25.11.04

QUE VITÓRIA?

Confesso que nos últimos dias, fruto daquilo que tenho visto, lido e ouvido, não ando muito a gosto com tudo aquilo que gira á volta do VITÓRIA.
Este meu estado de espírito saíu reforçado no último domingo no jogo contra o LEIRIA.
De facto, a dado momento, até pensei que estava em Fátima no 13 de Maio. Adiante....
Mas a pergunta que deixo no ar é só esta: QUE VITÓRIA (queremos)?
Nós - a enorme massa de associativa Vitoriana - temos que perceber, de uma vez por todas, que nos próximos tempos o VITÓRIA, objectivamente, não pode aspirar a grandes resultados desportivos.
É que, para os mais distraídos (infelizmente são a generalidade dos indefectíveis Vitorianos) o VITÓRIA "carrega" um passivo a rondar os 10 milhões de euros o que, só por sí, e de uma forma racional proíbe a que sonhemos com expectativas a esse nível.
E, para além disso, como se fosse pouco, desportivamente os últimos anos foram desastrosos. Começamos a época com uma equipa desfeita quer em número de jogadores quer no aspecto psicológico, fruto das enormes dificulades porque passamos.
Depois entrou uma nova Direcção que, sendo legitimada por uma franja muito significativa da massa associativa nas últimas eleições, não deixou, ainda assim, de ter criado algumas feridas entre os sócios que estão longe de estar curadas e com ela, entrou ainda, uma nova equipa técnica o que, obviamente, carece de um período de ambientação a toda uma nova realidade.
Ora, sabendo isso e porque (legitimamente!) acreditamos no potencial do VITÓRIA enquanto Instituição temos, ainda que com custo, de perceber que para lá chegar (aos tais objectivos ambiciosos) é preciso tempo, tempo e... mais tempo. O necessário...... (um, dois anos, confesso que não sei, mas tenho a certeza que essa espera, seja ela qual for, é absolutamente necessária para o futuro do VITÓRIA!).
Primeiro temos que corrigir os inúmeros defeitos que resultam de uma gestão recente que A R R U Í N O U (assim com todas as letras!!!!!) o VITÓRIA.
E, para essas correcções, penso que as medidas tomadas pela Direcção vão no sentido certo: saneamento do passivo, aumento número sócios, criação de novas fontes de financiamento, continuação com a excelente campanha ao nível do marketing e marchandising (tem sido, para mim, o verdadeiro ex-libris desta direcção!), etc., etc., mas para que isto tenha eficácia é preciso paciência.
Agora, todos sabemos, o futebol é um jogo e, como tal, pode, mesmo sem planeamento e "quase ao acaso", acontecer um milagre, isto é, a bola entrar de qualquer jeito.......mas isso, acreditem, dificilmente acontece. Essa é sempre a excepção.
Agora para chegar aos tais objectivos ambiciosos é preciso ter calma. É preciso dar tempo ao tempo. E, com toda a certeza, não é com assobiadelas, criticas gratuitas e "lenços brancos" que vamos lá. Covençam-se por muito que isso nos custe e, acreditem, a mim custa-me imenso.
Acreditem que já estou farto de ver o VITÓRIA do meio da tabela para baixo, eliminado precocemente, ano após ano, da Taça de Portugal e, principalmente, fora das competições europeias.
Mas, que diabo, interessava como medida estruturante, conseguir alcançar esses objectivos desportivos sem planeamento, quase que ao acaso. Francamente, penso que não. Tornava-se efemero.
Eu gosto de ganhar sempre, mas para que isso aconteça com a regularidade que todos ambicionamos é necessário previamente criar os tais mecanismos que sejam o alicerce desses desejados exitos desportivos.
Semear hoje para ganhar no amanhã, mas principalmente, no futuro.
Eu tenho paciência para aguentar, se necessário for, nos próximos 2 ou 3 anos.
Quem não a tiver pelo menos que não estorve, ou então, nas próximas eleições que "invista" numa equipa directiva que se preocupe em exclusivo com o futebol (seja a que preço for) assim à imagem de um qualquer Ibrahimovich, venha ele de onde vier.....
Eu prefiro não arriscar para dessa forma não hipetecar, ainda mais, o presente e o futuro do clube que gosto.
Saudações Vitorianas.

P.S. Para "palhaçadas" e piadas de mau gosto, vão bater a outra porta.....

publicada por CASCAVEL @ 19:07  

8 Comentários:

  • Às 26 novembro, 2004 12:39 , Blogger Pedro Barbosa disse...

    Ora viva quem é uma flor!, murcha por certo, mas estava a ver que nunca mais recuperavas da lesão que te atormentava a alma!!!
    Meu muito desprezivel Carlos Carneiro (indevidamente autointitulado de Cascavel) confesso que o teu post deu-me vontade de rir, arranjas mil e uma desculpas para justificar a má campanha do Enorme no campeonato que em minha, e ainda bem que na grande maioria dos sócios do Vitória, tem uma unica causa. A causa todos nós sabemos e tu no fundo também sabes, mas como estas preso a algo custa-te admitir o óbvio.
    O Vitória não ganha, o Vitória tem aquele desempenho dentro do campo porque é tecnicamente dirigido por um incompetente, e mais nada. É só isso...
    Mas sem mais delongas vamos ao conteúdo do teu post:
    1º Vens tu dizer que o passivo é impeditivo de conseguir bons resultados desportivos. Ergo as mãos pro céu e pergunto mas o que é que te deu? Qual o Clube em Portugal que não tem passivo? Ou até no mundo, salvo raras excepções. Se olharmos com atenção se calhar somos o clube que tem o menor valor no passivo, logo pela tua ordem de ideias deviamos estar em 1º lugar e não quase em ultimo.
    2º Relativamente à qualidade da equipa, começo a não entender nada. Afinal a equipa é boa ou não? Porque para mim é muito simples ou a equipa é boa e o treinador é fraco, ou o treinador é bom e a equipa é fraca. Na minha opinião, como aqui afirmei várias vezes, a equipa não sendo o luxo, que até tu dizias ser, não é nenhuma m..., tem jogadores de qualidade suficiente para estar melhor colocada e praticar melhor futebol. Assim sendo, como não ha ordenados em atraso, a Direcção esta presente, mas tendo em conta o chorrilho de asneiras que vemos todos os jogos, o problema chama-se Sr. Prof. de ginástica funcionario publico treinador em part-time. À Direcção exige-se que corrija o problema, ou seja, rua com o homem.
    3º Essa do periodo de ambientação tive de me atirar pro chão de tanto rir, nem vou comentar.
    4º O período de tempo que tu consideras necessário leva-me a perguntar temos que aguentar 3 anos a lutar pra não descer e manter aquele homem como treinador? Já sei a tua resposta, nem que desça de divisão o Sr. Prof. de ginástica funcionário publico treinador em part-time deve continuar. Isto não é trote, eu sei que é essa a tua opinião. Só estou a transmiti-la aos restantes blogistas, se isso não te incomoda.
    5º Quanto aos actos da Direcção, continuas a "bater no ceguinho", porque já te disse o aumento de sócios era conseguido de qualquer maneira, bastava a saida de P.Machado, a criação de fontes de financiamento resume-se a emprestimos bancários como o próprio Presidente afirmou na ultima Assembleia. Tavas lá? Ou estavas a dormir? Quanto à campanha de markting e marchandising, já te disse, que se resume a uma camisolas da Kappa que como tu bem sabes decorre de um contrato assinado e negociado pela gerencia anterior, tal como no caso da Tifosi e da Radio Popular e os spots na Nova Era da vem da época passada. Ora como consideras este campo como o ex-libris desta Direcção, fico confuso, porque desta Direcção a unica coisa nova que trouxe, ao que sei, é a Super Bock e resume-se a umas tabuletas nos bares do estadio, quanto ao resto vem tudo do passado.
    Eu por outro lado, penso que o nome VITÓRIA exige mais, uma campanha agressiva nas escolas em busca dos novos (idade) sócios e não o regresso daqueles que já o foram e sairam por causa de um homem. Porque esses serão no futuro os primeiros a sair de novo por qualquer outro motivo.
    Ao que sei, e pelo que tenho lido no site do Vitória, há ja alguns que o deixaram de ser por causa dos constantes problemas no ingresso no estátdio.
    O nome VITÓRIA exige, por outro lado, uma maior gama de produtos do que aqueles que hoje encontras. O que tens lá? Camisolas (já tinhas...), tshirts (já tinhas...), cachecol (já tinhas...), quadros do estadio (já tinhas...) vinho (já tinhas...) e finalmente gorros (que tb já tinhas...) Afinal o que há de novo para considerares o verdadeiro ex-libris?
    6º Assobiadelas, criticas, lenços brancos não... Já estou a ver o que tu querias, era que aqueles 14.300 adeptos no final do jogo saissem do estadio em direcção aos balneários e carrega-se o Sr. Prof. de ginástica funcionário publico treinador em part-time em ombros até ao toural e festejasse o empate conseguido em casa contra a U.Leiria. Oh... por favor... Ganha juizinho.
    7º Por fim, o que é que ganhar, ter um bom treinador, tentar com estes jogadores e eventualmente mais 2 ou 3 atingir uma comp. da uefa, pode hipotecar o nosso futuro. Como bem dizia o nosso Presidente no inicio da temporada, por vezes é necessário uma fuga para a frente, investir eventualmente aquilo que não se tem, para tirar dividendos desportivos que nos permita alcançar mais rapidamente a estabilidade financeira, porque ninguem investe em clubes que estão para descer de divisão eternamente. Esse comportamento não poderá é ser hipotecado pela teimosia de manter alguem que evidentemente não é capaz. Eu, como tu sabes, já sabia que ele não era capaz, e agora a maioria dos sócios do Vitória tb o sabem.
    Viva o Vitória

