13.6.09

As minhas entradas e saídas

Um post grande merece comentários grandes, os quais, por sua vez, a partir de determinada dimensão, merecem subir à categoria de post. Daí que o meu comentário ao post do Paquito venha nesta forma.

Vamos lá então.

GUARDA-REDES

O Vitória tem, na minha modesta opinião, o melhor guarda-redes do campeonato. Desafio qualquer um a dizer o nome de um guarda-redes de melhor nível que o nosso. Vendê-lo só se surgisse uma proposta "que se visse", caso contrário o Nilson é, obviamente, para manter.

Ao contrário do que diz o Paquito, penso que o Serginho mostrou ser uma alternativa muito válida, pelo que é o perfeito "banco" para o Nilson: jovem, ambicioso e à espera de uma oportunidade. Para terceiro guarda-redes poderá seguir-se uma de duas vias, ambas válidas: a promoção do Cláudio, ou a contratação de mais um jovem vindo das divisões inferiores, como se fez com o Serginho.


DEFESAS DIREITOS

Também aqui estamos bem. Andrezinho é um bom lateral, com provas dadas, sendo o Lionn um jovem com evidentes qualidades e margem de progressão bem grande. Honestamente, só entendo os rumores acerca do Alex se relacionados com a hipotética venda do Brasileiro que há dois anos chegou a Guimarães. Contratá-lo sem sair nenhum dos outros dois poderá ser estarmos a queimar dois activos (sobretudo o Lionn) sem grande necessidade.


DEFESAS CENTRAIS

Aqui impõe-se mexer um bocado. Em minha opinião, ficaríamos com o Sereno e ainda com o Danilo ou o Gregory (um dos dois) no papel de "4º central". O Moreno voltaria para o sítio de onde nunca devia ter saído: o meio-campo (temo que vá ser a enésima vítima dessa coisa lamentável a que se costuma chamar "polivalência" e que já matou mais carreiras promissoras do que roturas de ligamentos cruzados).

Quanto à hipótese "Vítor Bastos" posta (em termos teóricos) pelo Paquito, devo dizer que, atendendo aos jogos que fui vendo dos nossos juniores, não penso que algum dia ele volte a vestir a nossa camisola...

Já quanto a contratações para os dois lugares que faltam, só vejo no nosso campeonato duas hipóteses viáveis.

1. Robson (Vitória de Setúbal) - 25 anos
É um central de qualidade, com provas dadas e que o Setúbal foi descobrir a Gondomar há dois anos. Para além disso, ainda é relativamente novo, portanto, com margem de evolução. Foi um dos jogadores do Setúbal que rescindiu há umas semanas, mas a rescisão aparentemente ficou sem efeito, porque o Setúbal pagou os vencimentos em dívida. Também li algures que o Carvalhal o quer levar para o Marítimo.

2. Valdomiro (Trofense) - 30 anos
Bastante mais experiente que o anterior, este jogador fez uma época excelente no Trofense. Lembro-me bem do jogo que fizeram cá em que o brasileiro limpou praticamente tudo o que apareceu pela frente daquela defesa. Tem uma folha de serviço assinalável com passagens pelo Bahia, Palmeiras e Flamengo.

Quanto às duas hipóteses postas pelo Paquito, não conheço o Sueco Bengtsson e aplaudiria de pé a vinda do Ricardo Fernandes.


DEFESAS ESQUERDOS

Com a contratação de Mendieta (era bom que jogasse qualquer coisa como o seu homónimo) tudo gira à volta da permanência ou não de Milhazes. Se ficar, está arrumado. Se sair, para além das hipóteses colocadas pelo Paquito, e que subscrevo, acrescento ainda:

1. André Marques (Sporting) - 21 anos.
Uma promessa adiada que finalmente este ano despontou em Setúbal. Tem qualidades físicas e técnicas para ser lateral de selecção. O problema parece ser que o Sporting está a pensar integrá-lo no plantel este ano...

2. China (Metalurh Donetsk) - 27 anos
Um bom lateral esquerdo que deu nas vistas quando passou pela Naval. Como muitos daqueles que emigraram para o leste acabam por rapidamente ter vontade de voltar, quem sabe se não seria uma boa e viável alternativa?


MÉDIOS CENTROS

Uma zona a justificar poucas mexidas. Flávio e Custódio como "trincos" mais clássicos. João Alves e Moreno, com maior capacidade de construção. Dispensava o Wénio e encaixava ainda entre estes o Dinis, que me parece ser o único júnior com arcaboiço para entrar de imediato no plantel sénior.


MÉDIOS DIREITOS

Quanto a saídas tenho uma opinião em contra-ciclo com os meis companheiros de blog. Não relativamente ao Carlitos (esse parece-me ser consensual que deve ir à vida dele) mas quanto ao Luís Filipe. Este jogador teve uma época de completo massacre no que toca a lesões. Quantos jogos seguidos esteve ele a 100%? Por acaso, num dos poucos momentos em que o LF esteve OK fez um jogão em Vila do Conde e logo a seguir outro bom jogo em casa com o Benfica. Por isso, acho que se lhe devia dar uma segunda oportunidade de ter uma época em condições. A outra vaga seria preenchida pelo já contratado Hill.


Nº 10 / SEGUNDO AVANÇADO

Aqui entendo que também não estaremos mal servidos. Temos o Nuno Assis que é o melhor jogador do plantel e o Marquinho que, apesar de muitas limitações, tem evoluído e que, atendendo à idade, ainda pode evoluir mais.

MÉDIOS ESQUERDOS

Permanecendo o Desmarets, há que contratar alguém que lhe possa disputar o lugar.
Alternativas:

1. Diogo Valente (Leixões) - 24 anos
Um excelente extremo, que, ao que julgo saber, já não estará vinculado ao FCP. É rápido, tem boa técnica, cruza bem e ainda é novo. Uma excelente contratação, a ser possível.

2. Zé Pedro (Belenenses) - 30 anos
A qualidade é indiscutível. A idade não me parece que seja algo de impeditivo à sua vinda para o nosso clube. Excelente pé esquerdo, muita experiência, potência de remate. Encaixava muito bem neste plantel 2009/2010.


PONTAS DE LANÇA

Não havendo saídas, não julgo que fossem necessárias entradas. O Douglas é grande jogador. O Roberto mostrou, desde o primeiro minuto que vestiu as nossas cores, ser um jogador de categoria que passou ao lado de uma grande carreira. A completar temos ainda as incógnitas Santana e Cícero.

Em suma, apesar do mal que correu esta época, julgo que não temos necessidade de fazer uma revolução no plantel.
Tudo o que atrás vem de ser dito tem, porém, um pressuposto que dificilmente se concretizará: a de ficarmos com todos os jogadores que considero terem lugar neste plantel. Caso algum venha a ser vendido/dispensado, terão de ser equacionadas novas alternativas.

Etiquetas: , ,

publicada por Gregório Freixo @ 22:34  

8 Comentários:

  • Às 14 junho, 2009 15:37 , Blogger Edmur disse...

    ora bem:

    - Guarda-redes Nilson, serginho e claudio
    - Defesa direito Lionn e Vasco Fernandes ( ja que andrezinho deve sair)
    - Centrais sereno, moreno, e mais dois ( de preferência com qualidade, e aqui o robson poderia claramente ser um deles, bem como o Elvis do leixoes)
    - Defesa esquerdo Milhazes e Tiago pinto ( e ja contamos com o Mendieta que não faço ideia o que valha)
    - Meio campo Flávio, joao Alves, custodio e Hugo leal. Obviamente a contar com Dinis tambem, mas para ter oportunidades, senao mais vale emprestar.
    - Direita Hill, e jorge gonçalves
    - Esquerda Desmarets, o outro pode ser alguem que venha de fora, mas de preferencia que saiba jogar á bola
    - Pontas de lança Douglas, santana, cicero ( que remédio), e Roberto ( ou se este sair ir buscar um jovem para ir lançando)
    - Avançados Marquinho ( se bem que continuo com muitas reservas), Nuno Assis ( para segurar a todo o custo)

    De referir ainda que da equipa do Cruzeiro que veio cá jogar, 3 jogadores já foram para o Braga... enfim

     
  • Às 14 junho, 2009 19:19 , Blogger João Pedro Magalhães disse...

    http://futebol-1922.blogspot.com/

     
  • Às 16 junho, 2009 21:25 , Blogger Domingos Filipe disse...

    so peço uma coisa..façam os "senhores" que estao a controlar o nosso enorme vitoria ter acesso a este blog..talvez lhes dê umas muito boas dicas..
    D.Filipe Marques_vitoriano de nascença

     
  • Às 17 junho, 2009 00:58 , Blogger Saganowski disse...

    Caro Domingos Filipe Marques:

    Não se preocupe! Sabemos que há no Vitória quem leia o que escrevemos por aqui!

    Mas uma coisa é ler...outra bem diferente é seguir as nossas opiniões!

    Mas, ninguém é perfeito...

     
  • Às 18 junho, 2009 11:00 , Blogger Unknown disse...

    Sábado nas piscinas mucipais vem apoiar o teu Vitória contra o Sporting em polo aquático! O jogo tem hora marcada para as 19h30min. Aparece e dá o teu apoio!

     
  • Às 18 junho, 2009 23:56 , Blogger Jeremias disse...

    Já todos fomos manifestando as nossas opiniões sobre a próxima época vitoriana.
    Pessoalmente entendo que se de guarda redes e laterais estaremos bem já quanto a centrais espero para ver.
    No meio campo creio que ainevitável (???) saida de Assis obriga a que o novo "Assis" não demore tanto a render como o actual.
    Ou seja dava jeito que começasse já a jogar e não apenas lá para Novembro.
    Lacunas nos extremos e no ponta de lança se Roberto sair.
    Grande lacuna a manutenção de Cajuda que parece querer começar a nova época da mesma forma que terminou a anterior.
    Com entrevistas perfeitamente dispensáveis.
    Aguardo com expectativa,para além dos reforços,a lista de dispensas e os juniores que vão ser promovidos.

     
  • Às 19 junho, 2009 10:57 , Blogger Unknown disse...

    Se todos nos mantivéssemos fiéis aos princípios do boicote aos pasquins, o teor das entrevistas não nos incomodava...
    Eu, por exemplo, não sei do que estás a falar...

     
  • Às 22 junho, 2009 18:46 , Blogger Rui Rodrigues disse...

    Não ler jornais não significa que as coisas não aconteçam.
    O Ndinga não sabe mas o psd ganhou as europeias.
    O Ndinga não sabe mas o Vitória contratou o jorge gonçalves.
    o Ndinga não sabe mas o presidente da republica vem a Guimaraes no 24 de junho.
    o Ndinga não sabe mas o sebastien vettel ganhou o grande prémio de inglaterra.
    o Ndinga nao sabe mas o vitoria bateu o sporting em polo aquatico e foi batido pelo sporting em juniores de futebol.
    o Ndinga não sabe mas as acoisas acontecem.
    Se o Ndinga tiver duvidas pergunte ao Dias Loureiro se não é assim.
    ele tambem não sabia mas as coisas aconteciam...

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page