20.5.07

PRÓXIMA ÉPOCA

De regresso...
No dia dedicado apenas à festa, em que a subida está já garantida e em que a notícia mais é recente é a renovação com o Flávio por mais 3 épocas, vinha sugerir às restantes velhas glórias que pudéssemos discutir o plantel da próxima época. Quem sai, quem devia entrar, em que posições mexer, em que posições não tocar. É sempre aquela altura do ano em que todos gostávamos de poder participar na elaboração do plantel do ano seguinte.
Isto com o objectivo de termos uma equipa no mínimo competitiva, no máximo para poder corresponder às ambições já manifestadas por Presidente e treinador: UEFA!

Cá vão as minhas sugestões:
GR
Não mexia. Parece-me o Nilson (sobretudo o novo Nilson, menos histérico) perfeitamente capaz para a I Divisão, sendo que o Nuno Santos é um excelente suplente. Pouco ou nada sei acerca do Serginho, mas para 3º GR deverá ser suficiente
DC
Também não mexia. Acho a dupla Geromel-Danilo (o Danilo da 2ª volta) com capacidade para poder ser uma das melhores da I Liga, sendo o Sereno um excelente suplente. O Franco, apesar da idade mas tb por causa disso, deixava-o continuar. Assim ficávamos com 4 centrais, podendo o Moreno dar uma perninha se fosse necessário.
DD
Idem. O Rissut parece-me um bom lateral direito. O Vítor Moreno desta época não. Mas o da época passada era um excelente suplente do Rissut. Como não vimos o Vítor Moreno jogar desde a "lavagem cerebral" do «SANTO», quero crer que poderá estar ao nível da época anterior, ou seja, cumpre perfeitamente como suplente.
Caso se não concorde com esta perspectiva, ia sempre buscar o Primo ao Paços Ferreira (está com 30 anos), para suplente do Rissut.
DE
Momha fica. Hélder Cabral sai.
Eu pessoalmente considero que o H.Cabral nunca mais lá vai, mas apesar de tudo dava-lhe uma oportunidade emprestando-o para um clube pequeno de I Liga ou de topo da II Liga.
1ª compra: defesa esquerdo.

MC/T
Embora aceite que isto possa não ser pacífico, acho que não estamos mal servidos aqui. O Flávio e o Moreno (um Moreno mais calmo), poderão ser uma dupla que assegura perfeitamente a titularidade. Deixava ficar ainda o Pelé, pois o que vi dele gostei muito e penso que tem imensa margem de progressão.
Dispensava o Otacílio (35 anos)
2ª compra: trinco

MO/nº10
Embora nem sempre tenha jogado exactamente nessa posição, o Ghilas é o jogador do plantel que pode assegurar essas funções, no entanto, apesar do 12 golos marcados, creio que aqui precisamos claramente de um titular, ou de um jogador para fazer sombra ao Ghilas.
3ª compra: Médio Ofensivo/nº10
M/ED
Aqui não mexia. Temos o Brasília (embora tivesse terminado do lado direito) e o Desmarets, que serão capazes de fazer perfeitamente a posição.
M/EE
Aqui temos o Tchomogo e o Targino (embora o Targino deva ser um 5º extremo, que tanto joga dum lado como do outro). Não tendo o Tchomogo convencido, mas sendo um jogador razoável e sendo o Targino uma espécie de «pau para toda a colher em termos de extremo ofensivo», creio claramente que devíamos contratar um titular.
4ª compra: médio/extremo-direito

AV/PL
Aqui é que era uma razia total, com excepção para o Raviola.
O Vitória precisa, seguramente, de 3 avançados. O Henrique e o Bacari, salvo melhor opinião, não têm a qualidade mínima para poder continuar no Vitória.
O Raviola tem-na, mas mesmo assim tenho dúvidas se deverá permanecer num plantel onde terá menos oportunidades, ou se deverá ser emprestado para rodar. Mas admitamos que fica. Precisamos ainda assim de contratar dois bons avançados.
5ª e 6ª compra: avançados/ponta-de-lança

----------------------------------------------------------------------------------------------

Contratações

Admitindo serem estas as contratações necessárias, e se com elas concordarem ou forem sugerindo outras, avancemos agora para a chamada «fulanização». Quem para cada um daqueles locais.

Avanço as minhas sugestões, que admito bem serem uma espécie de sonhos em alguns casos.

DE: Paíto (Braga)
Está enconstado no Braga, o Sporting não o quer de volta e foi um dos melhores defesas-esquerdos que por aqui passaram nos últimos anos.
Ainda só tem 24 anos e era um regresso para um clube onde creio que teria agora condições para estabilizar a carreira.

MC/T: Bruno Tiago (Gil Vicente)
Desde logo, como disse em cima, penso a dupla Flávio/Moreno poderá assegurar a titularidade, por isso, o jogador a contratar deverá ser um atleta que com o Pelé lutará pelo lugar de 1º suplente.
O Bruno Tiago foi titular e um dos melhores jogadores do Gil Vicente da I Liga que em campo assegurou a permanência.
O Gil Vicente estará numa altura menos fácil da sua História.
O Bruno Tiago ainda é novo (26 anos) e é dos nossos escalões de formação.
Revelo no entanto aqui uma fraqueza (porque se trata de uma opção emocional). Estando apenas com 30 anos, eu ponderava ir buscar outra vez o Djurdjevic ao Belenenses...

