23.11.06

Pequena Provocação

Antes de entrar no tema desta postagem uma pergunta ao nosso Capitão:
Não acha que este blog anda uma bocado desanimado ?
Exceptuando-o a si,ao Cascavel,ao Pedro Mendes e pontualmente um ou outro...é o silêncio !
A sua "ameaça" de limpeza de balneário acho que não foi levada muito a sério...
Vamos ao tema e á provocação.
Acho que o Vitória deve mudar de nome !
Fundado em 1922,num tempo em que o futebol eram as Ilhas Britânicas e pouco mais,incluiu na sua denominação o "Sport",que nem palavra portuguesa é,influenciado por essa moda vinda do lado de lá do canal da Mancha.
Aliás o mesmo fizerem,por exemplo,Salgueiros e Algés e Dafundo.
Era uma moda e uma linguagem então muito usadas e que que levava a chamar aos defesas "backs" e aos pontapés de canto "corners",entre outros exemplos.
Os veteranos da nossa equipa talvez se lembrem ainda de ouvir estas terminologias nos nossos estádios.
Mas o tempo andou.
E hoje,2006,Vitória Sport Clube é uma denominação que a nós vitorianos vimaranenses diz tudo,mas ao resto do país não diz nada.
Propicia até confusões com o Vitória de Setubal.
Não é em vão que ao nosso Vitória não falte quem lhe chame o "Guimarães".
Como ao outro lhe chamam o "Setubal".
Então a minha ideia,que já tem uns anos,era alterar o nome ao nosso clube que se passaria a chamar...Vitória de Guimarães !
Introduzindo o nome da nossa Terra na denominação do nosso clube.
Reforçando os laços entre Guimarães e Vitória.
Acabando definitivamente com a ambiguidade de um "Sport Clube" já perdido no tempo.
Foi pena que na recente revisão estatutária não se tivesse ponderado esta questão,que podendo parecer de somenos,me parece importante.
Mas vamos sempre a tempo.

publicada por Jeremias @ 16:19  

9 Comentários:

  • Às 23 novembro, 2006 17:30 , Blogger Maria Manuel disse...

    E as tradições? Eu cá nada percebo de clubes do que quer que seja, mas sou a favor da tradição...reformismos só com muita publicidade.
    Quanto ao silêncio esse também é preciso, serve para meditar, quem sabe sobre a mudança de nome. Mas não o faça imagine-se a mudar de nome...perderia a identidade.

     
  • Às 23 novembro, 2006 17:46 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Completamente em desacordo!
    Nome e emblema são "sagrados"!
    Se bem que no emblema até poderia aceitar um "re-styling", para tambem usar uma expressão "british"!
    Como fez a lagartagem há uns anos ou o arsenal de londres há bem pouco tempo.
    Se tivessemos no nome "sporting" como clubezeco de Marraquexe, aí sim, estava de acordo em mudar. Mas são os resquicios da fundação, e eles não tem culpa.
    Mas o nosso é assim, Vitória Sport Clube, LINDO, UNICO e INCONFUNDIVEL. Deixe-se estar que está bem!
    Dava jeito era começar a dar sentido ao nome Vitória, com vitórias dentro do campo.
    Torcemos por isso,e
    Viva o Vitória Sport Clube

     
  • Às 27 novembro, 2006 12:48 , Blogger JC disse...

    Ora eu concordo. A verdade é que, julgo (a minha memória não pode por razões físicas, ir tão longe) que sempre o nosso vitória foi conhecido por Vitória de Guimarães, logo, vejo vantagens na mudança. Acho até que há alguns sócios e certamente muitos simpatizantes que não sabem que o clube se chama Vitória Sport Clube.
    Não vejo mal nisso, até me parece bem, embora compreenda as razões de quem se opõe. Julgo que não estaria mal, igualmente, mitigar a coisa, com um Vitória de Guimarães Sport Clube... porque não? Quanto ao símbolo é que, peço desculpa, mas não acho que precise de re-styling, é dops poucos que talvez não precise ainda... mas isso são gostos.

     
  • Às 27 novembro, 2006 13:09 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Não me importava nada que fosse acrescentado ao nome que já existe a expressão "de Guimarães".
    Quanto ao símbolo, acho, sinceramente, que é dos mais bonitos que por aí anda. Não lhe tocava.

     
  • Às 27 novembro, 2006 23:34 , Blogger Jeremias disse...

    Concordo com o N'Dinga e o Capitão.
    No simbolo não se deve mexer.É o mais bonito de todos os clubes nacionais e mexer-lhe era,isso sim,descaracterizá-lo.
    Nao deixo de estar de acordo com eles os dois,e também com o Pedro Mendes,na possibilidade de compatibilizar o nome actual com a introdução do "Guimarães".
    Talvez o Vitoria de Guimarães Sport Clube fosse uma boa hipotese.
    Agora o que me parece estratégicamente essencial é que no nome do nosso clubes esteja a palavra (e tudo que ela significa)Guimarães.

     
  • Às 28 novembro, 2006 01:39 , Blogger Vitor Paneira disse...

    O meu voto vai para Vitória Sport Clube de Guimarães.

    Se por um lado poderá haver quem argumente contra, baseando-se numa maior dificuldade de expandir o clube associando-o na sua denominação à cidade - logo dotando-o de um cariz local - eu contraponho com a quase impossibilidade de dissociar o clube e a terra que o viu nascer. Seria apenas formalizar a "união de facto".

    Se tal questão fosse colocada em sede própria, por mim passaria.

    Já quando ao emblema, aí não mexeria. Não vejo como melhora-lo.

    Esperem... Até vejo:

    - Voltemos é a pôr o emblema do Rei no pedestal que é o dele.

     
  • Às 28 novembro, 2006 19:38 , Blogger Maria Manuel disse...

    Desculpe-me Sr. Jeremias, mas não consigo ver a opinião do Capitão para saber em que medida é concordante com ele...não de diga que a euforia é tal que já ouve o "mister" Capitão.

     
  • Às 30 novembro, 2006 16:50 , Blogger JC disse...

    Meu caro Quimera... serão, porventura, efeitos do Pinheiro... o Capitão é o 4.º comentário da lista, logo a seguir ao meu...

     
  • Às 30 novembro, 2006 16:50 , Blogger JC disse...

    Meu caro Quimera... serão, porventura, efeitos do Pinheiro... o Capitão é o 4.º comentário da lista, logo a seguir ao meu...

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page