13.12.09

Mercado de Inverno

Numa altura em que me parece que já toda a gente percebeu que com boas (e reduzidas) apostas no mercado de inverno, poderemos abalançar-nos para uma qualificação europeia, era interessante uma reflexão acerca dos locais mais necessitados de refrescamento.

Na Defesa, parece evidente a contratação de um defesa esquerdo.
Uma vez que não foram ouvidas as sugestões deixadas aqui, nomeadamente o Sílvio (21 anos), que se mantém no Rio Ave, como titular, o Tiago Pinto (21 anos), que foi entretanto contratado - claro - pelo Braga e o Ronny (23 anos) que está a jogar, satisfatoriamente como se tem visto, no U.Leiria; tudo jogadores em idades interessantes, pelos vistos acessíveis aos nossos cofres e ainda com desempenhos apreciáveis no actual campeonato.
Cofres esses que, recordo, conseguiram libertar a fabulosa quantia € 300.000,00 para assegurar a contratação desse fantástico jogador, até aí apenas na condição de emprestado, que dá pelo nome de Milhazes... A seguir à venda do Gregory - quanto a mim o melhor negócio de sempre, do lado das vendas - esta "aquisição" do Milhazes figurará certamente como entre os piores negócios da nossa História, do lado das compras. Mas não sou só eu que penso assim! Basta olhar para as opções dos treinadores do Vitória, que preferiram adaptar um defesa direito a defesa esquerdo (Andrezinho), e depois até um central (Sereno) a colocar a titular este magnífico jogador que foi, creio, a contratação mais cara desta temporada. Magnífico!! Já para não falar dessa pérola paraguaia descoberta ainda gostava de saber por quem, e que nenhum treinador arrisca sequer convocar (e parece inclusive já ter abandonado por o Vitória não ter pago o seu passe... não se pode fazer o mesmo com o Milhazes? Ou foi pago a pronto pagamento?).
Mas para esta posição, a dar como verdadeiras as notícias vindas recentemente a público, e a manter-se em vigor (se é que alguma vez existiu) o famigerado protocolo com os lampiões, creio que a solução Jorge Ribeiro (com opção de compra com valores e condições pré-negociados) seria certamente uma boa solução. Permaneceria no plantel o Milhazes, como segunda opção, e o Jorge Ribeiro assumiria o lugar de titular, assegurando o Vitória um jogador que nos traria mais algumas soluções na bolas paradas, como sucedeu com o Paíto aqui há alguns anos atrás.

O Meio-campo creio não estar carecido de contratações de Inverno.
Chamo só atenção, pela pena que disso tenho, das notícias da contratação do Cristiano (Paços Ferreira) pelo PAOK (Grécia). Pena porque há cerca de 3 anos que venho sucessivamente referindo o nome dele como sendo uma contratação que me pareceria interessante para o Vitória (no que venho sendo acompanhado, nomeadamente pelo Jeremias), ainda pensei que a chegada do Paulo Sérgio pudesse dar maiores hipóteses a essa perspectiva, até porque foi um treinador que sempre apostou nele para várias posições do ataque e meio-campo ofensivo.
Esta saída creio ser uma oportunidade perdida para o Vitória.

