25.3.09

Gatinhos com azia...

Ontem ao final da tarde, quando saía da reunião do CD, o Dr. Ricardo Costa foi vítima de uma tentativa de agressão por parte de meia dúzia de gatos pingados, adeptos do recreativo da avenida... A coisa só não foi pior porque o homem conseguiu impedir a abertura das portas do carro que conduzia e escapou apenas com danos no veículo, ao pontapé e ao murro...

Andaram calmos até agora, porque, inicialmente, estavam convencidos que a II Liga era só uma passagem rápida, ingenuamente convencidos - pelos mesmos que agora, estou certo, os instrumentalizam - que são um clube com uma dimensão e estrutura que nunca tiveram.
Agora, começam a aperceber-se que vão por lá militar uns tempos, isto se não descerem à II Divisão (que estão na linha d'água), por isso voltaram os nervos à flor da pele...

Eu percebo que tenham andado cegos com a areia que determinados dirigentes lhes atiraram para os olhos - percebo porque nós também sofremos desse mal da credulidade -, mas tiveram tempo de fazer, como nós, um 25 de Abril.
Percebam lá que quem os espoliou não foi o CD da Liga, nem o Dr. Costa, mas a família Loureiro que andou anos a fazer o clube viver acima das suas capacidades (e sabe-se lá que mais) e vão pedir contas a esse "bando"... Como queriam permanecer na Liga Sagres se nem dinheiro para inscrever jogadores têm? Vão agredir quem vos mentiu despudoradamente e deixou nessa situação...

E um apontamento giro: porque é que a imprensa nacional (desportiva e não só) escamoteia este facto, dizendo que se tratou de adeptos não identificados, quando os tipos estavam a afixar faixas de "Justiça Para O Boavista" e até o do Laço estava por lá (embora, como é óbvio, coitado do senhor, não tenha tido nada a ver com as tentativas de agressão?) Será a vermelhada, a ver se vira o bico ao prego, a tentar passar a ideia de terem sido lagartos?

Etiquetas: ,

publicada por Anónimo @ 17:55  

28 Comentários:

  • Às 25 março, 2009 20:45 , Blogger Rui Osório disse...

    Realmente, que merda de imprensa. Só agora soube que afinal eram os frustrados da avenida.Tinha ficado com outra ideia. Espero pelas consequências... Ai se fosse-mos nós...

     
  • Às 25 março, 2009 22:22 , Blogger Ernesto Paraíso disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 25 março, 2009 22:24 , Blogger Ernesto Paraíso disse...

    Os rapazes, coitados, andam frustrados, mas não consigo ter pena do dr Costa.
    É um homem que me irritou desde a primeira vez que o vi, com aquele seu ar de batman justiceiro.

    que regresse para o anonimato de onde nunca devia ter saído

     
  • Às 25 março, 2009 23:58 , Blogger Rui Rodrigues disse...

    Tem toda a razao o ndinga. a culpa do estado do boavista é do joao loureiro porque acho que o major apesar de tudo era bem melhor gestor.e tambem tem razao quanto ao nosso 25 de Abril.se nao o temos feito para correr com o vitor magalhaes ainda estavamos na vitalis.eles é que não correram com o pardalito a tempo

     
  • Às 26 março, 2009 17:34 , Blogger Rita Oliveira disse...

    o dia em que o vitor magalhaes foi embora foi o mais feliz dos ultimos anos do vitória.porque foi o pior presidente de sempre e atirou-nos para a 2 divisão. compreendo que associem esse dia ao 25 de abril.do boavista não tenho pena nenhuma porque sempre fomos prejudicados por causa deles desde o tempo do garrido. gostava era de ver o joao loureiro pardalito metido na cadeia. o estádio podem-no dar ao salgueiros que é um clube muito mais digno

     
  • Às 26 março, 2009 17:54 , Anonymous Anónimo disse...

    Lamento desiludir os meus caros amigos, mas quando escrevi "o nosso 25 de Abril" estava a falar da saída do Pimenta. Não faço ideia das vossas idades, mas a ideia movia-se à volta de conceitos como totalitarismo, ditadura, falta de liberdade de expressão, coacção sobre sócios em assembleias gerais e mentira compulsiva e o aproveitamento pessoal.
    O Vitor Magalhães não teve, graças a nós, sócios, tempo para se tornar ditador (havia rumores de também ir por aí)... acabou só por ser uma pessoa em quem, por altura do tal "25 de Abril" se depositou demasiada esperança e se veio a revelar parco em estaleca para liderar um projecto como o Vitória...
    A expressão 25 de Abril é sinónimo de revolução, ora não há revolução nenhuma em alguém sentir que os sócios não o querem e que não está a fazer um bom trabalho, tirar daí as devidas ilações e ir-se embora, pelo seu próprio pé. Revoluções fazem-se para retirar do poder quem lá está agarrado e não quer sair de outra forma. Pimenta Machado, depois de, pelo menos, uns 3 mandatos a mais (com cenas perfeitamente lamentáveis), só desistiu quando percebeu que ia ser humilhado nas urnas.
    Há longas páginas escritas neste blogue sobre os eventos de então, mantenho a mesma opinião, remeto para essas leituras. Não volto a essa discussão.

