19.12.05

PORQUE A CULPA NÃO PODE MORRER SOLTEIRA

Eu acho que o que realmente interessa não está a ser discutido.
Nós, Vitorianos somos conhecidos como tendo uma fé fora do comum, e, apesar de eu também me incluir nesse grupo, há que dizer que este campeonato FOI PRÓ TECTO!!!!
O Treinador neste momento, sinceramente interessa muito pouco! Este homem assumiu esta tarefa, não por uma vontade extrema, mas sim porque estava no desemprego e a vida não está fácil para ninguém! Esperemos que se for o caso de cumprir a sua tarefa (manter o Vitória na 1ª divisão) não seja esquecido pelos Vitorianos como o foi Jesus!
Vejo capacidades no homem, era para mim a terceira escolha de entre os “possíveis”, e é sem duvida um tiro no escuro!
Ao que me parece não há rumo possível a dar aquele balneário, porque implicaria pôr alguns titulares indiscutíveis fora das convocatórias, e aí é que o Vitória não tinha a mínima hipótese de se aguentar na super liga.
Aqui, chegamos ao ponto fulcral da questão: Analisando friamente o que tenho visto, a “melhor” equipa do Vitória na minha opinião é a seguinte:

---------------Paiva-----------------
M. Sérgio-Dragoner-Cleber-R.Matias
----------Svard-----Flávio----------
------Neca--------------Bena--------
-----------Targino--Sagan-----------

Nesta “melhor” equipa estão quanto a mim os cancros do balneário (assumindo que um deles já se foi embora pró Brasil em boa hora).
Sabendo que não há opções capazes para os substituir, resta-nos duas hipóteses: Ou se contrata muito e bem na temporada de Natal ou estamos nas mãos (pés) de meia dúzia de AMÉLIAS AMUADAS, pelo que nos resta erguer as mãos ao céu e esperar que as ditas comecem a jogar o que sabem!
Agora vamos aos responsáveis! Sim, porque os tem que haver. Os tempos em que a culpa morria solteira, pensava eu que DEFINITIVAMENTE tinham acabado.
Eu aponto um: o Presidente Vítor Magalhães. E falo no singular, porque já não se pode falar em direcção, porque ela não existe. Outro fantasma, que infelizmente se veio a repetir. Aqui não me alongo, porque assumo não ter conhecimentos para falar sobre o assunto.
Vamos deixar-nos de vacas sagradas de uma vez por todas. Isto não anda bem, temos outra vez um sistema PRESIDENCIAL no Vitória, e não vejo ninguem criticar isso! Pelo contrario, agora é um problema menor!
Tentando sustentar a minhas ideias apresento duas razões:
Se, em determinado momento da última época, fui o primeiro a defender este Homem, porque pensava, e ainda penso, que foi obrigado a construir um plantel em cima do joelho, neste momento tenho que critica-lo veemente.
Teve UM ano para preparar esta época, para saber o que tinha dentro de casa, futebolística e humanamente falando, e FALHOU redondamente!
O plantel do Vitória continua a ser fraco, como já o era no ano passado, com falta de qualidade e opções gritantes e com gente que não merece envergar a nossa camisola.
Aqui começa a desenhar-se a segunda razão:
Se não há quem consiga incutir às tais Amélias o verdadeiro sentido de vestir de Afonso ao peito, o primeiro e principal responsável é também o nosso Presidente.
Logo falhou nas duas frentes: contratou mal e a tão falada limpeza de balneário não resultou.
Para além destas duas penso ainda que o timing para a chamada chicotada psicológica foi desastroso. A fazê-lo era em Coimbra, por todas as razoes e mais algumas! Pura teimosia... pareceu-me, coisa que eu também gosto pouco.
Eu não critico de ânimo leve, o nosso Presidente. Nunca o farei! Continuo a ver nele a pessoa ideal para levar o Vitória onde merece. Mas penso sinceramente que ele tem que rever de uma vez por todas o seu projecto para o Vitória!
Este Presidente, conseguiu, unir a cidade em torno do Vitória. Apelou, e Guimarães respondeu. Vendeu cadeiras até dizer chega, subiu o número de sócios, teve receitas “anormais” de bilheteiras nos jogos da UEFA. As pessoas apoiam-no, aprovam tudo em assembleia, a margem de amnobra é total! Numa altura em que os bolsos de todos se esvaziam como nunca, NÓS continuamos a dizer presente. Os Vitorianos continuam a fazer deslocações fantásticas, a apoiar incondicionalmente a sua equipa. E não me venham com as histórias dos olés e dos assobios. Esses são meia dúzia! Os verdadeiros são aqueles que brindaram essas AMÉLIAS com um arrepiante “Vitória até morrer” no jogo com o Leiria. Ninguém vai daqui para Sevilha com o propósito de assobiar a equipa. NÓS SOMOS OS MELHORES ADEPTOS DO MUNDO, e merecemos MAIS! MUITO MAIS!
Este projecto está minado de dentro pra fora! De fora pra dentro está como nunca esteve! No seu auge!
Por isso Presidente, APROVEITE! EU sei que tem capacidades para isso! Eu acredito em si! Não deixe que esta malta esmoreça, porque aí, é que será bem mais dificil!

VITÓRIA ATÉ MORRER!!!
VITÓRIA ATÉ MORRER!!!

publicada por Pedro Mendes @ 12:16  

10 Comentários:

  • Às 20 dezembro, 2005 10:05 , Blogger Edmur disse...

    caro pedro mendes...
    tu que es tao celere a por os nomes aos bois deves certamente ter dados concretos que certamente iras partilhar connosco...porque isto de atribuir culpas de forma tao veemente está certamente apoiado em factos que tu certamente terás..
    quanto à planificaçao da epoca...deixa-me ver..paulo sergio , mario sergio, neca, manoel, clayton..sao tudo nomes bem conhecidos do nosso futebol e que no inicio todos nos aplaudimos...bena, saga, svard alguem os referenciou e os trouxe( e estes nao deixam duvidas)..nilson é um guarda redes muito bem referenciado no brasil, paiva foi considerado o melhor guarda redes da II liga ( á frente ate do moretto)..penso que a preparaçao da epoca nao foi brilhante ( ate porque estava a ser preparada pelo machado que entretanto saiu), mas nao foi má..
    os que ca estavam alguns eram idolatrados pelos socios do vitoria e ate lhes faziam venias..
    agora um FACTO..os que vieram nao estao a jogar muito, nao ha fio de jogo, nao parece haver empenho , mas aqui questiono se queres que vá o presidente treinar..
    no que posso concordar é que há algumas situaçoes a roçar o amadorismo, e isto sim , tem que mudar...quem escolheu o treinador fomos todos nós, que pressionamos que o jaime viesse, talvez devido a um saudosismo grande e nele depositavamos grande confiança..correu mal, infelizmente.
    ao contrario do que dizes, a epoca nao esta perdida..temops a taça e mesmo no campeonato aibda é possivel fazermos mais qualquer coisa..quem nao acreditar que fique em casa..
    um grande abraço

     
  • Às 20 dezembro, 2005 10:48 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Pois eu estou em grande parte de acordo com o que diz o nosso amigo PM.
    Mais. Desde Junho que vinha pondo aqui os meus receios acerca da formação do plantel. Está escrito. É a vantagem de se postar num blogue.
    Também é verdade que, na altura, para grande parte das nossas velhas glórias, tudo eram rosas e íamos ter uma equipa do caraças!
    A verdade é que, chegados aqui, parece mais do que evidente que a equipa foi sendo criada tarde e más horas, é uma manta de retalhos e sobretudo é muito desequilibrada.
    Por isso, e porque estarmos a bater no ceguinho também de nada adianta, é minha opinião que o Vitória tem de se reforçar e bem nesta época de transferências.
    Temos, por isso, de ir buscar:
    1 guarda-redes (os que vieram não dão segurança a defesa nenhuma)
    1 central (emprestar o Geromel e ir buscar um patrão que meta os outros na ordem e não invente)
    1 lateral esquerdo (para finalmente deixarmos de sofrer)
    1 lateral direito (idem)
    1 extremo esquerdo (coisa que não há)
    1 extremo direito (só temos um)
    A não ser assim, não vejo jeitos de a coisa melhorar.

     
  • Às 20 dezembro, 2005 11:12 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Caro Edmur,
    A minha opinião está bem fundamentada acima. Só quem não quer é que não vê!
    Não quero que o presidente vá treinar, nem quero outras patacoadas das que tentaste sugerir dos meus comentários.
    É a minha imagem, PREOCUPADO que estou, do Vitória de hoje. Só isso...
    Qt ao ficar em casa...O D. Afonso Henriques é a minha casa.
    Abraço

     
  • Às 20 dezembro, 2005 11:20 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Tens razão Capitão,
    Em junho, pensava eu que td seriam rosas!É a minha forma de viver o Vitória(acredito que não seja a melhor, mas com esta idade tb já não vou lá).
    Mas não me tira legitimidade para criticar agora, pois não?
    Abraço

     
  • Às 20 dezembro, 2005 12:15 , Blogger Edmur disse...

    pedro barbosa..
    nada de emprestados??? saiu-te o euro milhoes e vais dar dinheiro ao vitoria???

     
  • Às 20 dezembro, 2005 12:56 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Caro PM:
    É claro que não te retira legitimidade absolutamente nenhuma!
    Nestas questões todos nos enganamos aqui ou ali.
    Eu, por exemplo, já aqui disse que fui um dos que clamaram pelo Pacheco e foi o que se viu...

     
  • Às 20 dezembro, 2005 15:58 , Blogger Edmur disse...

    caro barbosa..
    esse dinheiro certamente sera para tapar alguns dos muitos buracos deixados por quem tu tanto apregoas....ou sera que o vitoria esta cheio de dinheiro e tudo o que se tem dito nao passa de uma cabala?? nao achas mais importante o saneamento financeiro, que demorará alguns anos ainda, do que nao pagar as dividas, contratar aleatoriamente e daqui a uns meses estarmos como o setubal???
    acho que nao é dificil de perceber que a grande prioridade do vitoria neste momento é criar alicerces financeiros estaveis para depois sim embarcarmos noutras aventuras...
    temos que admitir que nao temos capacidade financeira para irmos à s compras de natal..e por isso temos que recorrer aos emprestados ou dipensados dos outros...

     
  • Às 20 dezembro, 2005 16:02 , Blogger Edmur disse...

    caro capitao..
    agora a culpa é do pacheco??
    quantos pontos tinha o boavista no ano passado com o pacheco e quantos tem este ano com aquele que todos dizem querer no vitoria??'
    parece que tinha bem mais pontos o pacheco, e com uma equipa que ninguem conhecia..

     
  • Às 20 dezembro, 2005 16:08 , Blogger Edmur disse...

    pedro mendes
    patacoadas??? quais??
    quantos jogadores na hora de serem contratados tu disseste que nao prestavam??? se calhar nenhum, e por alguns ate ficaste certamente bem contente , assim como eu fiquei na altura..
    e aqueles que foram adquiridos sem ninguem os conhecer parecem-me de muito boa qualidade e que vao render muito dinheiro( bena, saga, svard), o que mostra algum trabalho de boa qualidade de quem os observou e aconselhou...
    quanyto aos guarda redes, lembra-te da epoca horrivel que o palatsi fez à 2 epocas...em que se calhar ate tu o assobiaste...
    abraço

     
  • Às 21 dezembro, 2005 10:09 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Ó meu caro PB, vamos lá ver se nos entendemos...
    Que tu digas que, juntamente com os teus parceiros da AG de então e numa situação absolutamente limite tomaram a atitude certa (e que de resto seria de esperar de qualquer dirigente vitoriano com o mínimo de dignidade), tudo bem. Agora que digas que foste das pessoas que mais batalhou pela saída da anterior Direcção, vais-me desculpar mas deixa essa coroa para outros que a merecem mais.
    Quanto ao mais, é evidente para quem quer ver que o Vitória está numa situação muito difícil financeiramente. Ou a empresa de auditoria andou-nos a enganar a todos? Por isso, e porque de fugas para a frente se tem feito a história dos Tirsenses, dos Salgueiros, dos Felgueiras, dos Setúbais e Cª Lda, cauciono totalmente a política financeira desta Direcção.
    Diferente é saber, no plano desportivo, se podia ser feito melhor com o mesmo dinheiro e aí, como já aqui disse no início da época, penso que sim.
    Quanto à apreciação que fazes dos jogadores, com algumas concordo, com outras nem tanto.
    É que já te ouvi dizer, por exemplo, que o Palatsi era um gajo sem carácter e que o Zezinho tinha lugar no plantel. Isto há bastante tempo atrás... Mas todos somos livres de mudar de opinião, claro...

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page