16.2.10

Carta a EMS

Nas minhas buscas pela blogosfera encontrei uma carta muito bem escrita a Emilio Macedo da Silva, no site Deuses da Bola, que passo a transcrever:

"Caro Emílio Macedo da Silva
Antes de mais, permita-me que o trate assim... apesar de nunca ter gostado, especialmente, do modo como dirigia os destinos do Vitória, sempre o considerei um presidente democraticamente eleito... e como tal o presidente de um amor comum, que é o Vitória!
Mas desde o dia de ontem, dia do jogo com o Benfica, que deixei de o considerar como presidente... além de lhe faltar o carisma presidencial, que é apanágio dos homens que deixam marca, o senhor desrespeitou a essência mais básica de um qualquer clube de futebol: os seus sócios, que refira-se foram as pessoas que lhe permitiram sair da sombra e ser conhecido para além das Taipas!
Ontem, numa atitude de uma ridícula subserviência - vá-se lá entender porquê - despojou os sócios do clube que, supostamente, preside dos lugares que sabe-se lá com que sacrifícios adquiriram no início da época para os entregar a adeptos do clube rival....
Com que intuito, caríssimo Sr. Emílio? Porque razão esta atitude de despeito para quem lhe permitiu ascender socialmente onde nunca houvera pensado? Porque razão sempre que o Benfica joga no Afonso Henriques, a sua direcção adopta atitudes dignas de um qualquer clube de Terceira Divisão? O pretérito ano escolhemos o dia da visita encarnada para lançar um CD que, posteriormente, jamais se ouvira falar? Ontem, vendeu a alma e a identidade do clube espoliando sócios de pleno direito do seu lugar habitual e pago para cedê-lo a quem, constantemente, vem à terra onde nasceu Portugal tratar mal os vitorianos, humilhá-los? Será isso defender os interesses do clube a que preside?
Ademais, caro Sr. Emílio, é sabido que a sua oralidade e sentido argumentativo é limitado...aliás, tradicionalmente, diria que ninguém tem culpa de não ter tido hipóteses de aprender mais...certo é que as suas pérolas haverão de ficar registadas nos anais da história...desde o célebre radiados a uma conjugação de tempos verbais surrealista tudo lhe foi acontecendo e, condescendentemente, compreendido.... e ontem, tivesse sido esse problema!
Mas, não foi... tendo sido confrontado por um sócio mais frontal que nos olhos procurava explicações respondeu da pior forma... tal como fez na Assembleia Geral, desrespeitou em quem nele acreditou...esqueceu-se que para ser um líder a premissa quero, posso e mando não funciona... o diálogo que apregoou na campanha, esfumou-se e governa o Vitória com tiques de quero, posso e mando...
Caro Sr. Macedo lembre-se que esta linha de conduta já existiu no Vitória durante vinte e cinco anos... e acabou da pior forma! Mas, também, lembre-se que mesmo durante esse período os sócios do Vitória jamais foram humilhados na sua própria casa... o orgulho e a arrogância, no bom sentido, sempre tiveram marcas no código genético dos genuinos vitorianos e vimaranenses... em nossa casa mandamos nós e somos nós que decidimos como as coisas são...espoliar quem é membro de pleno direito de determinadas prerrogativas é prova de mau gosto e de desrespeito para com um clube com oitenta e seis anos de história!
E lembre-se com estas atitudes violou os Estatutos... ninguém o lembrou disso??? Olhe, honestamente, não acredito! Não acredito que não conheça os Estatutos e não saiba os pontos que violou... mas caso não saiba, também, não os vou citar...Investigue... mas sou-lhe um lamiré: violou a prerrogativa mais sagrada de um sócio vitoriano: o artigo 17º que propugna que um sócio deve contribuir para o engrandecimento do clube... o caríssimo Sr. Macedo da Silva fez o contrário... e como tal deve sujeitar-se, em plenário máximo de vitorianos, às correspondentes sanções!
Março, ainda vem longe... as eleições como tal, ainda, fazem parte de um futuro longínquo... e ademais tudo estará dependente dos resultados desportivos... espero que saiba, ao menos, levar o barco a bom porto, sem mais naufrágios... e aí, no zénite da democracia, os vitorianos irão avaliá-lo... Quanto a mim, acho, que será desnecessário falar do meu apoio...será perda de tempo!
No mais desejo-lhe boa sorte para esta época desportiva... é que apesar de tudo, gostaria de o ver ficar na história, como o presidente que fez o Vitória ganhar um título...é que, indepentemente de todas a sdivergências, o que nos une é bem mais forte do que nos separa: o nosso Vitória, que nunca, mas nunca, poderá parar ou ser humilhado!
FORÇA VITóRIA!"



porque a memoria deve ser alimentada....

publicada por Edmur @ 12:52  

16 Comentários:

  • Às 17 fevereiro, 2010 12:01 , Blogger Saganowski disse...

    E bem alimentada!

    Se durante os 3 anos de EMS nos fartamos de muita coisa e de muito criticar sem nada poder fazer, agora (Março) eis-nos perante a ÚNICA oportunidade que temos de fazermos justiça "pelas próprias mãos", através do voto!

     
  • Às 17 fevereiro, 2010 19:22 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Pronto, já começou a campanha!!!

     
  • Às 17 fevereiro, 2010 21:56 , Blogger Ibraim disse...

    Let the games begin!...

     
  • Às 17 fevereiro, 2010 23:22 , Blogger Rui Rodrigues disse...

    O Edmur é candidato nalguma lista ?

     
  • Às 18 fevereiro, 2010 12:10 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Espectáculo!!!

     
  • Às 18 fevereiro, 2010 12:20 , Blogger Unknown disse...

    Ó Sagan... falas de 3 anos. Ora, nesse tempo todo, fartaste-te exactamente de quê? Da subida de divisão, da conquista do 3.º lugar, da ida à pré da champions?
    Ou foi só de meia dúzia de maus negócios e do último ano, (em que, por acaso, até estás a 4 pontos do 4.º lugar, com 39 pontos ainda em disputa)?
    É importante esclarecer estas coisas...

     
  • Às 19 fevereiro, 2010 11:16 , Blogger Saganowski disse...

    Caro N'Dinga:

    Como diria o outro: posso esclarecer? Esclarecerei.

    O que quis e quero dizer é que apesar das coisas boas que aconteceram no ano em que estavamos na Liga Vitalis, há que relaçar que EMS chegou a meio e terminou o trabalho feito pela anterior direcção. Relembro que nessa altura não trouxeram nenhum jogador e apenas se limitaram a continuar o que estava feito!

    O que quis e quero dizer é que sabendo que a entrada na Liga dos Campeões era uma oportunidade única e irrepetível de EMS ficar na história como o Presidente que levou o VSC à Champions e do Vitória subir alguns patamares rumo a um novo passo da sua afirmação nacional e internacional, esta Direcção acagaçou-se e não teve o arrojo de arriscar!

    O que quis e quero dizer é que o Vitória devia ter estado quieto e calado aquando das denúncias do Benfica sobre o Porto na Uefa. O assunto não nos dizia respeito e foi como se fossemos a amante de um marido que está a fazer queixa da mulher deste! Feio, deselegante e desnecessário e custou-nos as boas relações que tinhamos com o FCP (bem como a oportunidade de ficarmos com jogadores que hoje estão a brilhar no clube aqui do lado!).

    O que quis e quero dizer é que não é saudável uma Direcção em que há 3 demissões durante a vigência de um mandato (sendo que as mesmas decorreram no último ano)!

    O que quis e quero dizer é que não é bom sermos subservientes em relação aos 3 estarolas sob a capa de "Protocóis" mal explicados e sem qualquer contrapartida visível para o clube (porque se desconfia de outras contrapartidas!)!

    O que quis e quero dizer é que negócios como o do Geromel, do Gregory (compra e venda), do Sereno (venda bem abaixo do seu real valor), do Santana, dispensa e indeminização de Cajuda e Vingada estão mal explicados e são (de acordo com o que se sabe!) lesivos às finanças do clube!

    É só isto que eu sei e que queria dizer.

    Mas tu, como andas sempre mais à frente do que nós sabemos e/ou descobrimos, deverás saber muito mais do que eu...

    E já agora, que achas tu destes 3 últimos anos?

     
  • Às 19 fevereiro, 2010 11:19 , Blogger Saganowski disse...

    Ah...esqueci uma coisa!

    Em contraponto com os excelentes jogadores que poderíamos ter recebido por empréstimo do FCP levamos com o refugo do cemitério da 2ª Circular!!!

     
  • Às 19 fevereiro, 2010 12:29 , Blogger CASCAVEL disse...

    Oh Sagan,
    E o campeonato nacional de voleibol, e as taças de Portugal em basket e voleibol, para além dos titulos mundiais do Kicboxing e dos recordes na natação, não contam para nada?????
    É por haver gente como tu que este país, apenas dos "futeboleiros", desportivamente não vai a lado nenhum.
    E já agora, então o assunto da Uefa não nos dizia respeito?????
    Nós ficámos em 3º lugar e com a provável desqualificação do fcp subiríamos a 2º (com entrada directa para a "champions" e mais 5 milhõezinhos no "saco") e devíamos apenas ir a reboque dos lampiões que ficaram atrás de nós na classificação?!?!?
    Está tudo louco.

     
  • Às 19 fevereiro, 2010 14:58 , Blogger Saganowski disse...

    Caro Cascavel:

    É bem verdade o que se dizia na Cimeira! Tu estás comprometido com alguém!!!... Eh eh eh!

    Não percebo como é que tu, acérrimo defensor das modalidades amadoras (principalmente o voleibol) consegues agora deixar de ver a falta de apoio do Presidente aos dois únicos desportos que deram títulos ao Vitória nos últimos anos (e já não me refiro só à falta de apoio financeiro ou motivacional! Nem o tão propalado pavilhão para as modalidades ele conseguiu construir!).

    É por isso que é sempre bom alimentar a memória! É que, pelos vistos há gente que se esquece destas coisas!...

     
  • Às 19 fevereiro, 2010 16:56 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro Sagan,
    Eu não estou, nem nunca estive, comprometido com ninguém.
    Mas mesmo que estivesse - e já agora: e tu estás comprometido com quêm????? - daí não vinha qualquer mal ao mundo. Ou viria?!?!?
    Por outro lado eu não sou acérrimo defensor das modalidades amadoras (nem sei bem o que isso é ?!?!?).
    Gosto muito do meu clube seja no futebol, basquetebol, voleibol ou....."chincalhão" se houvesse, principalmente, como tem sucedido, quando qualquer uma destas modalidades acrescenta um prestigio ao clube, como jamais antes se viu por es. com o futebol.
    Ou não será isto verdade?
    E sendo verdade achas que deve ser desvalorizado ou esquecido como tu, pelo menos aparentemente, pretendes?
    É que se assim fosse, o que é que tu, na altura da conquista do campeonato de voleibol, estavas a fazer no interior do pavilhão juntamente com jogadores, treinadores, dirigentes (alguns deles que nunca foram ver um jogo) e adeptos, a festejar? Eras tu que estavas lá não eras???? A fazer o quê, se aquela "conquista" não teve importância alguma para o prestigio do teu clube?
    É que o mérito destas conquistas, não sendo obviamente um exclusivo deste Presidente e desta Direcção, tem pelo menos uma quota parte da sua responsabilidade ao permitir criar (ou ajudar a criar) as condições necessárias para que estes sucessos fossem possíveis.
    É isto, e apenas isto, que alimenta a minha memória.
    E não me esquece, ao contrário do que pretendes, o que era o VITÓRIA até à chegada de V. Magalhães (futebol, futebol e apenas futebol).
    E sei quem continuou a apoiar estas modalidades. Sei, acima de tudo, quando foram conquistados todos estes troféus.
    É essa justiça que me aprás registar agora que se faz o "balanço" do mandato de EMS.
    Com muitos erros???? Concerteza. Podia e devia o apoio ser maior???? Também concordo. Agora para fazer o "balanço" do mandato de EMS e esquecer o que foi conquistado é que não contes comigo.
    E não é para ir festejar para o meio do campo..... até porque eu não fico bem nas fotografias.

     
  • Às 22 fevereiro, 2010 11:58 , Blogger Saganowski disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 22 fevereiro, 2010 12:05 , Blogger Saganowski disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 22 fevereiro, 2010 12:07 , Blogger Saganowski disse...

    Caro Cascavel:

    Até podes não estar comprometido com ninguém, mas que ficaste muito atrapalhado na Cimeira sempre que te falamos de listas, lá isso ficaste...Foi só por isso que foste referido…Perdoa-nos se te aborrecemos com isso… :)

    Quanto a mim, não apoio directamente qualquer lista! Como diziam os cartazes da Betclic, colocados no sábado nas cadeiras do estádio “Eu acredito no Vitória”…as pessoas passam (algumas delas passam muito rápido…e ainda bem!), mas o Vitória fica.

    Quanto às modalidades amadoras, houve tempos em que se notava que as destacavas bem mais que o futebol, mas será talvez pelos sucessos que tiveram em tempos recentes… Se assim é, faço aqui um mea culpa.

    Não pretendo nem quero, nem desejo que as modalidades amadoras sejam menosprezadas nem esquecidas pelo nosso clube. Não só pelo que estas já fizeram pelo mesmo, bem como aquilo que as mesmas representam: a única forma que alguns/algumas jovens vimaranenses tem de praticar algum desporto, não apenas por prazer! Porque como bem sabes, há membros deste blog (eu incluído!) com familiares nas modalidades amadoras!

    Quanto às história das fotos nos festejos tanto do campeonato como da Taça, a explicação anterior é uma das razões de eu ter estado no interior do pavilhão juntamente com jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos, a festejar! A outra é que além de ter familiares a jogar nas modalidades amadoras tenho amigos pessoais (de há vários anos!) e antigos colegas de trabalho.

    Por isso, não penses que fui festejar para o pavilhão porque queria ficar nas fotos oficiais (porque não estou em nenhuma!!!), porque se quiseres posso provar-to (se bem que acho que não estarás particularmente interessado nisso…) com fotos!

    “Eu acredito no Vitória”!

     
  • Às 22 fevereiro, 2010 18:33 , Blogger CASCAVEL disse...

    Deixa ver se percebi: Tu só estavas no pavilhão a festejar porque tens familiares, amigos e ex. colegas de trabalho nas "modalidades amadoras".
    Estou esclarecido!
    Pelos vistos o cartão da Betclic ("EU ACREDITO NO VITÓRIA") não serviu para grande coisa.
    Tu acreditas mesmo é nos familiares, amigos e colegas de trabalho.
    Quanto às fotos (se as tiveres. não faço ideia, nem me interessa nem tão pouco as quero ver), guarda-as bem guardadas no baú, para que daqui por uns anos tenhas a possibilidade de mostrar aos familiares, amigos e colegas de trabalho que o teu clube, pelo menos no voleibol, foi CAMPEÃO NACIONAL.
    E tu, "orgulhosamente", estava lá para festejar.
    Não sei bem o quê....mas a festejar!
    P.S. Meu caro Amigo, eu só fico "atrapalhado" quando tenho vontade de ir à casa de banho e estou muito longe de casa.

     
  • Às 23 fevereiro, 2010 10:26 , Blogger Saganowski disse...

    Caro Cascavel:

    Vamos lá a ver se nos entendemos... :)

    Eu festejei os títulos do Vitória porque fico feliz sempre que o Vitória ganha um título, seja em voleibol, basquetebol, ténis de mesa, futebol, natação, ou "chincalhão" (se houvesse no Vitória!)

    Eu festejei os títulos do Voleibol do Vitória junto de familiares, amigos e ex-colegas de trabalho porque entendi que os devia cumprimentar pelo bom trabalho conseguido.

    Se tu achas que não deves estar junto de um amigo, familiar ou ex-colega de trabalho para lhe dar os parabéns por um aniversário ou um prémio conquistado com o esforço e a dedicação (apesar de todas as contrariedades que as modalidades amadoras sofrem todos os dias no Vitória), isso é contigo.

    Por mim, não tenho qualquer problema em ter feito o que fiz.

    Estarei com este discurso a defender acerrimamente as modalidades amadoras? Se calhar...

    Mas acima de tudo gosto do clube e não gosto que um clube que tem íncita no seu emblema a imagem do fundador deixe de apoiar quem luta todos os dias para fazer do Vitória em clube cada vez maior.

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page