     
  • Às 26 março, 2009 18:04 , Anonymous Anónimo disse...

    Ó caro Ernesto Paraíso. A personagem pública tem o seu quê de irritante, é certo, mas tendo para achar que não há outra forma de afrontar os imbecis que mandam nisto tudo e que, vez após vez, desde que há futebol a sério em Portugal, roubam aos demais a possibilidade de serem gente, que não seja ser soberbo e arrogante como eles... qualquer atitude de humildade com esses selvagens, só serve para eles farejarem a fraqueza e se atirarem às canelas dos não alinhados.
    Não se pode é, por um lado, passar a vida a chorar a perseguição, o compadrio, a corrupção que nos prejudicam, ano após ano e, simultaneamente, achar irritante quem se atreve (e é, para eles um enorme atrevimento) a mexer na merda...
    Com animais (ferozes, ainda por cima), não se dialoga, nem se pode virar as costas (como todos fizeram até agora), há que rosnar-lhes com a mesma intensidade.

     
  • Às 26 março, 2009 19:00 , Blogger Rita Oliveira disse...

    Não sei bem para que interessa a minha idade mas posso dizer-lhe que quando Pimenta Mabchado foi para presidente eu fui para a escola primária !
    Nasci em 1974 o ano do 25 de Abril.
    Mas conheço a História de Portugal desde o tempo de D.Afonso Henriques.
    Acho interessante a sua visão sobre o tempo de Pimenta Machado prque é tipica de um certo snobismo vimaranense que prefere criticar os outros do que tentar fazer melhor do que eles.
    Com a "ditadura" fomos uma duzia de vezes á europa,ficamos com um belissimo estádio tivemos o primeiro complexo desportivo de Portugal.
    Tornamo-nos respeitados e tivemos um presidente tão conhecido no país como os do benfica do sporting e do porto.
    Que não lhes tinha medo e lhes batia o pé quando era preciso.
    Com a democracia que pelos visto o capitão de abril ndinga ajudou a instaurar descemos de divisão,hipotecamos o património todo,construimos um passivo brutal,tornamo-nos alvo fácil para os pintos da costa e os filipes vieira deste mundo.
    Não sei se o capitão abrilino ndinga já foi condecorado pela gesta heroica de ajudar a correr com o "ditador".
    Mas tanto quanto me lembro Pimenta machado saiu quando quis e não me parece que tenha sido necessário um chaimite para o retirar da sede do clube.
    Pelo que a sua condecoração será meramente virtual.
    Afinal como o tal 25 de abril de que fala e que nunca existiu.
    Mas cada um satisfaz-se com as ilusões que entende criar.

     
  • Às 26 março, 2009 19:33 , Blogger Ernesto Paraíso disse...

    Caro N'Dinga, a questão em relação ao dr costa é que não o considero qualquer paladino da liberdade ou dos clubes "pequenos", ou da anti-mafia no futebol.

    O dr Costa é apenas um vaidoso que conseguiu os seus 5 minutos de fama.
    Por isso mesmo, pode servir os nossos interesses, mas não ganha a minha admiração.

    Cara Rita, é difícil avaliar com imparcialidade o trabalho de Pimenta Machado. Pelo seu carácter forte e personalidade arrogante, conseguiu a proeza de coleccionar tantos admiradores como ferozes opositores.

    Considero que, se não tivesse passado pelo Vitória, teriamos um historial e um património mais pobres. Para o comprovar basta avaliar o que foi o Vitória ná década imediatamente anterior a Pimenta Machado, e, com excepção da época do saudoso Jeremias, foi tudo um cinzentismo atroz.

    Mas o seu tempo chegou efectivamente ao fim. Aliás, tudo se encaminhava, antes do seu abandono, não para uma derrota pesada nas urnas, mas, ainda pior, para uma destituição humilhante em assembleia geral.

    Ainda havemos de ter uma perspectiva correcta sobre Pimenta Machado.

     
  • Às 26 março, 2009 20:04 , Blogger Rita Oliveira disse...

    Sim tem razao ernesto paraiso quanto á obra de pimenta.deixou um Vitória maior e melhor.tem também razão quanto á má forma como geriu a saida ficando demasiados anos no poder.mas o tempo se encarregará de fazer o correcto balanço da sua presidência.
    Só me deu foi vontade de rir imaginar o ndinga empoleirado numa chaimite a invadir o complexo desportivo para prender o "ditador".
    não conheço o ndinga nem sei quem é. mas faria certamente uma rica figurinha nessa pose.

     
  • Às 27 março, 2009 09:39 , Blogger Rui Rodrigues disse...

    O ndinga revela-se um poeta !
    "...Não faço ideia das vossas idades, mas a ideia movia-se à volta de conceitos como totalitarismo, ditadura, falta de liberdade de expressão, coacção sobre sócios em assembleias gerais e mentira compulsiva e o aproveitamento pessoal...." !
    Está a falar de quem ?
    Hugo Chavez ?
    José Eduardo dos Santos ?
    Fidel Castro ?
    Avelino Ferreira Torres ?
    António Magalhaes da Silva ?
    Vitor Magalhães ?
    pelos vistos não.
    O revolucionário che "ndinga" guevara referia-se a pimenta machado.
    Por acaso eleito e reeleito pelos sócios inumeras vezes.
    Por acaso com os seus actos de gestão relatorios e contas consecutivamente aprovados em assembleia geral.
    Que por acaso disputou eleições com varias candidaturas antagonicas em clima de total liberdade.
    Que por acaso saiu do Vitória quando quis pelo seu pé e deixando-o bem melhor do que está hoje.
    Que NÃO POR ACASO foi absolvido pelo tribunal da relação dos crimes de que fora acusado.
    O tal aproveitamento pessoal de que o ndinga fala sem saber do que fala.
    Tanta poesia ndinga...
    E tanta falsidade.
    Voce realmente conhece muito mal a história do nosso Vitória.

     
  • Às 27 março, 2009 11:21 , Blogger José Alves disse...

    Cara Rita Oliveira e caro Rui Rodrigues:

    Literalmente de acordo.

     
  • Às 27 março, 2009 11:58 , Anonymous Anónimo disse...

    Meus caros Rui Rodrigues e Rita Oliveira.
    Conheço bem a história do nosso Vitória.
    Em lado nenhum (e por isso remeti para o extenso arquivo deste blogue) me ouviram dizer que o Sr. Pimenta Machado não foi um marco no nosso clube ou que não foi com ele que o Vitória se colocou num patamar de qualidade e exigência que ainda é a bitola de exigência pela qual nos medimos hoje.
    Posto isto, se me lerem como deve ser, falei de uns 3 mandatos a mais. Falei de totalitarismo e de coacção sobre os sócios em assembleias gerais. E desculpem-me, mas tenho razão.
    A questão do aproveitamento pessoal... bom, foi condenado numa instância, foi absolvido noutra... Nos tribunais pode ter-se toda a razão do mundo e não se ter prova ou não se ter razão nenhuma e conseguir que, pelo menos, os outros não façam prova da razão deles... para a absolvição, basta isso... dou-lhes um exemplo próximo daqui: acho que ninguém duvida que o Sr. Mesquita Machado anda há 30 anos a enriquecer à custa do cargo que exerce, toda a gente sabe, no entanto, uma investigação de anos da PJ deu recentemente em... nada e o inquérito foi arquivado... ele há quem as saiba fazer e há quem não saiba... contingências... E nem sequer digo que o fez ou que o não fez, mas que há coisas muito mal explicadas e que basta os indícios serem suficientes para o Ministério Público proferir uma acusação, que a coisa, em si, para mim, já é suficientemente má.
    Já escrevi aqui, em momento anterior, que PM podia e devia, por tudo o que fez pelo Vitória, ter saído pela porta grande e ficar como uma referência do clube. Não quis assim... eternizou-se o mais que pode, esteve, repito, pelo menos, 3 mandatos a mais. Não preparou a sucessão. O passivo, pelo amor de Deus... foi posto a nu com uma auditoria feita às contas do clube no final da sua gestão e não depois, se bem se lembram.
    A ida à Vitalis foi um dos piores momentos da nossa história, mas o pior, para mim foi a assembleia dos capangas.
    Quanto a isso, devo lembrar V.as Ex.as a quantidade de vezes que, nos últimos anos da gestão de PM só não fomos para a 2.ª por mera sorte - dispenso-me de as enumerar a pessoas tão conhecedoras da nossa história - nas últimas ou mesmo na última jornada... é preciso a tal memória e ela não pode pender só para um lado.
    Sendo objectivos, é forçoso concordarmos que PM esteve a mais nos últimos anos, que manipulou e coagiu sócios e que, no mínimo, há negócios extremamente suspeitos.
    E não, não saiu quando quis, isso sim, é uma ilusão dos seus defensores indefectíveis. Saiu quando os sócios, finalmente lho impuseram, pois não quis sofrer uma derrota pesadíssima nas urnas ou, pior, ser destituído numa assembleia geral em que os porteiros da noite do Porto não estivessem presentes a bater nos sócios.
    Poético é só ver as coisas boas.
    Poético é achar-se que alguém não tem defeitos.
    Poético é não lembrar que, na noite da eleição de Vitor Magalhães (não por ele, mas pela mudança que o acto encerrava) estiveram nas ruas de Guimarães vários milhares de vitorianos em festa. E que, nesse mesmo ano, com PM, nos safamos da descida por dois miseráveis pontinhos... Em 2001, tinha sido por 4, mas se descessem os mesmos 4 da época de 2005-2006, lá tínhamos ido de vela (ainda por cima no ano da desgraça do senhor, em que os gatinhos da avenida, por artes do gamanço e outras preparações, foram campeões...).
    Haja, portanto, calma. Sejamos objectivos. O homem fez muita coisa boa, mas nos últimos anos, estava a mais. Não houve chaimites, mas houve um estádio inteiro, Domingo após Domingo, meses a fio, a manda-lo para aquela parte, com faixas e aos gritos de "ó Pimenta, vai p'ró ..." (e eu, podem crer, não fui um deles), houve sócios agredidos em assembleias gerais, enfim... E houve uma onda de fundo que se materializou num resultado de 80% nas urnas. E ele sabia disso. Por isso não foi a votos. Por isso falei em revolução. Por isso usei expressões como totalitarismo e coação. Estive dos dois lados, muito de perto, sei do que falo. Estou sempre do lado do Vitória e não de ninguém.
    Tudo isto é muito diferente de dizer que o homem não teve nada de bom.
    Nunca o disse, até porque penso exactamente o contrário. Devemos todos é saber quando estamos a mais e somos parte do problema e não da solução dele e preparar as coisas para não caírem no vazio e sair pela porta grande.
    Não o fez, tenho sinceramente, pena disso. Quem perdeu foi o nosso Vitória.

     
  • Às 27 março, 2009 12:52 , Blogger CASCAVEL disse...

    Ei lá que eles voltaram!!!!!!!!!!!!
    Mas que grande Presidente foi esse que, em 25 longos anos, apenas conquistou uma supertaça?
    Mas que grande Presidente foi esse que no último ano do seu mandato "fugiu" deixando a equipa completamente ao abandono e que só não desceu de divisão porque os profissionais que representavam o clube (era o Jorge Jesus o treinador), mesmo com alguns meses de salários em atraso, foram de uma dignidade impressionante?
    Que grande Presidente foi esse que não apareceu na última AG antes de ter fugido, por ter entrado em rota de colisão com o Presidente da AG da altura acerca da data em que a mesma foi agendada?
    Que Presidene foi esse que, quando deixou o clube, este tinha pouco mais de 10.000 associados e passados poucos meses após a sua saída duplicou esse número e, actualmente, cerca de 5 anos após o "25 Abril Vitoriano", já vai em mais de 30.000?
    Que grande Presidente foi esse que numa AG "contratou" e tornou "associados de última hora" uma quantidade impressionante de individuos (lá colocados para amedrontar os legitimos sócios do VITÓRIA), que frequentemente eram vistos nas casa nocturnas do Porto e arredores?
    E que grande Presidente foi esse que, quando fugiu, deixou o plantel completasmente dizimado (o Abel foi embora, para marrocos, a custo zero e outros não lhe seguiram o caminho porque a Direcção que entretanto tomou posse teve que fazer das "tripas coração" para os segurar), porque não soube renovar os contratos com a maior parte dos jogadores?
    Que grande Presidente foi isse que nunca permitiu que as outras modalidades - que agora são uma espécie de ex. libris do VITÓRIA - crescessem no clube, como vem a acontecer desde a sua saída?
    Que grande Presidente foi esse que quando fugiu deixou o clube com um passivo a rondar os 10 milhões de euros (dados da auditoria levada a cabo pela "Deloite"), com penhoras no seu património por parte da Segurança Social e um rol de credores que nunca mais acabavam? Quem esteve/está a pagar esse passivo?
    Que grande Presidente foi esse que instaurou um processo disciplinar a um associado pelo facto do mesmo ter a "ousadia" de se candidatar à Presidência do clube?
    Que grande Presidente é esse que, a seguir a uma vitória eleitoral, em pleno Toural, disse, "alto e bom som", que a partir daquele momento ia ser o Presidente dos sócios que votaram nele?
    Que grande Presidente foi esse que vendeu, nos últimos anos do seu mandato, jogadores como o F. Meira, P. Mendes, P. Barbosa, P. Martins, Nuno, Raviola, Vieirinha, Custódio, Maradona, Q. Berto, P. Bento, etc., etc, etc... e, mesmo assim, ainda conseguiu legar o passivo supra referido?
    Que grande Presidente foi esse que deixou fugir, a custo zero, jogadores como o Zahovic, Makukula, Duda e tantos outros, lesando, dessa forma, o património do clube em largos milhares de contos?
    Há gente que tem cada noção de grandeza!?!?!?!?!?!?
    P.S. é bom relembrar, aos mais "desatentos", que o património imobiliário do clube (que é grandioso) é resultado, por um lado da doação ao clube, por parte da Unidade Vimaranense dos terenos onde hoje esta edificado o complexo desportivo e, por outro lado, à conquista para Guimarães, por empenho exclusivo da respectiva autarquia, do Campeonato Mundial de sub-20 de 1991 e Campeonato da Europa 2004 que transformaram o antigo, ainda que saudoso, "Municipal de Guimarães" no actual e moderno "D. Afonso Henriques".

     
  • Às 27 março, 2009 13:16 , Blogger Ernesto Paraíso disse...

    É fantástico como Pimenta Machado ainda é um factor de exaltação para Vitorianos.
    Só isso já diz algo a seu respeito.

    O últimos anos foram maus, é verdade, e o último foi um desastre, em parte porque os sócios lhe tiraram condições de dirigir o Vitória (dá o seu abandono).
    Aí se enquadram os problemas em segurar os jogadores do último plantel, motivado por um vazio de poder que surgiu em 2004.

    De resto, meus caros, é folclore

     
  • Às 27 março, 2009 13:28 , Blogger João Carvalho disse...

    Falemos de grandes presidentes, uma vez que creio que os meus 25 anos de associado me dão alguma autoridade para tal.
    Havia um presidente, um libertador que ia levar o clube ao topo do futebol português(ate´prometeu trofeus Europeus!!!), mas que nos deixou na segunda divisão. Que ia reduzir o passivo mas o duplicou e penhorou parte do património. Que ia devolver a democracia ao clube (20 anos de eleições livres e disputadas, dezenas de assembleias livres e democráticas, á excepção de UMA, não cabiam na definição de democracia desses senhores)mas deu-nos assembleias em que se organizavam grupos para impedirem quem discordava de falar (Pedro Miguel Carvalho; Luis Cirilo; Pedro Xavier foram 3 de muitos exemplos), se tinha o PS a patriocinar camionetes das freguesias para não se perderem votações, onde se abriam as portas de trás para entrarem pessoas se qualquer supervisão para participarem nas votações(até crianças). E já que falamos de assembleias históricas, que tal aquela em que presidente da assembleia geral após cada chumbo do relatório e contas queria repetir a votação? a chapelada só não foi mais longe porque um grupo de sócios teve a coragem de lhe fazer frente ( eu sei porque fui um desses sócios que interviu nessa altura). Sabem que presidente libertador foi esse? ironia das ironias, foi Vitor Magalhães!!!
    É de uma desonestidade intelectual á toda a prova que alguns se empenhem em redusir 24 anos de um mandato globalmente bom a um assembleia infeliz. O outro teve 3 anos de mandato e podem ver os exemplos que vos dei. E eu sou dos que confio na justiça e nos tribunais independentemente de as sentenças me agradarem ou não. E a sentença foi absolvido. Eu sei que custa a muitos, mas não se pode num dia vir brandir uma sentença como arma de arremesso, e no seguinte, quando a sentença de uma instancia superior nos desagarada, vir desvalorizar e resmungar contra o estado da justiça.

     
  • Às 27 março, 2009 14:20 , Blogger Rui Rodrigues disse...

    Olhe ndinga não queria perder muito tempo a discutir o passado.especialmente com quem faz malabarismos com sentenças de tribunal conforme lhe agradam ou desagradam.
    pimenta foi absolvido e ponto final.
    se amanha o supremo tribunal disser o contrário tem que se respeitar como se respeitou a sentença das varas mistas de Guimaraes.
    negócios suspeitos ? denuncie á PJ carissimo ndinga.
    como sabe já houve quem o fizesse pelos vistos sem grande sorte. refiro-me a um bufo chamado domingos miranda para que fique claro.
    sinceramente caro ndinga espero que não esteja ligado á justiça porque os seus conceitos são preocupantes.
    como preocupante é citar mesquita machado.
    de facto escolhe bem os exemplos...
    quanto ao seus multiplos quase deixe-me que lhe diga o seguinte:
    Por uma ou outra vez quase descemos é verdade.mas do quase a descida só o seu querido vitor magaljhaes conseguiu.
    o que faz toda a diferença.
    é como quase morto ou morrer mesmo não sei se me está a perceber...
    de resto a sua capacidade imaginativa é extraordinária.
    quem é que bateu nos sócios em assembleia geral ?
    não me lembro e vou a quase todas.
    capangas ?
    qual é a diferença entre os capangas da noite do porto
    (meia duzia) e as dezenas de capangas socialistas metidos nas assembleias gerais por portas so para eles abertas para votarem orçamentos e vaiarem contestatários do sr vitor magalhaes e do sr fernando alberto ?
    é pena que o sr ndinga nnão tenha uuma palavra para outrasd coisas.
    para os anos em que pimenta foi presidente o apito dourado estava no auge a ser prejudicaddissimo em relação ao boavista.
    para os bufos do psd de guimarães que foram com queixas para a judiciária para deitar pimenta abaixo de qualquer maneira nem que isso servisse pada dar de bandeja o Vitória ao PS como veio a acontecer.
    disso nao fala o ndinga.
    Mas como esteve dos dois lados(palavras suas) compreendo que não se sinta á vontade.
    só mais uma palavra para lhe dizer que se estiveram milhares a festejar a vitória do embuste vitor magalhaes muitos mais estiveram a festejar a subida de divisão. percebeu ?
    quanto ao dianteiro cascavel apenas lhe digo que aprecio muito vê-lo escrever sobre voleibol.

     
  • Às 27 março, 2009 16:12 , Blogger Edmur disse...

    Esta discussão está engraçada...
    E cada um tem opinião diferente, como é natural, mediante o grau de subserviência da sua personalidade. No entanto, é um tema que a mim já me enjoa, porque para tudo há desculpas do passado, seja ele qual for.
    Os factos existem, e cada um os interpreta à sua maneira, é assim no Vitoria, no País, em todo o lado.

    Quanto a mim, ainda procuro de entre tantos "opinadores", que apresentem soluções de futuro, porque o que passou passou com todas as coisas boas e más que isso acarretou.

    Tenhamos a coragem de juntos fazermos melhor do que foi feito ate agora pelo nosso Vitoria.

     
  • Às 27 março, 2009 16:54 , Blogger Joao Ega disse...

    O Vitoria Sport Clube tem quase oitanta e sete anos.
    Pimenta Machado foi presidente vinte e três.
    Quando chegou ao Vitória o clube tinha um estádio miserável e um terreno para plantar couves comprado á Unidade Vimaranense.
    Quando saiu deixou um estádio magnifico,um complexo desportivo que foi modelar no país,um óptimo pavilhão desportivo.
    Se era tão fácil porque não o fizeram outros ?
    Que tinham poder,influência politica,meios e dinheiro.
    Que se davam bem com governos e governantes.
    O que fica para a História é a obra feita.
    Um clube que cresceu em termos patrimoniais,influência e prestigio.
    Que é uma referência em Portugal.
    Os erros cometidos fazem parte do percurso mas são pouco relevantes face a tudo de positivo que foi feito.
    Pimenta Machado foi um excelente presidente.
    Saiu,talvez, tarde e o seu tempo passou.
    Mas apoucar 23 anos de obra em função da infelicidade de uma assembleia geral ou de algumas decisões menos felizes é de uma infelicidade atroz.
    E vindo de vitorianos é também uma tremenda ingratidão.
    Mas afinal Guimarães sempre foi má mãe e boa madrasta.

     
  • Às 27 março, 2009 17:26 , Blogger CASCAVEL disse...

    Caro Rui Rodrigues,
    Apreciei a referência.
    Sabe, meu caro, deste muito novo (de pequenino, mesmo) me habituei a gostar do VITÓRIA.
    Sou sócio desde os meus 5 anos (e já passei a barreira dos 40), fui atleta no clube nas camadas jovens de andebol e assisto, com muita regularidade, aos jogos de voleibol (acabei, agora mesmo, de comprar o bilhete para a final da taça), basquetebol e, claro, também de futebol.
    É que o VITÓRIA para mim, como felizmente para cada vez mais Vitorianos, é uma associação desportiva (que não apenas uma mera equipa de futebol), que ano após ano, mas apenas depois da saída do seu "adorado" Presidente, se vem tornado num clube de referência no desporto Nacional, com a conquista de diversos títulos: vencedor da taça de Portugal no basket e campeão nacional no voleibol.
    Por tudo isso é que ainda não perdi a esperança de ver um dia um atleta Vitoriano participar nuns Jogos Olímpicos, situação que, com o ex. Presidente Vitoriano de que tanto gosta, era absolutamente impensável.
    Mas, para além de assistir aos jogos do clube e nas diversas modalidades, também me recordo de diversos Presidentes - Gil Mesquita, Pimenta Machado, Vitor Magalhães e Emilio Macedo - e lembro-me, ainda, de ter estado presente em muitas AG´s ao longo dos anos que tenho de associado.
    E, deixe que lhe diga, como a dos "capangas" não tenho memória. Eu e a maior parte dos Vitorianos. Para si, pelos vistos, foi coisa de somenos importância (já agora, apenas por uma questão de rigôr, os "ditos cujos" não eram apenas "meia dúzia"; diria, mesmo correndo o risco de pecar por defeito, que eram umas boas dúzias deles: parece que os estou a ver, todos alinhados, logo nas primeiras filas, assim ao jeito de uma guarda de defesa pessoal de um qualquer ditador (será mera coincidência?????), mas sempre diligentes na hora de levantar o braço para votar, como se de legitimos associados se tratassem).
    Esse foi, sem dúvida, o momento mais negro da história do Nosso (???) clube.
    Vi, nessa malfadada noite, sócios do VITÓRIA, pessoas com idade avançada que ajudaram a construir a história deste clube, de lágrimas nos olhos, a protestar, movidos por um sentimento de indignação e revolta, como nunca antes havia sido visto em qualquer AG do clube.
    E a esse momento (o mais negro da história do clube) ficará ligado e para sempre o nome do ex. Presidente que tanto aprecia.
    Gostos não se discutem, dirá. Desta vez (mas apenas desta) concordo consigo.
    Apareça por aqui mais vezes, para falar do que lhe apetecer.

