25.8.10

Resposta à resposta ao post do Paquito

Meu Deus... como me custa escrever estas linhas. Ainda não estou em mim, de tanta inveja.

Não vou enveredar pelos caminhos - como já algumas vezes fiz - das graçolas fáceis.
O Braga mereceu inteiramente passar à fase de grupos. Ponto final. Parágrafo.

Arrumou o Celtic, que nos eliminou para a UEFA há uns anos, sem espinhas. Sem espinhas a nossa eliminação e sem espinhas nenhumas a vitória do Braga.
E humilhou, sem apelo nem agravo, o Sevilha que uns milhares largos de vitorianos viram humilhar o Vitória, também na UEFA.

E sabem o que me custa mais? Qual é para mim a maior diferença que eu noto entre as equipas e que me augura passar o campeonato inteiro a vê-los por um canudo? Mentalidade!

Vemos o Braga a entrar em campo e até eu, que estava a torcer como se fosse sevilhano desde pequenino, vi nos rostos daqueles madiés que eles iam passar. Sentia-se confiança. Enojou-me tanta confiança, devo até dizer. E enojou-me porque aquilo que sinto quando o Vitória entra em campo, mesmo na época passada que não nos apuramos para as competições europeias por pouco, ou seja em que ficamos mesmo atrás das melhores equipas do nosso campeonato, é uma fraqueza mental confrangedora. Parece que entramos com mais receio para um embate com o colosso Olhanense que o Braga contra o quarto classificado da liga espanhola ou o eterno candidato ao título do campeonato Celtic / Rangers.

E isso é "apenas" desportivamente.

Como já escrevi há uns tempos atrás, o que mais me chateia é mesmo o sentimento de que nada disto é obra do acaso. Chateia-me ver que o Braga está a dar passos sólidos no sentido da consolidação da posição que agora assumiu.
Ao nível da:

- Imagem e comunicação: goste-se ou não e com a boa imprensa que têm, aquela pirosada dos guerreiros pegou e o facto de haver um Mareclo Rebelo de Sousa, um Luis Freitas Lobo e mais uma ou duas apresentadoras de televisão que são adeptas nos bate aos pontos, no campeonato onde o marido da Catarina Furtado apenas fez a pré-época e parece que se esqueceu que era "tão" vitoriano.

- Merchandising: até dói ver o Vitória a apostar na loja no sítio onde está actualmente, onde os funcionários passam dias inteiros sem que entre um cliente e comparar com a loja do Braga no Braga Parque onde, numa dimensão mais que suficiente para o efeito a que se propõe, não apenas vende um sortido adequado ao espaço, como ainda serve de posto onde se pode pagar quotas, comprar bilhetes... enfim todas aquelas coisas para que nós temos inúmeros funcionários a fazer nenhum no estádio onde, fora a altura de showroom, entra um associado quando "um" rei faz anos.

- Expansão do clube: Quase sempre que vejo uma notícia referente ao Braga, ou com declarações de jogadores do Braga, há como pano de fundo uma escola, um hospital, uma associação, não apenas do concelho, mas também nos concelhos limítrofes, quando nós nem sequer sedimentamos o nosso e muito menos pensamos em fazer incursões a Fafe, Felgueiras, Celorico, Cabeceiras ou mesmo Famalicão ou Santo Tirso... (Tenho para mim que isso se deve a quem tem uns horizontes muito curtos que não vão além dos interesses em juntas de freguesia ). E quais as vantagens de ter um cartão de sócio do Vitória, quando comparadas com as vantagens que o Braga negociou com os comerciantes locais para os seus associados? Aqui entravam outra vez os argumentos bacocos de “Não precisamos de vantagens, basta ter o Afonso no cartão e já é vantagem suficiente.” Pois sim. Como se diz na terra de onde vêm quase todos os nossos jogadores, isso é conversa para boi dormir.

- Sponsorização / Patrocínios: Muito me apetecia escrever aqui... mas será que é mesmo necessário? Como todos por aqui andamos muito atentos e lemos jornais, todos sabemos a diferença abismal entre os valores do contrato com o Finibanco e o da AXA. Aqui podemos dizer que "ah e tal... foi a câmara que pagou o estádio e que tem os encargos e deu os naming rights ao Braga”... Eu quero que se lixe. Mas com um F dos maiúsculos. Nós não temos arte nem engenho e estamos a anos luz.

- Director desportivo: depois de um sinistro Vasco Santos, temos agora um Zé Pereira. Eles tiveram um Carlos Freitas e agora têm um Fernando Couto. Não conheço as competências do internacional no dirigismo, mas também as do Zé Pereira, pelo menos enquanto treinador não eram as melhores – eu pelo menos não me lembro de mais que a sua passagem pelo Campomaiorense. E em termos de imagem e peso internacional, também aqui levamos goleada. Daquelas de hóquei em patins do antigamente.

Como me custa escrever este texto… Mas mais me custa ver que nós, com a treta do “Somos Únicos” andamos adormecidos. E pensamos que basta fazer uns cartazes a dizer que “Vamos sempre a jogo” que os papalvos do costume abrem os cordões à bolsa e continuam a passar cheques em branco a esta pandilha de vistas curtas que nos dirige.

Acho que chegou a altura de deixarmos de ser “pobretes mas alegretes” e felizes com o campeonato das assistências e das presenças na 1ª Liga e outros títulos que apenas prometem fazer furor numa qualquer RTP MEMÓRIA perto de si.

Infelizmente, já estou mesmo a ver que no que toca a cumprir objectivos, para esta época quer-me parecer que na óptica de quem nos dirige, o campeonato está feito. Saiu-nos o Euromilhões. E já chega. Baixamos o passivo. E o Zé Povinho ainda vai votar um louvor por humidade e exclamação.

É esta a nossa sina…

publicada por Vitor Paneira @ 14:38  

13 Comentários:

  • Às 25 agosto, 2010 15:43 , Blogger Jeremias disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 25 agosto, 2010 15:45 , Blogger Jeremias disse...

    Inteiramente de acordo caro VITOR PANEIRA.
    E ao que tu escreveste, eu escrevi, e o PAQUITO escreveu ainda se podiam acrescentar mais algumas coisas.
    Mas o essencial parece-me, de há muito, perceber como vamos sair desta espiral de insucesso que nos enfraquece todos os dias.
    De uma coisa estou certo:
    COm esta forma de dirigir não vamos a lado nenhum.
    Estamos condenados a ser o maior dos pequenos (quando o Braga ameaça ser o menor dos grandes), a carpir mágoas e insucessos,a esperar o dia em que nos vamos "Belenensizar".
    Demasiado pessimismo:
    Infelizmente acho que não

     
  • Às 25 agosto, 2010 16:23 , Blogger Rui Rodrigues disse...

    E os equipamentos meus senhores e os equipamentos?
    que há vitorianos que até tem vergonha de usar de fracos,feios e comuns a vários clubes.
    viram que os anoraques do rio ave eram iguais aos nossos do ano passado?
    aquilo vem tudo da china e depois é só escolher a cor e o emblema a colocar.
    são a nossa vergonha.

     
  • Às 26 agosto, 2010 08:47 , Blogger druyda disse...

    Merchandising e comunicação batemos aos pontos o Braga, Sporting e até o Porto. Ás vezes só se diz merda.

    enfim, tudo tá mal no Vitória, acho que mais vale é desistir.
    lol


    VITÓRIA SEMPRE

     
  • Às 26 agosto, 2010 13:44 , Blogger Vitor Paneira disse...

    Caro druyda,
    Se não for muito incómodo, pode por favor sustentar a atoarda que aqui lançou?
    Assim, tipo, com factos. Por aqui, não é por se escrever "lol" e "VITÓRIA SEMPRE", ainda que em maiúsculas, que se toma as afirmações como verdades absolutas.
    É que, caso não o faça, eu encara-la-ei como a sua opinião e ainda que a respeite, não concordo com ela.
    Quanto ao desistir, quer-me parecer que veio pregar à freguesia errada.
    Desistir nunca! Este é um blog de Vitorianos. E alguns deles até já foram parte activa na tentativa de melhoria do nosso clube.

     
  • Às 26 agosto, 2010 14:15 , Blogger Jeremias disse...

    O druyda das duas uma: ou não sabe o que quer dizer merchandising ou não entra na loja do Vitória há muito tempo. Anos diria.
    Eu estive lá na terça feira e senti vergonha do estado a que este clube chegou nesta matéria.
    Mas como na "sábia" opinião do druyda nós batemos aos pontos o Braga, Sporting e até Porto pelo clube que não cita se percebe de onde vem este "druyda".
    É mais um benfiquista adepto de "protocois".
    Raio de virus nos havia de tocar.

     
  • Às 26 agosto, 2010 15:02 , Blogger Saganowski disse...

    Eu quero acreditar que este "Druyda" usou ironia no seu comentário...

    É que só pode ter sido mesmo isso!

     
  • Às 26 agosto, 2010 15:26 , Blogger druyda disse...

    comunicação: Vitória TV (coisa rara), todos os dias temos informações no site do vitória (agora não peçam para que saiam de lá rumores e outras tretaloladas). Loja Virtual a funcionar em condições (com paypal) e ainda pago as cotas por multibanco. E também temos facebook!

    Comparem agora o site do Vitória com o do braga:

    scbraga.pt - wow! que site fantástico! Este grafismo dos princípios da internet, em que as coisas aparecem todas tortas (uso firefox)... E aquele dep. de marketing? "gverreiros do minho" muito bom! logo feito no paint, tipo de letra sacada da net e pronto! Tá feito a campanha do braga para 3 anos!!

    ...


    Em relação há loja do vsc, admito que é bastante fraquinha mas não comparo com o do braga pq não a conheço! Pelos os produtos que vejo do site deles são coisas horrosas, parece da feira! Ao contrário dos nossos que dá vontade de comprar:

    http://vitoriasc.pt/loja_detalhe.php?id_produto=194

    ...e não me apetece puxar mais pela a cabeça.

    Quando um clube ganha, tudo corre ás mil maravilhas, tudo é perfeito! Quando perde, tudo está mal e o destino será macabro.


    Deixem de desabafos e troca á trabalhar! (no sentido literal)

     
  • Às 26 agosto, 2010 21:38 , Blogger Vitor Paneira disse...

    Assim já está melhorzinho… sempre dá para ver as suas ideias e discuti-las, ao invés de debitar vacuidades e termina-las com gritinhos histéricos.
    Ora vamos lá:
    Pois… Vitória TV. Se eu acho giro, até acho. Importante? Nem por isso. São uns vídeos online como os que a GmrTV vinha fazendo. Fazem bem ao ego? Fazem. A quem chegam? Aos do costume, àqueles que já são nossos, aos cibernautas vitorianos que consomem Vitória até por via intravenosa, se possível for. O verdadeiro alcance da Vitória TV em termos de comunicação, não o consigo vislumbrar. Parece-me mais uma coisa para consumo interno do que propriamente um meio de fazer chegar a nossa mensagem ao público em geral. É importante ter, mas resumir a nossa comunicação à VitóriaTV mostra o quão reduzido é o resumo. Mas se é esse ponto é suficiente para suprir a sua necessidade de comunicação, seja. Na minha opinião, pouco mais é que sofrível.

    Loja virtual a funcionar? Até o Freamunde tem. Só não sei é se tem paypal ou não. Não estaremos aqui a baixar o nível de exigência?
    E depois a questão do facebook… Ora bem, acho que já podemos ser considerado um colosso do futebol mundial. Temos página no facebook. Espera aí… se calhar não. O meu filho de 7 anos tem e mantém uma página no facebook e até joga Farmville. Eu nem me dei ao trabalho de ver se os outros clubes da 1ª Liga têm ou não página no facebook, mas acredito que, se o meu filho tem a dele, não deve haver clube que não a tenha.
    Site oficial. O nosso é mais bonito. Já podemos então descansar. Somos únicos. No firefox não entorta. Vitória sempre!
    Deixo-lhe apenas uma metáfora, no que a este ponto diz respeito. Acho que vai chegar lá.
    No auge da corrida espacial, a NASA, quando confrontada com a dificuldade dos astronautas em escrever com as suas canetas quando em missão, gastou uns milhões largos a desenvolver uma caneta especial que permitisse escrever até com gravidade zero.
    Os russos, perante o mesmo problema, usavam lápis.
    Se resume um “dep. De marketing” à parte estética da construção de um logótipo e ao software que foi usado para o desenhar, está a precisar aprofundar um bocadinho essa noção. Recomendo que leia, por exemplo e para começar, Philip Kotler. Também há vídeos no youtube… A denominação que queriam passar não “pegou”? Pegou! É piroso? É, eu também acho e até cheguei a fazer uma montagem com os Village People travestidos de Gayrreiros do Minho. Se a eficácia de um plano de marketing fosse medida pela destreza em softwares de design gráfico os melhores marketeers eram da ESAD…

    Aqui também assume que fala “à táxi”. Não conhece, mas a nossa é melhor. É como o nosso centro histórico. É o mais bonito do mundo, ainda que não se conheça outro.
    Em relação ao ser bonito, feito, horroroso ou de feira, apenas lhe pergunto uma coisa: Se todos gostássemos do mesmo, o que seria do amarelo? Aquele casaquinho que a si lhe dá vontade de comprar, a mim nem que me pagassem muito o vestia. É uma questão de gosto. Resta é saber se vendem ou não. Resta é saber se é mais rentável uma loja despida, mas com (ou será sem) artigos bonitos que apetece comprar, num sítio que só tem gente de quinze em quinze dias – a correr bem – ou então uma loja carregada de artigos feios, mas onde passam milhares de pessoas por dia.

    “...e não me apetece puxar mais pela a cabeça.“

    Mas devia. Bastante mais, por sinal. Se não os seus argumentos deixam transparecer essa preguiça.

    “Deixem de desabafos e troca á trabalhar! (no sentido literal)”
    Como não o conheço a si, nem você me/nos conhece e nem sabe o que fazemos ou fizemos profissionalmente ou em prol do clube, deixo-o sem resposta a esta tirada de tão mau-gosto, mais ao jeito de um tasco frequentado por arruaças do que de um blog de gente civilizada.

     
  • Às 27 agosto, 2010 09:00 , Blogger druyda disse...

    sou arruaceiro:

    óh vitor paneira, vai dar uma volta a castelões!

     
  • Às 27 agosto, 2010 12:10 , Blogger Jeremias disse...

    Está visto ó VITOR PANEIRA:Depois do já saudoso "vitinho portista" toca-nos agora o "druyda benfiquista".
    Aliás benfiquista tipico.
    Preguiçoso,mal informado,convencido que a sua razão é a "Razão", e com a linguagem a fugir para o chinelo quando percebe que não tem razão nenhuma.
    O problema hoje entre Vitória e Braga não é de sites,merchandising,lojas,marketing,canais televisivos na net,etc.
    É outro.
    Ontem o Fernando Couto estava no Mónaco.
    o Zé Pereira em Freamunde.
    Creio que até um benfiquista mentalmente preguiçoso, como o druyda, perceberá o que isto quer dizer.

     
  • Às 27 agosto, 2010 15:34 , Blogger Saganowski disse...

    É verdade, Caro Decano...

    Onde andará esse portento da análise futebolística portista, de seu nome Vitinho???

    Confesso que já tenho algumas saudades do dito cujo!

     
  • Às 27 agosto, 2010 15:52 , Blogger Vitor Paneira disse...

    Jeremias, acreditas que ontem quando vi no telejornal a reportagem do soretio no Mónaco e vi o Rui Costa e o Fernando Couto a representarem os clubes dos quais são directores desportivos, dei por mim a pensar na figurinha que faria o nosso DD naquela passerelle vermelha onde os outros gozavam o prestígio internacional que conquistaram.

    É um pormenor? Não sei se será mais um pormaior...

    Enquanto a mentalidade não mudar, seremos um clube de "profissionais" amadores, sem o mínimo de projecção.

    Estamos condenados a ser um clube de Zés Pereiras.

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page