26.4.08

Mais que um clube !

Na semana que antecedeu o jogo com o F.C. Porto, o V. Guimarães mobilizou-se por uma causa de solidariedade. A história é fácil de contar: uma reportagem da TVI mostrou no passado domingo um pai desempregado a contas com um filho jovem que sofre de uma doença cancerosa e a quem faltavam vários milhares de euros para atingir os 30 mil e realizar uma operação que pode ser vital nos EUA. Manuel Cajuda viu a reportagem em directo e decidiu interceder.

«No domingo fiquei satisfeito com o resultado das outras equipas que concorrem connosco, mas essa alegria acabou passado 30 minutos, esfumou-se toda a alegria do resultado, da bola que entra, do penalty que não se marca quando vi a reportagem de um pai que está desempregado há quatro anos e precisava de auxilio para fazer todas as últimas tentativas de ajudar a salvar o filho. Para além do futebol existem muito mais coisas boas para fazer», afirmou o treinador.

A questão de sobrevivência do jovem de Coimbra apertou-lhe o coração e começou a maquinar uma campanha de auxílio. «Lembrei-me que, se uma pessoa desse um euro, trinta mil adeptos seriam 30 mil euros. O Vitória é único», declarou. A través do assessor do clube, o treinador do V. Guimarães entrou em contacto com a estação de televisão e transmitiu uma mensagem simples ao pai da criança: «Leve o filho para a América que o dinheiro vai aparecer». Assim foi.

O êxito humanitário ficou bem expresso no gesto dos agentes vitorianos, que não ficaram insensíveis ao apelo, numa semana que pode marcar desportivamente a história do V. Guimarães. «Felizmente conseguimos, na semana de maior responsabilidade para nós, arranjar um atractivo bom para nos sentirmos felizes com a vida. Isso é que é importante», destacou Manuel Cajuda, o mentor da onda de solidariedade.

Entretanto, o ACP (Automóvel Clube de Portugal) garantiu o pagamento da deslocação e parte da verba que faltava para a operação. «Felizmente ouve uma entidade, o ACP, que se disponibilizou a pagar a operação e a viagem», congratulou-se Emílio Macedo, presidente do clube, que esteve na sala de imprensa a dar conta da iniciativa.

O V. Guimarães, ainda assim, vai realizar uma iniciativa de angariação no próximo domingo que será entregue ao IPO (Instituto Português de Oncologia). «Já tínhamos uma ideia para angariar fundos para a criança e entendemos fazê-lo no próximo domingo à entrada do estádio, para colaborar com o IPO. O V. Guimarães não é só futebol. Temos outras responsabilidades na vida quotidiana e domingo é propício para a angariação de fundos. O futebol não é só ganhar, fazer pontos, mas acima de tudo estarmos solidários com as pessoas mais carentes. Peço a todos os associados e simpatizantes do Vitória o seu donativo», apelou o presidente do V. Guimarães.

in Mais Futebol

São "pequenos" gestos como este que me fazem ter cada vez mais orgulho em pertencer a esta família! Responsabilidade social e sensibilidade que, a mim, me emocionaram, de verdade, enquanto lia a notícia.

O D. Afonso Henriques não poderia ficar alheio a este repto e tenho a certeza que todos os membros concordam com a divulgação da iniciativa aqui.

publicada por Vitor Paneira @ 20:52  

2 Comentários:

  • Às 27 abril, 2008 14:57 , Blogger Saganowski disse...

    Num mundo em constante correria, em que nos importámos mais com o nosso próprio umbigo, é sempre bom saber que há quem veja o desporto e os seus agentes como muito mais do que agentes desportivos!

    Se o futebol tem o impacto que tem na nossa sociedade, porque não aproveitar isso em favor de quem mais precisa?

    É por isso que "é com orgulho que visto branco"...

    Será que no clube desse tal senhor Vitor, além de ensinarem os jogadores a serem máquinas produtoras de títulos também os ensinam a ser verdadeiros homens, preocupados com o seu semelhante???

    É que a vida não é só taças e títulos!!!

    Há muito mais para além do futebol!!!

     
  • Às 27 abril, 2008 15:37 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Um gesto fantástico que só pode merecer o aplauso de todos.

    ACONTEÇA O QUE ACONTECER...

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page