Novo Plantel
O desafio do Paquito é muito interessante porque se há algo que todos temos é uma costelinha de treinador e daí que dar opinião sobre o plantel está-nos no sangue.
Como não acredito que o Milo eo Cajuda não sejam leitores habituais deste blog até pode ser que as nossas sugestões tenham utilidade prática...
Então vamos lá:
Guarda redes: Ficava com o Serginho e deixava ir embora os outros dois.
O Nuno Santos não é grande espingarda e o Nilson em termos de 1ª Liga não me dá garantias totais.
Ia buscar o Nuno (Aves) e o Ricardo (Varzim).
Defesas Laterais: Rissut é de continuar,Momha parece ter contrato,e Vitor Moreno e Helder Cabral muito obrigado por tudo a gente vê-se por aí !
Necessário,pois,contratar dois bons laterais.Agrada-me a ideia do Paito.
O Jorge Ribeiro também não era mal pensado.
Centrais: Geromel,Danilo,Franco (se continuar a jogar) e Sereno dão garantias.Talvez contratar um "armário" forte no jogo aéreo.
Por exemplo o Ricardo Silva que está "mortinho" por receber todos os meses.
Médios: Flávio,Moreno,Pélé e Desmarets são claramente para continuar.
Concordo que o Otacilio já está um bocado gasto.
Como não acredito que o Milo eo Cajuda não sejam leitores habituais deste blog até pode ser que as nossas sugestões tenham utilidade prática...
Então vamos lá:
Guarda redes: Ficava com o Serginho e deixava ir embora os outros dois.
O Nuno Santos não é grande espingarda e o Nilson em termos de 1ª Liga não me dá garantias totais.
Ia buscar o Nuno (Aves) e o Ricardo (Varzim).
Defesas Laterais: Rissut é de continuar,Momha parece ter contrato,e Vitor Moreno e Helder Cabral muito obrigado por tudo a gente vê-se por aí !
Necessário,pois,contratar dois bons laterais.Agrada-me a ideia do Paito.
O Jorge Ribeiro também não era mal pensado.
Centrais: Geromel,Danilo,Franco (se continuar a jogar) e Sereno dão garantias.Talvez contratar um "armário" forte no jogo aéreo.
Por exemplo o Ricardo Silva que está "mortinho" por receber todos os meses.
Médios: Flávio,Moreno,Pélé e Desmarets são claramente para continuar.
Concordo que o Otacilio já está um bocado gasto.
Ia buscar o Benachour que anda perdido na Rússia e é um excelente número 10.
É preciso um bom ala direito para concorrer com o Tchomogo,já que do lado esquerdo com o Desmarets,Brasilia(renovação que considero prioritária) e a polivalência do Targino o assunto compõe-se.
Porque não o Danny que anda a perder tempo em Moscovo ?
Para jogar atrás do ponta de lança,para além do Ghilas e da "proposta" Benachour,não me parecia mal contratar um "atirador" de meia distância.
Para os livres e para os dias em que os autocarros estacionam em frente á baliza.
Pontas de Lança: Aqui a "porca" torce o rabo.
Claro que o Raviola é de ficar porque além da promessa que é convém não esquecer que ainda pode jogar pelos juniores.
São assim necessários dois matadores.
Prioridade absoluta ao regresso de Saganowski(que me parece possivel) e a ideia Bruno Moraes agrada-me imenso mas parece-me de dificil concretização.
Assim sendo talvez não fosse pior dar uma espreitadela ao mercado argentino como alternativa ao brasileiro.
Sempre gostei muito da agressividade dos avançados argentinos.
Assim sendo parece-me que o Vitória precisa de dez novos jogadores a juntar aos dezasseis que transitariam da presente época.
Dois guarda redes,dois laterais,um central,um medio ala direito,dois médios ofensivos e dois pontas de lança.
Sempre com um olhar atento,coisa que Cajuda já mostrou saber fazer,aos juniores e aos talentos que lá vem despontando.
Mas confesso que tendo uma ideia clara sobre quem deve ficar,acho que em relação aos reforços há um enorme campo de debate.
Vamos a ele.
É preciso um bom ala direito para concorrer com o Tchomogo,já que do lado esquerdo com o Desmarets,Brasilia(renovação que considero prioritária) e a polivalência do Targino o assunto compõe-se.
Porque não o Danny que anda a perder tempo em Moscovo ?
Para jogar atrás do ponta de lança,para além do Ghilas e da "proposta" Benachour,não me parecia mal contratar um "atirador" de meia distância.
Para os livres e para os dias em que os autocarros estacionam em frente á baliza.
Pontas de Lança: Aqui a "porca" torce o rabo.
Claro que o Raviola é de ficar porque além da promessa que é convém não esquecer que ainda pode jogar pelos juniores.
São assim necessários dois matadores.
Prioridade absoluta ao regresso de Saganowski(que me parece possivel) e a ideia Bruno Moraes agrada-me imenso mas parece-me de dificil concretização.
Assim sendo talvez não fosse pior dar uma espreitadela ao mercado argentino como alternativa ao brasileiro.
Sempre gostei muito da agressividade dos avançados argentinos.
Assim sendo parece-me que o Vitória precisa de dez novos jogadores a juntar aos dezasseis que transitariam da presente época.
Dois guarda redes,dois laterais,um central,um medio ala direito,dois médios ofensivos e dois pontas de lança.
Sempre com um olhar atento,coisa que Cajuda já mostrou saber fazer,aos juniores e aos talentos que lá vem despontando.
Mas confesso que tendo uma ideia clara sobre quem deve ficar,acho que em relação aos reforços há um enorme campo de debate.
Vamos a ele.
15 Comentários:
Às 21 maio, 2007 10:44 , Gregório Freixo disse...
No geral, também acopanho as ideias do Jeremias, mas tenho uma discordância "de fundo": os guarda-redes.
Se a nossa defesa praticamentre não sofreu golos na 2ª volta, tal deve-se e muito à contribuição do Nilson.
Ele fez uma coisa que só está ao alcance dos melhores: numa equipa que consentia muitos poucos ataques e remates das adversários, quando era preciso ele dizia: "presente". Isto. caro Jeremias, só está ao alcance dos melhores.
O Nuno Santos, para suplente do Nilson, está óptimo.
Menos duas contratações, portanto.
No resto, assino por baixo, acrecentando apenas que espero que esta ano não haja mais uma revolução no plantel, um dos "cancros" do nosso clube nos últimos anos.
Às 21 maio, 2007 10:52 , CASCAVEL disse...
Meus caros,
Cá vai a minha opinião.
Do plantel actual ficava com o Nilson, Serginho, Rissut, Danilo, Geromel, Sereno, Mohma, Flávio, Moreno, Pele, Desmarrets, Ghilas, Brasilia, Targino, Rabiola e Anderson (eu, ao contrário da opinião generalizada, acho que este jogador tem um enorme potencial e, por isso, ficava com ele).
Jogadores a contratar, 1 GR, 1DD, 1DC, 1DE, 2MC, 1 EXT, 2 PL.
As minhas sugestões são estas: Nuno (Aves); Patacas (Nacional), M. Garcia (Sporting), J. Pereira (G. Vicente); R. Fernandes (Nacional), R. Silva (Boavista); Paíto (Braga); J.Alves (Sporting), B. Amaro (Nacional), J.Pedro (Beleneses), Silas (Belenenses); Carlitos (Belenenses), P.Sérgio (Aves), Ivanildo (Porto); Saganowski (Southampton), Edgar (B. Mar).
Espero que nos juniores haja gente que possa também ser opção.
E digo espero porque como não costumo ver os jogos não tenho opiniao formada sobre o valor dos mesmos.
Saudações Vitorianas.
Às 21 maio, 2007 15:13 , SicGloriaTransitMundi disse...
Depois de ler as sugestões de muitos vitorianos, aqui laço também as minhas “bitaitadas”.
