.
    Por isso este cargo, digamos que é um cargo confundível, está tão próximo dos PROFISSIONAIS do futebol, quanto dos dirigentes aos quais, pelos vistos, todos exigimos vitorianismo.
    Por isso, estando neste limbo não é mt fácil ditar sentenças.
    Pelo menos não é de forma alguma comparável com o Cajuda, da forma como foi feito no último comentário, ao qual naturalmente não se exige vitorianismo de espécie alguma, nem a ele nem a nenhum dos seus antecessores, sob pena de termos que ter o Machado a treinar o Vitória até ao fim dos tempos.

    Quanto ao Sr.José Marinho.
    Pois tenho pena não ter oportunidade de conhecer o seu trabalho para fazer um pré-juízo do mesmo. Interessa-me cada vez menos o desporto, só me interessa mesmo o VITÓRIA!
    Mas deixe-me dizer-lhe que, embora compreenda que se possa ter sentido atingido com as referências que lhe foram feitas, não sei se o melhor método é "entrar de chancas" como dizemos cá nesta nossa terrinha. Ou então vai passar a vida a responder em blogs e sites que lhe façam referências negativas.
    Espero vê-lo com o mesmo empenhamento a defender o nosso (dos deste blog) Vitória quando ele for atacado. Aí sim conto consigo para se sentir ferido na honra e consideração. Já viu o que seria se por aqui viessem todos os jogadores aos quais chamamos pernetas e toscos?
    Sabe que há uma coisa que ao longo dos anos muito tenho aprendido com a imprensa e os seus protagonistas, é que são lestos a fazer e a desfazer vidas e carreiras, quanto intolerantes quando são eles próprios objecto de crítica.
    Pois bem, espero que tenha sabido como é estar do lado de cá.
    E mais do que isso, espero que se habitue, porque por cá estamos habituado a chamar o que nos apetece aos jogadores quando não jogam nada, não me diga por isso que vamos ter sentir alguma limitação no que respeita aos Directores de Informação.
    Sabe que nós aqui não somos apenas ceboleiros, somos mesmo çaboleiros, como aliás já deve imaginar! Mas não somos “escumalha” como nos chamam lá no seu blog. Por isso não seria pior ir-se habituando e demonstrar algum poder de encaixe, sem prejuízo da defesa do seu bom nome, a quem tem direito.
    Digamos apenas que, aquilo que aqui foi dito de si, não é certamente nada diferente do que muitas vezes terá dito de dirigentes ou jogadores cujas prestações comenta. É assim esta coisa da liberdade e da democracia, cada um diz o que lhe apetece nem que seja a maior baboseira. É a vida…
    Eu, que até nem exacerbei no tom, confesso, não gostei da resposta.
    Cá a malta pacóvia às vezes tb tem umas opiniões. E melhor: vamos querer continuar a tê-las. Isso é que o caraças!

    Portanto terminava, por agora, apenas dizendo o seguinte:
    1 - Eu entendo que numa posição onde se deve transmitir o que é Guimarães, o Vitória e os vitorianos, a mensagem é melhor à partida transmitida por quem saiba do que está a falar. Sabe que apesar estarmos na cidade onde nasceu Portugal e que por acaso até é Património da Humanidade uma grande parte dos parolos de Lisboa só cá veio (os que vieram) para ver a bola.
    2 - Também entendo que para nos poder defender onde mais somos atacados, que é nessa infame comunicação social desportiva nacional, só realmente por quem se sinta à vontade no mêtier, quem conheça os meandros; espero e desejo por isso que use esses seus conhecimentos em prol do nosso Clube, e nesse sentido considero a contratação, uma aposta acertada;
    3 - É indubitável, como acima referi, que essa circunstância, isto é, a necessidade de contratar alguém da "grande cidade" é evidentemente demonstrativo da nossa pequenez, como cidade e como clube. O que me insatisfaz tremendamente reconhecer. Pequenez que não é só nossa, é igualmente de todos os clubes que não sejam de Lx ou Porto, ou seja, é a pequenez deste país encolhido, centralista, esclerosado, que só tem olhos para as suas metrópoles, ao bom estilo das sociedades sul-americanas e em ampla contradição com os países da Europa desenvolvida. Portugal enquanto continuar a venerar 3 clubes, nunca terá um campeonato competitivo; as suas cidades médias nunca potenciarão clubes pujantes, capazes de disputar um ou outro campeonato; é esta a sina deste país tão atrasado nesta mentalidade pequena quanto o estava antes de 25/Abril.
    4 - Todos aqui estaremos disponíveis para o ajudar, na medida em que isso signifique ajudar o nosso Vitória, que levou 30.000 pessoas às ruas comemorar o apuramento para a Liga dos Campeões, e não teve 1mn em nenhuma televisão que estavam ocupadas a mostrar o que comeu o Rui Costa ao almoço. A todos nos mete nojo referências como as que vi no seu blog onde se dizia que "os comentadores, por seu turno, tiveram o descaramento de atribuir o favoritismo ao Guimarães". Incompreendo profundamente porque é que ao abrir a edição on-line do Jogo, clicando na opção «Liga Sagres», temos que levar sempre com a notícia de abertura relativo ao Braga. Não percebo porque as enormes manifestações de vitorianismo, com milhares de pessoas nas ruas ao longo destes anos, ou não têm cobertura ou são apresentadas tipo National Geographic com um Attemborough por trás das sebes a dizer “vejam como festejam esta espécie do provinciano norte português…”. E nisto nem me refiro exclusivamente ao Vitória!
    5 – Queremos do seu trabalho que, contrariamente ao que se diz no seu blog, os adeptos do Vitória não sejam visto como "escumalha" e que passe uma imagem diferente de nós. Embora, pela leitura das minhas palavras, já dê para perceber que aqui o princípio é um pouco “se ninguém nos defende, pois defendamo-nos nós próprios que não temos medo de ninguém”
    6 – Desejo que quando (se) um dia sair do Vitória, vá um pouco menos provinciano que os seus comparsas de Lisboa. Que saia mais informado, mais esclarecido, de que há mais Portugal para além daquilo que se conhece. Muito mais. O País agradece.

    E já agora deixo-lhe uma sugestão: não é de bom tom ser responsável pela comunicação de um clube com a grandeza do nosso (que é o 4º clube português), e continuar contribuinte num blog benfiquista ou doutra cor qualquer...
    Basta pensar: que comentário fará quando cá vier o seu glorioso? Vai no final comentar o jogo com naturalidade como benfiquista? O senhor tem todo o direito em ser benfiquista, mas há certas liberdades que são incompatíveis com a posição que vai passar a ocupar, espero, com os maiores sucessos porque seria bom para o meu Vitória.
    Como não tenho mt jeito para lambe-botismo, por isso não altero, antes enrijeço o tom, depois de ler os seus comentários. A malta aqui é frontal.
    No fundo e com estas premissas... desejo-lhe um bom trabalho!

     
  • Às 01 julho, 2008 11:02 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Comentando o comentário do Paquito.

    Neste momento, e com a realidade que temos, não me parece ser muito difícil estabelecer como critério de "Vitorianismo" o da não profissionalização.
    Mas se quiseres extrapolar para uma realidade futura, onde os dirigentes do Vitória seriam todos eles profissionais, ainda assim, a destrinça não seria, a meu ver, difícil de fazer: eu exigiria Vitorianismo àqueles que, profissionais ou não, foram eleitos pelos sócios.
    É que, mesmo sabendo que alguns deles, a nível do futebol, têm provavelmente menos "poder" que alguns profissionais, o certo é que aquele colectivo eleito tem o poder de contratar e despedir quem muito bem entende, sendo que para tal foi legitimado pelo voto dos vitorianos.

    Todos para além desses não passarão de profissionais que os eleitos contratam, a quem exigem e traçam metas e que, em último caso, mandam embora.
    Quanto a estes, repito, não me incomoda minimamente que não sejam
    vitorianos. Desde o mais "humilde" funcionário, ao Director Desportivo, passando, claro, pelo Director de Comunicação.

     
  • Às 01 julho, 2008 11:20 , Blogger Paquito disse...

    Resposta ao capitão:

    Mantenho que a simples dicotomia profissionais/não profissionais pode tornar a destrinça difícil atenta a progressiva profissionalização de todos os cargos nos clubes modernos.
    E concordo que a destrinça eleitos/não eleitos é uma forma de a facilitar.

    Quanto ao mais, como creio teres percebido, faz toda a diferença dizer "vou opinar tal como já fiz na questão do Cajuda", como tu fizeste, ou dizer "Não se esqueçam que o Cajuda também é benfiqusita e fez o que fez até agora no Vitória!".
    Parecendo a mesma coisa são intervenções diametralmente opostas.

    Nesta parte, espero ter-me feito compreender.

     
  • Às 01 julho, 2008 17:48 , Blogger Rui Rodrigues disse...

    Senhor Capitão:
    Como lider do blog e com as qualidades de diplomata já reconhecidas por varias velhas glórias talvez fosse de explicar ao lampião emigrante o que foi o movimento desencadeado por este blog sob o lema "XÔ JOÃO PEREIRA".
    O que foi e o excelente resultado que teve livrando o Vitória desse pequeno lampião malcriado.
    Só para ele(jose marinho)perceber que o D.Afonso Henriques faz opinião no universo branco.
    Pode ser que mude de modos

     
  • Às 01 julho, 2008 19:09 , Blogger CASCAVEL disse...

    Não vou discutir as capacidades do novo Director de comunicação do VITÓRIA (continuo a achar preferivel que tivesse sido escolhido um Vitoriano para o cargo mas, ainda assim, tenho o bom senso para ver primeiro e dar a minha opinião depois) mas lá que o "homem" entrou a matar, neste como noutros espaços de opinião Vitoriana, isso parece-me uma evidência.
    Espera-se agora, como alguém já referiu, que ele tenha a mesma prontidão a reagir quando o VITÓRIA for atacado (e, como sabemos, nesse aspecto o Nosso clube está sempre na linha da frente) do que aquela que demonstrou quando foi conhecida a sua nomeação.
    Pareceu-me completamente a despropósito que tenha vindo "defender o seu lugar" perante os sócios do VITÓRIA, mais a mais utilizando como arma de arremeço a opinião desses mesmos sócios que, de forma tão legitima quanto urbana, questionaram a sua nomeação.
    Foi sempre assim no passado quer com jogadores, como com treinadores e até com dirigentes, porque não havia de ser assim com um Director de comunicação?
    Na minha opinião havia outra forma, seguramente mais elegante e menos arrogante, de fazer a sua "apresentação" aos Vitorianos, do que a escolhida pelo Sr. José Marinho.
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 01 julho, 2008 23:41 , Blogger libertas disse...

    A direcção do VSC ou explica a contratação ou não merece o benefício da dúvida: a contratação não faz qq sentido. Que nos vai dar o sr Marinho?

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page