30.4.08

O timming desta gente...

«Os 36 minutos que Meyong jogou pelo Belenenses na presente época vão mesmo custar a perda de seis pontos ao clube do Restelo e a descida do quinto para oitavo lugar da Liga de futebol. O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) negou ontem provimento ao recurso do Belenenses, que tinha sido condenado pela Comissão Disciplinar da Liga em Março pela utilização irregular do avançado camaronês frente à Naval, a 13 de Janeiro (16.ª jornada).
Após uma reunião que durou mais de quatro horas, os membros do Conselho de Justiça confirmaram a penalização - derrota por 3-0 no jogo com a Naval e perda de mais três pontos pela infracção cometida -, considerando que Meyong não podia ter alinhado pelo Belenenses, para onde se transferiu em Janeiro, visto que esta época já tinha representado o Levante (onde jogou 11 minutos) e o Albacete. Os regulamentos permitem que um jogador seja inscrito em três clubes na mesma época, mas apenas autorizam a utilização em dois.
Só que o Belenenses alegou que cumpriu todos os passos na inscrição do jogador e que a Liga e a FPF licenciaram a inscrição. "Esta decisão do Conselho de Justiça da FPF não faz justiça e desresponsabiliza a federação de responsabilidades nes-
te caso", disse ao PÚBLICO José Ma-
nuel Anes, presidente da assembleia geral do clube de Belém. "Se o ridículo matasse, o CJ estava morto", acusou Anes: "Daqui para a frente, quem licenciar um jogador, vai ter de perguntar se é para jogar ou só para tirar fotografias. É como se alguém que pede uma licença de construção na câmara tenha de perguntar se é para construir uma maqueta ou uma casa."
Também Carlos Janela, director desportivo do Belenenses à época dos acontecimentos, contesta a decisão do CJ, considerando-a "política e populista": "O clube tem razão e não pode ser punido por negligência da Liga, da Federação Espanhola e da FPF."
A formação do Restelo pode recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), embora na semana passada este órgão não tenha dado razão a um clube grego num caso muito semelhante. "Vamos analisar o acórdão do CJ e depois decidiremos se vamos recorrer para o TAD. Mas qualquer que seja a decisão que tomarmos, o que sabemos é que a perda de seis pontos é irreversível. Mas poderemos pedir uma indemnização por perdas financeiras", disse à Lusa Fernando Sequeira, presidente dos "azuis".
Com esta decisão do CJ, o Belenenses passa a somar 36 pontos em vez de 42, descendo do quinto para o oitavo lugar da Liga e ficando atrás do V. Setúbal (42), Marítimo (40) e Braga (37). O clube vê reduzidas as hipóteses de chegar à Taça UEFA, já que fica a quatro pontos do sexto lugar, o último que dá acesso às competições europeias. A Naval soma mais três pontos (tinha perdido o jogo em causa por 2-1), subindo do 13.º para o 10.º posto (33 pontos).», in Público 30.4.2008

Não podia ter perdido os pontos antes do jogo com o Benfica, pois não? Tinha de ser agora... Mas quem é que eles julgam que enganam?

Etiquetas:

publicada por Anónimo @ 11:39  

6 Comentários:

  • Às 30 abril, 2008 15:12 , Blogger CASCAVEL disse...

    Eu, pelo contrário, acho que a decisão, surgindo nesta semana, é benéfica para o VITÓRIA.
    O "Belém", vendo confirmada pelo CJ da FPF a decisão da CD LIGA - perda de 6 pontos - implica que praticamente deixa de ter hipóteses de lutar por um lugar na Uefa o que, em princípio, trará menor motivação aos seus jogadores.
    Aliás esta "tese" foi defendida pelo treinador azul, no fim do jogo na luz, em que expressamente referiu que desejava que a decisão fosse tornada pública o mais tarde possível.
    Por tudo isto penso que para o VITÓRIA - independentemente da "justeza" da decisão e do tempo que levou a mesma a ser proferida -esta "sentença", sendo proferida nesta semana (antes do jogo contra Nós) e com as consequências que a mesma implicou para o adversário, foi excelente.
    Cabe agora aos jogadores Vitorianos aproveitarem, no próximo domingo, esta pequena ajuda.
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 30 abril, 2008 15:16 , Blogger anti-mouros e vitórinhas disse...

    mas também pode funcionar ao contrário...os jogadores podem ganhar mais motivação para mostrar que nem assim conseguem tirá-los da UEFA...mas é claro que não sabem o que isso é...estão habituados a que a vossa equipa quebre sobre pressão...

     
  • Às 30 abril, 2008 17:02 , Blogger Unknown disse...

