30.8.08

Sugestão para o próximo jogo Europeu

Desculpem lá mas eu ainda continuo com a espinha bem atravessada na garganta.
Bem sei que tudo o que for feito não nos devolverá a possibilidade de ir à fase de grupos da Champions, mas a mim quem mas faz há-de pagá-las neste mundo ou no outro…

Li algures em fóruns de discussão vitoriana que a intervenção do Michel Platini (que achei relevantíssima pois foi a primeira vez que vi um Presidente da UEFA a pronunciar-se sobre erros de arbitragem num jogo, e logo num jogo em que o prejudicado é um ilustre desconhecido como o nosso Vitória) tinha mais o sentido de “peguem lá o rebuçado e não falem mais nisto porque se não deixam-nos ficar mal vistos internacionalmente”.
Este é o ponto.
Penso que a UEFA, bem como a FIFA (mas sobretudo a primeira) gozam de uma imagem imaculada e incontestada de seriedade e rectidão de posturas e procedimentos. Mesmo que saibamos que isso não corresponde exactamente à verdade, essa é a imagem pública, e é aquilo que mais lhes custaria ver beliscado.
É por aqui que penso que devemos entrar. Receber o Portsmouth com uma manifestação tão evidente e vexante para a UEFA, que possa ser difundida pelas televisões (sobretudo pela inglesa que vem cá filmar o jogo)

A minha ideia era a seguinte:
Bancada Topo Sul
Devia ter um enorme pano a toda a largura da bancada com o símbolo da Liga dos Campeões mas com a expressão "UEFA Corruption League", em vez da expressão "UEFA Champions League" tal como aparece na página de abertura do site do VitoriaSempre. Pegar nessa imagem e dar-lhe essa projecção, creio que seria uma aposta correcta.

Bancada Nascente (em frente das câmaras)
deveriam estar duas tiras gigantes, a toda a largura da bancada, a primeira com os seguintes dizeres:
Com outra em baixo dizendo:
Que vos parece?
Claro que não nos devolve a Champions, mas…
Que vamos chatear os gajos, vamos.
Que vamos fazê-los pensar duas vezes antes de nos quererem enr#$” outra vez, vamos.
Que vamos ajudar a passar uma péssima imagem da UEFA, e logo perante o público inglês, vamos.
Que vamos fazer a vida daquele trio de arbitragem mais difícil, também me parece que vamos.
Que vamos desabafar (ainda por cima com projecção internacional), também vamos e vai saber bem!

Se concordarem penso que era de difundir para que isto se possa tornar uma realidade.

Etiquetas: , ,

publicada por Paquito @ 02:37  

7 Comentários:

  • Às 30 agosto, 2008 03:03 , Blogger Paquito disse...

    Penso que não corremos riscos de penalização pois tratar-se-á sempre de uma iniciativa dos adeptos.
    Que a Direcção poderá dizer que quando viu tentou impedir...
    O clube não tem culpa nenhuma disso e penso que na Europa ainda haverá liberdade de expressão.

     
  • Às 30 agosto, 2008 10:38 , Blogger Saganowski disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 30 agosto, 2008 10:39 , Blogger Saganowski disse...

    Assino por baixo!

    As nossas claques (WA e IG) podem comprar o pano e começar a fazer as faixas!

    E já agora, mandem a conta para:

    UEFA
    Route de Genève 46
    Case postale
    CH-1260 Nyon 2
    Switzerland

    Isso é que era mesmo bem feito!

     
  • Às 30 agosto, 2008 13:00 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Caro Paquito,

    Estamos todos a atravessar uma fase dificil mas devemos refrear os animos porque isto não leva a lado nenhum.
    Fomos roubados, espoliados, vilipendiados, custou pra c****** mas temos que seguir em frente.
    Estas atitudes para além de não terem nenhum resultado positivo(o unico seria validar o golo e o Vitória entrar na CL, o que é objectivamente impossivel), só servem para nos expor mais às chacota dos outros.
    A Argentina foi Campeã do Mundo com um golo com a mão, Portugal foi afastado do Mundial de 66 com uma arbitragem escandalosa, a França do Platini foi campeã Europeia da forma que todos nós sabemos e até o Vitória eliminou o Sparta de Praga com um golo em que o guarda-redes checo foi empurrado pela baliza dentro.
    O futebol está podre e desta vez tocou-nos a nós! Os dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos tem é que de uma vez por todas pressionar a FIFA/UEFA para que se alterem as "regras do jogo". Mas tem que pressionar sempre, não só quando convem!
    Para mim, toda esta situação serviu para eu DEFINITAVAMENTE deixar de gostar de futebol. Gosto do Vitória e ponto final. Até que se mude alguma coisa, eu continuarei assim.

