5.4.08

CRÓNICA DE UM VITORIANO "AMORDAÇADO".

Sexta feira, hora de almoço, encontrava-me, como muitas vezes acontece no último dia da semana, a almoçar num "tasco" típico da nossa cidade com uns amigos, quando no final do repasto, aparece o EDMUR a desafiar-me para ir com ele ver o VITÓRIA a Paços de ferreira.
De inicio recusei o convite mas depois, à medida que a tarde ia avançando e se aproximava a hora do jogo, o coração falçou mais alto e lá acabei por aceitar o convite.
Há hora marcada lá saimos a caminho da terra dos móveis onde chegamos ainda faltava uma hora para o começo do jogo.
À chegada o mesmo de sempre: centenas de Vitorianos nas imediações da mata real. Parecia que estávamos em Guimarães, nas imediações do Afonso Henriques.
Depois do apalavrado encontro com o ADEMIR, à porta da "loja do castor", seguimos em conjunto em direcção à porta da entrada no Estádio (??????).
Eu e o EDMUR fomos para a bancada central (de qualidade inenarrável. Por ex. não se vê as bandeirolas de canto do nosso lado) o ADEMIR, conjuntamente com quem o acompanhava, dirigiu-se para a bancada destinada aos "brancos". Sorte a deles e azar o nosso. Lá chegaremos.......
Quando cheguei à bancada, como era de prever, havia alguns (poucos) adeptos Vitorianos.
Começa o jogo e logo de inicio grande oportunidade para os da casa salva com uma monumental defesa do Nilson.
A coisa não começava bem, no entanto, pouco tempo depois, Alan foge pela banda direita, cruza com peso, conta e medida para o Desmarrets que, após um pequeno "ajeitanço" desfere um remate rasteiro que, depois de bater no poste, segue directo para dentro das redes.
No meu interior deu um salto do tamanho do mundo e, exteriormente apenas cruzei uns olhares cumplices com uns amigos Vitorianos que se encontravam na fila atrás da nossa para além, claro, de uma ligeira cotovelada ao EDMUR a comemorar o golo.
O jogo decorreu equilibrado até ao intevalo e assim, com 1-0 para Nós, lá chegou a metade do jogo.
Durante o intervalo a conversa, meio à surdina, com os amigos que se encontravam perto de nós e o "reconhecimento" entre todos que ver futebol assim (completamente amordaçados) não é nada agradável.
De volta ao jogo o Paços, como lhe competia, começa a pressionar até que, de forma merecida (há que reconhecer), lá conseguem o empate, na conclusão duma bela jogada.
Enorme festa à nossa volta e nós, sentados e calados, lá tivemos que aguentar tamanha "afronta".
O VITÓRIA, como se impunha, reagiu e uma magnifica jogada de contra ataque Vitoriana, conduzida pelo J. Alves (que grande segunda parte fez o Flavienese!!!!!), só conseguiu ser parada com uma falta grosseira dum defesa "amarelo".
Como consequência da infracção falta a nosso favor perto da área Pacense.
A bola é colocada no sitio da infracção, Desmarrets afina a pontaria e, com um remate fabuloso, faz o 1-2 e devolve a esperança às hostes Vitorianas.
Grande festa dos Vitorianos sendo que, mais uma vez, a mesma apenas foi interior por parte dos "heróis que se encontravam na bancada Pacense, em claro contraste com a "verdeira loucura" que se percebia nos adeptos que estavam atrás da baliza do Nilson.
Eu, ruidinho de inveja, lá olhava para os Vitorianos aos saltos e efusivamente a cantar : "ALLEZ ALLEZ, GRANDE VITÓRIA ALLEZ..." ou "VITÓRIA ATÉ MORRER....." (o "prá segunda, prá segunda era dispensável) e só me restava acompanhar a festa sentado e calado, como a minha qualidade de "estrangeiro" prudentemente aconselhava.
Claro que, discretamente, perguntava ao EDMUR quanto tempo faltava para acabar o jogo e, por arrastamento, a minha "agonia".
Daí até ao final (faltavam cerca de 10 minutos, mas pareciam horas.....) o VITÓRIA continuou a sentir muitas dificuldades em dominar o jogo (a entrada do Moreno foi, a meu ver, acertada, só que, infelizmente, ele não conseguiu "fechar" o ataque do Paços) e, mesmo no último lance do jogo (parece sina em Paços sofrermos um golo em cima da hora), o Wesley marcou um golaço que, para os Vitorianos, caiu com um autêntico balde de água gelada.
Nem será preciso falar da alegria com que este golo foi festejado na "nossa" bancada, mais a mais depois do esperado ressabianço resultante do "prá segunda, prá segunda...." vindo da bancada Vitoriana.
E neste clima incendiado lá acabou o jogo, com um resultado justo, mas que para os Vitorianos soube a muito pouco.
Acabo dizendo que, nestas condições, mesmo agaradecendo ao EDMUR, que simpaticamente arranjou os bilhetes, nunca mais vou ver o VITÓRIA onde quer que seja.
Ou vou para o lado dos "meus", mesmo sendo "roubado" no preço dos bilhetes, ou então prefiro ver na Sporttv e assim posso cantar, berrar, gritar, insultar à vontade correndo "apenas" o risco de, na assembleia de condominio seguinte, ser convidado a procurar casa noutro local.
Viva a liberdade!
OS MELHORES:
1-DESMARRETS. Dois (grandes) golos mesmo não dando para a vitória fazem toda a diferença.
2-NILSON. Fez, entre outras intervenções menos complicadas, duas defesas do outro mundo.
3-J. ALVES. Fantástica segunda parte que quase dava para trazer os 3 pontos para o Berço.
Saudações Vitorianas.

publicada por CASCAVEL @ 21:19  

5 Comentários:

  • Às 06 abril, 2008 00:04 , Blogger Jeremias disse...

    Também eu,caro CASCAVEL,estive em "risco" de ter de assistir amordaçado ao jogo dado que tinha combinado com o EDMUR ir convosco á marcenaria !
    Por razões profissionais não pude mas vi o jogo na televisão.
    E espero,sinceramente,que o Paços vá rápido para a Vitalis e por lá fique até ter um estádio minimamente decente para uma competição profissional.
    Quanto ao jogo penso que o resultado foi justo e castigou o excesso de calculismo do Vitória.
    Marcamos um golo,não aproveitamos a ansiedade deles,e fomos gerindo a ver no que dava.
    Sofremos o empate,fomos para cima do Paços,marcamos de novo e voltamos á gestão calculista.
    Só que naquele campo não dá.
    É demasiado acanhado para permitir um eficaz futebol de contenção como aliás já sabiamos de um triste passado recente.
    E como quem não marca...sofre acabamos por dar dois pontos ao cair do pano.
    Não soubemos aproveitar a ânsia do Paços pelos pontos.
    E tenho de deixar duas criticas ao Cajuda (calma EDMUR) por decisões tomadas: Demos uma hora e cinco minutos de avanço ao Paços jogando com dez.
    Sim porque o Miljan foi,mais uma vez,uma nulidade total.
    Na televisão até faz pena !
    E depois (mais calma ainda EDMUR) acho que o Alan foi mal substituido.
    Era,apesar da ineficácia em frente á baliza,o avançado mais perigoso do Vitória.
    Um anota final para alguma "tremideira" pouco usual na nossa defesa cometendo erros nada habituais.
    Os melhores:
    1)Desmarets:pelo que jogou e pelos golos.
    2)Nilson: Defendeu tudo que havia para defender e ,em dois casos,com enorme brilho.
    3)João Alves: Voltou a encher o campo todo.Pena,também ele,não acertar com a baliza.

     
  • Às 07 abril, 2008 11:30 , Blogger Saganowski disse...

    Como fiquei com uma enorme "azia" pelo resultado menos bom de sexta, deixo apenas uns pontos para reflexão, sem falar do jogo em si:

    1ºGamela ou não, mesmo a 20€, quando é preciso, estamos lá!

    2ºEste ponto que o Paços ganhou, não lhe vai adiantar de nada nas contas do final da época, enquanto que os 2 pontos que perdemos, nos faziam muito jeito, dado que o Benfica empatou no Bessa! E como seriam diferentes a partir de agora as coisas, se tivessemos ganho...

    3ºDepois de se falar no Geromel e no Sereno, agora também há muito interessados no Desmarets...Será que no fim da época se vai desmantelar a equipa titular)))

    A minha "tômbola" desta semana:

    1ºDesmarets (não há palavras para descrever tudo o que fez...)
    2ºNilson (impecável e sem culpa nos golos)
    3ºJoão Alves (Ó Scolari, tás cego???)

     
  • Às 07 abril, 2008 11:48 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro SAGANOWSKI,
    Eu, por acaso, acho que o Paços com este empate ainda continua na luta.
    Acho, até, que foi o único aspecto positivo que sobrou do nosso jogo, ou seja, os castores, com este ponto, ainda não estão condenados e, assim, se quiserem continuar na Bwin, estão obrigados a ganhar ao sporting no jogo que têm que disputar contra a lagartagem na mata real.
    Espero que seja a nossa deixa.
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 07 abril, 2008 11:49 , Blogger Unknown disse...

    Acho que é unânime:

    1. Desmarets;
    2. Nilsson;
    3. João Alves.

     
  • Às 08 abril, 2008 09:45 , Blogger Edmur disse...

    Como eu disse há uns tempos atrás, nao vamos ganhar os jogos todos, infelizmente... mas perder 2 pontos asim custa muito, mas paciencia. Agora os melhores deste jogo:
    1º desmarets
    2º Joao Alves
    3º Nilson

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page