Por último e quanto ao ataque. Já li na blogosfera que o Douglas apanhou o vírus do Fajardo. Querendo, com piada e inteligência, dizer-se que se tratava de um jogador com qualidades e potencialidades fantásticas, que de um momento para o outro, parece que desaprendeu de jogar.
Com o Fajardo isso aconteceu após a expulsão contra o Braga; até aí e a continuar com o nível exibicional que apresentava, estávamos (em minha opinião) perante um jogador de selecção.
O Douglas tem um motivo menos psicológico (a grave lesão que sofreu), mas ainda assim, a verdade é que este ano está uma sombra do que lhe conhecemos e do que o sabemos capaz. Acresce a isso que o Roberto, com 31 anos e em final de contrato, não parece ser a resposta titular de que precisamos. Quanto ao Santana não me pronuncio por crer ser suficiente aquilo que se tem visto.
Tudo isto para dizer que me parece que, apesar de termos 3 jogadores para a posição de ponta-de-lança, deveríamos contratar alguém para aqui. E devíamos ainda - adianto - emprestar o Santana para a Liga de Honra para jogar e se adaptar melhor, a ver se aquilo que vemos é só adaptação ou é logro mesmo.
Assim, para esta posição, para além dos que sugeria neste defeso, com particular enfoque para o Carlão (sei que se fala no interesse do Sporting, mas temos é que tratar da nossa vida), permitia-me sugerir um novo jogador que me parece bastante interessante e poderá estar em condições ideais de contratação.
O seu nome é Jóbson, tem 21 anos e é o ponta-de-lança do Botafogo (Brasil)
Explico as condições ideais de contratação:
Terminou esta semana o Brasileirão, pelo que estão de férias; o Botafogo conseguiu a muito custo manter-se na 1ª Divisão (venceu o Palmeiras, candidato à Libertadores, na última jornada, evitando a qualificação destes), pelo que de momento não é um dos clubes de primeira do futebol brasileiro; e sobretudo, acabou de ser acusado de doping (mais exactamente cocaína) o que faz com o seu preço venha pela Penha abaixo. Claro que me poderão dizer que um jogador que acusou cocaína é uma aposta arriscada, claro que é! Como o Maradona o era. A questão é que por vezes estas diatribes permitem que clubes da dimensão do Vitória possam aceder a jogadores aos quais em condições normais não conseguiriam aceder. E sem falar em comprar, o Botafogo, depois do escândalo que tem dias, pode estar interessadíssimo em emprestar o jogador para a Europa para o tentar vender. Até porque se trata de um jogador que está no Botafogo precisamente na condição de emprestado (o passe pertence ao Brasiliense), o que ainda mais favorece um tal negócio.
Podem conferir algumas imagens do jogador aqui.
Claro que é necessário conferir a pena a ser eventualmente atribuída ao jogador, mas em função da dimensão da mesma (tudo o que for abaixo de 6 meses é de aceitar) seria sem dúvida uma hipótese a sinalizar.

Em suma, creio que com duas contratações bem feitas (sim, apenas duas), bem ponderadas, de jogadores que ofereçam garantias, para estas duas posições, teríamos plantel para poder aspirar ao lugar europeu. Claro que com a equipa tal como está temos na mesma. Mas teríamos um melhor plantel para perseguir esse desiderato e sobretudo teríamos já em preparação o plantel 2010/11. Que como sempre dizemos, não é em Junho que se prepara.

Etiquetas: , , ,

publicada por Paquito @ 12:41  

16 Comentários:

  • Às 14 dezembro, 2009 16:07 , Blogger Jeremias disse...

    Duas ou três reflexões em volta do post do PAQUITO.
    Quanto aos defesas esquerdos partilho inteiramente da ideia de que o Jorge Ribeiro seria excelente opção.
    Desde que fosse com opção de compra.
    Porque a jogar regularmente,e face ao panorama da posição,corria o "risco" de ir ao Mundial.
    E era o que faltava o SLBluff ainda ganhar com isso.
    O problema é que o jogador parece querer ir para o estrangeiro.
    Em boa verdade também nunca me pareceu um prodigio de inteligência.
    Quanto ao Milhazes penso que não sendo nenhum craque ainda assim faz melhor o lugar do que qualquer adaptado.
    O Mendieta...não conheço!
    Tal como o PAQUITO lamento que não tenhamos contratado o Cristiano.
    Era dos jogadores mais interessantes da nossa Liga.
    Em relação ao Santana Carlos,que me parece melhor do que tem mostrado (andei dois anos a dizer o mesmo do Targino,perante o gozo de algumas Velhas Guardas,e não me enganei assim tanto),acho que o empréstinmo ao Setúbal é boa solução.
    Permite-lhe jogar,na I Liga,e ganhar experiência.
    No final de época se avaliará definitivamente.
    Agora que a opção por contratar um ponta de lança me parece inevitável disso não tenho dúvidas.
    Douglas demora a regressar á boa forma,Roberto já só é alternativa para alguns jogos,Santana vai ser emprestado.
    Não conheço o Jobson mas confirmo que o PAQUITO tem "olho" para estas descobertas.
    Lembro-me de alguns jogadores que ele aconselhou ao Vitória, ainda muito jovens, e que vieram a confirmar-se como excelentes praticantes.
    Paulo Sérgio terá a palavra.
    Mas ,lamento ter de dizê-lo,há opções do nosso treinador que me parecem incompreensiveis.
    Continuar a apostar em Carlitos.
    Esquecer Dinis que ,com Flávio lesionado, bem podia ter uma oportunidade nem que fosse de ir para o banco.
    Ignorar Kamani e ostracizar Jorge Gonçalves.
    E portanto olho com alguma desconfiança para as suas opções em termos de rotatividade dos jogadores e dispensas em Janeiro.
    Porque quem aposta em Carlitos abre um grande espaço a podermos pensar que se engana com facilidade...

