11.2.11

as Velhas Glórias (2) - Cascavel ...



Paulo Roberto Bacinello, nasce na cidade de Cascavel (Brasil), no ano de 1959.
Paulinho Cascavel, como ficou conhecido para o futebol, inicia a sua carreira no Cascavel Esporte Clube, passando depois pelo Criciúma EC, pelo Joinville EC e ainda pelo Fluminense, donde se transfere, em 1985, para o FCPorto.
Com a titularidade tapada por Fernando Gomes, acaba por ser cedido ao Vitória, envolvido no acordo de transferência do nosso guarda-redes júnior – Best – para as Antas.
Paulinho Cascavel joga durante duas épocas no Vitória, naquele que terá sido provavelmente o período de maior fulgor de sempre do futebol vitoriano.
Cascavel marca 25 golos, logo na sua primeira época (1985/1986).
Na segunda, marca 22 golos para o campeonato, facto que lhe assegura o título deMelhor Marcador da prova, e a conquista da sua primeira “Bola de Prata” (segunda para o Vitória). É esse o facto que está representado nesta caricatura.
Nesta mesma época de 1986/1987, marca 5 golos nos jogos da Taça UEFA, o que faz dele o melhor marcador vitoriano de todos os tempos, nas competições europeias.
Esta época de 1986/1987, constitui a melhor prestação de sempre do Vitória nas competições europeias, ao atingir os quartos-de-final da prova.
Em 1987/1988, Cascavel transfere-se para o Sporting, onde conquista de imediato a sua segunda “Bola de Prata”.
Depois do Sporting, ainda irá representar o Gil Vicente, onde porá um ponto final na sua carreira, no ano de 1991.

O seu “alter ego“, aqui apenas conhecido por “CASCAVEL”, foi a segunda Velha Glória a entrar para o blogue D. Afonso Henriques, apenas três dias após a sua criação…

José Rialto

referências biográficas e fotográficas utilizadas:
- livro "86 anos de história do Vitória Sport Clube"

PRÓXIMA VELHA GLÓRIA: PEDRO MENDES

(para ver as ex-Velhas Glórias, carregar aqui)

Etiquetas: , ,

publicada por Ibraim @ 22:09  

6 Comentários:

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page