     
  • Às 27 março, 2009 19:36 , Blogger José Alves disse...

    Longe de querer alimentar qualquer tipo de discussão com vitorianos,não posso deixar de referir que para mim,e sem margem para duvidas, o momento mais negro dos 86 anos de vida do Vitória foi clara e inequivocamente a descida de divisão em 2005.
    Vi sócios a chorar,também chorei,mas chorei muito mais quando cheguei a casa,perante uma filha com nove anos e que ainda hoje refere esse momento como o único em viu o pai a chorar.
    Tenho a certeza absoluta que nessa noite houve milhares de vitorianos a fazerem o mesmo.
    Preferia ter sido insultado e humilhado em 365 assembleias,com 365 capangas e com 365 Pimentas Machados do que a dor que senti nessa noite.

     
  • Às 27 março, 2009 22:40 , Blogger Ernesto Paraíso disse...

    Gosto de discussões, com quem sabe discutir.
    Há aqui espíritos mais abertos e espíritos mais fechados
    Quem quiser que enfie a respectiva carapuça
    Cumps

     
  • Às 28 março, 2009 12:17 , Anonymous Anónimo disse...

    Caro José Alves, para si foi a descida de divisão, para mim foi aquela assembleia. Da forma como eu vejo as coisas, a primeira é uma contingência a segunda é deliberada. São opiniões.

    Para encerrar o tema, se me permitirem (já tinha dito que não falava mais disto e já disse mais do que queria dizer), volto a repetir que só contesto os últimos anos, que esses foram a mais, que prejudicaram o futuro do Vitória, que dividiram os associados (como ainda agora se vê), que deixaram o clube sem dinheiro, sem equipa e sem rumo definido.

    Esta discussão, agora, não interessa ao Vitória, como disse o Edmur - e estava arrumada na sua gaveta, até voltar a ver a luz do dia só porque houve um acórdão cujos fundamentos, de resto, desconheço que absolveu o PM -, ao Vitória interessa sempre e só discutir o futuro. O complexo desportivo e o estádio estão aí e pouco me interessa (embora saiba muito bem e documentalmente o que se passou) se foram dados pelos sócios, pela Unidade Vimaranense, pela Câmara Municipal, pelo Estado ou pela UE ou nasceram do esforço pessoal de PM e das suas equipas directivas.
    O que falta, faltou sempre, em 86 anos, é cumprir o desejo de uma equipa, de jogadores e técnica, que dê garantias de alcançar e manter um determinado nível de prestações, que tem de ser estável, pois nada disso se faz a desbaratar o bom que há e a mudar de treinador de meio em meio ano ou todas as épocas e falta também uma direcção que, quando um resultado desses aparece, não tenha medo de dar o salto em frente, para escudar e estabilizar esse salto qualitativo. Somos, há muitos anos, eu diria que desde sempre, uma equipa de altos e baixos, que alterna épocas europeias e 3.os lugares com 8.os, 10.os e piores. Isso nem PM, nem os anteriores e nem quem lhe sucedeu foi capaz de fazer e é, para mim, o mais importante. Estádios impressionantes, pagos pelo estado e pelas câmaras municipais, até o Leiria e o Beira-Mar têm, como se sabe, equipas e projectos desportivos de sucesso, que ganhem ano, após ano, qualquer coisa ou que, pelo menos, lutem até ao fim para o fazer, só conheço 3... podíamos ser o 4.º, não temos sabido ser e até os marroquinos parecem fazer intenções de lá chegar.

    No que diz respeito à sentença, que por acaso é um acórdão, só lhe digo isto: de quantos crimes foi absolvido ou foram arquivados os inquéritos do Valentim? E o Pinto da Costa? Vai ver por quantos vai ser condenado. O que lhe digo é que, nos tribunais, ou se faz prova ou não se faz prova. Isso é coisa bem diferente de se ter ou não razão, de se estar inocente ou não. Eu, independentemente de não se ter feito prova disso, mantenho a minha convicção, os Senhores as vossas. São convicções pessoais, não são os tribunais e as suas decisões que as vão alterar...

    Quanto a festas no Toural, que são coisa muito boa (disso queria eu todas as épocas), lembro-me, eu pessoalmente, pelo menos de mais uma: estava tanta gente no Toural (e por toda a cidade) quando a equipa chegou de ser eliminada nos quartos-de-final da UEFA, como a que estava na subida de divisão... aliás, descida e subida de divisão, não são, como saberá, situações virgens no clube, vá ver as fotos da festa de 15 de Junho de 1958 e verá que o Toural estava tão cheio há 50 anos, como esteve agora. É que o Vitória, sempre teve uma massa associativa fabulosa e ela manifesta-se em todo o seu esplendor nos momentos de união. Não vamos, pois, peço-vos, voltar a dar para esse peditório, já bastou a divisão que foi, então. Já não tem razão de ser. Conseguimos transformar um post a malhar nos gatinhos pingados da avenida, num pretexto para nos dividirmos. Deixemo-nos disso.
    Vamos mas é pensar como havemos de malhar nos andrades, que é a próxima batalha!!!

    Um forte abraço a todos e viva o NOSSO ENORME VITÓRIA!!!

     
  • Às 28 março, 2009 13:03 , Blogger José Alves disse...

    Assobios.
    Haver um grupo,um site ou um blogue que reunisse algum dinheiro,através de uma conta bancária,por exemplo,onde fosse possivel reunir uma pequena quantia de dinheiro suficiente para adquirir alguns milhares de assobios,dos mais baratos,que seriam distribuidos aos sócios nas entradas para o estádio no próximo dia 4.
    Ia permitir um coro de assobios talvez nunca registado em lugar algum deste planeta,pois teriamos senhoras,miúdos e graúdos que mesmo que não soubessem assobiar,o iam poder fazer sem grande esforço.
    Temos nesse dia uma oportunidade rara de mostrar toda a raça do vitorianismo uma vez que o jogo vai ser transmitido em sinal aberto e que reunirá,com toda a certeza,todos os apreciadores de futebol em Portugal.
    Seria sem dúvida, uma prova de fogo á capacidade de encaixe dos altamente profissionais jogadores do nosso rival dessa noite,todos gostavamos de ver a sua inspiração para jogar ouvindo 28.500 assobios sempre que tivessem a bola nos pés.
    Vitória com bola = palmas.
    Vitória sem bola = assobios.

     
  • Às 28 março, 2009 13:49 , Anonymous Anónimo disse...

    Ah! Isso sim, grande Zé Alves (espero não te importar que te trate por tu, mas, apesar de tudo, somos família, não é certo?)!
    Acho que a proposta é fantástica, mas não será, temo, exequível pela malta da blogosfera... não há estrutura nem tempo.
    Deixo aqui, deixamos todos, pela certa, a ideia à consideração da nossa direcção e patrocinadores: e que tal uns apitos/assobios de brinde à entrada? Prometemos usa-los com toda a força dos nossos pulmões! Vamos a isso?
    Pelo sim, pelo não... vou tratar de comprar um... Mas lá que era uma bela prenda de Páscoa da Direcção...
    Pensem nisso a sério!
    Mais um forte abraço!

     
  • Às 28 março, 2009 15:28 , Blogger José Alves disse...

    Já somos família há muitos anos.
    E seremos por muito mais,mesmo depois de mortos.
    Com todo o prazer.
    Acho que a estrutura já está devidamente montada,os nossos sites e blogues,falta apenas conseguir que se unam em torno do mesmo objectivo e sempre que isso possa de qualquer forma contribuir para o engrandecimento do nosso clube.
    O protagonista principal de qualquer site ou blogue verdadeiramente vitoriano tem de ser o Vitória,só depois devem ser os seus autores,proprietários ou administradores,sendo tempo de todos procurarem comungar das mesmas ideias e lutarem por elas.
    Não ficaria bem á direcção meter-se nesta questão,mas o que é certo é que não precisamos deles para isto.
    Precisámos que cada um deles faça o seu melhor na gestão e condução do Vitória,que nós temos capacidade para fazer o resto.
    D.Afonso Henriques venceu-os com espadas.
    Nós vamos vence-los com assobios.
    Tenho de comprar 4.

     
  • Às 28 março, 2009 17:12 , Blogger José Alves disse...

    Quanto ao tempo que temos até ao dia 4,acho que nos sobra em tempo,justamente o que nos falta em vontade.

     
  • Às 06 abril, 2009 00:03 , Blogger Jagunços_GMR disse...

    A vossa beira sou um puto com apenas 6 anos de sócio, gostei de ler o que disseram, so quero acrescentar um ponto, O Pimenta, foi um presidente a altura do clube e cidade onde tava! e isso ninguém depois da sua saída soube ser! Ele foi embora e agora precisamos dum novo Pimenta!

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page