12.5.09

o MEU "treinador para 2009/200010"...



Eu não sou ingrato, por natureza.
Ficarei sempre reconhecido a Manuel Cajuda por tudo aquilo que de bom ele fez no Vitória. Pegou no clube quando este quase caía no abismo, trouxe-o de volta ao SEU campeonato e lançou-o a um nível onde nunca antes tinha chegado.
Aquilo que aconteceu depois disso, foi uma trapalhada completa, mas que, apesar de tudo, jamais me fará esquecer os seus feitos do início.
E, por isso, estou e estarei sempre grato a Manuel Cajuda.
Espero sinceramente que tenha a hombridade suficiente para que consiga sair do clube, com a máxima dignidade.
Porque o seu tempo no Vitória está claramente esgotado.
E é aqui que eu estou em completo desacordo com o nosso Capitão.
Para mim, a história de Cajuda no Vitória… já terminou.
A hora é de mudança.
De mudança para alguém que sinta o clube, e que possa trazer mais alma ao plantel.
Eu quero um homem da casa!
Sei que não irá ser fácil, pois todos nós conhecemos o carácter intolerante da nossa massa associativa para com os da casa.
Mas, para mim, para o Vitória, quero alguém que sinta o meu clube, alguém que em nenhuma circunstância, venha dizer que é adepto de outro, e muito menos nas vésperas de um jogo contra esse mesmo clube.
Quero um treinador com créditos firmados, que seja capaz de jogar com os “estarolas” de olhos nos olhos, de peito aberto, a jogar o jogo pelo jogo, sem autocarros nem anti-jogo.
Para mim, o MEU treinador (e que em boa verdade já foi mesmo meu treinador)… é o Manuel Machado...

Etiquetas: , , ,

publicada por Ibraim @ 22:54  

12 Comentários:

  • Às 13 maio, 2009 00:01 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Não estamos de acordo, manifestamente. Custa-me muito ouvir esta história do "Cajuda é excelente, fez um trabalho espectacular, estou-lhe eternamente grato... mas tem de ir embora."
    Os argumentos dos que defendem esta tese variam muito, e o do Ibraim tem a ver com o facto de Cajuda não sentir o clube e não ser o homem da casa.
    Sinceramente não acho que isso seja critério para seja o que for.
    Acima de tudo, o nosso treinador tem é de ser bom! Por acaso, o nome sugerido pelo Ibraim preenche perfeitamente esse critério.
    Simplesmente, seguindo o perfil traçado pelo Ibraim, ou vem ele ou não vem mais ninguém. Por outro lado, não sei qual a situação de MM, mas se está comprometido com o Nacional, é esquecer. E se o que se pretende é alguém ousado e que não seja defensivo e não use autocarros, com MM vou ali e já venho...

     
  • Às 13 maio, 2009 00:28 , Blogger Ibraim disse...

    Pois é, caro Capitão, mas a mim o que me custa mais não é o facto de ele ser benfiquista, nem tão pouco de não ser vitoriano.
    Aquilo que mais me custa é que as pessoas não sejam honestas umas com as outras.
    Já estou cansado da postura de Manuel Cajuda e da falta de frontalidade que demonstrou (à exaustão) ter connosco, ao longo de toda a época.
    Acredito que o tempo de Cajuda acabou porque perdeu a confiança de uma grande parte da massa associativa, e seguramente a minha.
    Tive a oportunidade de demonstrar publicamente a minha solidariedade com Cajuda, enquanto ainda acreditava no discurso com que ele nos enganava.
    Mantive-me com Cajuda enquanto acreditei nisso.
    Não é pelas suas capacidades técnicas, e muito menos pelo facto de ser benfiquista, que considero estar terminado o seu ciclo no Vitória.
    É uma questão de honestidade e de confiança, ou da falta delas...
    Para mim, é a altura de mudar, e já que se muda, que se dê preferência a alguém que tenha estas virtudes e as características de que falei e que para ti parecem não ser importantes.
    Mas, quando escrevi este artigo, não o fiz numa posição fundamentalista.
    Um outro nome que também me seria muito simpático, seria o de Marinho Peres, que já conhece os cantos à nossa casa, e que tem uma aura que nos poderia ser muito benéfica.
    Quanto a Manuel Machado, também não faço a mínima ideia se será exequível a sua vinda.
    Não faço ideia. Aquilo que eu digo é que, se se puder escolher, a minha opção seria mesmo o Manuel Machado...

