21.5.07

EM NOME DA VERDADE!

Numa altura em que (ainda) estámos todos imbuídos num espirito de grande regozijo com o Regresso do Rei ao seu lugar, em nome da verdade, queria deixar aqui algumas considerações:
Afinal esta época não foi assim tão mal preparada!
Afinal o Norton de Matos, em Junho passado, não foi de férias até França e, mesmo tendo trazido jogadores da 3ª e 4ª divisões (?!?!?), não vieram para envergonhar os sócios do VITÓRIA!
Afinal os jogadores do VITÓRIA não são todos uns "sacos"!
Afinal ninguém festejava a subida mas o Toural estava completamente cheio!
Afinal, apetece-me dizer, haja paciência para aturar esta gente!
Saudações Vitorianas!

publicada por CASCAVEL @ 18:37  

13 Comentários:

  • Às 21 maio, 2007 20:49 , Blogger Pedro Mendes disse...

    E vai faltando paciencia para aturar a tua "especie de rassabianço".
    Acerca disto tudo só queria dizer o seguinte:
    Em tempos de Vitor Magalhães, diziam os seus apoiantes que ele teve o condão de reunir a cidade à volta do Vitória, enquanto os seus "detratores" diziam que qualquer um que viesse a seguir a Pimenta Machado teria isso de mão beijada.
    Ora, em plena campanha eleitoral, muitos disseram que NUNCA mais ninguém teria a mesma simbiose, a mesma comunhão, a mesma onda!
    Esses, ENGANARAM-SE, ela aí está, com uma força, na minha opinião ainda maior, com uma pujança que a mim me arrepia.
    Não a desperdicem por favor.
    A cidade está de novo à volta do Vitória e há que aproveitar para de uma vez por todas pôr o Vitória no lugar que merece.

    Viva o Vitória

     
  • Às 21 maio, 2007 23:53 , Blogger Paulo Saraiva Gonçalves disse...

    A mim também:
    - Haja paciência!

     
  • Às 22 maio, 2007 11:06 , Anonymous Anónimo disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • Às 22 maio, 2007 11:09 , Anonymous Anónimo disse...

    Caro Cascavel...
    Sem ressabianços, tenho de dizer, aquilo que sempre disse: é claro que a verdade está sempre a meio caminho entre dois extremos.
    Concordo contigo em dois aspectos: 1) o Norton de Matos não é lá grande treinador, mas tem algum olho para o talento;
    2) os jogadores do Vitória não são todos uns sacos, alguns praticam muito bom futebol.
    E acrescento mais uma: afinal, a sorte tem muito a ver com isto do futebol, mas só fica na história quando aparece sob a forma de azar, por exemplo: se (pela 4ª ou 5ª vez) a época passada, nos tívessemos safo na última jornada, não havia tanta treta.
    Mas é natural, nestas coisas, não há objectividade que resista. Não te esqueças que os que ficaram mais irritados com a descida (disse irritados, porque eu só fiquei muito triste) foram os mesmos que, quando eu escrevi aqui que devia vir o Cajuda, em vez do Pacheco, se riram...
    Parafraseando um certo senhor: nesta coisas da paixão, o que hoje é verdade, amanhã é mentira...
    Também poderia dizer-se com o povão: em casa onde não há pão, todos berram sem razão.
    Abraços e andar para a frente!

     
  • Às 22 maio, 2007 12:35 , Blogger CASCAVEL disse...

    Eu ainda gostava de perceber o que é que "a minha espécie de ressabianço" (vá-se lá saber o que isso é!?!?!?) tem que ver com a preparação desta época, com o Norton de Matos, com a qualidade dos jogadores do Vitória e com os festejos no Toural.
    Se não for muito incómodo, explica-me "como se eu fosse muito burro"?
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 22 maio, 2007 15:57 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Caros Amigos,

    Já tardava este tipo de comentário completamente a despropósito.
    De facto quer o Sr. Vitor Magalhães, quer o Sr. Norton de Matos, ambos companheiros de tumulo, tem de facto responsabilidade objectiva neste regresso à Primeira Liga.
    Simplesmente porque se foram embora.
    Quando uma estrutura não funciona, e escuso-me de tentar sequer provar que o Vitória não funcionava (os numeros não mentem), e quando essa mesma estrutura, com outra gestão e liderança funciona, o problema não pode estar nas bancadas.
    É do mais elementar que quando uma loja está em derrocada comercial e se lhe muda o gerente e a loja volta a funcionar, a culpa ou o mérito não são das estantes, a culpa é de quem não a sabia por a funcionar e o mérito de quem a soube por no rumo certo.
    Mas os crentes abundam.
    Mais, quem com fraco artigo faz boa venda, vale muito mais do que quem com artigo de primeira o salda.

