as Velhas Glórias (5) - N´Dinga ...
Philippe N’Dinga, nasceu na cidade de Kinshasa (ex-Zaire), a 11 de Setembro de 1966.
Por decreto do ditador Mobutu, todos os zairenses tiveram de abdicar dos seus nomes franceses, pelo que N’Dinga se passou a chamar N’Dinga Mbote.
Com apenas 16 anos, já jogava no Ruwensor, da 1ª divisão zairense. Representou ainda oMotema Pembe (Kinshasa), e foi internacional pela selecção nacional do Zaire. A sua tranquilidade morreu no dia em que resolveu assinar pelos rivais do Vita Clube (Kinshasa). A reacção dos adeptos do Motema Pembe foi de tal modo violenta, que N’Dinga se viu literalmente obrigado a emigrar para o futebol europeu.
O seu destino inicial era o futebol francês (Nice), mas as relações privilegiadas de Pimenta Machado com o empresário Valter Ferreira, levaram a que fosse “desviado” para Guimarães, assinando pelo Vitória. Do Zaire, e com N’Dinga, vieram ainda Basaúla e N’Kama. Estava assim a construir-se a fabulosa equipa de 1986/87, comandada por Marinho Peres.
O nome de N’Dinga ficará indelevelmente associado a todos os grandes feitos do clube, durante as 10 épocas que o representou, nomeadamente a brilhante carreira na Taça UEFAdesse ano (quartos-de-final), a final da Taça de Portugal de 1987/88 e a Super-Taça Cândido de Oliveira de 1988 (o único grande título nacional conquistado pelo Vitória), onde inclusivamente marcou o segundo dos dois golos com que derrotamos o FCPorto.
Esta caricatura representa N'Dinga nessa final da Super-Taça.
Ao longo destes 10 anos que esteve ao serviço do Vitória, N’Dinga manteve sempre uma titularidade indiscutível, cumprindo um total de 286 jogos. Ainda hoje é o recordista absoluto em número de partidas efectuadas.
N´Dinga viria ainda a representar, anos mais tarde, o Benfica de Toronto.
O “alter ego“ de N’Dinga, também conhecido pelo “Zairense”, é outra Velha Glória do D. Afonso Henriques. Assinou o seu primeiro artigo no mesmo dia em que Paquito também o fez, a 2 de Novembro de 2004 (2 semanas após a criação do blogue)…
Fernão Rinada
referências biográficas e fotográficas:
PRÓXIMA VELHA GLÓRIA: PAQUITO
Etiquetas: as Velhas Glórias, cartoon, Ibraim
3 Comentários:
Às 04 março, 2011 22:59 , Ernesto Paraíso disse...
Ora cá está uma caricatura de grande nível.
Estes jogadores mais antigos são autênticos ícones da história do Vitória, se bem me faço entender:
Quanto mais antigo, mais história
;)
cumps
Às 07 março, 2011 17:20 , Saganowski disse...
Quanto ao cabelo...'tá igualzinho!
Quanto às qualidades futebolísticas, o "verdadeiro" M'Bote era exímio a meter o pé a bolas a que ninguém chegava! E não precisava de correr muito! Era um grande artista!
Veio acompanhado de outros grandes zairenses, que muito deram a este clube nessa época dourada dos "branquinhos"!
Quanto ao trabalho do "moço dos cartoons", novamente "5 estrelas", como é seu timbre!
Às 04 abril, 2011 18:54 , Anónimo disse...
Estou muito favorecido, é o que é!
Grande Ibraim!!!
Enviar um comentário
Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial