23.8.08

PRÉ-TEMPORADA: BALANÇO

Após a entrada no campeonato, creio que é chegada a hora de um balanço.
Que pretendia fazer antes deste jogo apenas não o tendo logrado fazer por falta de tempo.

O jogo de hoje
Acho apesar de tudo que não foi mau. O resultado não é bom, mas reconheçamos que é lisonjeiro para o Setúbal, que fez um remate e marcou um golo. Acontece. Mas tendo em conta aquilo que verdadeiramente nos interessa (o jogo de 4ª feira), já gostei imensamente mais de ver o Vitória hoje do que contra o Basileia. Jogamos, criamos oportunidades, trocamos a bola, já senti uma equipa em campo, coisa que contra o Basileia…
Apesar de não termos tido a desejada vitória, posso dizer que a exibição me deixou mais confiante para o jogo de 4ª feira.

As contratações
Não é já altura de (eventualmente) criticar os que entraram. Já cá estão, são nossos, são os melhores. Mas vamos perfeitamente a tempo de reflectir sobre o timing com que se fizeram as coisas.
Parece-me claro (e quero dizer isto em antevisão) que para um clube que joga nesta eliminatória o momento mais importante e decisivo da sua História as coisas foram manifestamente mal preparadas.
Não contratamos “o” substituto do Geromel (para além do Gregory que já não vinha nessa condição), como dissemos que faríamos.
Contratamos os substitutos do Ghilas e do Alan (cujas saídas eram relativamente previsíveis, um porque esteve todo o ano em negociações e o outro devido à sempre incerta condição de emprestado, com dispensa sempre dependente de outro treinador portanto) a uma semana da 1ª eliminatória de acesso à Champions.
Creio, sem grandes dúvidas, que a época não foi preparada da forma programada, antecipada, calculada, enfim, da forma profissional que o Vitória merecia.
Sobretudo, que as circunstâncias mereciam, porque quero crer que esta preparação e o timing das contratações serão bastantes para fazer uma época tranquila ou até ao nível da anterior. A diferença de análise que aqui temos (e que já sabíamos) é que antes do Agosto terminado temos o principal da nossa época feita, temos a eliminatória mais importante da História do Vitória já jogada.
Por isso não compreendo a extrema impreparação do jogo da passada 4ª feira.
É óbvio que eles estão mais adiantados na preparação e isso foi evidente, mas isso não pode servir como desculpa, pois já sabíamos que as coisas seriam assim há muito tempo. Tivemos tempo para começar a pré-época mais cedo, criar uma rotina de jogos semanais há mais tempo, tudo o que fosse necessário para que nos pudéssemos apresentar na pré-eliminatória da Champions num nível muito próximo do nosso melhor, e não como sucedeu, num nível inferior ao que vimos na Liga de Honra.
É certo que o Vitória pode passar a eliminatória. Tem todas as condições para isso, e eu – como creio que todos nós – acredito nisso. Mas há um risco de isso não vir a suceder que é maior do que aquele que deveríamos correr se tivéssemos feito as coisas como se impunha e programado tudo com tempo.

As contratações futuras
Considerando o melhor cenário, aqueles que todos pretendemos que é o apuramento para a Champions League, eu julgo (e não por que alguém mo tenha dito) que as contratações que todos sentimos fazerem falta à equipa para poder apresentar um nível minimamente decente para honrar o seu passado e não fazer fracas figuras na Liga dos Campeões, vão aparecer nos 3 dias que separam a data do 2º jogo da data limite para inscrição de jogadores no campeonato.
Isto porque, numa medida que, a confirmar-se, merece os meus elogios, tenho a impressão que a Direcção está à espera do (eventual) apuramento para, então sim, poder apostar mais forte do ponto de vista financeiro. Para então sim, ir buscar um defesa central de craveira e um extremo (direito) que nos ofereça garantias.
Como foi dito pelo Cajuda. Com juízo. E o juízo impõe, por um lado, que não entremos em loucuras financeiras, mas por outro, que nos saibamos preparar devidamente para apresentar uma equipa capaz de lutar pelos pontos na fase de grupos, tendo em conta os adversários que vamos ter. É que por muito futuro que possa um jogador ter, não é expectável que um atleta do J.Maluccelli ou do Criciúma esteja preparado para entrar num Nou Camp para fazer um grande jogo.