    Enfim, quem ler algumas opiniões aqui expressas fica a pensar que temos equipa para ganhar a Liga dos Campeões.
    Tivemos equipa para subir, com todo o mérito do Mundo, mas agora a etapa é outra e as responsabilidades muito maiores.
    Não gosto de ser o "empata" mas a verdade é que festas à parte, estamos no grau zero.
    Voltamos ao local de partida.

    Daqui para a frente é que se define o Vitória do futuro, o tal Vitória que todos queremos.
    O passado deixem-no lá estar, senão qualquer dia destes ainda vem alguem dizer que foi o Pimenta o culpado da subida.

    Quanto à união nunca a questionei, o que questionei foram os apoios, é que a união é a dos sócios com o Clube, que nunca se pôs em causa, os apoios, politicos e outros é que foram diferentes.
    Mas até ai as marés mudam, o Sr. Presidente da Camara não esteve na tomada de posse desta Direcção, por "razões de ego", mas esteve na Festa a tomar um bocadinho como sua esta subida, o que é bom para o Vitória.

    Eu apoio esta Direcção, como é publico e notório, e o excelente trabalho que desenvolveu até agora.
    Contra todas as expectativas devolveu-nos a dignidade perdida num prazo mais curto do que o que esperariamos, mas é um apoio consciente e construtivo, ninguém espere de mim que não fale quando achar que o interesse do Clube estiver (na minha opinião claro) a ser posto em causa.
    Fi-lo no passado e não conto mudar, o que espero, como em tudo, é que continuem a não nos dar matéria para reclamações.

    Como muitas vezes o tenho dito o trabalho fala por si, e tenho total confiança de que o Vitória hoje está muito bem entregue.

    Espero também, que esta próxima época, que é de transição, e por isso necessáriamente imprevisivel, sirva sobretudo para sedimentar e solidificar um projecto desportivo coerente,estável, durável e sustentado, para que um dia possamos ter uma Festa por motivos bem melhores do que esta.
    Esta foi Festa que se faz quando um amigo ou familiar recupera de uma doença má, agora queremos Festa por outros motivos.

    Abraços a todos e não se esqueçam da jantarada,

    VIVA O VITÓRIA!!!

     
  • Às 22 maio, 2007 16:25 , Blogger Tito71-78 disse...

