7.9.08

Protocolo

Esta história do protocolo com o Benfica continua a fazer-me uma grande confusão.
Para não lhe chamar bem pior.
Em primeiro lugar porque não vejo razão para a sua existência.
Não sei,sinceramente,o que tem o Benfica para nos dar.
Mais excedentários ? Mais lesionados ? Mais jogadores emprestados por não terem lugar num plantel todo ele cheio de empréstimos ?
Não sei.
Em segundo lugar irrita-me todo este secretismo á volta do protocolo.
Compreendo que ordenados,prémio e "luvas" não podem andar em livre circulação.
Mas um protocolo de cooperação pode.
Então porque não se sabe nada acerca dos seus termos ?
Em terceiro lugar arrepiei-me ao ler um destes dias no jornal "O Jogo" que o Benfica quereria levar cinco jovens da nossa formação entre os quais estariam Diogo Lamelas,Rafael e Dinis.
Ou seja os que,juntamente com Lucas,são os produtos mais visiveis da nossa formação.
A noticia foi desmentida.
Mas no dia seguinte um jovem de 15 anos,Cafu,parece ter ido mesmo para a Luz.
Ao abrigo do protocolo.
Mas com contrapartidas desconhecidas embora o presidente tenha garantido que os interesses do clubes estavam salvaguardados.
Lembrei-me de Pélé,de Rabiola e de Geromel e fiquei inquieto.
Muito inquieto.
Em quarto lugar acho,mas é apenas a minha opinião,que uma politica de comunicação mais eficaz podia dissipar alguma desta inquietação.
Sinceramente é mau que em volta deste famigerado protocolo se esteja a gerar tanto desconforto em "La Famiglia".
Porque,e é bom que ninguém se esqueça disso,o Vitória não é uma SAD.
E a assembleia geral ainda é soberana.
Para bom entendedor...meia palavra basta.
Saudações Vitorianas.

publicada por Jeremias @ 00:25  

9 Comentários:

  • Às 07 setembro, 2008 11:54 , Blogger Ibraim disse...

    Ora bem, deixem-me lá ver se já consegui entender…
    Nós damos ao benfica todos as promessas que possam surgir nas nossas escolas de formação.
    Em contrapartida, o benfica empresta-nos os jogadores que ainda têm contrato com eles, mas que não têm espaço no plantel (desde que não seja mais vantajoso vendê-los ou emprestá-los a qualquer outro clube), e ainda nos vendem os jogadores que ainda têm contrato com eles, mas de quem que já nem esperanças têm de que um dia possam vir a ser-lhes úteis (isto claro, desde que também não seja mais vantajoso vendê-los a qualquer outro clube).
    (Ufa! O raciocínio é longo, mas parece-me que é mesmo assim…)
    Portanto, se bem entendi, com este protocolo, as nossas escolas passam a ser uma espécie de viveiro do benfica, e a equipa sénior passa a ser simultaneamente uma espécie de equipa B do benfica e uma espécie de antecâmara para a reforma dos veteranos do benfica.
    Ou doutra perspectiva, nós damos-lhe a nossa carne mais tenrinha, e o benfica faz-nos o favor, não só de a receber, mas também de nos deixar roer os ossos.
    Está certo! Como perguntava o outro: “E o burro sou eu?”

     
  • Às 08 setembro, 2008 09:47 , Blogger roldão disse...

    A função mais importante a preencher pela blogosfera vitoriana parece-me claramente o escrutinio....neste espirito e dado o secretismo dum acto associativo que pelos vistos vincula o nosso clube a um clube concorrente, é das mais elementar regra de transparência que os corpos sociais do nosso clube divulguem o quanto antes os termos do tão afamado protocolo. Infelizmente, espero mais uma vez que este acordo resulte em prejuízos para o VSC a médio-longo prazo. Esta gente não sabe gerir e só o faz a curtissimo prazo.....

     
  • Às 08 setembro, 2008 11:51 , Blogger Unknown disse...

    Meia palavra basta, significa que agora nas AG's já não há capangas a intimidar os sócios com o governador civil no palanque a ver, tranquilo...
    Pois é... "os sócios são soberanos", agora...

     
  • Às 08 setembro, 2008 13:30 , Blogger Rui Osório disse...

    isto é mais uma palhaçada desta direção, mais uma quebra do que prometeu antes das eleições, continuamos a não proteger os nossos jovens, ainda por cima para um clube com o qual tivemos problemas e o presidente tinha dito que não iríamos vender nenhum jogador, pois não VAMOS OFERECER, eu estou profundamente revoltado com isto mas infelizmente a maioria dos sócios não parece dar grande importançia a isto tudo.

     
  • Às 08 setembro, 2008 15:28 , Blogger Amil disse...

    Parece-me que esta direcção caminha a passos largos para a continuidade do trabalho da direcção de Pimenta Machado. Uma coisa é certa, vai conseguir tal como o Pimenta conseguiu ódios e paixões. Na blogosfera é uníssono que a direcção está a ir por maus caminhos e com atitudes não aconselháveis (nomiadamente ao nível dos protocois). E ao que me parece por essas ruas fora, aqueles a quem a internet e outras tecnologias que tais lhes diz muito pouco, a direcção esta a ir pelo bom caminho. Não penso que o factor diferenciador destes dois grupos seja a tecnologia mas sim um certo saudosismo ditatorial desportivo.
    Só falta mesmo mais dia menos dia (espero estar enganado) veremos novamente mais 40 ou 50 novos sócios com mais de 90 kilos e menos de 40 anos de idade de cabeça rapada com tanto de largura nos braços como eu nas pernas. Nas coxas mais precisamente.
    Alguma coisa tem que nos ser dita aliás, já deveria ter sido dita.

    Miguel

     
  • Às 09 setembro, 2008 01:28 , Blogger Vitoria1922 disse...

    Orgulho Branco com "Cláudia Bragança"

    Esta é uma história de sucesso… de uma jovem que tudo tem dado ao Vitória…

    http://www.vitoria1922.com/orgulho-branco-com-claudia-braganca/

     
  • Às 09 setembro, 2008 10:31 , Blogger Saganowski disse...

    A meu ver, o comentário deixado aqui por "Amil" reveste-se de alguma relevância, não tanto ao que ao protocolo diz respeito, mas ao "modus operandi" desta Direcção.

    O secretismo com que vários assuntos estão a ser tratados não é salutar, pois pode dar mostras de um certo "Pimentismo sem Pimenta".
    Obviamente que não me refiro ao bom secretismo que Pimenta utilizava em certas negociações, com o qual conseguia,por vezes, alguns excelentes negócios para o Vitória.
    Refiro-me sim ao secretismo com que certas negociatas são feitas,um secretismo que é apenas quebrado por alguns "diz que diz" e alguns boatos que andam pela cidade...
    E o problema é que a Direcção, para seu próprio bem, não confirma nem desmente...

    Este ano o clube tem um responsável pela comunicação, mas paradoxalmente, está mais calado que nunca!

    E isso é mau, muito mau...

     
  • Às 10 setembro, 2008 00:04 , Blogger Paquito disse...

    E eis que se falou.
    Sobre o famigerado "protocolo", disse o Presidente do Vitória, em entrevista ao site oficial, o seguinte:
    "Interessa-nos fazer parcerias com clubes de dimensão superior para que amanhã o Vitória seja um grande beneficiário dessas transferências. Falemos, por exemplo, do caso do Cafu. Estou a falar do Cafu como posso falar de outros. Mas neste caso específico, o Vitória viu inteiramente salvaguardados os seus direitos com a transferência do jogador para o Benfica. Sem entrar em grandes pormenores, o Vitória ficou com os seus interesses protegidos com uma percentagem do passe do Cafu numa futura transacção do jogador. Foi o que se fez com o Rabiola, em que o Vitória é dono de 50% do passe do jogador."

    As minhas conclusões:

    1 - Quanto aos clubes de dimensão superior, não negando a efectiva e real diferença patrimonial, financeira e de palmarés, estamos ainda a falar de um protocolo que o Vitória (3º classificado) celebra, agaixando-se, com o clube que ficou no lugar seguinte da classificação;

    2 – Citação "Estou a falar do Cafu como posso falar de outros". Medo, muito medo...

    3 - Subjaz do pensamento explanado pelo Presidente do Vitória que a salvaguarda do nosso interesse está em podermos negociar os nossos jogadores por valores mais elevados.
    Esta parte da entrevista vem na sequência de uma afirmação em que o Pres.VSC, à pergunta "Relativamente ao Geromel, se tivesse sido transferido do Benfica para a Alemanha seria um valor substancialmente superior?", responde assertivamente: "Não tenho dúvidas que seria por, pelo menos, cinco vezes mais. Lamentamos mas esta é a lei do mercado."
    Ou seja, o raciocínio é: um jogador do Vitória, vendido pelo Benfica, vale muito mais dinheiro do que vendido pelo Vitória. Quererá isto dizer que se concederá um direito de preferência ao Benfica nas vendas dos nossos jogadores? Não! Muito mais do que isso, significa que os vamos colocar lá em tenra idade como sucede com o Cafú, mantendo um mínimo de 50% do respectivo passe, por forma a que quando venha a ser vendido – se vier - o seja por um montante muito superior àquilo que o Vitória conseguiria.
    Financeiramente esta medida é acertada. Uma estratégia especulativa de valorização de activos.
    Desportivamente é o maior disparate de alguma vez ouvi falar.

    Ter-se-á a Direcção esquecido que o objectivo do Vitória é ter títulos e campeonatos, é ganhar coisas, e não ser um mero entreposto de venda de jogadores?
    Este seria o raciocínio acertado de um empresário de futebol, que por vezes colocam os seus atletas em clubes de superior valia a ver se pegam lá, ou então, na dispensa, se saem valorizados.
    Isto que nos propõem significa a total abdicação, por parte do Vitória, de poder usufruir dos produtos da sua “cantera”. Porque o raciocínio subjacente a isto leva a que, sempre que desponte um atleta com potencial valor, há que colocá-lo no Benfica para ele poder ser vendido por mais dinheiro. Por ex., se o protocolo já estivesse em vigor o ano passado, o Geromel já não teria jogado no Vitória, provavelmente não teríamos atingido o 3º lugar e a possibilidade de atingir a Liga dos Campeões pela primeira vez na nossa História, mas tê-lo-íamos vendido por (alegadamente) 5 vezes mais. Não tínhamos o Geromel, não tínhamos o Pedro Mendes, não tínhamos o Meira, mas tínhamos muito dinheiro para gastar em brasileiros a pacote do J.Malucceli ou equivalente, em pavilhões a rodos e em assessores para tudo o que é sector e departamento no clube.

    Meus amigos O VITÓRIA É UM CLUBE DE FUTEBOL (para além das outras modalidades, claro)
    O nosso objectivo é procurar descobrir um Figo entre nós, que nos catapulte e nos faça poder disparar.
    O nosso objectivo devia ser procurar, paulatinamente, crescer desportivamente para que os nossos jogadores possam sair por valores cada vez mais elevados, ao invés de os despachar antes de eles valerem efectivamente algo com a gula de eles poderem valer mais nos vermelhos…

    Por favor.
    Isto é construir a casa pelo tecto. Isto é abdicar das nossas possibilidades de alguma vez, por nós próprios, podermos vir a valorizar um jogador. Estranhamente, logo a seguir àquela que foi a maior transferência de sempre do Vitória (€ 3,5 milhões)…

    Desculpem mas depois de lidos os pressupostos, ISTO É UM DISPARATE PEGADO!

     
  • Às 12 setembro, 2008 16:15 , Blogger Rui Rodrigues disse...

    Concordo com o paquito. os protocois do milinho são a maior asneira desportiva da história deste clube.
    vamos ser filial do benfica está bom de ver

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page