26.3.09

Miudagem em grande

Com a época futebolística a aproximar-se do fim, é de assinalar a extraordinária carreira que as nossas principais equipas da formação de futebol têm feito.
Os iniciados fizeram uma primeira série de grande nível, classificando-se em primeiro lugar e tendo estabalecido um número impressionante de 13 vitórias consecutivas. Pelo caminho, participaram num torneio no Algarve onde estiveram todas as melhores equipas do escalão e onde estiveram também muito bem, tendo apenas perdido um jogo. Estão agora numa difícil série da 2ª fase onde também se encontram os Andrades.

Os Juvenis também ganharam a sua série sem tanto alarido mas com enorme eficácia. Apenas perderam 8 pontos e estão a aguardar o início da 2ª fase onde terão um grupo previsivelmente menos complicado que os iniciados.

Já os Juniores, integrados na Zona Norte da 1ª Divisão, a qual é extremamente competitiva e onde parecem querer levar o Braga à força toda para a fase final, subiram esta jornada ao 2º lugar, ultrapassando justamente o Braga, e estão, a 4 jornadas do fim, em excelentes condições de passar aos 4 últimos onde se poderão juntar, tudo indica, a Porto, Benfica e Sporting. Trata-se de uma espécie de "geração de ouro" do Vitória, a qual esteve a um passo de se sagrar campeã nacional de juvenis há dois anos atrás.

A juntar a tudo isto temos tido atletas nossos sistematicamente a ser convocados para as selecções nacionais de sub-16, sub-17, sub-18 e sub-19.

Em minha opinião, isto significa que o facto de o Vitória ter tido pouco aproveitamento dos seus jovens valores tem a ver essencialmente com uma desastrosa política de transição para sénior. Formar não é fazer equipas competitivas nos escalões de formação e depois não os acompanhar minimamente quando se vão integrar com os "graúdos".

Por isso, e na esperança de que este ano algo mude a este respeito, vou estar muito atento à nossa política relativamente a muitos jovens talentos que este ano terminam a sua formação e que são miúdos com grande potencial. Refiro-me concretamente ao Gonçalo, um belo lateral esquerdo; ao Cristiano (um trinco com um enorme sentido táctico e um pulmão inesgotável); bem como ao Dinis, ao Diogo Lamelas e ao Lucas, sendo certo que pelo menos estes 3 já têm contrato profissional com o Vitória.
Só peço uma coisa: que não os ponham a "mofar" no plantel principal (a la Tiago Ronaldo) mas que também não os abandonem num qualquer clube dos escalões secundários entregues à sua sorte e fatalmente esquecidos.

publicada por Gregório Freixo @ 23:46  

4 Comentários:

  • Às 27 março, 2009 14:44 , Blogger Saganowski disse...

    Mais uma vez, em cheio, caro Capitão! Concordo e assino por baixo!

    Espero que nesta altura de "vacas magras" se lembrem (finalmente) de começara a apostar a sério na "prata da casa", antes que venham cá outros e levem esses jovens por "tuta e meia" ou antes que os deixemos por aí, a desperdiçar os seus talentos em campeonatos secundários ou distritais.

     
  • Às 30 março, 2009 10:46 , Blogger Rui Rodrigues disse...

    Estou totalmente de acordo com o senhor capitão.
    Juntaria esses nomes o vitor bastos o rafael e o jussane e com eles todos temos a melhor colheita dos ultimos anos.claro que se for para os por a rodar no maria da fonte como queriam fazer ao tiago ronaldo não vale a pena.
    mas se for para apostar neles a sério então sim podemos começar a ter um Vitória como todos desejamos com jogadores da formação e portugueses ainda por cima

     
  • Às 30 março, 2009 16:42 , Anonymous Anónimo disse...

    Ora nem mais!
    malta da casa, que sente a camisola, que transporta a mística, que pode desenvolver o seu talento, que fica barata e que pode render no futuro, em sucessos desportivos e em transferências... Isso sim!
    Têm de rodar no clube ou em clubes das Ligas.
    Basta de desperdícios.

     
  • Às 21 abril, 2009 12:07 , Blogger Unknown disse...

    Só posso concordar com tudo o que foi dito...
    Só tenho pena é de não ver qualquer sinal dos dirigentes nesse sentido. Só os vejo no Brasil...Deve existir muita gente a comer á custa desses negócios...
    Cumps.

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page