A verdadeira raça!
Mão amiga fez-me chegar este texto, publicado num blog vimaranense chamado "O Último Clandestino" que reproduzo na íntregra:
"Joseba Etxeberria vai doar os salários da próxima temporada à Fundação do At. Bilbao, clube que representa. O jogador de 31 anos vai cumprir a sua última temporada enquanto profissional, e decidiu não cobrar qualquer verba, para agradecer ao emblema basco tudo aquilo que lhe deu.O gesto nobre de Etxeberria é mais do que isto. O internacional espanhol sugeriu ao clube pagar-lhe o salário mínimo imposto pela Liga espanhola a jogadores do principal escalão, e vai doar essa verba à fundação do clube.Etxeberria foi contratado pelo At. Bilbao aos 17 anos, oriundo da Real Sociedad. 14 anos depois é o terceiro jogadores com mais jogos pela equipa da capital do País Basco.
in Maisfutebol
Há muitos anos que o Atl. Bilbao é o meu clube em Espanha. Gostava que o nosso VSC fosse assim, e é-o um pouco à escala nacional apesar de não ser comparável. De qualquer forma, são estes clubes e estes jogadores, diferentes ou à antiga, com verdadeiro amor à camisola que nos relembram como era o futebol e como tanta coisa se perdeu em tão pouco tempo..."
in Maisfutebol
Há muitos anos que o Atl. Bilbao é o meu clube em Espanha. Gostava que o nosso VSC fosse assim, e é-o um pouco à escala nacional apesar de não ser comparável. De qualquer forma, são estes clubes e estes jogadores, diferentes ou à antiga, com verdadeiro amor à camisola que nos relembram como era o futebol e como tanta coisa se perdeu em tão pouco tempo..."
Reafirmo o que tenho dito sempre que posso, as nossas especificidades, aquilo que nos torna um clube especial, diferente, à escala nacional, tem muito que ver (dimensões e nacionalismo à parte) com este clube basco, que é absolutamente único à escala mundial no apego aos valores que representa, à sua terra, às suas gentes, até levando isso porventura ao extremo ao estar impedido de inscrever jogadores não-bascos nas suas fileiras. E ainda assim, nunca desceu de divisão.
Ponhamos-lhes os olhos em cima em muita coisa.
Designadamente em termos de formação.
É a minha mensagem com este post.
5 Comentários:
Às 08 junho, 2009 23:59 , Domingos Ribeiro disse...
sem duvida uma atitude espectacular
gostava era que fossemos como eles ter só jogadores da terra.
ja agora visitem o meu blog: http://semprevsc1922.blogspot.com/
ainda tem pouco tempo
Às 09 junho, 2009 00:25 , Miguel disse...
Na minha opinião mais do que raça (que é inegável) o que o Atlético de Bilbao, a cidade, e o País Basco têm a mais do que toda a Espanha e Portugal juntos é a atitude.
E essa atitude nós também a "podemos" ter. Podemos entre aspas porque em certa forma a temos, só não esta 100% potenciada.
Isso consegue-se com jogadores da casa no plantel mas mais do que isso é não virar as costas aos jogadores da casa. Que o diga o Tiago Ronaldo!
O bom filho a casa torna, mas para se ter um bom filho “convém” que pelo menos se tente ser bom pai!
Sem dúvida que só com atitudes destas, com demonstrações de Vitorianismo e Vimaranensismo se conseguirá projectar o Vitoria para os patamares que merece, já que administrativamente não foram tomadas providencias na devida altura!
Pronto, fica também o desabafo.
Às 09 junho, 2009 17:36 , ADEMIR ALCANTARA disse...
Muito a propósito, de amanhã até Domingo lá estarei entre Bilbao e Donostia (San Sebastian)a ver se selecciono uns "pintxos" para uma próxima cimeira do blogue.
Abraços e,
VIVA O VITÓRIA!!!
Às 10 junho, 2009 15:14 , Diogo Ferreira disse...
Realmente atitudes como esta, não é todos os dias que as vemos..Grande prova de amor e acima de tudo de respeito para c/ o clube, é uma boa forma de dizer OBRIGADO por tudo. Hoje em dia, é raro haver jogadores que tenham este tipo de atitudes, a maior parte interessa-se pelo seu bem estar e dos seus, esquecendo-se dos clubes que tanto lhes dão, enfim..atitude muito bonita, é bom sabermos que ainda há gente assim.
Às 10 junho, 2009 17:43 , Jeremias disse...
Tenho há muitos anos uma enorme admiração pelo Atlético de Bilbau.
Que ,logo a seguir ao Barcelona,é o meu clube preferido em Espanha.
Gosto da cultura do clube, da sua atitude,do "inferno" de S,Mamés com um público absolutamente entusiastico no apoio á sua equipa.
Admiro a persistência em só apostar em jogadores bascos e a forma como resistiram (até há um ano)em "sujar" as camisolas com publicidade.
Curiosamente o Barça era o outro resistente.
Acho extraordinário que um clube que se auto limita desta maneira tenha a honra de, a par de Barcelona e Real Madrid,ter jogado sempre na primeira divisão espanhola.
São os três unicos clubes que nunca desceram de divisão.
Tive pena,embora normalmente prefira o Barça,que este ano não tivessem ganho a Taça do Rei.
Um clube assim ,que já foi várias vezes campeão e é o segundo (atrás do Barça)em número de Taças ganhas,merece ganhar titulos.
Como nós !
Enviar um comentário
Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial