28.4.11

ex-Velhas Glórias (11) - Edmur ...


Edmur Pinto Ribeiro, nasceu em Niterói (Brasil), no dia 9 de Setembro de 1939.
Até ingressar no Vitória, Edmur representou clubes como o Flamengo, o Vasco da Gama, a Portuguesa (São Paulo) e o Náutico de Capibaribe (Recife).
Edmur chegou mesmo a representar a selecção brasileira num jogo contra o Paraguai, no Rio de Janeiro, em Novembro de 1955.
No início da época de 1958/59, já no Recife, Edmur foi identificado como um potencial reforço para o Vitória, por um ilustre emigrante vimaranense nessa cidade – António Pimenta Machado.
Foi assim que Edmur, então com 29 anos, veio jogar para Guimarães.
Logo no seu primeiro jogo, contra o Belenenses, Edmur marcou 2 dos 3 golos com que o Vitória venceu o jogo, no Campo da Amorosa.
Nas três épocas em que jogou pelo Vitória, Edmur formou um tridente terrível com Ernesto Paraíso e Carlos Alberto.
Na época de 1959/60, conquistou a “Bola de Prata”, ao ter sido o melhor marcador do Campeonato Nacional, com 25 golos em 25 jogos.
É essa conquista que está representada nesta caricatura de Edmur.
Para além de Edmur, apenas Paulinho Cascavel conseguiu conquistar este troféu com a camisola do Vitória (este na época de 1986/87).
Ao longo destas três épocas em que representou o Vitória, Edmur marcou 68 golos, em 86 jogos.
Em 1961, e já com 32 anos, chegou a equacionar-se a sua transferência para o Belenenses, mas uma reviravolta de última hora acabou por gorar essa hipótese.
Edmur foi então transferido para o Celta de Vigo, proporcionando-nos um significativo encaixe financeiro.
No seu regresso a Portugal, ainda haveria de jogar pelo Leixões.

O Vitória viria mais tarde a fazer justiça a Edmur, ao atribuir o seu nome à nova sala de troféus, onde agora também figura a sua “Bola de Prata”, conquistada na já longínqua época de 1959/60…

O “alter ego“ de Edmur também ficou conhecido por “Bin Laden” e foi mais uma Velha Glória do D. Afonso Henriques. Escreveu o seu primeiro artigo a 12 de Novembro de 2004 (quase 1 mês após a criação do blogue), e o último a 28 de Abril de 2011...

Fernão Rinada

referências biográficas e fotográficas utilizadas:
- blogue Glórias do Passado
- livro "86 ANOS DE HISTÓRIA DO VITÓRIA SPORT CLUBE"

(para ver as Velhas Glórias, carregar aqui)

NOTA: este artigo foi originalmente publicado no dia 18 de Março de 2011. A alteração da data da sua publicação, está relacionada com o facto de ser também esta a data do último artigo de Edmur, antes da formalização da sua saída do blogue.

Etiquetas: , ,

publicada por Ibraim @ 20:21  

1 Comentários:

  • Às 21 março, 2011 11:10 , Blogger Saganowski disse...

    Mais outra formidável obra!

    Se for avante a ideia de cada um de nós vestir a pele do nosso alter-ego futebolístico caso o Vitória chegue ao Jamor, vai ser interessante ver o Edmur com bigodinho e o cabelo cheio de brilhantina...

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page