5.6.12

Reflexões Vitorianas

Ao sabor da ultima Assembleia Geral, mas não só, ocorrem-me duas reflexões relativas ao Vitória de hoje.
Uma tem a ver com a própria AG.
A outra com umas sessões de reflexão sobre a SAD que estão em curso por iniciativa de alguns associados.
Comecemos por esta ultima.
É inegável que a comissão organizadora destas reflexões é constituida por associados que são contra a constituição de uma SAD e vem,portanto, tentando criar na opinião pública a ideia de que a constituição da mesma é lesiva dos interesses do Vitória e acaba com o clube tal como o conhecemos.
Registando-se o facto, inegável, de no painel de oradores convidados coexistirem defensores e criticos da SAD o que permitirá (não assisti a nenhuma nem tenciono pelo que me baseio no que vou lendo...)um debate com contraditório assegurado.
Acontece, e aqui é que a "porca torce o rabo", que estas reflexões são feitas completamente a destempo e num timing que não ajuda o Vitória em nada.
Pela simples razão de que a direcção eleita, sendo ela defensora de uma SAD, não tem em agenda essa transformação estrutural do clube por entender que no actual estado de fragilidade financeira não existem ainda condições para dar esse passo.
Importante é resolver os problemas, ganhar a confiança dos credores, mostrar um clube unido e determinado em vencer a crise.
Claro que esta mostra pública de divisão em nada contribui para isso!
E aí está como uma iniciativa que seria meritória no contexto próprio acaba por se virar contra o interesse do clube e nada acrescenta á resolução dos problemas.
Considero excelente a vontade dos associados em debaterem assuntos que digam respeito ao Vitória.
Mas estas jornadas seriam bem mais uteis se destinadas a debater temas como a captação de novos patrocinios publicitários, soluções para sair da crise ou formas de aumentar a massa associativa por exemplo.
Falar da SAD, agora, é perder tempo e agitar o que não precisa de ser agitado.
Na ultima AG, sem grande surpresa, assistimos a mais algumas atitudes de associados de didicil expliccação.
Já nem falo de ãlgumas intervenções que quer pelo "lirismo" quer pela forma como nos recordaram "Brutus" perante "César" remetem directamente para os momentos pitorescos que sempre rodeiam este tipo de reunião.
Falo concretamente do votos contra a parovação das contas e do voto contra a prestação das garantias reais a favor do Estado.
Sabendo(?) os associados que exerceram o seu direito de voto nesse sentido que sem contras aprovadas e autorização para a prestação das referidas garantias o PEC jamais seria aprovado.
E sabendo(?) que sem PEC aprovado o Vitória não teria as certidões de fisco e segurança social para poder inscrever-se nas duas ligas profissionais.
Ou seja seria despromovido de imediato à Ii divisão B o que significaria o fim do clube.
Mesmo sabendo(?) isso houve quem votasse contra!
Porque não perceberam o que estavam a votar ?
Ou porque é demasiado fácil ser associado do Vitória?
No limite porque é sempre bom atirar a responsabilidade de decisões dificeis para cima dos outros .
Seja como for entendo,cada vez mais, que mais importante do que ter muitos associados é ter bons associados.
Que gostem do Vitória.
E ,já agora e se não for pedir muito, que percebam o que votam.

publicada por Jeremias @ 10:17  

8 Comentários:

  • Às 05 junho, 2012 13:44 , Blogger Luís Freitas disse...

    Meu caro Jeremias,
    Gosto de críticas feitas por Homens... com rosto e com nome, em vez de se refugiarem em pseudónimos.
    Para mim, é muito difícil ser sócio do Vitória Sport Clube. Por que tenho a espinhosa tarefa de responder à cobardia, com a Coragem, à insinuação com a Frontalidade e à maledicência, com a Verdade!

    Luís Freitas
    Sócio 17176 do Vitória Sport Clube

     
  • Às 05 junho, 2012 15:42 , Blogger Tobias Torres disse...

    olha-me este armado em personalidade do Vitória. Ó rapaz acorda porque reunires-te á beira da estátua do Rei com meua duzia de parceiros que foram lá para gozar com a tua cara não faz de ti ninguém. Aliás és tão pouco perspicaz que nem percebeste que este blog é assinado só com pseudónimos. vai mas é renovar o lugar anual se é que o tens

     
  • Às 05 junho, 2012 16:34 , Blogger Jeremias disse...

    Caro Luis Freitas: de facto presunção e água benta cada um toma a que quer!
    É como enfiar carapuças: São á medida de cada cabeça!

     
  • Às 16 junho, 2012 03:15 , Blogger JMSM disse...

    1 - "É inegável que a comissão organizadora destas reflexões é constituida por associados que são contra a constituição de uma SAD e vem,portanto, tentando criar na opinião pública a ideia de que a constituição da mesma é lesiva dos interesses do Vitória e acaba com o clube tal como o conhecemos."
    Caro Jeremias: É negável ! Porque eu, José Machado, sócio n.º 8781, e membro da respectiva CO, o nego peremptoriamente.

    2 - "Registando-se o facto, inegável, de no painel de oradores convidados coexistirem defensores e criticos da SAD o que permitirá (não assisti a nenhuma nem tenciono pelo que me baseio no que vou lendo...)um debate com contraditório assegurado."
    Caro Jeremias: Claro que é inegável! Porque gente que quer ser séria é assim que faz: debate em pluraliadade, não se esconde no silêncio! Mas, espere lá, se é inegável a pluralidade, seremos nós tolos ? Não éramos nós os tais "associados que são contra a constituição de uma SAD e,portanto, vêm tentando criar na opinião pública a ideia de que a constituição da mesma é lesiva dos interesses do Vitória e acaba com o clube tal como o conhecemos." ? Em que ficamos ?

    3 - "Acontece, e aqui é que a "porca torce o rabo", que estas reflexões são feitas completamente a destempo e num timing que não ajuda o Vitória em nada.
    Pela simples razão de que a direcção eleita, sendo ela defensora de uma SAD, não tem em agenda essa transformação estrutural do clube por entender que no actual estado de fragilidade financeira não existem ainda condições para dar esse passo."
    Caro Jeremias: é a sua opinião. Nunca é "destempo" para se discutir o VSC. Lamento que pense assim. E lamento ainda que comente/critique sem fundamento, sem conhecimento de causa e sem ter estado presente em nenhuma sessão (conforme acima assume). Ficamos curiosos como julga saber tanto (que já lhe provei que não afinal não sabe...).

    Saúde!

     
  • Às 16 junho, 2012 03:23 , Blogger JMSM disse...

    Caro Jeremias: Mais lhe digo, os sócios do VSC, a seu tempo e na medida do necessário, saberão dar valor ao conteúdo e à mensagem que estão a fluir destas Jornadas de Reflexão. Porque, ao contrário de outros, o que nós pretendemos é dar mediatismo ao conteúdo e à mensagem. Para que os sócios sejam e fiquem informados. Não somos nem porta-voz de Direcções eleitas (desculpará, mas o seu texto tem excertos com demasiada sintonia com a correspondência que trocamos com a Direcção do VSC) nem mensageiros do bota-abaixo (que é o que estar o Jeremias estar a ser nesta sua apreciação).

    José Machado

     
  • Às 16 junho, 2012 03:25 , Blogger JMSM disse...

    São 3 da manhã, e as frases já me saem com erros....

    Saúde !

     
  • Às 16 junho, 2012 15:51 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro JEREMIAS,
    Um dos (principais) problemas do VITÓRIA (das AG´s) é que, na maior parte das vezes, os sócios não sabem o que e estão a votar!
    Tenho esperança que esta situação mais dia menos dia terminará.

     
  • Às 16 junho, 2012 16:11 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro Luis Freitas,
    Neste blog, desde que o mesmo foi criado e já lá vão cerca de 10 anos (o blog terá mais ou menos a mesma "idade" como o meu amigo terá de associado do VITÓRIA) SEMPRE se escreveu sobre pseudónimos.
    E este facto não tem nada que ver com questão de coragem ou frontalidade.
    Pode ter a certeza que toda a malta que por aqui anda é "Vitoriana incondicional" há muitos e muitos anos e coragem é qualidade que, modéstia à parte, não lhe falta.....
    O facto de cada utilizar o nome duma Velha Glória Vitoraina é apenas uma "questão de estilo" e foi "decidido" aquando da criação do blog pelo CAPITÃO e a minha pessoa (os mais "velhos" do team) numa altura em que, por acaso, o JEREMIAS nem sequer fazia parte do grupo.
    Quem quer por cá aparecer, e pode fazê-lo da forma que bem entender desde que não ofenda o nome do VITÓRIA e das "Velhas Glórias", será sempre bem vindo!
    Se não apreciar as "regras da casa" resta apenas um caminho....... ir "pregar" para outra freguesia!

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page