A ser assim, a Direcção terá apostado correctamente a meu ver. No timing certo.
Não havia era necessidade de correr tantos riscos com a preparação dos outros que já cá estavam e com os quais se sabia antecipadamente se iria jogar a pré-eliminatória.

Esperemos que corra bem.
Esperemos que o risco corrido não venha a pender a nosso desfavor.
Todos esperamos.

Etiquetas: , ,

publicada por Paquito @ 03:00  

10 Comentários:

  • Às 23 agosto, 2008 10:39 , Blogger SicGloriaTransitMundi disse...

    Amen, com um senão...
    Se tivessemos uma melhor equipa a tempo da 1ª mão, podíamos ir à Suiça já com a eliminatória ganha...

    Mas esperemos que, mesmo assim, consigamos o acesso.

     
  • Às 23 agosto, 2008 18:53 , Blogger CASCAVEL disse...

    Ontem jogámos bem melhor do que contra o Basileia e só não ganhámos o jogo por manifesta infelicidade, contra uma equipa que não fez rigorosamente nada, mesmo quando se encontrava a perder, para levar pontos de Guimarães.
    Como tantas vezes acontece no futebol Português as equipas sem fazerem nada por merceer lá vão conquistando "pontinhos".
    Foi pena este desperdicio de 2 pontos de forma absolutamente imeredida para a equipa Vitoriana.
    OS MELHORES:
    1-DOUGLAS.
    Marcou um belo golo e demonstrou que pode ser o tal avançado que necessitamos e que, na época passada, tanto reclamávamos (não) ter.
    2-L.AMARAL.
    Não fosse a falha no lance que originou o golo Setubalense - tinha obrigação de cortar a bola, ainda que essa responsabilidade deva ser repartida com os restantes companheiros de sector - e, para mim, tinha sido o melhor em campo.
    Mais uma vez demonstrou que é bastante bom no aspecto ofensivo e deficitário a defender, o que me parece o mais fácil de "aprender".
    Continuo a achar - como no ano passado já achava - que tem enorme potencial, até porque é bastante novo e vem de um campeonato em que os defesas laterais são muito ofensivos, para ser um excelente lateral esquerdo no futuro.
    3-FLÁVIO.
    Bem melhor que no jogo da "champions, a prometer mais uma excelente temporada.

     
  • Às 23 agosto, 2008 20:15 , Blogger Jeremias disse...

    Já escrevi aqui,e noutros sitios,o suficiente sobre o que foram estes ultimos três meses para me voltar a repetir.
    Reitero apenas que jogamos a pré-eliminatória da Champions (porventura os dois jogos mais importantes da nossa História)com PIOR equipa do que aquela com que nos apuramos para essa fase da liga milionária.
    A partir daí cada um que tire as suas conclusões.
    Sobre o jogo de ontem vi como aspectos mais positivos a clara melhoria do estado fisico da equipa e a própria exibição que sem deslumbrar foi bastante agradável.
    A tradicional incapacidade para ir atrás do segundo golo e as irritantes perdas de tempo (o Nilson nisso é simplesmente deplorável)quando nos apanhamos a ganhar ás vezes tem este resultado.
    Penso que a equipa jogou...como equipa,a defesa não foi pela falha no golo do Setúbal que deixou de fazer uma boa exibição,no meio campo Flávio já esteve mais perto do seu valor e na frente Douglas e Marquinho deixaram boas indicações.
    Menos bem Joao Alves longe da forma,Desmarets a querer fazer tudo (e os cantos mantém-se...)e Fajardo a alternar boas jogadas com infantilidades e desconcentrações inexplicáveis.
    Também não sei até que ponto as duas substituiçoes primeiras(Marquinho/Wénio e Douglas/Coral) não foram um convite ao Setúbal para se aventurar no terreno.
    Mas sei uma coisa:este plantel não dá para discutir os quatro primeiros lugares.
    E esse é um retrocesso dificil de compreender.
    Os melhores:
    1)Luciano Amaral.
    2)Flávio.
    3)Moreno.
    Saudações Vitorianas

     
  • Às 24 agosto, 2008 12:34 , Blogger Vitoria1922 disse...

    Entrevista com José Marinho
    (Dir. de Comunicação Social do Vitória Sport Clube)

    http://www.vitoria1922.com/entrevista-com-jose-marinho/

     
  • Às 24 agosto, 2008 15:09 , Blogger Saganowski disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 24 agosto, 2008 15:15 , Blogger Saganowski disse...

    A primeira parte foi bem melhor que a segunda, não só pelo golo do nosso Vitória, mas também pela exibição!
    Na segunda parte, estivemos a gerir um resultado escasso em vez de o ampliarmos e depois, veio o golo do Setúbal, numa altura em que já não tínhamos um avançado de raiz em campo. Aliás, nem no banco!!! Grave, a meu ver…

    E as outras substituições…Meu Deus!
    Pôr um tipo como o Wénio no meio campo a destruir jogo (e a dar “lenha”) em vez de ajudar a construir para aumentar a vantagem...
    Se bem que não tenha feito uma exibição de “encher o olho”, o Marquinho agradou-me, da mesma forma que o Luciano e o Desmarets, se bem que peço ao “Santo” que deixe de ser santinho e que veja que ele não é extremo! Que falta que faz o Targino…

    Também gostei de ver o Andrezinho e o Gregory. O Moreno abusou do pontapé para a frente…Que saudades do Geromel…
    O João Alves estava a arrastar-se (e a coxear) pelo campo.

    Os três melhores:
    1)Luciano Amaral
    2)Marquinho
    3)Douglas


    PS: Só um recadinho ao Sr. José Marinho:

    Gostei da ideia do Programa Oficial de Jogo e da ideia do “Dentro e Fora” com o Desmarets. Os nossos jogadores não são só jogadores, são gente como nós.
    Mas, há alguns “senões”:
    1.A (enorme) entrevista ao Cajuda, lê-la…só de lupa!!! E já agora, não façam copiar/colar da página da net para o Programa Oficial de Jogo…mostrem mais algum trabalho!!!
    2.Será que nos arquivos do Vitória não há mais fotos do Desmarets e do Jean Coral sem ser com jogadores do Benfica por perto??? E é que foram logo duas!!! E que tal por fotos do jogo com o PSG??? Se o Sr. Marinho não fosse benfiquista até se perdoava, mas assim…

    Sr. Marinho, não veja as nossas críticas como críticas destrutivas! O Vitória é uma grande instituição e todos (acho eu!) queremos o melhor para ele!

     
  • Às 24 agosto, 2008 17:48 , Blogger Jeremias disse...

    Bem observado esse pormenor das fotografias.
    Mas temos de ser tolerantes.
    Ao homem,na hora da verdade,foge-lhe a mão para o coração...

     
  • Às 25 agosto, 2008 10:47 , Blogger Paquito disse...

    Como o objectivo desta "bola ao post" era mais reflectir sobre a pré-temporada no seu final e antes da verificação dos (principais) resultados da mesma, até me esqueci das votações, que deixo agora:
    1 - Flávio
    2 - Desmarets
    3 - Andrezinho/Douglas

     
  • Às 26 agosto, 2008 12:32 , Blogger Dane disse...

    Mas que raio! O Luciano Amaral nem devia jogar de inicio quanto mais ser considerado um dos melhores em campo!
    Não nos podemos esquecer de que está um bem melhor do que ele encostado.
    Estas vossas votações estão ao nível das do inicio da época passada em relação ao Carlitos...
    Mais, depois daquele golo infantil, nenhum dos elementos da defesa e meio campo defensivo pode escapar a uma severa repreensão.
    Para mim:
    1 - Flávio
    2 - Douglas
    3 - Marquinho

    Nota: o que realmente ressalta das duas últimas exibições é o facto de a época ter sido preparada displicentemente. Hoje li que o Silvestre Varela se desvinculou do Sporting e foi para o Estrela...

     
  • Às 26 agosto, 2008 12:32 , Blogger Dane disse...

    Mas que raio! O Luciano Amaral nem devia jogar de inicio quanto mais ser considerado um dos melhores em campo!
    Não nos podemos esquecer de que está um bem melhor do que ele encostado.
    Estas vossas votações estão ao nível das do inicio da época passada em relação ao Carlitos...
    Mais, depois daquele golo infantil, nenhum dos elementos da defesa e meio campo defensivo pode escapar a uma severa repreensão.
    Para mim:
    1 - Flávio
    2 - Douglas
    3 - Marquinho

    Nota: o que realmente ressalta das duas últimas exibições é o facto de a época ter sido preparada displicentemente. Hoje li que o Silvestre Varela se desvinculou do Sporting e foi para o Estrela...

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page