27.10.10

FERNANDO SÁ!

Como é sabido eu acompanho, com muita regularidade, as modalidades ditas "amadora" do VITÓRIA.
No passado domingo fui ver o 1º jogo do basket nesta temporada, acabada de iniciar.
Contra o benfica, mas podia ser contra a "equipa do rato mikey" que ia à mesma.
O basquetebol Vitoriano, ao longo dos últimos anos, vem alcançando um lugar de destaque no panorama basquetebolístico nacional, sendo o corolário máximo desse (merecido) destaque as conquistas da Taça de Portugal (2007/2008) e o Troféu António Pratas na temporada passada!!!!!
Na altura da conquista da Taça a equipa ainda disputava o 2º escalão do "basket luso" (o que ainda engrandece mais o feito - foi disso que se tratou! - alcançado) acabando no ano seguinte, de forma natural, por chegar à divisão principal da modalidade.
O crescimento da modalidade no clube é, nos dias de hoje, um facto absolutamente consolidado.
E este crecimento, feito com "cabeça, tronco e membros", entre outros "culpados" (pessoas responsáveis pela secção) tem um nome incontornável - FERNANDO SÁ e é o treinador da equipa!
Este homem chegou a Guimaraes vai para 5/6 anos (não sei ao certo?), ainda com o clube no 2º escalão e, de lá para cá, o crescimento do clube é, como disse, inquestionável.
Com orçamentos 4 ou 5 vezes inferiores aos dos tubarões do desporto nacional (porto e benfica gastam autênticas fortunas nas diversas modalidades) o VITÓRIA, desde a chegada do F. SÁ, ombreia com estes clubes, nas várias competições que com eles disputa.
Quem acompanha a modalidade percebe que há critério na escolha dos jogadores - não me lembro da chegada de qualquer Americano "fraco" (e não vieram poucos....) e mesmo os Portugueses apresentam, à respectiva dimensão, um nível muito elevado, normalmente superior ao que demonstram nos outros clubes!
Para além disso tem um discurso ambicioso (nunca lhe ouvi falar do valor do orçamento do clube, para desculpar os inêxitos da equipa) e, nos jogos, para além da sagacidade que empresta desde o banco, é motivador para os seus jogadores que, percebe-se, acreditam nas ideias e valores dele "até à morte".
Ou seja, estámos na presença de um verdadeiro líder!
Competente, motivado e motivador, que acredita no trabalho e, acima de tudo, transmite uma ambição (antes e durante os jogos) que contagia tudo e todos, seja responsáveis directivos, jogadores ou adeptos.
Espera-se que o VITÓRIA tenha argumentos (leia-se financeiros) para manter o treinador por muitos e muitos anos.
É que o homem está destinado a ter sucesso!
Deseja-se é que seja em Guimarães.

publicada por CASCAVEL @ 16:17  

2 Comentários:

  • Às 27 outubro, 2010 19:19 , Blogger Ernesto Paraíso disse...

    O Basket em Guimarães, e especialmente desde que foi integrado no Vitória, é realmente um caso de sucesso a que está sem dúvida ligado o treinador Fernando Sá.

    No entanto, o verdadeiro motor do Basket em Guimarães, é António Lourenço, um grande entusiasta da modalidade, com uma capacidade de iniciativa e liderança que estão patentes no percurso da modalidade na nossa cidade.
    Se calhar isso não é alheio à continuidade de Fernando Sá no Vitória

     
  • Às 29 outubro, 2010 12:24 , Blogger Ibraim disse...

    Completa e totalmente de acordo contigo, caríssimo Cascavel.
    De tal modo, que o meu comentário a este teu artigo, o darei em artigo seguinte.
    E fá-lo-ei desse modo, uma vez que também gostaria de inserir um dos últimos cartoons que a esse respeito foram feitos...

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page