     
  • Às 14 dezembro, 2009 22:20 , Blogger Edmur disse...

    Reforços:

    - SERENO (3 milhões de euros)

    - Desmarets ( 1 milhão de euros)

    - Andrezinho ( 1 milhão de euros)

    Quantos reforços poderiamos nós comprar para o ano com 5 milhoes de euros??????????????????


    Enfim, incompetênci parece nao ter limites!!!!!!!!!

     
  • Às 15 dezembro, 2009 10:53 , Blogger Miguel disse...

    Quanto a reforços de inverno acho que a direcção deve apenas concentrar-se num jogador, ou melhor, eu concentrar-me-ia apenas num jogador. Lateral esquerdo. Com mais ou menos dificuldade penso que temos equipa para os objectivos do inicio da época.
    Renovar com os que cá estão seria sem dúvida a minha politica, até porque se se quer começar a construir o plantel do próximo ano é com jogadores que já cá estão e são peças chave, nomeadamente os que referiu o Edmur. No entanto eu acrescentaria um. O Gustavo. Não sei o valor dele, no entanto se ele está cá por empréstimo e temos opção de compra, é um absurdo não exercer essa opção de compra, a não ser que custe 3 ou 5 milhões.

    Se o Milhases vale 300.000 então 700 ou 800.000 serão sempre bem gastos no Gustavo.

     
  • Às 15 dezembro, 2009 10:54 , Blogger Fredrik Söderström disse...

    Antes de mais queria agradecer ao Paquito por mais um excelente post sobre contratações.
    Depois de alguma ausência, imagino que como a maioria, por falta de vontade e animo em escrever fosse o que fosse sobre o VSC, porque ler as noticias já era “sofrer que chegue”, estou de volta para falar sempre da mesma coisa “negócios”.

    Antes de mais, quero reforçar o que tenho vindo a dizer, que no plano actual “um jogador só é interessante se for transaccionável”, isto é, se for possível fazer “negócio” com ele e entre ele e os vários intermediários. Na prática o negócio é interessante se for possível desviar alguns euritos, tal como os casos das transferências fantásticas:
    - Pele: quem comeu metade do valor da transferência? (500 mil euros)
    - Geromel: onde está o dinheiro? (dos 3,5milhões apenas 2,5 foram abatidos no passivo)
    - Milhazes: como é possível pagar-se 300mil euros por aquilo? (quem comeu essa fatia?)
    - Santana: como é possível pagar-se 400mil euros por metade d’aquilo? (quem comeu essa fatia?)
    Por falar em defesas esquerdos…recordo o Alonso (ex-Nacional, agora Marítimo – custo 0), que não veio para o VSC porque não era possível “fazer negocio”…

    Enfim…depois deste desabafo, porque sofro na pele as consequências destes “bons negocios”, acho que precisamos além de um defesa esquerdo, de um central. Recordo que o Sereno no final da época vai pró fcp a custo 0 e o Gustavo volta do empréstimo, isto quer dizer que perderemos os nossos 2 melhores defesas centrais. Se a estes ainda juntarmos o Alencar (que apenas está no vsc por ser filho de quem é, que mero acaso até é empresário de jogadores) e o gajo que está emprestado pelo benfas (cujo nome não sei, nem está no site do vsc…enfim!) Isto quer dizer que ficaremos apenas com o Moreno, e voltaremos a começar uma época sem que os defesas centrais se conheçam minimamente. Se possível eu pagaria os 400mil pelo Gustavo que tem sido uma agradável surpresa (julgo ser este o valor do passe).

    Médios, julgo que neste particular não precisamos de ninguém a não ser que seja um negocio bom (refiro-me a negocio de verdade). Temos 2 organizadores de jogo, temos 3 trincos e 4/5 alas. Compreendo quem disser que o Desmarets sairá no final da época, e que não teremos outros “canhotos”, mas o TT tem dado provas de que pode fazer esse corredor, e será sempre uma questão para resolver no final da época.

    Avançados. Neste particular precisamos de levar o douglas à “Corporation Dermoestética” para fazer uma cura de emagrecimento e perder os 5 quilos que não o deixam mexer, depois deveremos renovar com o Roberto e emprestar o Santana, pelo menos até ao final da época!

     
  • Às 15 dezembro, 2009 16:51 , Blogger Rui Rodrigues disse...

    As contas do edmur são um prodigio. parece os benfiquistas a vender o di maria. é só milhões o problema é que ninguém lhe pega!
    E aos nossos com excepção do sereno também não vejo interessados.
    agora precisamos evidentemente de um lateral esquerdo e de um ponta de lança.
    porque o milhazes não agrada ao treinador e o mendieta parece um flop.
    na frente o douglas e o roberto precisam de concorrencia.
    espero que as dispensas do paulo sergio não correspondam ao que dizem os jornais. porque ficar com o carlitos e despachar o jorge gonçalves só pode ser anedota.
    uma sugestão para juntar ás do médio paquito.
    apostar como ele diz e bem no lateral do rio ave o silvio.
    e porque não tentar contratar o saleiro do sporting que me parece um bom ponta de lança com muita margem de progressão.
    ultima sugestão: o moreira quer sair do benfica.
    o Vitória podia ser bom clube para ele relançar a carreira.
    o nilson não é eterno.
    infelizmente.

     
  • Às 16 dezembro, 2009 11:35 , Blogger CASCAVEL disse...

    Está encontrado o primeiro "reforço de Inverno" para o VITÓRIA.
    Fábio Felicio acabou de assinar um contrato para as próximas 2,5 épocas.
    Isto poderá significar que os dirigentes Vitorianos perderam a esperança na continuidade de Desmarrets.
    Sobre o F. Felicio tenho a ideia de ser bom jogador, principalmente no tempo de Leiria.
    Jogador bastante rápido, que joga no meio campo do lado esquerdo, como interior ou extremo, bom nas bolas paradas e nas assistências para os avançados.
    É verdade que depois do Leiria e Marítimo jogou no Estrangeiro (pelo menos Russia e Grécia) e não se ouviu falar muito dele.
    Vámos lá ver se é confirmado em Guimarães o seu valor.

     
  • Às 16 dezembro, 2009 12:30 , Blogger Me disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 16 dezembro, 2009 12:39 , Blogger Me disse...

    JORGE RIBEIRO -Emprestados não. Que vá buscar um à 2ª Liga. TIAGO PINTO além de ser dos marroquinos não joga. E só tu deves ver "a jogar satisfatormente" qualidade no RONNY. É que ele passa 80% do tempinho dele no banco.

    CRISTIANO - Gandulos não. Já temos alguns no plantel e tomaramos nós despachá-los. Se o acompanhas há 3 anos já devias saber a peça que ele é. Já te esqueceste do craque que ea o BENACHOUR ? Pois, mas só treinava e jogava quando queria.

    JOBSON - Drogados não. Mais ainda, como é que conseguiste essa proeza de comparar este jogadorzeco ao Maradona ???????

    Por tudo isto, as tuas reflexões e o teu post saíram totalmente ao lado. Podes mudar o nome de Paquito para Douglas...

     
  • Às 16 dezembro, 2009 17:50 , Blogger Jeremias disse...

    Do Fábio felicio tenho boa opinião.
    È um flanqueador nato que também sabe jogar em terrenos mais interiores.
    E é português.
    O que traz sempre alguma satisfação.

     
  • Às 16 dezembro, 2009 20:39 , Blogger Edmur disse...

    Caro Me ( desconheço este craque da historia do Vitoria, mas nao os posso conhecer todos),

    O facto de a sua opinião não ser coincidente com a do Paquito nao dá o direito de dizer que passou ao lado. Eu pessoalmente concordo com tudo o que foi dito, excepto com o Jobson simplesmente por nao o conhecer. certamente serás um dos que aplaude o Nuno assis aos domingos, e se bem me lembro tambem teve um caso qualquer com Doping.

    Para o Rui Rodrigues, tens razão pá, realmente é melhor dar 300 000 pelo milhazes, 150 000 pelo mendieta, 400 000 por meio santana. Realmente o desmarets e o andrezinho nao valem 1 milhao ao pé destes colossos. Ou será que o Vitoria é muito bom para quem vende, e fabuloso para quem cá vem comprar??? realmente, a incompetência tem limites, a todos os níveis

     
  • Às 16 dezembro, 2009 20:41 , Blogger Edmur disse...

    Sobre o fabio felicio, nós devemos ter um fetiche qualquer por jogadores que nada dao no Leste. A ver se temos melhor sorte, pois a julgar pelos últimos, como milhazes, cicero e até mesmo custodio.....

     
  • Às 16 dezembro, 2009 23:31 , Blogger Paquito disse...

    Queria agradecer as simpáticas palavras do Me (porventura alcunha do Me...ndieta) e atenção que dedicou ao meu post.
    Realmente, o Mundo andaria mal era se toda a gente achasse o mesmo. Tem que haver gente a pensar coisas diferentes se não isto seria uma monotonia. E também há-de sempre continuar a haver gente que se entretém a destruir, sem a correspondente preocupação na contribuição.

    Imagino ainda que o caro "Me" me conheça pessoalmente atendendo o tratamento optado, de todos os modos, registei que quanto aos defesas esquerdos, optou por nomear, apenas, aqueles de que discordava. Devo presumir então, no silêncio, uma concordância com o Sílvio. Concordância silente pois claro, porque para concordar nunca há quem erga a voz. De resto, discordamos apenas. Prefiro um bom emprestado, se houver condições pré-negociadas de continuidade. Como poderia ter sucedido com o Alan. Sou contra os emprestados se for para virem rodar.

    Vejo que bem conhece o Cristiano, porventura pessoalmente, que como bom gandulo que é assegurou a titularidade no Paços ao longo de todos estes anos, e até - aparentemente - conseguirá ir para o PAOK. Tirando aquele defesa esquerdo que foi para a Roma, não serão muitos os jogadores do Paços de Ferreira a ter percursos desta natureza. Achei piada ainda assim à comparação com o Benachour, que apesar de manhoso, ainda foi dos melhores jogadores que por cá passou, ainda que reconheça que só jogava quando queria.

    Quanto ao Jóbson, aprecio a facilidade com que o caro "Me", mesmo desconhecendo, ou parecendo desconhecer, absolutamente de quem se trate, ou o seu percurso, logo se prontifica a criticar a comparação com o Maradona. Aí, caro "Me", tem razão. Eu fiz uma comparação que me escusei de explicar com maior detalhe atenta a média das velhas glórias que costumam ler e contribuir, dito de outro modo, pensei que seria suficientemente perceptível para quem o lesse. Penso que se o caro "Me" cuidou que eu tentava comparar, como jogadores, o Maradona ao Jóbson, então tem razão na qualificação que fez do meu post, ele passou-lhe mesmo ao lado.