    Não acho nada disso, Cascavel... acho que os tipos só ficam a 4 pontos do 6.º e isso é motivação mais do que suficiente para tentarem ganhar os dois últimos jogos. Se estivessem a 6... mas são só 4... se eles acreditarem, vão dar o que têm.
    Ó Vitor, tem acontecido isso, não sempre, mas de vez em quando (aconteceu com o FCP, aconteceu com os lampiões, mas não com o Sporting, por exemplo), mas isso é naturalíssimo, numa equipa jovem e pouco experiente. Como estamos fartos de dizer, não contávamos estar nesta luta, mas se cá estamos foi porque a regularidade e as boas exibições nos trouxeram até aqui. Não é compatível com a nossa mística virar a cara à luta, a inexperiência e o plantel curto é que, às vezes, traem a vontade de fazer melhor. Mas lá que a lagartagem ou a lampionagem (ou ambos) andam a fazer pela vida, junto dos árbitros e de quem mais os puder ajudar... isso não me oferece qualquer dúvida.

     
  • Às 30 abril, 2008 17:31 , Blogger anti-mouros e vitórinhas disse...

    não acho... tem muito a ver com a mentalidade dos jogadores e das capacidades dos treinadores...não te esqueças que o mourinho ganhou tudo pelo porto com (quase todos)jogadores desconhecidos para a maior parte de nós e que sempre tinham jogado em equipas pequenas...capacidade psicológica é o mais importante, coisa que poucos jogadores do guimarães têm,aliás, alguns até já jogaram em grandes e não se deram bem por alguma razão...e o treinador tem algumas limitaçõe...mas enfim, não se pode ter tudo...e caro n'dinga, não digas que estão em segundo por causa da regularidade porque a verdade é que estão em segundo porque os dois lisboetas não sabem mais...ou é mentira?

     
  • Às 30 abril, 2008 23:59 , Blogger Paquito disse...

    Meu caro N'Dinga, neste assunto estou com o Cascavél.
    Por acaso não vejo nenhuma teoria de conspiração no timing escolhido.

    Pelo seguinte:
    1º Parece-me ter sido bem mais motivador para o Belenenses ir à Luz em condições de, ganhando, ultrapassar o Benfica (basta ver que levaram mais adeptos do que aqueles que têm em casa...) do que ir à Luz tendo acabado de perder 6 pontos, é que para além do mais era fora, num grande, o que é acrescidamente desmotivador

    2º Os 4 pontos a que ficam da Europa significam praticamente a impossibilidade de lá chegarem.
    O Belenenses tem 36, o Braga 37 e o Marítimo (6º lugar, último da UEFA) tem 40.
    Ora o Marítimo recebe esta semana o agora despromovido U.Leiria. Basta o Marítimo ganhar em casa e nem Belenenses nem Braga cheiram o lugar Europeu.
    Por isso esta classificação retira-lhes praticamente qq hipótese de chegar à UEFA.

    3º Embora possa ser verdade a teoria da raiva, continua-me a parecer que era mt maior o móbil motivacional se recebessem o Vitória a precisar de ganhar para garantir a UEFA, do que sem hipótese nenhuma de o atingir.
    Essa coisa da injustiça só atinge adeptos e dirigentes, os atletas motivam-se com questões mais práticas e terrenas como a possibilidade de atingirem o patamar internacional.

    Claro que tudo isto não significa que vamos ter um Belenenses de braços caídos.
    Bem pelo contrário! A teoria da raiva ou da perseguição em que o Porto foi Rei ainda num passado bem recente (agora já não precisa) vai à mesma ser injectada aos jogadores, o que me parece é que a outra motivação, a da possibilidade de apuramente uefeiro, seria bem mais aliciante.

    Como não sei as horas dos jogos, só espero que o jogo do Marítimo termine antes do nosso.

    E já agora, que o Marítimo ganhe por muitos!

     
  • Às 01 maio, 2008 12:53 , Blogger Ze Pedro M disse...

    Carissimos:

    Pelo mesmo regulamento que obriga o Vitoria a jogar ao mesmo tempo que lagartixas e passarinhos, Maritimo, Marrocos e Setubal jogam também às 19:15

    Por outro lado, depois do que temos visto sobre o jogar ou não sobre pressão ainda vale a pena defendermos teorias do que é melhor ou não???

    o que importa é vencer porque se vencermos e o 3º lugar continuar nosso vou ouvir aquele hino no nosso estádio nem que seja por uma só vez!!!

    ... mas não se esqueçam que mesmo se empatarmos, o Benfica empatar e o Sporting perder o 2º é nosso!!!

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page