11.5.09

O MEU "TREINADOR DO VITÓRIA ÉPOCA 2009/20010"



Já há muito que ando para escrever alguma coisa sobre o (ainda) treinador do Vitória, sendo que o post do Capucho (que penso que tem sido confundido como desejo do autor quando me parece ser uma espécie de inside trading) me animou a fazê-lo. Porque isto de falar do Vitória anda difícil...

A primeira questão que temos que colocar quanto a Manuel Cajuda é esta: ele é ou não é um bom treinador de futebol?

Quanto a isso sou categórico: acho Manuel Cajuda um grande treinador. Só um grande treinador pega numa equipa em frangalhos e abaixo do meio da tabela da segunda liga e, em meia época, a faz regressar ao escalão principal; só um treinador excelente pega num plantel de qualidade mediana e o leva ao terceiro lugar do campeonato no ano seguinte; só um bom treinador faz os trabalhos que ele fez no Braga, Marítimo e Leiria.

Então se temos um bom treinador, porquê mudar?

Desde sempre que defendo que a estabilidiade é um valor essencial para que um clube atinja os seus objectivos, pelo que só um motivo forte me levaria a ser da opinião de que devíamos avançar para outro técnico.

Dir-me-ão que haverá outros motivos para o técnico ser dispensado, designadamente alegadas más relações deste com a direcção. Todavia, quanto a isso, apenas posso ter opinião com base em factos e não com base em boatos. Ora, a esse respeito, só ouvi boatos, pelo que em nada muda aquilo que penso.

Dito isto, não se pense que para mim Cajuda é perfeito. Nada disso. Acho que tem, às vezes, um discurso errático e pouco consistente. Acho ainda que as responsabilidades pelo insucesso desta época também são suas, que mais não fosse pelo facto de ter caucionado as opções da Direcção quando não lhe era exigível que o fizesse.

Agora, isso é suficiente para apagar da minha memória tudo o que ele fez no passado? Isso chega para que eu considere que o tempo dele acabou (seja lá o que isso for)? De maneira nenhuma.

Continua a ser o meu treinador.

publicada por Gregório Freixo @ 23:30  

9 Comentários:

  • Às 12 maio, 2009 03:38 , Blogger José Manuel (Nelo) disse...

    O Cajuda-técnico é, sem dúvida, um bom treinador. Mas o Cajuda-profissional, que tem um contrato com o VSC, tem sido um péssimo profissional na época presente. São incontáveis as situações de justa causa para lhe dar guia de marcha. Tenha sérias dúvidas se não se deveria sacrificar a tão propalada estabilidade do comando técnico, sob pena de manter-mos um timoneiro-poeta-verbal, em vez de um verdadeiro lider de balneario.

     
  • Às 12 maio, 2009 11:34 , Blogger Saganowski disse...

    Mais uma vez o nosso Capitão foi demolidor!
    Não vale a pena andarmos aqui a especular ou a criar faits divers, boatos.

    O Vitória precisa de estabilidade no campo!
    Nos tempos do outro senhor, havia estabilidade directiva, mas quase todos os anos havia um treinador novo.

    Com esta direcção temos o mesmo treinador há mais de 1 ano e meio e temos os resultados que todos sabemos! Acertou muitas vezes, mas também errou. E daí? Quem de nós é que no seu trabalho, todos os dias, não está sujeito a errar??? Médicos, advogados, professores, contabilistas, engenheiros, gestores, economistas...todos, sem excepção, estamos sujeitos ao erro!

    Os grandes clubes mantêm os seus treinadores durante muito tempo porque sabem que a medio-longo prazo os resultados vão compensar. Cito apenas 2 exemplos que, apesar de serem de outra liga, servem para aqui de exemplo: Manchester e Arsenal.

    Dir-me-ão que estou a comparar realidades incomparáveis, mas uma coisa vos digo: se queremos chegar ao topo, temos de fazer como os de topo! É tudo uma questão de mentalidade!

    Deixem o homem trabalhar e emendar os erros que ambos (direcção e treinador) sabem que fizeram no ano passado!

    Porque eu, tenho aquela inabalável fé vitoriana do "para o ano é que vai ser!".

    E que assim seja!

     
  • Às 12 maio, 2009 15:30 , Blogger Jeremias disse...

    Curvo-me,respeitosamente,perante tanta fé e convicção patenteadas pelo GREGÓRIO e pelo SAGANOWSKI.
    Que não partilho.
    Porque concordando com eles no plano dos principios,que está correctissimo,desejo ter no Vitória um treinador que queira estar no clube.
    E não um treinador que passou meses,por palavras e actos, a tentar provocar uma rescisão que lhe permitisse embolsar uns milhares de euros e partir tranquilamente para outro destino.
    Espero,um dia,ter no Vitória um treinador como Ferguson ou Wenger (para usar o exemplo do nosso polaco)que esteja vinte anos no clube.
    Mas que em cada ano deseja ainda mais estar do que no ano anterior.
    Que faça do Vitória primeira prioridade e não ponto de passagem para um sonho que nunca se cumprirá.
    Que nos dê vitórias,alegrias,esperança de termos cada vez mais e melhor e não discursos a recordar-nos onde estavamos quando para cá veio (como se algum vitoriano esquecesse)e a afrontar-nos com o seu amor ao Benfica.
    Como vitoriano estou ,e sempre estarei, grato a Cajuda pelo que fez pelo Vitória.
    Mas fê-lo profissionalmente,sendo remunerado no âmbito de um contrato livremente assinado, e isso não implica "casamento eterno".
    E neste momento entendo que há mais vantagem em separarmos caminhos do que em dar continuidade a uma relação que me parece não ter como dar certo.
    Mais vale separarmo-nos a bem agora do que de forma traumática daqui a uns meses.

     
  • Às 12 maio, 2009 16:25 , Blogger Unknown disse...

    Estou contigo Capitão!
    Se há um mal-estar tão grande entre a direcção e o treinador que implique não poderem continuar o caminho juntos, repito, que vá embora a direcção (e que leve o Vasco Santos e metade das suas compras)!

     
  • Às 12 maio, 2009 16:40 , Blogger Capucho disse...

    Bom, pela vontade do Gregório O cajuda fica cá por 18.000 anos...

     
  • Às 12 maio, 2009 17:05 , Blogger Saganowski disse...

    O nosso Decano, no seu discurso, falando de Cajuda, usou a frase "Que faça do Vitória primeira prioridade e não ponto de passagem para um sonho que nunca se cumprirá."

    Nisso o Decano tem razão: parece que o Benfica já tem treinador, no caso de Quique sair! É que os "Protocóis" não contemplam treinadores...

     
  • Às 12 maio, 2009 17:34 , Blogger CASCAVEL disse...

    Como já anteriormente o disse, na minha opinião o VITÓRIA, para o ano, devia contratar outro treinador.
    De preferência Estrangeiro, a quem os "grandes" não intimide, como por ex. sucedeu com o Marinho Peres, na primeira vez que chegou a Guimarães.
    Os de cá, por uma razão ou outra, são demasiadamente subservientes a esta gente e isso, para além do nojo que mete, normalmente só nos prejudica.

     
  • Às 13 maio, 2009 00:17 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Vamos lá a argumentos contra a permanência de Cajuda:
    1. Não é líder de balneário (Nelo). Sou sensível a alguns argumentos mas a este decididamente não. Se há coisa que sempre ressaltou do trabalho de Cajuda é que os jogadores estão com ele. Nunca a sua liderança foi posta em causa e a simbiose com o plantel foi sempre o seu maior trunfo e quiçá o factor decisivo das épocas passadas.
    2. Cajuda quer ir embora (Jeremias). Das duas uma: ou isto o Jeremias sabe através das tais fontes vitorianas (que jorram muito, mas nem sempre água potável...) e aí não posso dizer nada porque não sei; ou se trata de dedução do Jeremias e aí sinceramente não me parece. Cajuda quereria ir embora porque carga de água? Cajuda não anda nisto há dois dias e não é burro nenhum, pelo que sabe muito bem que a sua ida para um grande é uma impossibilidade. Se isto é assim, porque raio quereria ir para outro clube? Há clubes portugueses disponíveis melhores que o Vitória? E se tivesse uma proposta milinonária do estrangeiro esse clube não indemnizaria o Vitória sem problemas? Não percebo.
    3. Cajuda afronta-nos com o seu propalado amor ao Benfica (Jeremias) e é subserviente aos grandes (Cascavel). Também não gosto que Cajuda sempre que vai jogar com o Benfica venha dizer a mesma coisa. Mas isso é motivo para não servir? Sejamos claros: este ano qual foi o único estarola a que o Cajuda ganhou?
    Enfim, a minha opinião não nasce de uma questão de fé, nem de idolatria pelo Cajuda. Nasce simplesmente de ser coerente com o que sempre defendi. Mais nada.

     
  • Às 13 maio, 2009 12:34 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Ando a trabalhar de mais... só agora percebi que o título deste post tinha um lapso de escrita que influenciou os títulos dos posts subsequentes...
    Mas agora... fica assim.

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page