24.1.08

O "Cajuda affair"

Começo o meu post com os parabéns ao nosso “capitão” pela forma isenta e desassombrada com que analisou todo este Cajuda Affair! É por isso que ele é o nosso capitão!!!

Relativamente a tudo o que se tem dito, escrevo para dizer que desde sempre admirei o Santo, principalmente desde que ele começou a dar nas vistas em Braga! O que me custava era ver que uma equipa como a do Braga conseguia resultados bons, sem ter jogadores por aí além!
E isso, veio a ver-se ao longo dos tempos, era uma questão de mentalidade!

Mentalidade essa que ele também incutiu nos jogadores do Vitória! Ele próprio chegou a dizer que, no ano passado, quando pegou na equipa não acreditava que pudessem atingir o objectivo, mas tratou de motivar a equipa e os resultados foram aparecendo, até que conseguimos o regresso.
Os jogadores também não eram de alto gabarito, mas a motivação e o nosso apoio fizeram o resto!

Hoje, temos uma equipa mentalmente forte, mas que continua a não ser uma equipa de estrelas…
Ainda bem, pois é o estrelato que faz com que haja “quaresmices” como a que vimos esta semana no Porto…
E provavelmente foi isso que aconteceu na Reboleira! Muitos já achavam que o jogo era “favas contadas” e foi o que sabemos!
Se calhar por isso é que Cajuda falou como falou…para mostrar que a equipa provavelmente já estava a mostrar algum vedetismo!

De uma vez por todas há que perceber que Manuel Cajuda é um treinador que fala para dentro, para os jogadores, um pouco ao estilo de Mourinho. Se fala que as coisas correram muito mal é para os jogadores que ele fala!!! Se fala que a moral está em alta e que está tudo bem, é para mostrar aos jogadores que confia neles e que eles também são responsáveis por aquilo que ele, o técnico, diz…Afinal de contas, este é um trabalho de equipa!

E depois há a questão dos orgulhos e dos benfiquismos.
Não acredito que Cajuda não queira vencer o Benfica, da mesma forma que não acredito que a derrota no ano passado em Olhão foi para ajudar a equipa da sua terra…
Cajuda é um profissional, que sempre mostrou que sabia separar as águas! Portanto, há que confiar no homem e deixar de lado essas tretas todas!!!

E depois há o nosso clube.
Tal como o capitão, acho que já é mais que tempo de o Vitória ganhar algum caneco!!! Outros, bem mais pequenos, já ganharam Taças de Portugal, campeonatos e agora, ou andam sem dinheiro ou andam a arrastar-se em divisões secundárias…

O que é preciso, então, é que as pessoas entendam que não se conseguem milagres destes num ápice, é preciso trabalho, muito trabalho!
Cajuda pegou há um ano numa equipa que estava na 2ª parte da tabela da Vitalis, catapultou-a para a subida e, neste momento, está no 3º lugar!

Fez pouco? Podia ter feito mais? Já por isso é que ele tem contrato por 3 anos, para mostrar um trabalho estruturado, pensado a longo prazo e não pensado para trazer vedetas novas todos os anos (como já aconteceu na última direcção), que tem forçosamente que “pegar de estaca” ao fim de 1 mês!!!

Fez pouco? Podia ter feito mais? Não sei. O que sei é que estou contente com o timoneiro da nossa nau, que espero vá ter a bom porto.
Treinou o Braga? É adepto do Benfica? E daí??? Ele está cá pelo seu trabalho e não pelas suas opções clubísticas. Será que também acham que todos os jogadores do Vitória são adeptos deste clube desde pequeninos?????

Tal como o nosso “capitão” eu quero é ver o Vitória a ganhar jogos (seja o treinador o Chico ou o Zé, jogue o Manel ou Tó), porque da treta da mística já eu estou farto! Eu quero é bolas lá dentro!!! Acabaram-se as Vitórias morais! Vamos às Vitórias reais!!! E que seja já no Sábado!!!

FORÇA VITÓRIA

(desculpem a extensão, mas disse o que me vai na alma)

publicada por Saganowski @ 14:54  

12 Comentários:

  • Às 24 janeiro, 2008 15:09 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Como não podia deixar de ser, subscrevo inteiramente.

     
  • Às 24 janeiro, 2008 15:55 , Blogger Tito71-78 disse...

    Caríssimos,

    Tenho lido atentamente as vossas opiniões em relação ao assunto Cajuda e devo dizer que me inclino mais para as posições defendidas pelo Pedro Mendes e o Cascavel (deve ser a primeira vez que concordo com o Cascavel no que ao VSC diz respeito).

    Eu não ponho em causa o bom trabalho efectuado pelo Mister desde a sua permanência no Vitória, tem realizado um bom trabalho, criou um grupo unido, mentalmente forte e o resultado está á vista: temos a possibilidade de chegar ao 2º lugar do campeonato já na próxima jornada.
    Sinceramente não pensaria ser possível chegarmos em tão pouco tempo a este nível de resultados.
    Tinha referido mais que uma vez em conversas entre amigos que para mim uma boa campanha esta época seria ficar a meio da tabela classificativa sem ter o fantasma da despromoção a assombrar-nos.
    Felizmente estamos numa situação bastante melhor e as minhas ambições para esta época forma naturalmente mudando e neste momento penso estar perfeitamente ao nosso alcance um lugar nas competições europeias e reconheço ao Cajuda e também à direcção do VSC o bom trabalho que têm efectuado.
    Penso que neste aspecto estamos todos de acordo.
    A diferença está na forma como Cajuda fala nas conferências de imprensa: ma minha opinião ele fala demais e tem um discurso tendo em vista desresponsabilizar-se de qualquer resultado menos bom que poderá vir a ter.
    Grande parte dos sócios do VSC não o crucificariam se a equipa começasse a ter resultados menos bons, penso que a maioria pensava como eu que uma boa temporada passaria por uma caminhada tranquila na BWin.
    Acho desnecessário o discurso insistente de que vimos da 2ª (apesar de ser verdade), acho desnecessário a insistência de que somos um clube pequeno (eu acredito que apesar de não termos nenhuma vitória significativa não somos), e acho absolutamente desnecessário o tom indiferente quando perdemos por 4.
    Vocês têm dito que o discurso é sempre para dentro do balneário, que os sócios não podem ficar incomodados porque as palavras não são para eles, mas quando ele fala para as televisões nós ouvimos e somos livres de gostar ou não!
    Eu honestamente não gosto.
    Agora a questão de preferir um treinador que obtém resultados desportivos animadores e que diga (na minha opinião) asneiras cheias duma intenção que vai para além do VSC ou de ter um treinador que à imprensa não diga anormalidades mas no campo desportivo obtenha resultados medíocres.
    A minha preferência vai obviamente para a primeira opção!
    A liberdade e a diferença de opiniões é sempre salutar tendo em conta que todos lutamos pelo mesmo objectivo: o sucesso do nosso VSC.
    Vamos ver se ganhamos no sábado que é o mais importante.

    Saudações Vitorianas

     
  • Às 24 janeiro, 2008 18:11 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Lá está, tantas linhas pra se dizer quase nada de novo! Só frases feitas que espremidas, ficavam melhor em forma de comentário, mas como até foi o Capitão que abriu as hostilidades...

    Só vou referir mais uma coisa, porque o resto já respondi em baixo: Se o Mister fala pra fora(rádio, jornais, tv's, resumindo quando lhe poem um micro à frente) mas direccionado pra dentro do balneário)tem que arcar com as consequencias desse tipo de comportamento, e não vir depois dizer que está farto de ser mal interpretado (vide post do Edmur)!

    E pra todos vocês que se puseram nos poleirinhos de maiores Vitorianos, só isto: Andais cá há quanto tempo? Tenham juizo!

    Ah, e se é pra dizer coisas pra ficar bem: Vamos GANHAR no domingo, c******!

     
  • Às 24 janeiro, 2008 19:50 , Blogger Edmur disse...

    Maiores vitorianos??? esse tipo de conversa já irrita...
    ninguem aqui se intitula mais vitoriano que ninguem.. e tu sabes disso PM...

    Estás é com sede....

     
  • Às 25 janeiro, 2008 15:36 , Blogger Jeremias disse...