     
  • Às 13 maio, 2009 01:00 , Blogger Miguel disse...

    Só uma pequena nota. O Cajuda não trouxe sozinho o Vitória para a primeira. Devemos então estar igualmente, eternamente gratos ao Milo e ao Reinaldo Teles. Há ainda um clube ao qual deveríamos estar eternamente gratos mas o nosso credito já esta saldado com o Rio Ave, que os ajudamos a não descer.

    Por mim estou 100% pela opção Manuel Machado, sempre gostei dele e até ver ainda não me deu motivos para que deixasse de gostar. Se acredito que ele vem? Não, nem pensar, não somos região autónoma!

    O que acho que vai acontecer relativamente a este assunto é.... NADA até meio da pré época.

     
  • Às 13 maio, 2009 11:23 , Blogger Ernesto Paraíso disse...

    Entendo que não podemos "surfar" sempre nas ondas do nosso ânimo, porque os altos e baixos sucedem-se inexoravelmente:
    E como a um alto se sucede sempre um baixo, o sentido das nossas decisões estaria sempre a alternar e a apontar para direcções opostas.

    Qualquer treinador que para cá venha há-de ter (espera-se) momentos de euforia e momentos de desilusão; é a lei da vida; mas temos que ver para além disso.

    O estilo de Cajuda é discutível. Muito discutível. A sua verbalização é controversa. E irritante, digo eu.
    Mas sempre foi assim.

    Ou seja, nunca fui um incondicional do homem, assim como agora não quero varrê-lo para o caixote do lixo.
    Se achamos que é um treinador consistente, que conseguiu (com mérito) levar o Vitória onde levou, não vejo qualquer motivo para pensar agora o contrário.

    Por isso, e em resumo, o meu voto vai (apesar de tudo) para Cajuda.


    Em relação às preferências clubísticas de cada treinador isso tem que ser, obviamente, irrelevante, sob pena de ser impossível as transferências de treinadores.

    Mas mesmo isso não seria factor decisivo, porque do vitorianismo de Manuel Machado, estamos conversados

     
  • Às 13 maio, 2009 11:42 , Blogger Ibraim disse...

    Caro Ernesto Paraíso,
    Claro que as preferências clubísticas do treinador não são (nunca foram e nem hão-de ser) para mim, factor decisivo para a sua contratação ou despedimento.
    O que não se pode tolerar é que dessas preferências façam sistematicamente alarde.
    Mas, aquilo que para mim é realmente inaceitável é manter um treinador que já demonstrou não ser de confiança.
    As posições que tem assumido ao longo de toda esta época são, na minha opinião, incompatíveis com a sua continuação.
    Como podemos nós voltar a confiar numa pessoa que nos enganou da maneira que ele o fez?...

     
  • Às 13 maio, 2009 11:46 , Blogger José Manuel (Nelo) disse...

    Ver um vitoriano a falar que "Há ...um clube ao qual deveríamos estar eternamente gratos mas o nosso credito já esta saldado com o Rio Ave..." dá-me cá uma revolta.

    Se os nossos andam de olhos pouco atentos, não podemos evitar que os outros digam as atrocidades e barbaridades que dizem.

    guisnake

     
  • Às 13 maio, 2009 12:16 , Blogger Jeremias disse...

    Curiosamente o Manuel Machado também foi meu treinador mas noutra modalidade que não o futebol.
    Considero-o um bom técnico e que já serviu bem o Vitória durante muitos anos.
    Neste momento, por razões várias,também preferiria um treinador estrangeiro que visse o nosso futebol de uma perspectiva diferente.
    Mas tanto quanto sei o lugar ainda não está vago e Cajuda tem contrato com o Vitória por mais um ano.
    Porque se tivesse perspectivas reais de ir para outro lado já o seu diligente assessor de imprensa José Marinho (é...mais uma "gentileza" de Cajuda para com a direcção do clube)teria dado pública nota disso.

     
  • Às 13 maio, 2009 17:35 , Blogger Unknown disse...

    Eu, pessoalmente, preferia um treinador que gostasse de futebol (estou como o capitão, o Vitória não pode ser uma equipa de autocarro, que é a especialidade do Sr. Prof....), sim, eu era um dos (que me lembre muitos mesmo) que, na época em que ele nos levou à UEFA, lhe berrava todos os dias por causa das vitórias por 1 a 0, no último minuto... isso não é futebol, bolas...

     
  • Às 13 maio, 2009 19:15 , Blogger Ibraim disse...

    De facto, o Manuel Machado deve ser mesmo um treinador obsessivamente defensivo, e eu é que estou a ver mal o problema.
    Aqueles 45 golos que a equipa já marcou, nos mesmos 27 jogos em que o Vitória de Cajuda apenas marcou 29, e que faz do Nacional apenas o 3º melhor ataque do campeonato (somente com menos 3 golos do 2º), devem ser resultado de uma alucinação colectiva.
    E quanto às vitórias no último minuto, de facto é muito melhor sofrer os golos que acabam por nos derrotar consecutivamente, a meio dos jogos, porque assim sempre sofremos menos.
    Vocês desculpem lá, mas essa argumentação...
    E com esta, encerro a defesa da minha escolha, em primeiro lugar porque é apenas a minha opinião, e depois porque de facto ele não me passou nenhuma procuração para o efeito.
    Mas a minha escolha, continuará a ser a mesma...

     
  • Às 13 maio, 2009 20:30 , Blogger Ernesto Paraíso disse...

    Independentemente de, NESTE MOMENTO, não ver motivo para substituir o Cajuda, parece-me muito improvável que MM pudesse ser contratado pelo Vitória.
    O seu futuro imediato está obviamente no Nacional, ou no Porto.

    Digo eu...

     
  • Às 14 maio, 2009 11:29 , Blogger Tiago Dias disse...

    Vitórias 1 a 0? E quando conseguimos o ano passado o 3º lugar, diga-me quantas vezes ganhamos pela diferença mínima, ou melhor as vezes que não ganhamos pela diferença mínima. Foram só 3. Naval, Sporting e Estrela da Amadora. A Cajuda só devemos a subida de divisão,porque o campeonato do ano passado foi normal (53 pontos) e muitos jogos ganhávamos porque tinhamos uma grande dupla de centrais, porque ele punha logo a equipa a defender, mal marcava o golinho. Quantas vezes ganhamos 1-0, mas não foi grças a Cajuda, foi a Nilson, Geromel e Sereno. Este ano passou a vida a fazer o mesmo, como os centrais não eram tão bons, já não chegamos às competições europeias, que com o nosso plantel, foi visível, por alguns jogos, que era perfeitamente possível lá chegar, não fossem as "Cajudices". O Olhanense ficava-te bem.

     
  • Às 14 maio, 2009 13:18 , Blogger Unknown disse...

    Opiniões são como as cerejas...
    Eu não gosto da criatura, nem do futebol que vi o Vitória praticar com ele ao leme (e volto a insistir, não era só eu, era geral, pelo menos na minha bancada) e muito menos (já que esse também tem sido um argumento anti Cajuda) do discurso, marcado pela tentativa constante de erudição bacoca, com neologismos à mistura.
    Não gosto, pronto! Acho-o fraquinho, que quereis?

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page