     
  • Às 31 agosto, 2008 17:01 , Blogger Jeremias disse...

    Por mim acho que a ideia do PAQUITO é boa e tem pernas para andar.
    O silêncio,o deitar para trás das costas,apenas ajuda a encobrir os corruptos e os corruptores.
    E por falar em corruptores,que andam muito esquecidos neste assunto,seria lindo quando o Basileia jogar em Alvalade aparecer nas bancadas uma tarja a dizer:" F.C.Basel Corruption Team".
    Para que percebam que se meteram com um clube diferente...

     
  • Às 01 setembro, 2008 01:19 , Blogger Paquito disse...

    Caro Pedro Mendes,
    Li o teu comentário, e depois li uma referência na página do Mário Ramires no SOL que colocava o Vitória no negativo, por, sem prejuízo do roubo, não ter feito o que devia ter feito e estava ao seu alcance fazer (de forma notória aliás pois, como mt bem dizes, calhou-nos agora uma equipa mt mais difícil daquela com que nos encolhemos todos).
    Essa reflexão, a do que não fizemos, a do nossa vergonhosa actuação no conjunto dos 2 jogos, e da não preparação devida da época, já a fiz diversas vezes, sobretudo na noite fatídica. A futebolística (dependente de jogadores e treinadores) e a que lhe subjaz, a organizativa (dependente da Direcção).

    No entanto e sem prejuízo de já ter referido que não podemos deixar de tirar as devidas conclusões do que aconteceu, isto é, não podemos permitir que o roubo nos impeça de analisar o essencial, apesar de tudo isso, creio ainda assim que alguém nos roubou, pior, alguém nos gozou bravamente em frente à Europa toda.
    Apercebemo-nos - para surpresa de muitos - que a UEFA é um antro de corrupção porventura pior que os fenómenos nacionais.
    Porque mais distante.
    Porque insindicável.
    Mas sabemos também, que a UEFA goza de uma imagem de seriedade e isenção que é o capital que eles menos querem ver beliscado (vd. declarações do Platini).

    Ora aqui, e porque sabemos que não vamos andar a vida toda com isto, temos que fazer como fizeram os dos outros exemplos que referes.
    A mão do Maradona no Argentina-Inglaterra no México/86, não sei se te recordas, foi objecto de manifestações da mais variada ordem (o que ainda hoje sucede em certa medida) por parte dos ingleses que não estão habituados a ser roubados (como eles é mais roubar, não se referindo este comentário propriamente ao futebol).
    O mesmo sucedeu com a famosa mão do Vata no Benfica-Marselha (meias-finais da Taça dos Campeões), fez-se um barulho bestial por todo o lado. Não se mudou a História, não se apurou o Marselha, mas fez-se uma barulheira impressionante por todo o lado (de tal modo que até o Bernard Tapie, apercebendo-se como elas se faziam, mudou de procedimentos como se soube...).

    Ora aqui é exactamente o mesmo.
    Nós não fomos apenas prejudicados, fomos ROUBADOS!
    E pior do que isso, fico com a sensação que fomos GOZADOS.
    Claro que pouco podemos fazer, claro que o que fizermos não nos trará o apuramento, mas sinceramente, acho que nada fazer é que equivale a baixar os braços, a desistir. Não! Nós vamos continuar, mas temos que mostrar que não somos nenhuns pacóvios que são espoliados e ainda pedem desculpa no final, temos que mostrar que, tal como os ingleses com a mão do Maradona ou tal como os franceses com a mão do Vata, vamos fazer barulho. vamos tentar mexer as águas.

    Como muito bem remata o Jeremias, para que a UEFA perceba que se meteu com um clube diferente...

     
  • Às 01 setembro, 2008 01:32 , Blogger Amil disse...

    Acho uma boa ideia. Percebo a opinião do Pedro Mendes, mas por outro lado, quem cala consente. Neste caso não consentimos mas pactuamos. Sem dúvida que esta iniciativa tem pernas para andar e digo mais, eu se for preciso entro com alguns euros (não muitos) para a compra dos materiais necessários. Alguém tem contacto com algum membro das claques?

    Miguel

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page