10.2.10

As listas

A 7 dias da data limite de entrega de listas para as Eleições de 20 de Março, o universo vitoriano anda em grande ebulição.
A vida da estrutura do clube já viu melhores dias, o mesmo acontecendo com a equipa que mais mexe com o coração dos vitorianos: a equipa de futebol.
Várias vozes se tem levantado, mas se por um lado me preocupa a quantidade grande de candidaturas (ou pretensas candidaturas) ao Vitória, por outro, também tenho achado tudo isto muito divertido! O que me parece certo é que vamos ter muitas incertezas até à altura de entrega final das listas.
Uns porque não sabem se tem apoios financeiros para tal, outros porque estão só nas eleições para terem voz ou visibilidade e ainda outros porque estão a ver no que isto dá, com medo da candidatura de Pimenta Machado (e que gozo que isto lhe deve dar…).
Se há quem tenha a certeza que vai até ao fim e já apresentou algumas ideias (Pinto Brasil) outros há que ainda nada disseram de relevante (Jorge Afonso). E depois há os candidatos a candidatos, com mais peso: Emílio Macedo da Silva, Pedro Xavier e Pimenta Machado.
Emílio Macedo da Silva liderou o Vitória nos últimos 3 anos e ultimamente não colhe grande aceitação por grande parte dos sócios. São públicos os problemas e dificuldades das modalidades amadoras (apesar dos títulos e taças em voleibol e basquetebol), as promessas não cumpridas (pavilhões, piscinas…), os problemas no seio da Direcção (com várias entradas e saídas em 3 anos), os problemas com a equipa de futebol no último ano e meio (acentuados desde a eliminação da Champions), os problemas financeiros, etc.
Pedro Xavier fez parte de algumas direcções de Pimenta Machado, mas entrou em rota de colisão com o mesmo, no seu último mandato. Era o “Delfim” de Pimenta Machado. Esteve afastado do Vitória nos tempos de Vítor Magalhães e ressurgiu com Emílio Macedo da Silva como Presidente da Assembleia Geral, com quem também já está em rota de colisão. Um vitoriano de alma e coração.
Pimenta Machado foi líder durante 24 anos. Construiu um conjunto de infra-estruturas para o clube que são a “menina dos seus olhos”. Fez equipas de sonho, com treinadores de sonho e ganhou 1 Supertaça Cândido de Oliveira. Levou o Vitória várias vezes a provas da UEFA, tendo mesmo chegado a uns Quartos de Final. Nunca escondeu o seu benfiquismo, mas sempre defendeu o Vitória com unhas e dentes, nunca deixando que o clube fosse desrespeitado por árbitros, dirigentes ou comunicação social. Hábil negociador, não tinha medo de nada nem ninguém, sendo muito respeitado e conhecido, relacionando-se com os presidentes dos “3 grandes” de igual para igual.
Nesta altura, dado o que se conhece e o ambiente que se vive no clube e na cidade, Emílio Macedo da Silva estará à espera das candidaturas de Pedro Xavier e Pimenta Machado para avançar.
Se houver só Pedro Xavier, Emílio Macedo irá a votos, mas arrisca-se a não ter maioria absoluta. Se houver Pedro Xavier e Pimenta Machado, não sei se Emílio Macedo da Silva irá a votos, pois já terá a noção de que Pimenta Machado ainda tem uma grande base de apoio, ainda para mais porque as coisas não estão famosas para o actual presidente (basta ver os assobios na apresentação da equipa de ciclismo). Mas se for, os votos serão diluídos dado que alguns votarão em Emílio Macedo da Silva (contra Pimenta Machado), outros a favor de Pedro Xavier (contra Pimenta Machado e Emílio Macedo da Silva) e outros a favor de Pimenta Machado (contra Emílio Macedo da Silva). Bem vistas as coisas nesta tríplice equação, o actual presidente só terá algumas hipóteses de ganhar se for sozinho contra Pedro Xavier…e mesmo assim, não sei não…
Em relação a Pinto Brasil e a Jorge Afonso, com todo o respeito, considero que são os outsiders destas eleições.
Quem está deliciado com tudo isto é Pimenta Machado, que vê Emílio Macedo da Silva e Pedro Xavier fazerem depender as suas candidaturas da candidatura (ou não) do homem que durante 24 anos geriu o clube e por quem muitos ainda hoje suspiram tal qual D. Sebastião. E este, será que virá mesmo???

publicada por Saganowski @ 12:05  

0 Comentários:

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page