    Caro Saganowski:
    Se continuares a escrever posts acertados como este estou disponivel para ajudar a convencer o capitão a deixar-te ultrapassar a quota de dois posts por semana.
    Estou inteiramente de acordo contigo.
    Quero lá saber da filiação clubista do treinador e dos jogadores (já com os directores é bem diferente !),dos médicos e massagistas.
    Quero é que sejam competentes no desempenho das suas funções.
    E como o nosso Cajuda é um especialista em "mind games" se calhar isto faz parte da preparação do jogo com o slb.
    Vamos é ganhar.
    Que é o que conta.

     
  • Às 25 janeiro, 2008 17:10 , Blogger Saganowski disse...

    Obrigado Jeremias pelas tuas sempre sábias palavras!

    É sempre bom ouvir a tua voz experiente!!!

    Amanhã pago-te um café!!! Ou então um preguinho no fim do jogo!!!

     
  • Às 25 janeiro, 2008 17:36 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Edmur,

    Eu na mala do carro explico-te melhor!

    Jeremias,
    Para quem não gosta de ver sequer vermelho e azul nos patrocinios das camisolas, e para quem começou neste blog por assinar com o nome de um antigo presidente vitoriano que era lampião, tou a gostar do seu discurso. Prima pela coerencia!

    Estamos a assitir à chamada "benfiquisação","sportingação" ou "portisação" do Vitória. O orgulho, a raça, a lealdade que se lixe! O que interessa é ganhar! Olé!

     
  • Às 25 janeiro, 2008 18:22 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Meus caros:
    É só para anunciar que vou promover uma petição on-line chamada "Vamos dar Valium ao Pedro Mendes. Ou quatro whiskys on the rocks".

     
  • Às 25 janeiro, 2008 19:24 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Com Agua Castelo, sff!!! O Vallium dispenso!

     
  • Às 26 janeiro, 2008 13:42 , Blogger Dane disse...

    Só agora acabei de ler toda esta novela ao melhor estilo mexicano e como não podia deixar de ser, vou ter de comentar.
    Desde quando é que a opinião sobre algo ou alguém tem de ser 8 ou 80?
    Parece-me que há alguns comentadores deste blogue que estão cegos pelo brilhar dessa estrela que é o Cajuda. Essa personalidade que se tornou maior que o próprio Vitória.
    Ninguém nega o valor do treinador assim como ninguém pode negar que o Santo tem um péssimo timing e uma péssima escolha de palavras quando tem que prestar declarações.
    Se estamos aqui a discutir a opinião sobre o NOSSO treinador, eu deixo a minha. Óptimo treinador, Péssimo comunicador. Vamos mas é ganhar ao SLB!
    Além do mais, não é por adeptos como estes que não temos titulos mas por treinadores que fogem com o peso da responsabilidade. A partir do momento que o Vitória ganhe ao Benfica é que vamos ver a coragem do nosso treinador. Espero sinceramente que a tenha, que a mostre e que no final do ano seja levado em ombros. Se não o fizer será só mais um que passou!

     
  • Às 26 janeiro, 2008 15:23 , Blogger Edmur disse...

    Caro dane...
    Que percebes tu de conmunicaçao???
    Eu nao percebo nada, confesso, e como nao sou Psicologo nao posso aferir se o Timing da comunicaçao do Cajuda é o correcto.. mas que bem ou mal tem funicionado isso tem.. portanto...
    Agora dizeres por termos simpatia, respeito e porque nao dize-lo orgulho em termos cá este treinador, que para mim só se compara ao Marinho e ao Quinito, estamos ofuscados, isso é abusivo da tua parte.. até porque já nos conheces minimamente..
    Mas por te conhecer um pouco tambem, estás perdoado...

    Aquele abraço

     
  • Às 27 janeiro, 2008 17:18 , Blogger Dane disse...

    Eu não preciso do teu perdão e quando digo que algumas Glórias estão ofuscadas não é mais que um conselho amigo.
    Onde estava essa estrela brilhante ontem? Não a vi. Não a vi no banco, não a vi nas substituições, não a vi na conferência de imprensa. Pode até ser coincidência mas depois daquelas declarações fica pelo menos a dúvida.

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page