10.3.11

as Velhas Glórias (6) - Paquito ...


Francisco José Costa Saura nasceu em Vila do Conde, a 11 Setembro 1960.
Paquito”, como ficou mais conhecido no meio desportivo, é o mais velhos dos três irmãos Saura, que fizeram carreira no futebol. Todos fizeram a sua formação nas escolas do Rio Ave e, apesar de os três terem chegado a vários escalões das Selecções Nacionais, nenhum deles teve a projecção que teve Paquito.
Foi colega de equipa de Quim (que haveria de ser Campeão Europeu pelo FCPorto, em 1986/87) e dos actuais treinadores Mário Reis, Baltemar Brito e… José Mourinho.
Depois de ter representado o Rio Ave durante três épocas, como profissional, Paquito transferiu-se para Guimarães no início da época de 1982/83.
A caricatura representa aquela que terá sido a melhor época de Paquito – a de 1984/85. Foi o seu desempenho nesta época que lhe serviu de trampolim para o FCPorto, e que quase o levou à Selecção Nacional principal. Nessa altura seguiram ainda para as Antas, Paulo Ricardo, Laureta e “Best”. (um promissor guarda-redes, ainda com idade júnior). Em contra-partida, vieram para Guimarães, Cerqueira, Bobó, Costa e… Paulinho Cascavel.
No FCPorto, Paquito esteve apenas uma época, mas apesar disso foi Campeão Nacional e conquistou uma Super-Taça Cândido de Oliveira.
Depois, representou ainda as equipas do Marítimo, Varzim, Beira-Mar, Torreense e Vizela, clube onde viria a pôr termo à sua carreira como futebolista.
Paquito teve 14 internacionalizações, nas camadas jovens, mas nunca conseguiu chegar à equipa principal.

O “alter ego“ de Paquito é uma das Velhas Glórias do D. Afonso Henriques. Paquito e N'Dinga publicaram os seus primeiros artigos a 2 de Novembro de 2004 (2 semanas após a criação deste blogue)…

Fernão Rinada

referências biográficas e fotográficas:
- livro "86 ANOS DE HISTÓRIA DO VITÓRIA SPORT CLUBE"

PRÓXIMA VELHA GLÓRIA: BASAÚLA

(para ver as ex-Velhas Glórias, carregar aqui)

Etiquetas: , ,

publicada por Ibraim @ 16:45  

2 Comentários:

  • Às 15 março, 2011 12:53 , Blogger Saganowski disse...

    Mais uma vez, um excelente trabalho!

    Além da enorme qualidade da caricatura, há que realçar a preocupação pelo desenho do equipamento original. Pormenores só estão ao alcance dos grandes!!! Parabéns!

     
  • Às 14 março, 2013 10:18 , Blogger Paquito disse...

    Excelente!
    Muito bom, bonito, com o pormenor de teres conseguido ver quando foi a primeira vez que o "alter ego" escreveu... obrigado

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page