22.3.09

Chegou a hora de dizer BASTA !!!!!!... (2)



Este “movimento” de repúdio (ver aqui) ao modo como o nosso clube é continuamente desrespeitado, menosprezado, e por vezes até ignorado, por esta espécie de “imprensa desportiva”, nasceu de forma espontânea, materializando desse modo o sentimento de revolta que vai crescendo dentro de nós vitorianos.
Algumas pessoas vão comentando que esta iniciativa está condenada ao fracasso, que nem vale a pena tentar; que são apenas tomadas de posição avulsas, que aquilo que é necessário é que os problemas sejam discutidos de forma séria…
Mas não é isso que dia após dia se vem fazendo na blogosfera vitoriana?
Artigos e mais artigos reclamando aquilo que deveria ser nosso por direito próprio e que nos é sonegado consecutivamente?
Julgo que não haverá um único blogue que ainda não se tenha insurgido contra este status quo.
Pois eu acredito que é chegada a altura de se fazer alguma coisa, em concreto.
E foi por isso que este “movimento” surgiu e diariamente vai crescendo.
Porque os vitorianos estão fartos!
Não sei se acabará por ter algum efeito prático mas, pelo menos estamos a tentar, para que nunca ninguém possa dizer um dia que a família vitoriana é uma associação de “calimeros”, que se limitam a carpir mágoas, a queixar-se da fatalidade do destino que alguém pretende traçar para nós.
Não sei se este “movimento” para dizer BASTA, nos vai trazer algum benefício prático, mas pelo menos alguns de nós estão a tentar, nomeadamente os blogues D. Afonso Henriques, O Vimaranes, Depois Falamos e Voz do Berço, os sítios Vitória-1922 e Associação Vitória Sempre, e ainda, individualmente, Ibraim, Jeremias, Edmur, N’Dinga, Ademir Alcântara, Pedro Mendes (D. Afonso Henriques), Vimaranes (O Vimaranes), Pantic (Voz do Berço), Samuel Silva (Colina Sagrada), GMRFANS, Libertas, Amil, Fidel e alguns anónimos…
Mas esta não deveria ser uma reivindicação só nossa.
Deveria ser também uma luta da Direcção do Vitória…
Deveria ser também uma luta de todos os outros clubes (de todos menos três)…
Acredito que o “movimento” vai continuar a crescer, sem esmorecer.
Não nos limitemos a protestar em surdina.
Não leia apenas este artigo, tome uma posição e dê-nos conta dela.
Escreva, e depois seja coerente com aquilo que escrever.
A caixa de comentários continua à sua espera…

Etiquetas: ,

publicada por Ibraim @ 00:19  

21 Comentários:

  • Às 22 março, 2009 00:48 , Blogger Jeremias disse...

    Creio que seria interessante promover um encontro da blogosfera vitoriana.
    Para acertar ideias,desenvolver uma estratégia consequente,exigir á direcção do Vitória que tome posições públicas de ruptura.
    Porque escrever é importante mas não chega.

     
  • Às 22 março, 2009 00:56 , Blogger Vitor Paneira disse...

    Eu vou ver se falo com alguém que possa dar algum destaque a esta iniciativa ao nível da imprensa local.
    Toda a ajuda será bem-vinda!

     
  • Às 22 março, 2009 03:55 , Blogger Vimaranes disse...

    Acho a ideia do Jeremias muito interessante. A exemplo do que já acontece com o encontro de bloggers do Minho por exemplo, creio que fará sentido marcar um de blogger vitorianos para discutir e pensar estratégias.

     
  • Às 22 março, 2009 13:47 , Blogger Rui Osório disse...

    Nenhuma guerra se vence se ninguém tiver a iniciativa de a começar. Penso que se nos unirmos vamos conseguir com a nossa voz seja ouvida. Era bom se a imprensa local desse destaque a este assunto. Só assim a maior parte dos Vitorianos iria ficar a conhecer este "movimento"

     
  • Às 23 março, 2009 02:33 , Blogger João António disse...

    Bem, entrei no vosso site com um propósito apenas (nunca o faria com interesse acreditem ;) ).
    Como dizia, vinha apenas para colar aqui um texto e deparo com esta vossa notícia... Muito boa!
    - Eu graças a Deus já tomei esta decisão de dizer "Basta" há muitos anos atrás, e jornais desportivos portugueses não me servem nem para limpar o cú!..

    Mas penso que nesta luta devíamos mesmo unir todos os verdadeiros clubes de Portugal, esquecendo momentaneamente os nossos ódios que todos sabemos...
    Já fiz muitos posts no meu blogue sobre este tema, se quiserem se dar ao trabalho de os ver...
    http://academicasempre.blogspot.com/

    No seguinte comentário deixo aquilo que vinha na verdade deixar-vos (ando a espalhar pelos blogues de clubes), que tem tudo a ver com isto...

    Saudações

     
  • Às 23 março, 2009 02:33 , Blogger João António disse...

    Malta, é só para alertar sobre o fosso que está a entrar o futebol Português:

    Já se sabe que a imprensa dá publicidade grátis a 3 clubes todos os dias, incluindo a estação de televisão com financiamento público. Um ULTRAJE para nós contribuintes!
    Esta publicidade alimenta o ciclo vicioso em que apenas os 3 é que têm as receitas. (se também as geram é apenas porque as tiveram!)

    É angustiante vermos todos os dias como parecem só existir 3 clubes em Portugal.
    Mas se tudo isto é muito mau, o que é inadmissível é confirmar as suspeitas que até para os árbitros só há 3 clubes. Lucílio Baptista confirmou-o na sua entrevista à SIC! Veja-se como ele se refere a SPORTING, BENFICA e PORTO!!...
    http://academicasempre.blogspot.com/2009/03/pim-pam-e-pum.html

    Por isto e muito mais, acho que já passa até da hora de nós, os verdadeiros clubes de Portugal, começarmos a levantar a voz contra esta VERGONHA!

     
  • Às 23 março, 2009 12:48 , Blogger Unknown disse...

    Também reparei nesse destaque aos 3 grandes... estas coisas metem-me um fastio...

     
  • Às 23 março, 2009 12:48 , Blogger CASCAVEL disse...

    Ainda hoje, passados dois dias sobre a final da taça da liga, se fala sobre a arbitrgaem desse jogo.
    E fala-se porque o prejudicado foi um dos "grandes". Tivesse sido lesado um dos outros e já ontem, bem cedinho, o assunto tinha sido declarado "prescrito" pelo nosso jornalismo.
    Apetece-me perguntar, mais uma vez (como diz a canção "até que a voz me doa"), onde estava toda esta gente, em finais de Agosto do passado ano, quando o VITÓRIA, representando o futebol Português, foi escandalosamente prejudicado desportiva e, acima de tudo, financeiramente com aquela eliminação absolutamente escandalosa da "champions league"?
    Se bem me lembro o maior roubo de que uma equipa foi alvo nas competições europeias "apenas" foi merecedor de um ligeiro destaque no dia do jogo e, no dia seguinte, de forma mais ou menos discreta, nos pasquins desportivos nacionas.
    Passadas poucas horas do maior roubo que há memória, as noticias voltaram a ser o que sempre foram neste "pequenino" pais desportivo: chegou mais um "craque" para a lampionada; o M. Veloso mudou pela enésima vez de penteado ou o PC foi recebido, com honras de chefe de estado numa qualquer terriola deste país a inaugurar, com fanfarra a desfilar pelas artérias da mesma, mais uma casa "azul às riscas".
    Eu, há muito tempo, que deixei de comprar jornais desportivos e cada vez vejo menos vezes os programas televisivos com os "paineleiros".
    Já não há paciência para esta histeria colectiva.

     
  • Às 23 março, 2009 15:12 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Caro Ibraim,

    Contem comigo para qualquer iniciativa que se proponha unir o futebol Português contra este estado lamentável de sabujice e subserviência da imprensa ao primado de três clubes que são muito mais iguais entre si do que pretendem.
    É evidente que quem teria de tomar uma posição seriam os Clubes em sede de AG da Liga, mas como a atitude a que nos habituaram é mais ou menos a de "quem tem cú tem medo", penso que nem vale a pena tentar ir por aí.

    Repito, contem comigo,
    Abraços e,
    VIVA O VITÓRIA!!!

     
  • Às 23 março, 2009 15:35 , Blogger João António disse...

    Viva,

    Um tipo do Paços surgiu com a seguinte ideia no meu blogue:
    «acho que os adeptos deveriam marcar uma jornada de protesto exibindo uma faixa com algo tipo "o futebol português tem muito + que três equipas" em todos os estádios» http://www.castores1950.blogspot.com/

    Penso que seria uma boa ideia a blogosfera dos 13 verdadeiros clubes da Liga se unir para marcar uma jornada de Luto, onde se poderia mostrar em todos os estádios a mesma faixa, através das respectivas claques.

    Saudações

     
  • Às 23 março, 2009 16:06 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Esta ideia parece-me bem!

     
  • Às 23 março, 2009 16:39 , Blogger Capucho disse...

    A ideia de colocar a faixa é boa, mas temo que a mesma seja boicotada na comunicação social, não aparecendo!

     
  • Às 23 março, 2009 22:51 , Blogger Rui Osório disse...

    Se for nos jogos contra os três grandes há exposição mediática para isso, há tanta câmara, tanto jornalista, que alguém há-de dar por isso...

     
  • Às 23 março, 2009 23:40 , Blogger Amil disse...

    Eu serei um activista da causa.
    Permitam-me deixar umas considerações/opiniões acerca do que fazer.
    Começo por publicar (se me permites Ibraim) num blog em que participo, http://www.ouclandestino.blogspot.com/ este post na íntegra.

    Em relação ao que fazer, deixo a minha opinião:
    Incentivar e divulgar, não só na blogosfera, mas um pouco por todo o lado, com todos os nossos familiares, amigos e conhecidos a não comprarem estes pasquins, nomeadamente “o jogo”. Penso que esta forma é tão ou mais útil do que um simples post.

    Depois, quero dizer também que o que diz o João António é importantíssimo: “…nesta luta devíamos mesmo unir todos os verdadeiros clubes de Portugal, esquecendo momentaneamente os nossos ódios que todos sabemos...” que existem.
    Para isso só mesmo apelando aos autores de blogs de todos os clubes e claques nacionais para que publiquem e falem sobre este assunto.

    O que diz o adepto do Paços não é mal visto, mas concordo com o Capucho, pode de facto ser boicotado pela própria comunicação social nacional.

    O que proponho é um bocado radical.
    - A não ida aos estádios numa data a combinar.
    - Impedir a comunicação social nacional de entrar nos estádios (sei que vai meter policia ao barulho).
    - Impedir a comunicação social nacional de sair dos estádios (sei que vai meter policia ao barulho).
    - Lançar bombas de fumo e interromper todos os jogos quantos possível no mesmo dia.
    - Os presidentes, directores, chefes, donos etc. todas as claques, grupos de amigos, compinchas etc. e principalmente nós adeptos em geral, devem enviar mails cartas, telefonemas de protesto para toda a comunicação social, desde a local à nacional, para a federação, para a liga e porque não para o ministérios do desporto.

    Penso que é unânime que podemos mudar as coisas, mas para isso é preciso fazer todos os dias alguma coisa.
    Aqui vai uma ajuda para quem quiser chatear e encher os emails desta gente toda.

    Ei-los
    Contactos:

    Federação Portuguesa de Futebol - info@fpf.pt ; secretario_geral@fpf.pt ; arbitragem@fpf.pt ; press@fpf.pt

    Liga - geral@lpfp.netcabo.pt ; geral@lpfp.netcabo.pt ; geral@lpfp.netcabo.pt ; comunicacao@lpfp.netcabo.pt

    Ministério do desporto - idp.secretariado@mail.telepac.pt ;


    Comunicação nacional:

    SIC - contacto@siconline.pt ; atendimento@sic.pt
    RTP - http://www.rtp.pt/wportal/participe/formulario.php
    TVI - apoioaocliente@iol.pt

    TSF - http://tsf.sapo.pt/paginainicial/contactos.aspx ; tsf@tsf.pt
    Renascença - mail@rr.pt
    Antena 1 - rdp.antena1@rtp.pt
    DN- webmaster@dn.pt
    Expresso - director@expresso.impresa.pt ; cidadaoreporter@expresso.impresa.pt
    Sol - geral@sol.pt ; online@sol.pt ; cartasaodirector@sol.pt ; opiniao@sol.pt
    Correio da Manha - JMG@mediafin.pt ; AnaFonseca@cofina.pt ; SJordao@cofina.pt
    Publico - http://static.publico.clix.pt/homepage/nos/contactos.aspx
    JN - noticias@jn.pt ; jn.online@jn.pt ;
    24horas - news@24horasnewspaper.com
    Primeiro de Janeiro - geral@oprimeirodejaneiro.pt
    A Bola - clientes@abola.pt
    Record - JMG@mediafin.pt ; AnaFonseca@cofina.pt ; SJordao@cofina.pt
    O Jogo – www.ojogo.pt – (Em baixo a contactos.)
    SPORTINVESTE MULTIMÉDIA SA
    Largo da Lagoa, 15A
    2795-116 Linda-a-Velha
    NIF: 505 719 959
    Tel: 21 415 38 00
    Fax: 21 415 38 86
    JORNALINVESTE
    Rua Gonçalo Cristovão, 195
    4049-011 Porto
    Tel: 22 507 19 00
    Fax: 22 507 19 99 (redacção)
    Avenida da Liberdade, 266
    1250-149 Lisboa
    Tel: 21 318 75 00
    Fax: 21 318 76 96 (redacção)

    Dpto. Assinaturas:
    Tel: 21 318 78 34
    Fax: 21 318 78 66

    Para toda a imprensa nacional e regional vão a http://www.jornaiserevistas.com/ tem la tudo e mais alguma coisa.

    Espero que seja útil e que gastem o vosso mail quanto poderem. Da minha parte, além de ficar já aqui o comentário com as informações, vou “postalo” no blog em que participo e vou fazer um mail para enviar a todos os meus contactos.
    Vamos fazer alguma coisa pelo futebol português.
    1abraço

    Força Vitória

     
  • Às 24 março, 2009 00:29 , Blogger Ibraim disse...

    Caro Amil,
    Quando resolvi escrever este artigo fi-lo em consequência da minha revolta, e apenas para tentar dar início a alguma coisa de concreto.
    É uma onda que está a crescer, que é de todos, e na qual eu não faço a mínima questão de ter qualquer tipo de protagonismo...

     
  • Às 24 março, 2009 01:45 , Blogger João António disse...

    Pessoal, já cumpri (na verdade já cumpria) a minha parte em relação ao boicote. Aqui fica:
    http://academicasempre.blogspot.com/

    Quanto à luta, penso que devíamos criar um blogue que juntasse os verdadeiros clubes de Portugal, onde se pudesse conectar melhor os vários blogues e unir esforços no sentido de quebrar este já angustiante ciclo vicioso do futebol nacional.
    Esse blogue já existiu, não sei se conhecem:
    http://liga33.blogspot.com/
    Mas visto que criador desapareceu do mapa, e o próprio nome já não se adequa, deixo aqui a ideia de que se poderia criar algum blogue do tipo liga dos 29...
    Para o sucesso do blogue bastará haver uma boa lista de links para os blogues e claques dos 29, e após alguns posts e comentários sobre possíveis formas de luta, será mais fácil transmitir aos destinatários.

    Cumprimentos

     
  • Às 24 março, 2009 10:06 , Blogger Paquito disse...

    1 - Ibraim, podes-me incluir a mim na lista. Aliás, já são muitos e extensos os textos que tenho dedicados a essa temática, incluindo e sobretudo aqui no blog.

    2 - Acho mesmo mt boa essa ideia do nosso amigo Castor. E gosto mt de ver malta da Académica e do Paços a falar e a ser falada no nosso blog. Há que unir esforços. Esta merda é demais. Era mt engraçado que, em cada jogo, as claques dos dois clubes oponentes (de todos os clubes menos dos três da vida airada) ostentassem uma mesma faixa. Algum jornal/televisão há-de pegar. Há que despertar consciência a fazer falar esta gritante parolice do nosso campeonato.

     
  • Às 24 março, 2009 12:21 , Blogger Fidélio disse...

    Se me é permitida uma opinião, eu penso que (como já havia escrito antes) os "pequenos" clubes deveriam unir-se todos contra esta hegemonia artificial dos 3 estarolas. Mas não nos podemos esquecer que este país é literalmente (des)governado por uns quantos senhores que vivem em Lisboa; uns governam-no a partir do governo, outros acabam o trabalho a partir das televisões e dos jornais. São pessoas que não conhecem nem querem conhecer a realidade do país. São pessoas que olham para a janela do seu estudio de TV ou Rádio e dizem imediatamente qual é o tempo que vai fazer no país inteiro. São pessoas que acham que todos os adeptos dos outros clubes são arruaceiros e bocais; mas por contraponto quando um Lampião atira um verylight é um caso "isolado". E portanto, devemos a todo o custo evitar que eles (os tais senhores que governam esta merda toda) manipulem a opinião publica "transformando-nos num grupo de arruaceiros que causa danos ao futebol portugues, bla bla bla". Deviamos sobretudo angariar o apoio institucional clubes. Mais do ser violentos ou agressivos, deviamos expôr estes senhores ao ridiculo. Por exemplo, lançar uma "petição pela verdade desportiva" (a la Rui Santos) assente no fundamento que o programa que ele assina na SIC Noticias atenta contra a verdade desportiva ao falar apenas de 3 clubes. Enfim, são apenas algumas achas para a fogueira.

     
  • Às 24 março, 2009 12:35 , Blogger Fidélio disse...

    No comentário anterior devia ter escrito "boçais"; as minhas desculpas pelo erro (e por outros que ~me tenham escapado).

     
  • Às 24 março, 2009 16:52 , Blogger Ibraim disse...

    Parece que as minhas últimas palavras (00,29h de 24 Março) foram mal interpretadas (viram ironia onde ela nunca existiu).
    Aquilo que eu pretendo (como todos nós, de resto) é APENAS que este movimento de repúdio cresça entre nós, e se alargue a outras massas associativas, para que possa ganhar cada vez mais peso, e assim possa vir a ter algum efeito prático.
    Mais nada!
    Fico satisfeito com TUDO aquilo que está a ser feito em toda a blogosfera (vitoriana e não só), apenas excluindo as sugestões de tomada de atitudes violentas, que nunca defendi, nem vou defender agora...

     
  • Às 27 março, 2009 10:18 , Blogger Fidélio disse...

    E eis que, quando já todos achavamos que o assunto SCP/SLB/Carlsberg Cup/Falso Penalty/Lucilio Batista estava definitivamente encerrado, aparece o iluminado Nuno Luz (talvez daí o nome) a recriar a jogada vista em modo Nintendo vista de todos os angulos. Não percamos a esperança que ainda nos vão mostrar a jogada vista do sitio onde estavam as claques.
    Não há mesmo pachorra...

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page