     
  • Às 26 novembro, 2004 14:45 , Blogger Jesus disse...

    Vão ao site do Vitória... Até arrepia!

     
  • Às 26 novembro, 2004 15:58 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro JESUS,
    Numa palavra: IMPRESSIONANTE.
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 26 novembro, 2004 17:33 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

     
  • Às 26 novembro, 2004 17:44 , Blogger pedro disse...

    Ó Pedro Barbosa...........enfim sem comentarios


    tem uma visao que me impressiona ...

    para si é deitar ja a direcao abaixo, o treinador, a equipa, vai tudo menos os socios, nao é...

    nao o percebo, tambem começo a achar que nao e para perceber, quer milagres em 6 meses??? Dê tempo ao tempo

    acho incrivel a forma como poe a direcao em causa, para si eles nao fizeram nada...ainda bem que há poucos como o sr!!!


    para si nao interessa que o Vitória ganhe hoje e amanha esteja na rua da amargura, alias é como esta, e a culpa voce sabe bem de quem é...

    nem me vou dar ao trabalho de lhe responder, com factos, porque ja se viu que o sr, efetivamente vê, mas faz que nao...

    saudacoes vitorianas
    Vitória Sempre!!!

     
  • Às 26 novembro, 2004 17:49 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Sobre o site do Vitória: ARREPIANTE!!!
    Viva Guimarães, Viva as Nicolinas, Viva o Vitória!!!!!

    Em relação ao post, discordo de alguns pontos, mas no geral, é mesmo isso!
    Quanto aos "Manueis Almeidas", "Pedros Carvalhos" e quejandos, só uma palavra: AGUENTEM!!!
    Eu tambem não gostava de muita coisa na anterior gestão, e aguentei!
    Essa página de jornal, bem como a anterior carta aberta, bem como certas criticas venenosas, só teem como intuito uma coisa: DESESTABILIZAR.
    E quem faz isto, não gosta do Vitória.
    Por falar nisso... Onde estavam estes senhores na assembleia? Um nem o vi, o outro calado como um rato.
    Para eles o meu desprezo...
    Ai se a AZIA matasse!!!
    Utilizem a tal formula já aqui postada: 85-15
    AGUENTEM!!!

    VITÓÓÓÓÓÓÓÓRIA
    VITÓÓÓÓÓÓÓÓRIA
    VITÓÓÓÓÓÓÓÓRIA
    VITÓÓÓÓÓÓÓÓRIA
    VITÓÓÓÓÓÓÓÓRIA
    VITÓÓÓÓÓÓÓÓRIA
    VITÓÓÓÓÓÓÓÓRIA

     
  • Às 26 novembro, 2004 19:12 , Blogger Pedro Barbosa disse...

    Oh meu caro Pedro Mendes, mas que grande desilusão, o seu comentário fez-me lembrar o anterior Presidente do Vitória. Era assim que ele falava, sem tirar nem por...
    É mesmo curioso...

     
  • Às 29 novembro, 2004 13:07 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Caro P.Barbosa,

    Tenho dois adjectivos, que assentam na perfeição ao seu comentário:
    RIDICULO e HILARIANTE!
    Como o meu Caro P. Barbosa costuma dizer, atirei-me para o chão a rir!!!!
    Ou como costuma tambem dizer:Atingiu-o? Lesionou-se?Onde? Espero que não demore muito a recuperar...
    Como tenho bastante consideração por si, e só por isso, vou-lhe dizer uma coisa: Tira-me do sério qualquer pessoa que tente fazer mal ao Vitória, quer seja por promoção pessoal ou politica, ou por um qualquer ressavianço!
    Já agora o que me diz da polemica do arbitro do jogo do Estoril? Tipica do seu tão querido ex presidente e quejandos!

    Saudações Vitorianas

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page