    Caro Cascavel

    "EM NOME DA VERDADE" a direcção anterior era incompetente, não conseguiu aproveitar o momento de união da família Vitoriana e, como o próprio treinador actual mencionou mais que uma vez para a comunicação social, não existia um verdadeiro acompanhamento à equipa de futebol profissional.
    Quanto ao resto da gestão todos nós já discutimos várias vezes sobre o que se passou...
    Todos nós temos sempre amigos/conhecidos nos órgãos sociais do VSC ao longo das várias direcções, o que não significa que defendamos o indefensável e que quase cegamente queirámos desculpabilizar que por lá passou ou quem ainda lá está.
    Agora a minha modesta opinião em relação ao que se passou, eu sei que não sou possuidor da tua sapiência nem vivo num pedestal pensando que a minha verdade é mais verdadeira que a dos outros nem sequer tenho a pretensão de pensar que só eu estou correcto e tenho uma critica imparcial e inabalável, enquanto que os outros são todos um burros com visões deturpadas da realidade e com uma inteligência muito inferior à minha.
    Sou um mero sócio do VSC que opina e vive apaixonadamente o clube!
    O antigo treinador do VSC, Norton de Matos, é na minha opinião um treinador fraco, as equipas que ele treinou praticaram todas um futebol fraco. Os jogadores que ele escolheu são na sua maioria fracos e os poucos que sabem o que é uma bola, ao seu comando não praticaram um futebol de acordo com os pergaminhos de um clube como o VSC. Eu vi futebol de terceira qualidade quando me deslocava ao estádio.
    Referes que ele e a direcção anterior até nem planearam mal a época, que escolheram os jogadores que felizmente nos levaram de volta à Primeira Liga. Até concordo contigo na escolha de determinados jogadores, mas o mais difícil em qualquer organização não é fazer as primeiras escolhas para ocupar determinados lugares, o mais difícil é conseguir com que essas pessoas trabalhem bem e em conjunto e que consigam atingir os objectivos propostos e definidos no inicio de um qualquer planeamento. (Aliás foi sempre essa a minha principal critica à direcção anterior).
    Admito que Cajuda não era a minha principal opção para treinador do VSC, mas reconheço agora que estava errado que ele foi efectivamente a escolha certa para o lugar. Mais uma vez a direcção anterior escolheu bem simplesmente não conseguiu criar condições para que os objectivos fossem alcançados.
    Só a partir das eleições começamos a ver empenho dos jogadores, jogos mais bonitinhos e curiosamente foi sem a anterior direcção que os resultados foram atingidos…
    Não digo que actualmente esteja tudo bem, há muitas coisas que necessitam de ser mudadas e esta direcção não é uma panaceia para todos os nossos problemas, mas tiveram o condão de se movimentarem nos bastidores e de acompanhar a equipa de futebol profissional condignamente.
    Em relação a outros actos de gestão cá estaremos para criticar e louvar os resultados.
    Quanto ao Toural, eu falo por mim, eu estive lá mas mais do que a festejar uma subida de divisão estava a festejar o fim de um ano infernal e cheio de más recordações. Fiquei feliz por termos subido de divisão mas fiquei ainda mais feliz por ter terminado o sofrimento! A subida de divisão era uma obrigação.

    Mas é apenas a minha opinião…
    Haja paciência…

     
  • Às 22 maio, 2007 17:27 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro ADEMIR ALCÂNTARA,
    Se me permites, a oportunidade do(s) meu(s) post(s) cabe-me a mim e a mais ninguém!
    Quanto ao mais, o teor do (meu) post, em momento algum, teve como objectivo premiar quem quer que seja, muito menos o Presidente anterior e o Ex. treinador, até porque isso "não tem interesse nenhum".
    Essas "coisas" dos louros, ou da falta deles, é "campeonato" para quem se mete nas lutas eleitorais que, como sabes, não é, nem nunca foi o meu caso.
    Como te lembrarás, e foi apenas esse o sentido do meu post, há poucos meses atrás era voz corrente que esta época tinha sido miseravelmente preparada, que o treinador não tinha sabido escolher os jogadores, que estes eram todos do nível da regional e por aí fora.....
    Os factos (é disso que se trata, como bem gostas de referir!) vieram demonstrar o contrário, isto é, a época afinal não foi assim tal mal preparada, a treinador afinal acertou em algumas das escolhas, os jogadores afinal não são do nível da regional e afinal todos, sem excepção, festejamos no Toural.
    Foi apenas isso que quis (tentar)dizer com o (meu) post e nada mais; o resto, as conclusões são da tua lavra.
    Acredito, no entanto, que tenha sido eu o causador de tamanha confusão já que, com toda a certeza, não consegui transmitir a ideia que pretendia transmitir. Prometo, para evitar novos equivocos, fazer um esforço para da próxima vez ser mais claro.
    A união de que falas, para mim, está sempre ligada a um sentimento que muito prezo: a solidariedade. Essa, em momentos não muito distantes, andava arredada de mente de muitos Vitorianos. Houve gente, muita gente, gente em demasia digo eu, que quando o VITÓRIA mais precisava deles, voltou-lhe as costas e isso eu, como Vitorinao, não consigo esquecer.
    Eu continuo a entender que sem ela, a tal solidariedade - que eu acho que é devida a TODOS OS SÓCIOS e EM TODOS OS MOMENTOS - o clube jamais pode ser unido e sem a união não consegue crescer.
    Há quem entenda estes sentimentos (a solidariedade e a união) de forma diferente, isto é, depende do "lado em que se está".
    É que para mim "só há um lado", quer o Presidente seja do centro da cidade ou dos arredores, quer provenha de um clube de menor dimensão ou seja "Vitoriano desde pequenino" e, acima de tudo, quer o VITÓRIA esteja na primeira, segunda ou...no futebol popular!
    Aqui chegados, e falando sobre o futuro - no fundo aquilo que mais interessa - eu, como tu, desejo que seja o melhor possível e acredito sempre que quem "nos governa" dá o melhor de si, ainda que às vezes tal não seja suficiente para encher o "ego" dos Vitorianos.
    Na minha opinião o futuro do VITÓRIA será sempre aquilo que os sócios quiserem, depende é da disponibilidade de quererem fazer em cada momento (em todos os momentos!) um VITÓRIA maior.
    É isso que eu desejo.
    Aquele abraço e marca lá essa jantarada, que o momento é de júbilo.
    Saudações Vitorianas!

     
  • Às 22 maio, 2007 18:47 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro TITO,
    Porque os esclarecimentos, que seriam semelhantes, foram prestados na resposta ao nosso amigo ADEMIR, venho apenas agradecer os elogios endereçados no teu comentário que, como sabes, não me são devidos.
    Grande abraço!

     
  • Às 22 maio, 2007 18:50 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Eu faço-te um desenho, queres?
    Esta época foi mal preparada - basta ver o campeobnato vergonhoso que fizemos na 1ª volta.
    O Norton de Matos trouxe o Dembelé e o Nemothé.
    Os jogadores não são todos sacos mas pra alem dos casos acima referidos temos ainda o Henrique, Bacari, Helder Cabral, Vitor Moreno, Targino e Edgar Marcelino que são do pior que por cá vi passar.
    E no Toural festejou-se de alivio, não de alegria, no meu entender, visto que se não fosse uma recta final que ja ninguem acreditaria (fruto de um trabalho fantastico do Cajuda e da Direcção, como se pode perceber das palavras do Cajuda, do Capitaõ Flávio e de qs todos os jogadores que ouvi falar)e, muito importante os deslizes do Rio Ave (que tambem na minha modesta opinião não são fruto do acaso) estavamos todos literalmente fodidos a esta altura do campeonato.
    Por tudo isto te digo que estas a sofrer de uma especie de ressabianço, por veres lá algumas caras que também na minha opinião de Vitorianos tem mt pouco, e para quem antes tudo era mau na ansia de deitar abaixo quem la estava para chegar rapido ao poleirinho, e que agora até ja nem veem problema nenhum nas camisolas serem da marroquina Lacatoni, so para dar um exemplo, qd antes e pela bocas deles teria sido um ESCANDALO.
    Isto irrita-te, mas na minha modesta opinião, se seguires este caminho, estás a ser igual a eles

    Aquele abraço

     
  • Às 22 maio, 2007 20:07 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro P. MENDES,
    Sem desenhos até porque, como sabes, não tenho jeitinho nenhum para a arte, cá vai o seguinte:
    1. Eu não acho que a época foi mal preparada ou então, se preferires, há 3 anos qd fomos à Europa a época tb foi mal preparada, a época do Milan (que chegou à final da "champions") tb foi mal preparada, a do Spoprtig tb, e exemplos não faltarão...... Ou então serão sempre mal preparadas todas as épocas em que a primeira volta seja fraca e a segunda muito boa.
    O que aconteceu foi que, com a descida de divisão, o orçamento naturalmente foi drásticamente reduzido e, por isso, o treinador foi novo, vieram muitos jogadores novos (muitos deles de outros países) e, por isso, foi necessário um natural período de adaptação.
    Isto não quer dizer que quem chegou "a meio da época" (directores, treinador e jogadores) não tenha mérito. Têm-no com toda a certeza, mas tb acho que se a base não fosse boa desde a sua génese, dificilmente quem chegou mais tarde podia "brilhar".
    Apenas isto.
    2. Se é verdade que o NM trouxe o Dembelé e o Nemouthé e, ainda, o Fábio e tantos outros "sacos", também é verdade que trouxe, entre outros, o Ghilas, o Desmarets (que acabou de renovar contrato com o VITÓRIA por 3 anos!), o Danilo e o Brasília!!!!!
    Quero com isto dizer que afinal o ex. mister tb soube escolher pelo menos alguns bons jogadores, apesar de alguns deles terem vindo das divisões inferiores francesas, como "levianamente" foi referido na altura.
    Esse mérito, digo eu, ninguém o pode tirar. Eu pelo menos não o consigo fazer.
    Claro que o ideal, dirás, era que todos os anos apenas viessem para o VITÓRIA "C. Ronaldos" mas, como sabes, isso é objectivamente impossível
    3.Eu, em momento algum do post, me referi à "qualidade" dos festejos no "domingo da subida".
    O que eu disse foi apenas que, há tempos atrás, não muito distantes, era voz corrente que ninguém ia festejar e, pelo contrário, nesse "domingo mágico" o Toural (e muito bem!) estava inundado de gente, com manifestações de enorme alegria.
    4. Em momento algum questiono/ou questionei as caras das pessoas. Isso, para mim, não interessa absolutamente nada.
    Como tambem, em momento algum, questionei o Vitorianismo de quem quer que seja. Como sabes, costumo dizer, meio a sério meio a brincar, "que não sou mais Vitoriano do que ninguém, mas também ninguém é mais Vitoriano do que eu".
    Esse é apenas um problema da consciência de cada um.
    Finalmente, ao contrário daquilo que pensas, não me irrita absolutamente nada a "política do bota abaixo" - que esteve tão em voga no passado recente do VITÓRIA - como a questão dos "poleirinhos", tão do teu agrado.
    Se queres saber, o que verdadeiramente me irrita é lidar com gente que, a falar do VITÓRIA, é na minha opinião pouco séria.
    E fica descansado que o meu caminho sou sempre eu que o trilho e, ao contrário daquela que é a tua opinião, nunca fui, sou ou serei igual a "eles".
    Um abraço!

     
  • Às 22 maio, 2007 23:36 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Só respondendo ao ultimo paragrafo, ainda bem que assim é!
    Aliás, não tinha duvidas acerca de tu pertenceres ou não a esse tipo de gente.
    Podias era ter um desvio de personalidade e isso como teu amigo, estava a tentar que não acontecesse...
    Qt ao resto, aquele abraço

     
  • Às 23 maio, 2007 12:44 , Anonymous Anónimo disse...

    Resumindo:
    a)no passado mais distante do vitória, nem sempre se fizeram as escolhas certas e viveram-se muitos momentos de grande aflição e vergonha que, a mim, ainda não saíram da memória;
    b)foi a anterior direcção que mudou a equipa técnica e foi responsável pelas contratações de inverno;
    c)quando a actual direcção tomou posse, o vitória já não perdia há 4 jogos e vinha de 3 vitórias consecutivas;
    d)não duvido, nem por um momento, que esta direcção tem um modus operandi mais eficaz e contribuiu decisivamente para mudanças que se sentiram no campo;
    e)os festejos foram disso mesmo, pelo menos os meus, foi o fim do pior momento que vivi como sócio do vitória;
    f)não tenho dúvidas que, se alguma coisa correr mal daqui a uns meses (e o diabo seja surdo), os mesmos personagens que agora são levados em ombros, serão enxovalhados em praça pública e instigados a abandonar as suas funções.
    A paixão, meus amigos, é cega, quando só há paixão, a memória é curta, vive do momento, o coração alimenta-se de sucessos e é condicional: exige resposta à altura.
    Já o amor, esse é eterno (ou, pelo menos, estável), calmo, paciente, perseverante e bem mais objectivo: lembra-se do mau, mas também se lembra do bom e aguenta e tem esperança.
    Eu, pessoalmente, tenho amor ao meu clube - como temos todos, estou certo - e esse é inesgotável, mesmo quando as coisas não correm bem e, como não sou só paixão, não expludo, mesmo que me irrite; não vejo só o que está mal, mesmo que a relação viva momentos mais difíceis; não abandono, trabalho mais; não desespero, espero; e, por isso(acho eu), consigo manter alguma objectividade e perceber que nem tudo é mau e que, o balanço total me permite continuar empenhado de alma e coração, todos os Domingos no D. Afonso Henriques e não só de corpo no Toural, no momento da vitória.
    Por isso dou a um raio todos os que não apoiaram ou apoiaram só 45m de cada vez ou só quando se estava à frente no marcador, bem como todos os que me obrigaram a aguardar mais de 20m numa fila onde nunca demorei mais de 30 segundos, para entrar no estádio, no passado Domingo. Aos que só aparecem quando o Vitória ganha e aos que só apoiam quando corre bem, deixo esta mensagem: não digam a ninguém que são vitorianos, vocês podem simpatizar, gostar, ter até uma paixão pelo Vitória, mas não o amam.

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page