6.6.05

UM ANO.

Completou-se ontem, 5 Junho, o primeiro dos três anos do resto da vida do Vitória Sport Clube.
Impõem-se, por isso, um balanço, necessáriamente subjectivo, ao desempenho dos Orgãos Socias que foram eleitos, bem como, à vida do Nosso clube neste último ano.
O balanço é, para mim, óbviamente, positivo.
As razões podem ser enumeradas da seguinte forma:
1. A NOVA POSTURA DOS ORGÃOS SOCIAIS:
Mais calma e serena, sem conflitos constantes com tudo e todos e, fundamentalmente, em harmonia indiscutivel com a Câmara Municipal.
Em suma, foi assim que se apresentaram os novos membros do Orgãos Socias com especial destaque, como é óbvio, para o presidente da Direcção, que trouxe, indiscutivelmente, uma nova forma de liderança, completamente diferente do "estilo Pimenta Machado", a que estávamos habituados nos últimos anos.
2. AS ASSEMBLEIAS GERAIS:
Só este ano foram três. Podendo parecer em demasia, penso que não o foram.
Foi devidamente apresentado aos sócios e, por conseguinte, discutido e votado tudo aquilo que, com relevo, importa para a vida do Clube. Discutiu-se sempre de forma apaixonada, como aliás é apanágio do Vitória, mas é para isso mesmo que as AG foram feitas, isto é, para se discutir e obviamente serem tomadas decisões de forma colegial. Decisões que nos responsabilizem a todos enquanto associados, devem ser tomadas no sítio próprio e esse local é a AG.
Cabe aqui uma palavra para a forma "muito democrática" e imparcial com que as mesmas foram conduzidas pelo Presidente da AG. Deu sempre a possibilidade de todos, sem excepção, de exporem as suas ideias, mesmo qunado as mesmas iam contra a "a vontade da maioria".
Uma promessa eleitoral que, indiscutivelmente, foi (bem) cumprida.
3. OS NOVOS ESTATUTOS:
Fundamental para o VSC.
Era pacífico, entre os Vitorianos, que os antigos Estatutos estavam caducos.
A comissão encarregue para a elaboração dos novos Estatutos é, para mim, sinónimo de que apresentará um Documento bem estruturado e que vai servir os interesses do Vitória.
4. OS NOVOS SÓCIOS:
Já somos mais de 25.000.
Esse número que, ao que julgo, continua a crescer, corporiza aquilo que todos pensávamos ser um designio possível de ser alcançado.
O próximo objectivo será alcançar a meta dos 30.000 e por aí fora..... Não pode ser outro o caminho a seguir.
5. A POLITICA DE MARKETING E MARCHANDAISING:
Sem dúvida alguma um dos ex libris desta Direcção.
Todos estámos recordádos da agressividade, no bom sentido da expressão, que assumiu a campanha do Vitória, que se traduziu em momentos de que ainda hoje nos recordámos e que resultou numa desmensurada venda de produtos com a marca Vitória, bem como, pela conquista de muitos novos associados.
As sucessivas imagens no site do Vitória, ao longo da época, foram expoentes daquilo que acabo de referir.
Ainda agora nos lembrámos, do "rufar do toque Nicolino", "do "comboio das vespas", de uma imensidão de situações que, sem dúvida, ajudaram a elevar e promover o nome do Vitória.
Foi algo que, porque não estávamos habituados a ver no Vitória, caiu muito bem entre todos Nós.
E, de facto, a quantidade de adeptos Vitorianos que são vistos, dia a dia, pela Nossa cidade, com camisolas, ti-shirts, cachecóis, etc., do Vitória é a prova que a marca Vitória "tem mercado" e, por isso, deve ser potenciada por forma a alcançar ainda melhores resultados. E como é bonito de ver nos jogos, a quantidade de objectos do Vitória empunhados pelos adeptos.
6. O FUTEBOL:
Regressámos à Uefa após um jejum de 7 anos ( para mim pareceu-me uma eternidade.....).
Cumpriu-se, assim, uma das aspirações de todos os Vitorianos e a promessa da Direcção na altura da sua eleição.
Também merece destaque a politica de aposta do futebol juvenil, que tantos jogadores de qualidade tinham fornecido ao plantel principal e que, infelizmente nos últimos anos, tinha desaparecido. A aposta (ganha) no Moreno e no Targino, seguida por mais meia dúzia de juniores que acabam de subir á equipa principal, só pode ser motivo de satisfação e orgulho para todos os Vitorianos. Com as dificuldades de tesouraria que o Clube atravessa, só nos resta a alternativa na aposta na formação para potenciar o crescimento que ambicionámos para o VITÓRIA.
7. ASSISTÊNCIA NO ESTÁDIO AFONSO HENRIQUES:
Impressionante. Perto das 15.000 pessoas, em média, é sinónimo de vitalidade e fervor clubistico, como poucos em Portugal.
8. "AS AMADORAS":
Não sendo um ano de encher o olho, acabou por orgulhar os Vitorianos.
No Voleibol, chegámos às meias finais do campeonato e da Taça de Portugal, na linha daquilo que vinha acontecendo nas últimas épocas.
No basket, conquistámos de forma brilhante o 1º lugar na fase regular do campeonato e acabámos, de forma dramática, por ser eliminados nos play-off. Para um primeiro ano, não me parece nada mal.
9. MOMENTOS MENOS BONS:
a) A saída , sem qualquer esplicação convincente, do Vice-Presidente António M. Cardoso.
b) A eliminação, devido a questões regulamentares, da equipa de voleibol na competição Europeia.
c) O comportamento de parte da massa associativa, em determinados jogos, para com os jogadores e responsáveis técnicos.
O resultado final veio a provar que "os lenços brancos" não tinham razão de ser.
Foram injustas as críticas que, como é óbvio, em nada prestigiam o Vitória.
d) A eliminação na Taça de Portugal. Foi o momento mais doloroso da época. A jogar contra 10 durante uma hora não fomos capazes de eliminar a equipa que acabaria por conquistar o troféu. Enorme frustração.
10. O FUTURO:
Só pode ser melhor do que o passado e do que o presente. Sobre isso podemos todos estar descansados.
Esta Direcção e especialmente os sócios do Vitória permitem-nos concluir que o futuro do Clube não só está assegurado como, penso eu, tem todas as condições para ser ainda melhor do que aquilo que é neste momento.
O passo seguinte terá que ser, necessáriamente, apontado par a conquista de vitórias no aspecto desportivo. É para isso que os clubes são constituídos e este não pode ser excepção. Pela dimensão, pelo número de adeptos e entusiasmo que demonstram e fundamentalmente pela dedicação e carinho que têm pelo Clube.
Estou convencido que, com a ajuda de todos, este clube, vai, muito rapidamente, conquistar os títulos que indiscutivelmente merece.
Não é possível esperar mais.
Saudações Vitorianas.

publicada por CASCAVEL @ 11:13  

0 Comentários:

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page