Saídas
- Vítor Moreno (Rissut eclipsou-o…)
- H Cabral (quem lhe disse que ele era bom defesa esquerdo, enganou-o bem!)
- Bacari (ainda tem muito que mexer…)
Entradas
– Nuno Espírito Santo (não quis o Vitória quando veio da Corunha, porquê ir buscá-lo agora???)
- Benachour (apesar de estar num clube russo de 5ª categoria, não merece voltar depois de ter tratado mal quem lhe deu tanto carinho)
- Paíto (este é outro que depois de não ter vingado em Espanha foi para o rival marroquino…não merece voltar)
- João Pereira (o nosso clube não precisa de “vedetas”, precisa de jogadores!)
- Saganowski (depois de Cascavel, este é o único que conseguiu fazer-nos sonhar com voos mais altos!!!...VENHA ELE!!!)
Eu propunha:
-Djurdevic (mal aproveitado no Belenenses, sempre mostrou interesse em voltar. Além disso tem cá casa, o que se torna mais económico para nós).
-Romeu (forte, possante, com faro de golo, nunca perde um lance e nunca desiste. Além disso, é sócio do Vitória e tem grande amor pelo clube).
-Ricardo Silva (fez parte da equipa de sonho do Vitória na época dos jogos em Felgueiras)
-Cleber (outro dos que até dava pulos se lhe fizessem convite para regressar…)
Já para não falar de "Vitinhas", "Guilhermes Cascavéis" e outros que tais, que em vez de serem aproveitados na casa onde nasceram, andam por aí perdidos...
De resto, acho que só era preciso mais um ponta-de-lança, daqueles que “bola que lhes vá ao pé…dá golo…”
Às 21 maio, 2007 17:02 , Guima disse...
Eu tentava a continuidade do Nilson. Centrais, não renovava com o Franco e talvez o Ricardo Silva não fosse má opção. Laterais: Paíto ou Jorge Ribeiro eram boas opções, pensando tb na meia distância e livres; do outro lado gostava de ver o Alex de volta, embora seja dificil o seu regresso... O João Pereira era uma hipótese viável. No meio campo o Otacílio era uma decisão dificil, apesar de tudo fez uma época razoável, e talvez emprestar o Pele não era má opção. Um Bom extremo direito, e um nº10 - Filipe Teixeira pode ser boa opção e bastante realista. 2 Avançados fortes e bons cabeceadores, para aproveitar as qualidades do brasília que seria a renovação prioritária!!
Às 21 maio, 2007 17:05 , Gregório Freixo disse...
Caro Guima:
Assino em baixo.
Às 21 maio, 2007 21:47 , Pedro Mendes disse...
Saidas: Helder Cabral e Vitor Moreno, Tchomogo e Franco, Serginho e Bacari, Henrique e Octacilio, Rabiola e Targino
Entradas: Saganowski e Alex (estes porque gostava mesmo de os ver cá outra vez). O resto, e depois de tudo o que se passou, CARTA BRANCA ao Mister!!!
PS. Já agora, oh Amigo Jeremias, era bem mais facil se comentasse o post do Paquito em forma de comentário, em vez de pôr novo post.Já viu se todos "postassemos" em resposta aos outros? Era complicado ler o blog...
Saudações Vitorianas
Às 22 maio, 2007 16:56 , Mestre Pedroto disse...
Parece-me claro que este debate vai animar e muito as hostes vimaranenses, durante muito tempo. Muito se vai falar de entradas e saídas, mas na minha humilde opinião tudo dependerá dos objectivos que esta direcção juntamente com o mister Cajuda, traçarem! Porém deixo aqui algumas sugestões e uma pequena deixa: É PRECISO SER REALISTA!
Como é possivel falarem em Benachour, Saganowski, J.Pedro, Silas, Filipe teixeira, entre outros?? Estes jogadores para além de terem contrato, auferem vencimentos incomportáveis para a realidade do nosso Clube. Jogadores a custo zero e empréstimos, parece-me que é o ideal e o possível, como tal deixo ficar aqui as minhas sugestões:
Zé Manel (ainda não assinou pelo Braga segundo o seu empresário), Lucas (não quer renovar com o Boavista e pode fazer de d.dto e de medio interior dto), Tininho (def.esq do Beira-mar), Edgar (ponta de lança do Beira-mar), Maciel (é jogador do Porto e vai ser para emprestar), Hugo leal, João Alves, Nuno (caso o Nilson saia) enfim e muitos mais.
Confio plenamente nesta Direcção e no mister Cajuda, e por isso durmo descansado, pois sei que Dembelés, Nemouthés, Fábios e companhia não irão constar sequer da lista de possíveis transferências.
Às 23 maio, 2007 00:41 , Paquito disse...
Bom parece que a discussão que lancei está a ter lugar aqui.
E também não sei se ainda alguém estará a ler esta parte, de qualquer forma, algumas notas:
1º Dei uma volta pelos sites dos jornais desportivos e verifiquei que para procurar as notícias sobre o Vitória tinha que ir à Liga Vitalis. Com uma honrosa excepção: O JOGO.
Não sou nada de propagandas regionais, mas que há que reconhecer quem nos concede o devido mérito, isso parece-me inquestionável.
Lembrem-se quem foi o primeiro jornal, após a descida, a declarar que continuaria a tratar o Vitória como um clube de 1ª Divisão... e já agora, lembrem-se do único jornal que não o fez (A BOLA)
2º Na mesma edição on-line do JOGO vi que o Vitória está atrás do Filipe Teixeira (Académica), Sando e Amuneke (Setúbal).
Parece que neste blog não andamos tão longe das verdades...
3º Dizer que concordo com o Sergey Guddink, na perspectiva de procurar ir atrás dos menos evidentes e não dos consagrados, embora possa não concordar com alguns nomes (como por ex. o Hugo Leal)
Só não o conheço é como velha glória do Vitória...
Conheço um com um nome parecido, que era o Gus Hiddink, mas esse, deve estar nesta altura a voltar a pôr a rolha na garrafa de campanhe que abriu o ano passado a propósito da nossa descida.
Às 23 maio, 2007 11:10 , Jeremias disse...
Caro Capitão:
Reconheço que a questão dos guarda redes é algo polémica.
Até porque o Nilson fez uma excelente época.
Mas,sinceramente,na I Liga gostava de ver a baliza vitoriana com um guarda redes de outra dimensao.
Quanto ao Nuno Santos acho que é completamente dispensável.
Caro Cascavel:
Também penso que o Anderson é melhor do que aquilo que vimos.
Simplesmente se o Cajuda nao contou com ele para a II Liga tambem nao me parece que vá aproveitá-lo na Bwin.
Gosto das sugestões do Joao Alves,Ricardo Fernandes (produto da casa)Edgar e Jose Pedro.
Joao Pereira é que nunca.
Como jogador é fraco e como pessoa nao presta.
Caro Sic Gloria:
De acordo em muita coisa e em desacordo noutras.
Saidas de acordo,entradas de acordo no ...joao pereira e no Saganowski.
Caro Guima:
O Alex era evidentemente uma excelente solução para o flanco direito.só que deve ser caro.
Caro Pedro Mendes: confesso que não percebo a "antipatia" que voce e outros vitorianos tem pelo Targino.
É português,internacional,produto da casa,avançado,com enorme margem de progressao e foi o terceiro melhor marcador da equipa com 5 golos.
Reconheço que ás vezes complica,tem ingenuidades,mas tambem tem ajudado a resolver jogos.
Quanto ao Raviola,se nao o quer nos seniores,bem,ao menos deixe-o ficar nos juniores que ainda tem idade.
Caro Sergei:
eu tambem confio no Cajuda.agora acho que jogadores como o ~Saganowski estao ao alcande do Vitoria.
E esse com a vantagem de ser um idolo para os socios.
Como por exemplo outro de que nao se fala,mas de que particularmente gosto,o Dragoner.
Saiu discretamente mas podia bem voltar a ser uma mais valia para a nossa defesa.
Quanto ao Hugo Leal,sinceramente,nem pensar.
Caro Paquito:
Inteiramente de acordo com as suas palavras quanto ao Jogo e á Bola.
De ha muito que nessa matéria fiz opções.
O Jogo sempre,A Bola raramente,o Record...NUNCA !
Quanto ás garrafas de champanhe e as rolhas...não são do meu tempo aqui.
Saudações Vitorianas
Às 23 maio, 2007 15:48 , Pedro Mendes disse...
Caro Jeremias,
Eu não tenho nada contra o Targino, e quem vê a bola cmg sabe perfeitamente disso, agora consigo perceber que ele em Guimarães nunca vai dar jogador de futebol!
A malta no geral antipatiza com ele e não perdoa quando ele falha. Dp tem a nuance de ser um mau prfissional, e inclusivé ser destabilizador no plantel. Gosta muito de noite, e de certeza não é o Ghilas que o desencaminha pra ir pro Porto! Dp teve o azar de acharem que o moço é ponta-de-lança. Não é, nem nunca foi. Aliás, nos primeiros jogos que jogou de Afonso ao peito, jogou encostado às linhas e é o seu habitat natural. Se o Cajuda estiver na disposição de o por a jogar nesse lugar e se ele de uma vez por todas prescindir dos copos, dava-lhe outra oportunidade, senão mais vale seguir o rumo dele noutro clube.
Qt ao Rabiola é obvio que não é pra ir embora, mas achar que aquele menino tem estofo pra jogar nos seniores do Vitória e na I Liga é uma loucura. Quem viu o jogo de Gondomar naquela bancada amomivel, e levou com ele enquanto esteve em campo, percebe que o moço ainda nem sabe onde se colocar. Junior por mais 1/2 anos ou então rodar noutros clubes.
Às 23 maio, 2007 23:14 , Paquito disse...
De entre as várias propostas apresentadas, vou referenciar apenas aquelas que me parecem exequíveis, excluindo as incomportáveis.
Gostei das sugestões do Miguel Garcia, Ricardo Fernandes (que só não referi por ter defendido que o Vitória n devia ir buscar centrais, e enfim, pq é titular no Nacional que nos dias de hoje significa que o Vitória n cheira), Ricardo Silva, Jorge Ribeiro, Tininho e Lucas.
João Pereira é que NUNCA!
Quanto à questão Targino/Raviola, de facto entendo a posição do Pedro Mendes, embora tb veja ao Targino qualidade qb para continuar. O Targino podia ser mais do que é, não é porque não quer e porventura nunca quererá, mas ainda que em subrendimento e sendo manhoso e notívago como é, acho que tem lugar no plante. Nunca se sabe, de hoje para amanhã pode ser que ganhe juízo.... Mas concordo que o lugar dele é nas alas, a extremo. Só!
Já o Raviola, precisamente no mm jogo do Gondomar (e na mesma bancada amovível) percebi que não terá maturidade para a I Liga. É um bom jogador, e pode ser melhor, mas não é um virtuoso. E salvo melhor opinião, só os virtuosos (tipo C.Ronaldo) é que aos 18 anos têm condições para jogar num clube de I Liga. Tenho mta confiança no míudo, mas reconheço que deve ser difícil de gerir a sua situação, é natural que não pretenda agora regressar aos juniores depois de ter sido titular dos séniores na fase mais importante da época.
Por último, vejo-vos a comentar as várias sugestões uns dos outros, mas apesar de ter sido "boicotado" pelo Jeremias que me respondeu em post, tb gostava de saber das várias propostas colocadas no meu (extensíssimo) post "Próxima Época"
Às 24 maio, 2007 09:57 , Gregório Freixo disse...
Quanto às sugestões que apresentaste e no que respeita à valia doa ateltas, estou de acordo com todas elas.
Faço apenas ressalvas relativamente ao Bruno Moraes que, como sabes, se lesionou novamente e com gravidade no joelho que o afastou uma época inteira dos relvados.
Quanto ao Paíto, desconheço qual a sua situação contratual, mas tenho ideia de que continua ligado ao Braga e sendo assimm...
Às 24 maio, 2007 10:45 , Jeremias disse...
Caros Pedro Mendes e Paquito:
Afinal não estamos tão em desacordo como isso.
Claro que o Targino não é ponta de lança (bem gostava que ele fosse o nosso Tierry Henry...mas não é)e o seu espaço natural são as faixas laterais.
Claro que o Targino tem de decidir se quer ser profissional de alta competição ou prefere ser mais um talento perdido.
Claro que o Manuel Cajuda pode fazer a diferença na opção de vida do jogador.
Se tudo correr bem acho que pode ser útil ao Vitória.
Quanto ao Raviola é evidente que ainda está "verde" para ser uma solução na I Liga.
Se ajudou na II,aos 17 anos,foi porque o Henrique se lesionou e os outros eram piores.
com aquela duvidazinha acerca do valor do Anderson.
O percurso natural é treinar com os seniores,jogar pelos juniores,e fazer aquilo que o Cristiano Ronaldo fez quando chegou a Manchester.
Muito trabalho fisico,musculação,etc.
Comparem a fotos do Ronaldo em 2003/2004 com as de agora.
Está o "dobro".
Mais duas notas para o Paquito:
As minhas desculpas pela invasão do seu post,aliás o Pedro Mendes já me tinha mostrado um cartãozinho amarelo.
E acho que deviamos ser sócios fundadores,se for preciso,do movimento "João Pereira NUNCA".
Seria horrivel ver esse palerma com a nossa camisola
Às 24 maio, 2007 16:06 , CASCAVEL disse...
Meu caro JEREMIAS,
Eu quando sugeri o J. PEREIRA como eventual reforço Vitoriano, fi-lo, é certo, a título exemplificativo (segundo me recordo também sugeri o PATACAS?!?), mas porque acho que, de facto e independente da opinião que possa ter acerca da persolanidade dele, do ar petulante e por aí fora, é também objectivamente um bom jogador: tanto pode ser defesa direito como médio ala do mesmo lado, é jovem e internacional com provas dadas nos diversos escalões da Selecção Nacional, para além de, quer no Benfica quer no Gil ter demonstrado ser um jogador de valia.
Estas coisas dos "ódios de estimação", tão frequentes entre os sócios do VITÓRIA, na minha opinião não fazem grande sentido.
Sou dos que acha que os "odiados" apenas o são se estiverem a jogar contra nós. Quando, pelo contrário, equipam de Afonso ao peito até lhes "acho piada", principalmente quando se trata de boas valias, como na minha opinião é o caso.
Se quiser dou-lhe dois exemplos que para mim e a este nivel são paradigmáticos: P. TURRA (quando veio e pelo facto de ter chegado do clube da rotunda foi "mal visto" e, porque se trata de um bom jogador, ainda hoje é recordado com saudade!) e, claro, o P. AZENHA (que, porventura, foi o atleta mais odiado que vi jogar em Guimarães e agora é inquestionavelmente um dos jogadores do VITÓRIA mais apreciados, no conjunto das várias modalidades).
É assim que vejo estas "coisas". Se jogarem do "nosso lado", mesmo sendo uns "bandidos" são os maiores, jogando contra nós é que não têm interesse nenhum.
Portanto se criar o tal movimento, se me permite, eu fico de fora.
Saudações Vitorianas.
Às 28 maio, 2007 12:25 , Jeremias disse...
Caro CASCAVEL
Entendo o seu ponto de vista,que me parece lógico,quanto ao Joao Pereira.
Os exemplos que deu,Turra e Azenha,são inquestionáveis no demonstrar de que o que hoje é verdade amanha é mentira.
Simplesmente,e aí radica a minha "oposição" á sua contratação,tambem não o acho um jogador por aí além.
Olhe,pegando no seu exemplo,gosto bem mais do Patacas.
Enviar um comentário
Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial