JÁ A PENSAR NO BACALHAU
Não por termos jogado na Figueira da Foz, mas por um jogo mais ao estilo pré-temporada, devagar e devagarinho, que o Vitória abordou com a costumeiro pragmatismo do seu treinador de não tentar fazer omoletes, face à qualidade do seu plantel.
Pontuações:
Achei um jogo custoso de ver, achei o Naval uma equipa fraquíssima, pelo que fiquei surpreendido com as declarações dos seus jogadores e treinador no final congratulando-se pelo resultado mas sobretudo pela exibição. Estou mesmo a precisar de emigrar...
O Vitória, repartiu o jogo com o Naval na primeira parte, em que houve mais oportunidades de ambas as equipas, e dominou totalmente uma segunda parte com menos oportunidades (apesar de termos tido a mais flagrante numa fantástica cabeçada do Roberto a mais de 50 km/h) mas com superior caudal ofensivo. A retirada do Roberto e a entrada do Wénio demonstraram que o Cajuda, apesar de estar a dominar totalmente, achava este um bom resultado.
Discordo, mas compreendo.
Como disse o Cajuda no final: "não ganhamos, é verdade, mas também não perdemos".La Palisse não diria melhor.
Pontuações:
1 - Nilson: decisivo, uma vez mais
2 - Roberto: dois pormenores com a cabeça de grande qualidade
3 - Flávio: a regressar à velha forma
nota1: clubes que apresentam uma centena de adeptos num jogo deste não deviam ter direito a estar na 1ª Divisão; deveria haver rácios para cumprimentos de requisitos para se estar na liga principal.
nota2: gosto do Lionn, mas não percebo a jogada do Cajuda ao tirar a titularidade após uma suspensão por amarelos, àquele que vinha sendo o melhor do Vitória até aqui.
Etiquetas: Campeonato 08/09, Paquito
9 Comentários:
Às 20 dezembro, 2008 14:25 , Ibraim disse...
Apesar do resultado não ser o que mais desejávamos, a equipa está claramente a subir de forma.
Assim sendo e com a esperada generosidade do Pai Natal, somos bem capazes de ainda estar na luta por tudo aquilo que ainda falta.
Os melhores:
1º NUNO ASSIS – Finalmente a dar um ar da sua graça… (para que não se diga que eu tenho alguma fixação contra o rapaz)
2º ROBERTO – sempre muito lutador, incansável, quase conseguia o golo por duas vezes. Foi pena porque bem o merecia mas, principalmente, porque teria dado jeito para vencer o jogo.
3º NILSON – com uma grandíssima defesa no período inicial do jogo, garantindo a inviolabilidade da baliza e impedindo a derrota. Sempre muito seguro.
O Lionn, desta vez, complicou um bocadinho, e viu-se à nora com o Marinho, ficando onge da terceira menção honrosa.
Às 20 dezembro, 2008 17:16 , Jeremias disse...
Fui um dos cerca de 200 vitorianos que ontem estiveram nas bancadas do estádio José Bento Pessoa.
Os adeptos da Naval seriam outros tantos.
Grande responsabilidade da sporttv sem sombra de dúvidas.
Se o jogo fosse hoje á tarde ou amanha estariam facilmente 3 ou 4 mil adeptos no estádio.
Mas claro que a sporttv prefere-os em frente á televisão.
Quanto ao jogo.
Frente a uma das equipas mais fracas da Liga o Vitória fez mais um jogo deprimente.
Entrou mal, recompôs-se e foi a equipa que mais fez por ganhar indiscutivelmente.
Mas com uma falta de jeito de cortar a alma.
E jogadores inenarráveis na prestação em campo.
O habitual Luis Filipe e o quase habitual Desmarets.
Cajuda também está numa fase incompreensivel.
Entra a medo,não arrisca,faz substituições incompreensiveis.
O melhor periodo do Vitória terão sido os ultimos quinze minutos quando finalmente empurrou a Naval para o ultimo reduto.
Corolário disso,a dez minutos do fim,espectacular remate á barra de Roberto naquilo que parecia ser um forcing final em busca do triunfo.
Pois sim.
Consequência imediata a saida de Roberto (!!!) para a entrada de Fajardo.
Os muitos assobios dos vitorianos presentes não foram seguramente para os jogadores...
