13.9.07

Depois de termos jogadores a tirar cartões a arbitros, agora é o selecionador agredir a soco...até onde é que isto vai?


Pensei duas vezes se deveria deixar este post, no blog das glórias do passado do VSC, mas como o que nos traz por cá é o futebol não podia deixar de partilhar estas lamentáveis cenas convosco.
Antes de mais quero dizer que penso que perdemos o jogo, como contra a Polónia, por culpa do Scolari. Não consigo entender como é possivel um treinador com uma equipa como a nossa pense em jogar para defender um resultado que não traz confiança à equipa. Estavamos claramente a jogar para segurar o 1-0, e cada vez mais a trocar atacantes por defesas.
Mas o que me faz deixar este post não é a sua prestação como técnico, mas sim como homem do desporto.
Um treinador, seja de que modalidade for, deve ser o último a perder a cabeça, deve como disse o Javier Clemente, ser pedagogo. O Dragutinovic, e bem, foi reclamar com o Quaresma porque quando deitaram a bola para fora, este não a devolveu (fair-play discutível), mas o "top" é o Scolari achar-se no direito de ir defender um atleta de uma troca de palavras....a soco! ou pelo menos o ter tentado!
Espero sinceramente que a FPF trate de sancionar o Scolari antes que a UEFA o faça, e que exija ao Scolari um pedido de desculpas ao País, à Sérvia e ao futebol no geral.
Mas a cereja no topo do bolo foram as declarações dele na conferência de imprensa!

publicada por Fredrik Söderström @ 10:36  

8 Comentários:

  • Às 13 setembro, 2007 11:36 , Blogger BLANKER disse...

    Bom dia a todos,

    Acompanho na integra o post do meu amigo Frederick.
    Acho lamentável que o Seleccionador de Portugal tenha feito que fez. Acho que desta vez foram ultrapassados todos os limites da decência que devem pautar um jogo do que quer que seja.
    O Sr. Scolari envergonhou Portugal e os Portugueses ao bater num jogador adversário e voltou a envergonhar o País com as suas despudoradas declarações em conferência de imprensa, nas quais, pasme-se, tenta JUSTIFICAR o facto de ter batido num jogador adversário.
    A solução é simples, despedir o treinador imediatamente, sob pena de, não o fazendo, a FPF passar o sinal de que permite estes comportamentos, pactuando com os seus autores. É altura de dizer basta e de trazer ao nosso futebol (pelo menos ao de Selecção) alguma decência e boa educação.
    Tem toda a razão Javier Clemente quando diz que Scolari deve ser expulso do mundo do desporto, na verdade ao permitirmos que um treinador faça o que fez Scolari estamos, indirectamente, a fomentar roubos de cartões, agressões barbaras, socos no estômago de árbitros e demais actos de indisciplina que nos são tão próprios.
    Relembro que há desportos em que os jogadores são expulsos, simplesmente, por se dirigirem ao árbitro questionando as decisões deste, mesmo que o façam de forma educada.
    por isso meus amigos, reitero, SCOLARI PARA A RUA JÁ!!! CADA MINUTO QUE PASSA É UM MINUTO A MAIS!

    Ps: talvez tivesse uma posição menos inflexível se o Treinador tivesse pedido desculpas ao País, mas depois de uma conferência de imprensa daquele "calibre" a rua é a única saída.

    Cumprimentos Nacionais,

     
  • Às 13 setembro, 2007 12:28 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro SODESTROM,
    Eu gosto do Scolari.
    Acho que a chegada dele à Selecção Nacional foi positiva.
    Com a sua contratação acabaram na Selecção Nacional os compadrios, as pressões para a convocação dos jogadores (principalmente dos "grandes clubes", nomeadamente através dos seus Presidentes, apenas interessados em, à custa da visibilidade da Selecção, vender por bom dinheiro os seus jogadores. Que nojo que isso sempre me meteu!), os lugares cativos, a subserviência aos ditos "grandes", jornalistas e "opinadores", e por aí fora.....
    Agora esta admiração que tenho pelo Sargentão, não me pode impedir, como é óbvio, de considerar que o comportamente dele, no fim do jogo de ontem, foi absolutamente miserável, a roçar o arruaceiro.
    Para finalizar gostaria, se me permites, de te corrigir dizendo que Portugal não perdeu os dois jogos como, naturalmente por lapso, referes no teu post.
    De facto os dois jogos acabaram empatados o que, da forma como se encontra escalonada a classificação do grupo e tendo em vista o essêncial (apuramento para o Euro), tem implicações bem diferenciadas.
    Continuo a acreditar, apesar do lamentável episódio de ontem, que Scolari é a pessoa indicada para liderar a Selecção Nacional, como também acredito que Portugal, ainda que com mais dificuldades do que as inicialmente esperadas, vai marcar presença, mais um vez (será a quarta consecutiva. Notável!!!!!), na fase final do EURO 2008.
    Saudações Lusas.

     
  • Às 13 setembro, 2007 12:35 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Até onde é que isto vai, pergunta o Frederik! Vai até onde os jornalistas deste país quiserem! Se continuarem a passar imagens e fotografias aos magotes, não vai parar por aqui!!!
    Mas neste País temos a mania que somos sempre os mais sérios! E entao, arranja-se logo angulos e imagens, primeiras capas nos jornais, aberturas dos noticiários, para fazer o que os nossos adversários querem! Isto sim é tacanhez!
    Acho piada também corroborar-se com as declaraçoes do Idiota Clemente. Nunca uma agressão no futebol deu origem a uma expulsão definitiva! Agora o Básico do Clemente, que ao contrário dos jornalistas, nao é nada burro, vem pedir isso! Porquê? Porque sabe como iria fragilizar a Selecção tal situação. E quem beneficiava? O "sériozinho" do Clemente! Abram mas é os olhinhos e lembrem-se que no ultimo Campeonato do Mundo, um SENHOR do futebol teve um acto irreflectido e a seguir recebeu a distinçao de melhor jogador da competição!
    Estou de acordo com a atitude de Scolari? NÃO
    Estou farto do "mau-perder" da Selecção? SIM
    Devia Scolari, a frio, ter outras palavras? CERTAMENTE
    O Scolari, faltando-lhe a estrelinha, é um treinador mediano? OBVIAMENTE
    Fazer o joguinho do Clemente, para tentar fora do campo chegar onde não consegue dentro dele? NUNCA NA P*** DA VIDA!!!
    Gostava de ver como seria tratado tal caso na terra do PALHAÇO Clemente! Era tudo abafadinho, e as imagens, como por artes mágicas, desapareceriam!

    Enfim, continuem por esse caminho, que é o que os sérvios querem!

     
  • Às 13 setembro, 2007 14:28 , Blogger Fredrik Söderström disse...

    Cascavel e Pedro Mendes,

    Desculpem mas não posso concordar.
    Acho que a vinda do Scolari acabou com o poder que estava instituído, mas a sua teimosia e mau perder nem sempre nos foram benéficas.
    É um mobilizador de homens nato!
    Mas se fossem jogadores da selecção e vissem o seleccionador a mandar uma murraça (se conseguiu ou não, nem interessa) como aceitariam uma reprimenda dele.
    Eu como desportista que sou, a coisa que mais odeio é perder (inclusive tenho um mau perder horrível), faço o que for preciso para ganhar, mas nunca mais teria respeito se o meu treinador mandasse um soco num elemento do jogo (arbitro, jogador, etc)...e NUNCA mais ele teria o pulso da equipa.
    Claro que o Clemente fez o papel dele...está a tentar ir ao Europeu!
    Se fosse o contrário o Scolari, e bem, faria o mesmo.
    Nada está perdido se conseguirmos ir ao Europeu será histórico, mas nunca tivemos uma selecção recheada de tão bons jogadores, logo as exigências são maiores! é que além da qualidade dos nossos jogadores ser quase suficiente para ganhar, estamos num grupo cheio de equipas medianas.
    Estou farto, sim, da mentalidade de que temos de defender o 1-0! seja na selecção ou no VSC desde que se esteja a jogar contra iguais.

    Quanto eu pergunto onde isto vai parar, digo-o porque é o exemplo que se passa para fora! a Gazzeta dello Sport tinha na capa esta noticia, e imagino que os restantes jornais desportivos tenham isto na capa também.
    É o exemplo que se passa para quem vai ver um jogo ou começa a pratica-lo.....daqui a nada um miúdo pense se o Scolari o fez (ou aquele tipo dos sub-20) e é campeão do Mundo então eu tb o posso fazer!
    Alerto somente para que em vez de estarmos a caminhar para a evolução do futebol (elevação de carácter e de desportivismo) estamos a caminhar para que o nosso futebol seja associado a actos como este:
    - Mundial 1986 - Saltilho
    - Qualificação Mundial 98(?) - Sá Pinto
    - Mundial 2002 - João Pinto
    - Mundial sub-20 2007 - 2x??
    - Qualificação 2008 - Scolari

    Quer queiramos quer não é a imagem que passamos, tal como muitas outras bastante positivas que em muito nos enchem o peito de orgulho, que contaram com a colaboração do Scolari entre outros.

    Laurentino Dias (secretário de estado do desporto:
    "Em relação aos comportamentos devemos ser exigentes no sentido em que manda o espírito do desporto que vitorias e derrotas sejam aceites com desportivismo. Quando é a representação nacional que está em causa, maior é essa exigência"

    Hermínio Loureiro (presidente da liga):
    "Scolari no final do jogo passou-se. Portugal vai ter que voltar a dar explicações sobre questões relacionadas com 'Fair-Play' ou melhor, a falta dele. No final do jogo pedi desculpa ao Presidente da República bem como ao Presidente da Federação da Sérvia por tudo o que aconteceu. Foi triste", escreveu Loureiro, que representou oficialmente a FPF no jogo.

    Cascavel...2 empates..dsclp!

     
  • Às 13 setembro, 2007 15:45 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Frederik,

    Estamos de acordo em tudo.
    Que fique bem claro que eu REPUDIO veemente as atitudes de Scolari. Aliás, quem viu o jogo comigo sabe disso.
    Agora nao me peçam é para deitar mais achas para a fogueira. Acho que esse nao é o nosso papel!
    O mal está feito, vamos exponenciá-lo ou vamos tentar minimiza-lo?
    Eu quando toca aos nossos, opto pela 2ª! São feitios!
    E como conheço bem os Indios que moram aqui ao lado, e li, por exemplo, o editorial da Marca no dia a seguir à morte do Feher, e o que o asqueroso do jornalista escreveu sobre o nosso País, irrita--me solenemente que alguém se ponha do lado do Clemente, para exigir a EXPULSÃO de Scolari do futebol mundial. Ou tu achas que essa personagem, se estivesse em 1º do grupo, com a qualificação garantida, teria o mesmo discurso?
    Qual é que achas que seria o tratamento dos media espanhois em caso semelhante?

     
  • Às 13 setembro, 2007 17:52 , Blogger Fredrik Söderström disse...

    Totalmente de acordo...
    se fosse em Espanha, nada se falaria (ou muito pouco), e se fosse um treinador espanhol a fazê-lo estariam a dizer que ele foi provocado com gestos durante o jogo todo (aí apareceria o mágico photoshop a esticar dedos aos sérvios).
    Além disso são um povo, tal como os italianos, que só vêm o mal alheio, e que "O que é Nacioal que é bom".
    Obviamente que se o Clemente estivesse em 1º estaria caladinho que nem um rato!

    No que diz respeito à atitude a ter, aí divergimos, apesar de achar que demiti-lo, daria um bom exemplo, faria antes uma conferência de imprensa em que o obrigava a vir pedir desculpas pelo acto irreflectido (que acredito que tenha sido). Julgo até que depois de ver as imagens da TV o Scolari vai ficar com uma vergonha tamanha, daquilo que disse na conferência de imprensa, que mesmo ele virá pedir desculpas

     
  • Às 14 setembro, 2007 11:51 , Blogger Unknown disse...

    E veio mesmo pedir desculpas. Mas já o devia ter feito logo no fim do jogo.
    É indesculpável o acto, mas diga-se em abono da verdade que só um cego não vê que o homem se dirigiu ao Dragutinovic para o acalmar e só reagiu assim (mal e indesculpavelmente)depois de este lhe ter afastado as mãos com uma pancada (tapa ou estalo ou o que lhe quiserem chamar), que foi agressivo e intencionalmente agressivo - tanto assim que foi expulso pelo árbitro.
    Como indesculpável que é, o acto deve ser punido exemplarmente! Não tenho dúvidas.

    Por outro lado, haja paciência para o azar que teve a cabeçada perfeita do Nuno Gomes, para equipas que não jogam a ponta de um corno durante 90m e marcam por uma sorte enorme o golito do empate no final ou , pior, como foi este caso, que conseguem o empate à Boavista, com a complacência do árbitro, mesmo no finalzinho.

    Infelizmente, para usar uma frase feita, é isto o futebol! Pena é que os "azares", os roubos e outras contingências nos aconteçam sempre a nós.

    Portanto a minha posição é esta: é indesculpável a atitude do seleccionador nacional. É perfeitamente natural, embora censurável, a atitude do homem. A paciência tem limites. Foi pena é não ter sido ao Merk que já anda a pedi-las há muito tempo...

     
  • Às 18 setembro, 2007 00:32 , Blogger Jeremias disse...

    Eu nem gosto por além do Scolari devido aos critérios de selecção que ele vai utilizando.
    Mas não transformo uma atitue tomada no calor de um jogo com um drama nacional.
    Acho que ele deve ser punido disciplinarmente,em função dos regulamentos existentes,e a vida continua.
    Meteram-me nojo isso sim as declarações de Javier Clemente.Porque as equipas por ele treinadas sempre praticaram um futebol a raiar a violência e o sujeito nunca se incomodou com isso.Lembro-me de uma das mais brutais entradas que vi num campo de futebol(neste caso via tv),mais propriamente num Barcelona-Atlético de Bilbau.
    De Goicoechea sobre Maradona.
    Que resultou em meio ano de paragem para o argentino.Pois o então treinado dos bascos ainda veio desculpabilizar o seu jogador.Sabem quem era esse desculpibilizador da violência ?
    Ele mesmo,Javier Clemente.
    Vá chatear para outro lado.
    Porque nem em Espanha o querem para treinar na 2ª divisão.

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page