7.11.13

Sete Anos

O "D.Afonso Henriques" foi (e oxalá volte a ser) um excelente espaço de discussão da actualidade vitoriana mas que o advento do Facebook derrotou por completo com a migração para essa rede social de grande parte dos conteúdos(e respectivos autores) que antigamente paravam por aqui com frequência quase diária.
De mim próprio falo.
Que depois de anos de intensa presença, desde que sete anos atrás(completados hoje) publiquei o primeiro post a convite do nosso CAPITÃO, fui espaçando a presença a exemplo das outras ilustres Velhas Guardas.
Completando hoje os tais sete anos após a minha contratação a custo zero não quis deixar de vir aqui colocar um post mais que não seja para manter a tradição.
E dado que precisamente hoje o Vitória disputa um dos seus jogos europeus mais importantes de sempre (o triunfo é prenda que aceito gostosamente  para assinalar o tal 7º aniversário) deixo aqui duas ou três curtas reflexões sobre este jogo e a sua importância.
Se há um ano e tal atrás alguém dissesse que o Vitória hoje estaria a disputar o apuramento para os 1/8 de final da Liga Europa, e em excelente posição para o conseguir, o mínimo que lhe chamariam era...maluco.
O clube sobreviva então imerso em tremendas dificuldades financeiras, tinha feito uma reestruturação enorme do seu plantel apostando na juventude e em jogadores portugueses, vivia a experiência inovadora de ter uma equipa B e o seu horizonte de ambição era manter-se na 1ª liga e conseguir pagar os seus compromissos.
Nas modalidades, onde o panorama era menos mediático mas mais aterrador face aos atrasos salariais, a única expectativa era inscrever as equipas e conseguir competir com a dignidade inerente à História do clube.
Mas felizmente tudo correu bem.
No futebol a  equipa A estabilizou e fez a época surpreendente que todos recordam conseguindo a maior conquista da história do clube ao vencer a taça de Portugal.
Destoou apenas a perfeitamente evitável descida de divisão da equipa B mas sobre isso não vale a pena falar neste contexto. Fica para outra oportunidade.
Nas modalidades o desempenho foi simplesmente brilhante.
Taça de Portugal no basquetebol (ganhamos 2 taças de Portugal ao Benfica na mesma época o que daria uma curiosa reflexão sobre orçamentos que fica ,também, para outra oportunidade)e finalista vencido na de voleibol foram a "jóia da coroa" bem acompanhadas pela presença da equipa de pólo aquático na "final four" também da taça de Portugal.
Desportivamente foi uma época brilhante.
Financeiramente, e segundo o relatório e contas aprovado no passado sábado, assistimos a uma significativa redução do passivo que também atesta a qualidade do trabalho que está a ser feito no clube nessa área tão importante.
Voltemos ao jogo de hoje para concluir.
É provavelmente um dos jogos mais importantes da história europeia do clube.
Porque o triunfo significará um passo de gigante rumo ao apuramento e consagrará tudo que de bom tem sido feito no clube desde as ultimas eleições.
E essa consagração advirá do prestigio desportivo, da arrecadação de importantes receitas e do abrir ainda mais a montra europeia em que o clube mostra os seus jogadores.
Acredito que o Vitória hoje vai dar uma bela prenda ao blogue D. Afonso Henriques.

publicada por Jeremias @ 16:53  

0 Comentários:

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page