Pior:
Já com placa de 3 minutos( mais uma habilidade do Lucilio da repa pintada porque se justificavam bem 5 m no minimo)levantada outra substituição anedótica de Cajuda.
Sai Assis e entra Wénio !
Para quê ?
Defender o resultado ?
É que substituições em periodo de desconto só se justificam por uma de três razões:
-Segurar um resultado que interesse.
-Lesão de um jogador
-Expulsão do guarda redes.
Como não se verificaram lesões ou expulsão do g.r. ficamos a saber que um empate com aquela fraca equipa era um resultado a defender.
De facto são raros os ciclos que ante de terminarem não se tornam penosos...
Os melhores:
1) Flávio: Por ele tinhamos ganho tal a determinação com que se "atirou" ao jogo.
2)Nuno Assis: Ontem sim muito mais perto daquele valor de que nos lembravamos.
3)Roberto:Lutou,ganhou bolas e fez dois remates perigosos nas que foram as nossas melhores oportunidades.
Às 21 dezembro, 2008 00:38 , CASCAVEL disse...
Ao contrário da opinião de algumas Velhas Glórias, eu achei o jogo interessante, com períodos repartidos de bom futebol, a que só faltaram os golos, que eram merecidos face ao que as equipas demonstraram ao longo dos 90 minutos.
Sem fazer uma exibição de "encher o olho", o VITÓRIA, na Figueira, apresentou-se muito melhor do que tem sido habitual.
A Naval foi superior no início do jogo e apenas teve "réplica branca" nos últimos 10 minutos da primeira parte, altura em que o quarteto defensivo (principalmente os laterais) finalmente acertou nas marcações, permitindo que o meio campo respirasse um pouco melhor e, com isso, soltar-se mais em termos ofensivos.
A segunda parte, pelo contrário, foi completamente dominado pelo VITÓRIA que podia, e devia, ter ganho o jogo, tal a superioridade patenteada. Os da casa, neste período, não fizeram um único remate à baliza.
Penso que durante a segunda parte faltou à equipa, para além de alguma classe num ou outro jogador, acreditar um pouco mais em si e, porque não dizê-lo, um pouco de sorte, pois bastava que uma das duas (excelentes) cabeçadas do Roberto à barra tivesse entrado para termos alcançado a vitória no jogo.
Apesar da melhoria que para mim é evidente, há coisas que teimo em não entender nesta equipa: porque é que o Andrezinho foi afastado da equipa quando estava a ser dos melhores desde o começo da época? Será que vai ser vendido agora na reabertura do mercado e o "mister" já está a precaver essa situação?; porque é que os pontapés de canto são marcados ao contrário daquilo que é habitual (os da direita cobrados por dextros e os do outro lado por canhotos)? Ainda ontem cada canto da Naval era um perigo para a nossa baliza e os do VITÓRIA, por serem cobrados indevidamente, nem sequer chegavam a assustar o adversário.
Por outro lado as substituições têm sido, desde o ínicio da temporada, um grande problema para o Cajuda, uma vez que à medida que vão entrado os suplentes a equipa cada vez joga pior.
No final, tudo somado, o resultado deve aceitar-se, ainda que o VITÓRIA, por ter tido mais e melhores oportunidades de golo e, acima de tudo, por ter estado "por cima" do adeversário durante uma maior fatia do jogo, talvez devesse ter trazido os 3 pontos para Guimarães.
Mesmo assim, parece-me que o que há a reter deste jogo é um claro crescendo da equipa (apenas agora "mister" e não há 2/3 jornadas atrás) e se os reforços de Inverno forem de qualidade, como se espera, penso que ainda podemos ter uma palavra a dizer no que resta da temporada, senão no campeonato pelo menos nas Taças, de Portugal e a da Liga.
OS MELHORES:
1-NILSON.
Mais uma vez foi decisivo.
Numa altura em que a equipa apresentava algum deesnorte ele, sempre que foi chamado a intervir, fê-lo com enorme competência, garantindo que a sua baliza se mantivesse inviolada.
2-ROBERTO.
Não é nenhum "Maradona" com a bola nos pés (bem longe disso), mas para o lugar que desempenha tem algumas qualidades: segura muito bem a bola à espera dos médios, nunca vira a cara à luta, tem um remate fácil (com os pés ou a cabeça) e dá sempre tudo em campo.
Ontem, estando quase sempre isolado junto dos centrais adversários e tendo sido quase sempre mal servido pelos colegas, ainda assim, teve dois belos golpes de cabeça que só por manifesta infelicidade não deram golo, que fez por merecer.
Na minha opinião deve corrigir uma pecha que é evidente no seu jogo: a tendência para "caír" nas alas na procura da bola, já que, jogando como único ponta de lança e tendo por trás de si 3 homens (dois nas alas e um no meio), devem ser estes a criar esses desiquilibrios, porque se assim não for, quando a bola chegar à zona de remate, não está lá ninguém para finalizar.
3-N. ASSIS.
A subida de rendimento da equipa está directamente relacionada com a chegada dele.
É o jogador mais criativo do plantel e por isso é sobretudo dele que se esperam os desiquilibrios na estrutura do adversário.
Ontem foi, a par do J. Alves, o elemento mais esclarecido da equipa em termos ofensivos.
E até esteve muito perto do golo, num rápido contra ataque, mesmo no fim da primeira parte, em que apenas falhou a ultima finta que o deixaria em excelente posição para fazer o golo.
Às 22 dezembro, 2008 11:42 , Rui Rodrigues disse...
Eu não fui.
Aquela hora não dava.
E ainda bem.
Um Vitória daqueles não dá gosto nenhum.
E Cajuda é melhor pensar no que diz.
E Milinho protocois no que faz.
Merecemos muito mais.
Os melhores:
- Joao Alves
- Flávio
- Roberto
Às 22 dezembro, 2008 11:54 , Pedro Mendes disse...
Eu vi o jogo por entre umas garfadas de pica-no-chão e umas tijelas de tintol novo colheita particular! Por entre os palavrões da Gusta dos Caquinhos e as conversas com amigos confesso que vi pouco! É o reflexo do que o Vitória desta época me transmite: pouco mais que indiferença!
Por entre isto tudo, vi os dois treinadores a fazerem uma substituição aos 93 min e o regozijo nos bancos no final do jogo! Ficou tudo contente!
Voto:
1 - Vinho tinto novo
2 - 2º panela de pica-no-chão
3 - queijo com marmelada
Menção honrosa - café e destilado
Saudações Brancas
Às 22 dezembro, 2008 12:27 , Saganowski disse...
Este foi mais um daqueles jogos que, se fosse uma laranja espremida até ao fim, tapava apenas o fundo do copo! É cada vez mais penoso ver esta equipa a jogar!
O alinhamento da equipa foi medroso…
Não consigo perceber as opções de Cajuda…Como é que é possível jogar de início com 5 médios e deixar Marquinho e Lucas no banco??? A falta que faz um Targino…Esperemos que o Pai Natal o inclua na nossa “chuteira”! Já para não falar noutros reforços de qualidade…
Por falar em pouca qualidade…
Luís Filipe a jogar para quê?
Onde está o Desmarets da época passada? A guiar autocarros?
E depois, as declarações de Cajuda: "não ganhamos, é verdade, mas também não perdemos"… Declarações no mínimo…merdosas!
Os meus votos:
1º NUNO ASSIS
2º ROBERTO (alguém percebeu a sua substituição?)
3º NILSON
NOTA:
Oferece-se um ovo verde para quem descobrir (baseado em imagens da SporTV!!!) qual era a Velha Glória que estava no Bento Pessoa de boina basca nas bancadas!!!
Às 22 dezembro, 2008 18:16 , Rui Rodrigues disse...
Quero o ovo verde.
Sei que foi o Jeremias que esteve no estádio.
Pelo menos é o que ele diz no comentário a este post do Paquito.
O Saganowski nesta adivinha esteve como o Cajuda a fazer substituições.
Incompreensivel
Às 22 dezembro, 2008 20:38 , Saganowski disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Às 22 dezembro, 2008 20:43 , Saganowski disse...
Caro Rui Rodrigues:
O homem da boina basca era o Jeremias??? Não sei se leva o ovo verde,não...
Olhe que nesta equipa há 16 jogadores...e ainda nem todos comentaram o jogo!
E essa de me comparar com o Cajuda...não gostei! É que eu (ainda) não estou tão careca...
Enviar um comentário
Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial