17.2.05

Equipa B?

Porque este blogue não serve só para ir comentando as incidências dos jogos do fim de semana, lanço aqui hoje o desafio de irmos, periodicamente, discutindo questões de fundo relativas ao nosso clube.
E a questão de hoje é: deveria o Vitória apostar na criação de uma equipa B?

Para não condicionar a discussão, deixo só uns pequenos apontamentos acerca da minha opinião sobre esta questão:
1. O modelo das equipas B em Portugal é, salvos raras excepções, um claro falhanço.
2. A verdadeira lógica que devia presidir à criação de equipas B nunca foi verdadeiramente implementada em Portugal.
3. Só faz sentido a criação de equipas B se houver uma relação custo/benefício que o justifique o que implicaria sempre que o plantel principal fosse fortemente encurtado.
4. Em suma, se fôr para ter uma aquipa B onde os nossos mais novos se limitam a rodar na segunda B sem terem grandes hipóteses de aceder ao plantel principal, o qual conta com mais de 25 jogadores, ou então para pôr os dispensados a jogar, não obrigado.
5. Se for para implementar uma política mais radical de aposta na formação e consequente redução do plantel principal, aí sim estaria totalmente de acordo.

PS - Uma coisa é certa: os jogos da nossa equipa B iriam ter de certeza ter mais assistência que alguns da Superliga.

publicada por Gregório Freixo @ 10:01  

5 Comentários:

  • Às 17 fevereiro, 2005 13:25 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro GF,
    Sou, desde sempre, um defensor das equipas "B".
    Desde o tempo que existiam em Espanha e cá ainda só se começava a falar disso.
    Sobre se o modelo existente em Portugal, para essas equipas, é mau ou bom, não me pronuncio, por desconhecimento.
    Entendo, no entanto que, independentemente disso, o interesse das equipas "B" radica no facto de ser possivel a utilização de jogadores de forma regular, principalmente numa altura importante da sua afirmação enquanto jogadores, concretamente, durante aquele período sempre dificil da passagem do escalão junior para os seniores.
    Como disse, não me vou pronunciar sobre o modelo que por cá existe, digo apenas que me parece que o limite da II Divisão B, para estas equipas, parece razoável (as Ligas são, exclusivamente, para o futebol profissional, e por isso, não é para as equipas "B").
    Agora permitam-me que cite alguns exemplos de jogadores com muita qualidade que sairam directamente das equipas "B", designadamente, no Porto, Sporting e Braga.
    Se repararem do Braga, nos últimos anos, sairam, entre outros, o Tiago, e mais recentemente, o Cícero e o J. Alves.
    No Fcp são pontualmente requisitados para a equipa principal, com convocatória para jogos e até utilização efectiva, o B. Vale, o P. Machado e o Ivanildo.
    E mesmo no Sporting, tem sido utilizado com alguma regularidade o J. Moutinho.
    Todos estes exemplos servem acentuar aquele meu sentimento da vantagem em ter equipas "B".
    Claro que a questão económica é muito importante e, confesso, não sei quanto custa anualmente uma equipa destas.
    No entanto, também entendo que, existindo estas equipas, poderiam as de "Elite" ser obrigadas a ter menos jogadores, sei lá 22/23, e quando necessário, os respectivos planteis seriam "reforçados" com estes jogadores mais novos. Penso que, assim, também seriam poupadoa alguns milhares de euros na composição dos planteis principais dos clubes que, em vez de terem cerca de 30 jogadores, teriam os tais 22/23 e, com isso, seria poupado algum dinheiro.
    Em conclusão: na minha opinião as equipas "B", pelo menos no aspecto desportivo, são desejáveis e, como disse, penso que as mesmas têm trazido mais vantagens que prejuízos aos clubes que nelas apostaram. Por isso, entendo que o VITÓRIA só beneficiava com a criação de uma equipa B.
    E, como diz o Capitão, teríamos muito mais gente a ver esses jogos que muitas equipas na Superliga. Mas isso , para nós, não é novidade, aliás, também acontece nos juniores e no voleibol.
    Mas isso vocês todos sabem.
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 17 fevereiro, 2005 23:08 , Blogger Zahovic disse...

    Bem eu acho que a equipa na situação actual do VITÓRIA, só iria prejudicar o clube, e isto porquê? Era mais uma despesa para os encargos do clube.É preferível que o VITÓRIA, encontre um clube das divisões inferiores onde possa colocar os jogadores. Isto é o VSC faria um protocolo com um clube onde iria colocar os jogadores e um treinador pago e da responsabilidade do nosso clube, por forma a permitir a utilização dos mesmos. Acho que seria muito mais benéfico para o clube.
    Esta equipa teria que estar num escalão nunca inferiorà 2ªB.
    Mas também acho que o VSC deveria ter muito boas relações com um clube da 2ª Liga por forma a colocar os melhores jogadores da formação a jogar. Esse clube poderia ser o Moreirense, ou outro das proximidades, quer eu dizer a começar no próximo ano.
    VITÓRIA SEMPRE

     
  • Às 18 fevereiro, 2005 12:14 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • Às 18 fevereiro, 2005 15:58 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro Pastelão,
    Eu vejo mal e, por isso, uso óculos.
    Tu, apesar de ter bons olhinhos ( ia dizer boa vista, mas já sei que ficavas ofendido e, por isso, modifiquei a terminologia!) penso que também necessitavas deles.
    Onde é que eu, no meu comentário, falo no Césinha?
    Sobre o J. Alves tenho quase a certeza que o mesmo, apesar de vir de Chaves, começou a época na equipa B da "marroquinaria" e, após as boas exibições, passou para a equipa principal. Se estiver errado, desde já, me penitencio.
    No entanto isso não é importante, dado que, de certeza, existem mais exemplos, para além dos que aqui deixei, que confirmam o que defendo.
    Mas, já agora, e porque não o disse anteriormente, também encontro outra vantagem nas equipas B: tornam-se importantes na readaptação à competição dos jogadores, após o período de inactividade, resultante de uma lesão, mais ou menos, prolongada.
    No entanto, descansa meu caro P. BARBOSA, que, a partir de agora, sempre que quiser postar/comentar algo no blog, telefono-te previamente a pedir para me corrigires. Assim ao jeito da censura, como havia no tempo das outras Senhoras.
    Eu bem digo, continuas um saudosista!
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 18 fevereiro, 2005 17:40 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page