    Por último dizer apenas que o tópico de reflexão que procurei trazer foi o Mercado de Inverno e as áreas do terreno em que o Vitória deveria apostar.
    Eu identifiquei duas: um defesa-esquerdo e um ponta-de-lança.
    Outros identificaram outras. Era essa a discussão.
    Eu é que tenho o hábito (admito que um tanto irreflectido) de partilhar "publicamente" alguns jogadores que assinalo ou acompanho, apenas para os pôr à discussão no universo vitoriano.
    Não tenho a pretensão de que ser grande olheiro, sou apenas mais um vitoriano que gosta de ver futebol e acompanhar percursos de alguns atletas e que o tempo que perde com o seu clube - para além de ir ao futebol - é dar alguns singelos contributos ao invés de apenas criticar os dos que igualmente o façam.

     
  • Às 17 dezembro, 2009 00:19 , Blogger Rui Rodrigues disse...

    Cá pra mim ME devem ser é as iniciais de MErda face ao que ele tem escrito.
    É mais uma ave de arribação que aparece neste blog a querer ensinar quem sabe mais a dormir do que ele acordado.
    Quanto ás contas do dianteiro Edmur não vale a pena discutir com ele porque agora até a proveniência geográfica parece ser defeito.
    Se calhar o Saganowski não era de Leste era das Caxinas.
    E convém não esquecer o pormenor das idades. mendieta e santana ainda tem muito para andar enquanto o desmarets já tem menos.
    grave foi deixar-se o sereno tanto tempo a ganhar mal.agora vai de borla mas nada se pode fazer.

     
  • Às 17 dezembro, 2009 10:08 , Blogger Fredrik Söderström disse...

    Infelizmente confirma-se o que tinha dito…o Sereno vai mesmo para p fcp e o VSC fica a vê-lo passar...se tivéssemos renovado há 2 anos, logo depois de ele ter feito uma época fantástica ao lado do Geromel, a esta hora estaríamos a receber 3/4 milhões.
    Esta noticia cria um novo problema, na eventualidade do VSC não exercer opcção sobre o Gustavo, recordo o meu post anterior em que falei do problema dos defesas centrais, é que nos arriscamos a perder os 2.
    Quanto ao Felício, confesso que desconheço, mas o que significa é que o Desmarets vai mesmo embora.
    Com a “perda” do Desmarts chegamos a dois maus negócios só esta época, porque não custava nada renovar com ele e pagar-lhe mais durante 1/2 ano, sendo que no final o poderíamos vender por 500.000 euros ou 1 milhão já que ele tem muito mercado em França. Sei claro, que isto envolve riscos e que o VSC nesta fase nem consegue pagar o que deve…mas julgo que pelo menos no caso do Sereno seria de arriscar, porque tiraríamos sempre lucro da diferença de custos.
    Mas segundo o Milo vê mais 2...espero um central e um avançado, atendendo a que dispensaremos um central e um avançado, e assim equilibraríamos as contas.
    Resta esperar pelas cenas dos próximos capítulos.

     
  • Às 17 dezembro, 2009 23:07 , Blogger Me disse...

    Paquito: observaste bem, dos laterais esquerdos, o Sílvio agradava-me sim senhor. De resto mantenho a minha opinião, gostes ou não gostes.

    Rui Rodrigues: Se não consegues viver com a opinião dos outros, vai-te encher de moscas.

     
  • Às 18 dezembro, 2009 18:27 , Blogger Miguel disse...

    De vez em quando tenho escrito uns comentários mas nunca identificado como velha glória apesar de assinar com o nome. (Joguei numa das melhores equipas de sempre do Vitória, mas nunca fui uma referencia. joguei em 85/86 e 86/87 com o Jesus, Costeado, Basílio, Nascimento, N´dinga, Basaula, N´kama, Admir, e o Paulinho Cascavel)

    Tenho umas reflexões.
    1º desestabilizar é muito mais fácil do que contribuir.
    2º o Desmarets não vai renovar.
    3º o Vitória só compra e custo zero
    4º só vende a custo zero
    5º alguém tem que ficar a ganhar.

    Cumprimentos,

    Miguel

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page