MO/nº10: Cristiano (Paços Ferreira)
Admito bem que este jogador já tenho mercado e forte. É um jogador brasileiro muito novo (23 anos) e do que vi dele é claramente um dos melhores do Paços, que como sabem está a lutar pela Europa. Mesmo que não tenha mercado admito que seja difícil comprá-lo a um clube que se apure para a UEFA, mas como essas dificuldades não são as minhas fico apenas por aquilo que gostava de ver.
Como alternativa ou complemento, o Artur Futre (Aves), seria de considerar.
O Marcinho (Marítimo) também seria uma boa hipótese.

M/ED: Nei (Naval 1º Maio)
Tem apenas 27 anos e desde que jogou no Moreirense que me parecia que o Vitória não devia ter perdido a oportunidade de o contratar. É avançado embora também encoste bem à direita. É um jogador forte e possante que dava jeito ter ali no lado direito.
Mediante dispensas, o Alan (Porto) e o Manu (Benfica) não seriam de desconsiderar.

AV/PL: Bruno Moraes (Porto) e Kevin Amuneke (Setúbal)
Quanto ao primeiro, claro que seria uma espécie de sonho, mas é um jogador de 22 anos que raramente tem tido oportunidades no Porto. Evidentemente que o Porto só o dispensaria por empréstimo, sendo que neste caso e dadas as poucas oportunidades que tem tido, parece-me que poderia ser um negócio para ambas as partes.
Quanto ao Amuneke (irmão do Amounike), é um avançado nigeriano de 21 anos, excelente jogador, de um clube que vai descer à II Liga. Também admito que terá muito mercado, mas, pelo que vi e pela idade que tem, parece-me que é daqueles jogadores com o qual merece a pena pensar em perder a cabeça. Creio que é um valor seguro.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Pedindo desculpa pela extensão, mas que é proporcional ao entusiasmo, aguardo agora pela «bitaitada» que vai certamente levar a que cheguemos a conclusões interessantes...

Etiquetas: , ,

publicada por Paquito @ 10:16  

4 Comentários:

  • Às 20 maio, 2007 11:22 , Blogger Paquito disse...

    Só uma nota:
    Julgo que todos puderam notar que na reflexão sobre o plantel actual, troquei os M/EE com os M/ED.
    De resto, apenas com uma troca de lados, as considerações mantêm-se.

     
  • Às 20 maio, 2007 13:09 , Blogger Paquito disse...

    Pedindo-lhes que me perdoem a insistência, o meu plantel ficava o seguinte:

    GR
    Nilson
    Nuno Santos
    Serginho

    DEFESA
    DD
    Rissut
    Vítor Moreno / Primo (ex-Paços Ferreira)
    DE
    Paíto (ex-Braga)
    Jacques Mohma
    DC
    Pedro Geromel
    Danilo
    Franco
    Sereno

    MEIO-CAMPO
    MC/T
    Flávio Meireles
    Moreno
    Bruno Tiago (ex-Gil Vicente)
    Pelé
    MO
    Cristiano (ex-Paços Ferreira)
    Ghilas

    ATAQUE
    M/EE
    Brasília
    Desmarets
    M/ED
    Ney (ex-Naval 1º Maio)
    Tchomogo
    Tiago Targino
    AV/PL
    Bruno Moraes (ex-Porto)
    Amuneke (ex-Setúbal)
    Raviola

    À consideração...

     
  • Às 21 maio, 2007 10:35 , Blogger Gregório Freixo disse...

    No aspecto das dispensas/contratações "em abstracto" estou quase a 100% de acordo.
    Acho apenas que o Vítor Moreno devia seguir o memso caminho que o Cabral, sendo contratado alguém que fizesse concorrência "a sério" ao Rissut.
    Tenho ainda dúvidas relativamente ao Franco.

    Quanto à "fulanização" das contratações ese ano tenho mais dificuldades que em anos anteriores. É que, com a nossa descida aos infernos, praticamente não vi futebol da 1ª divisão...

     
  • Às 24 maio, 2007 12:19 , Blogger Jeremias disse...

    Duas ou três ideias á volta da próxima época,caro Paquito,na certeza que nesta altura as circunstancias evoluem muito rápidamente.
    Veja-se o caso do Brasilia.
    De que terei muita pena caso nao fique.
    Vejamos então as suas sugestões:
    Djurdevic,sem sentimentalismo,sim.Ainda pode ser muito útil,é polivalente,e aos 30 anos ainda tem muito para dar.
    Nei...desconfio.
    Manu,não me parece que tenha categoria para jogar no Vitória.E parece-me o tipo de jogador com os socios depressa embirrariam.
    Cristiano acho uma boa opção.não me tinha lembrado dele quando andei a fazer de "seleccionador" para a próxima época mas parece-me que seria muito boa contratação.
    Bruno Tiago é bom jogador mas temos cá boas opções para o lugar.
    Se Pélé for emprestado,o que acho mal,então seria de considerar.
    Amuneke,estou como o Capitão vi poucos jogos da I liga,mas se for como o irmão...venha ele.
    Bruno Moraes,bem,esse era já.
    Infelizmente teve mais uma lesão grave e só lá para Novembro voltará a jogar.
    Só mais um apontamento:
    Correndo o risco de ser injusto mas...Lacatoni ?
    Por amor de Deus !

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page