13.3.09

Acta Número Sete

Aos dezassete dias do mês de Fevereiro do ano da Graça (ou desgraça…) de dois e mil e nove, na sede oficiosa (porque ainda falta a placa, para ser “Oficial”), nesta cidade de Guimarães, reuniu em Assembleia Geral Extraordinária, o blog D. Afonso Henriques, conforme convocatória, sem Ordem de Trabalhos (pelo menos aparentemente…).

Quando este ponta de lança chegou ao local do “crime”, ainda nenhuma Velha Glória tinha “subido ao relvado” e decorriam os últimos minutos daquele que viria ser o último jogo do Vitória na Taça de Portugal deste ano (apesar de aqui haver quem acreditasse no contrário e já se tivesse antecipado!) e pude testemunhar que quem lá se encontrava presente não se admirou muito com o golo do Estrela da Amadora e consequente eliminação do Vitória…

Durante os minutos que separaram a minha chegada e a chegada das primeiras Velhas Glórias, inquiri o Hélder Cabral sobre se a quantidade de Ovos Verdes existente seria suficiente, pois caso assim não fosse ele teria de, sozinho, acalmar a turba enraivecida que iria surgir após o jogo. O mesmo é dizer que, utilizando as palavras de Pimenta Machado ele seria “atirado aos leões” por sua conta e risco!

Terminada a contenda futebolística, os craques começaram a chegar.Cascavel, Jeremias e Ibraim, Capucho, Edmur (que veio na A3/A7 a 200 km/h para poder ver o jogo!), Tito (presença inesperada), N’Dinga e Ademir. Posteriormente (já perto da sobremesa) ainda apareceu o nosso Capitão, que esteve, surpreendentemente, de poucas falas (alegou cansaço profissional e desilusão).

Já sentados, apressamo-nos a esquecer o desaire dessa noite com duas rodadas de uma quantidade respeitável de Ovos Verdes, que não estavam lá grande coisa…mas fez-se um sacrifício e acabou-se com eles num ápice!

Depois de saciada a fome com os ditos Ovos Verdes (talvez paridos por uma galinha sportinguista...) a discussão foi aberta com a análise ao ainda “fresco” Vitória – Estrela, tendo sido proferidos vários impropérios de calão vicentino (e não só!) à equipa, treinador e direcção, impropérios que me recuso aqui reproduzir, por respeito às senhoras que lêem este blog (e às nossas santas mãezinhas, que não imaginam que somos capazes de tal palavreado!)!

Por entre algumas garfadas de Francesinha Especial, foi também abordado o tema “Lesões”, que tem assolado de maneira inacreditável a equipa de futebol do Vitória.
Chegou-se à conclusão de que, se as coisas assim continuam, daqui a nada já não há jogadores seniores disponíveis para alinhar e teremos de jogar com a equipa júnior, que se calhar faria muito melhor figura!

Com o objectivo de fazer um contraponto, foram lembradas antigas equipas do Vitória que nos deram enormes alegrias em tempos idos. Foram particularmente citadas as equipas do Vitória dos anos 80 e as que conseguiram as melhores classificações de sempre do nosso clube. Foram ainda relembrados alguns jogos europeus de boa memória.

Chegada a hora da abordagem à Liga Escocesa (mas não aquela em que joga o verdadeiro Pedro Mendes), Hélder Cabral presenteou a equipa com uma garrafa de puro malte a ponto de terminar, tendo Ademir Alcântara proferido a seguinte sentença (referindo-se à pouca quantidade do malte): “Se eu me afogar, que alguém me deite uma mão!”.Depois das sábias palavras do atacante brasileiro, Helder Cabral apressou-se a corrigir o erro, não fosse alguém lembrar-se de placar o jovem defesa...

O clima saudável prosseguiu (não tivéssemos entre nós dois distintos profissionais da saúde!), precisamente com um diálogo (de uma ponta a outra da mesa) sobre saúde e medicina entre Edmur e Ibraim. O Decano aguentou alguns minutos o seu descontentamento, mas pouco tempo depois “disparou” uma Moção de Censura à mesa pelo facto de o Capitão ter autorizado tais assuntos, ao invés de se abordarem assuntos mais sérios e relevantes para os presentes!
Na mesma Moção de Censura incluiu uma despromoção a Tenente do nosso Capitão, pelo estado em que anda o blog, em termos de espírito e participação das nossas tropas (Capitão incluído!).

A "páginas tantas" foi também aventada a hipótese de Manuel Cajuda ser substituído ainda durante o presente campeonato.
A opinião geral é a de que isso seria um tremendo disparate, mas que a época de 2009/2010 deve começar a ser programada já desde hoje (dia da derrota na Taça de Portugal).

Já que quando se constrói uma casa se deve começar pela base, foram imediatamente aventadas hipóteses para eventuais sucessores de Manuel Cajuda.
Descobrimos que entre nós não há (tal como não deve haver em toda a família vitoriana) um consenso, dado que foram postos em cima da mesa 8 (sim, OITO!!!) possíveis ou desejáveis futuros treinadores do Vitória.
Para que conste, a lista (alfabeticamente ordenada, para não revelar preferências…) foi a seguinte:

Carlos Carvalhal
Domingos Paciência
José Mota
José Peseiro
Manuel Cajuda
Manuel Correia
Manuel Machado
Rogério Gonçalves

Nesta altura da conversa, foi mesmo aventada a possibilidade de, em vez de treinador, o Vitória trocar de Presidente.
Quem pensava que iríamos propor Pimenta Machado, Abramovich ou Florentino Perez desengane-se! Somos mais “terra-a-terra”!
A nossa escolha recai em António Oliveira, presidente do Estrela da Amadora! Por uma razão muito simples: consegue obter resultados desportivos, poupando (ao mesmo tempo) nos salários! Pensamos mesmo em fazer uma romaria até à Amadora, para lhe pedir que se candidate, tal como já foi costume no nosso clube com um ou dois casos mais recentes, mas chegamos à conclusão que ninguém estava para ter esse trabalho, para depois termos de o levar de volta...

Sendo assim, este mui nobre e humilde grupo decidiu, caso se reúnam as condições necessárias, apresentar uma candidatura nas próximas eleições do Vitória.
Comprometemo-nos a dirigir o Vitória com uma gestão inovadora, tipo triunvirato (1 mês cada Velha Glória, tal como se faz já noutro colosso futebolístico local, o Amigos de Urgezes) de forma séria, leal e equilibrada, defendendo os interesses do clube com punho de ferro, visando seriedade, sucesso…e quem sabe uma vitória na Liga dos Campeões em 3 anos!
Caso esta hipótese não siga avante, foi aprovado apoiarmos uma candidatura do “nosso” Hélder Cabral ou, mais seriamente falando, de Paulo Pereira.
De qualquer forma seja quem for o próximo Presidente do Vitória deverá, na nossa óptica, ter o nosso Capitão como seu “Richelieu” e Flávio Meireles (assim que este termine a carreira) como futuro Director Desportivo ou Vice–Presidente (como reserva moral para uma futura candidatura à Presidência).

Foi ainda votado favoravelmente um pedido de indemnização aos membros deste blog por parte do Vitória, por terem sido prejudicadas as nossas agendas pessoais que tiveram de ser alteradas por causa desta notícia do site do clube (de 5 de Fevereiro) que já referimos nesta Acta, sobre o dia 22 de Abril…E agora, por causa disto vamos ter de alterar tudo outra vez, com sérios prejuízos pessoais e profissionais! Indemnização, já!!!

Depois de algumas horas de acalorado debate, depois de ter sido paga a conta e de algumas conversas particulares, já no exterior da nossa sede oficiosa, a equipa foi-se desfazendo, não sabendo este vosso escrivão se todos chegaram a casa sãos e salvos.E assim, nada mais havendo a relatar, dou por encerrada esta acta que coloco à votação dos meus companheiros, para aprovação ou rejeição ou formulação de sugestões.



Guimarães, aos doze dias de Março de dois mil e nove.


Marek Miroslaw Saganowski

publicada por Saganowski @ 11:02  

10 Comentários:

  • Às 13 março, 2009 11:45 , Blogger Ibraim disse...

    Meu caro Saganowski,
    Poderás vir a ser perdoado, mas escreveres “Ibrahim” é um erro inadmissível, que jamais será esquecido.
    Assim, para que o perdão te possa vir a ser concedido, e considerando a atenuante de já o teres conseguido escrever correctamente por duas vezes, terás ainda de fazer mais noventa e oito repetições.
    Para te provar a minha boa-vontade, poderás enviar-mas por correio electrónico.
    Até lá… ficas com pena suspensa…

     
  • Às 13 março, 2009 12:30 , Blogger Saganowski disse...

    Caro IBRAIM:

    O castigo foi aceite, cumprido e enviado!

     
  • Às 13 março, 2009 12:42 , Blogger Ibraim disse...

    Muito bem!
    Estás perdoado...

     
  • Às 13 março, 2009 14:41 , Blogger CASCAVEL disse...

    Por mim aprovado!

     
  • Às 13 março, 2009 16:02 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Aprovado, com a ressalva de que actas com quase um mês de atraso, não dizem muito bem do expediente da nossa auto proclamada secretaria.
    Ficam os votos, de aprovação ao teor, de protesto quanto à demora.

    Abraços e
    VIVA O VITÓRIA!!!

     
  • Às 13 março, 2009 18:42 , Blogger Ernesto Paraíso disse...

    Faz falta é uma foto das velhas glórias a ilustrar a acta.

    Não se acanhem!
    ;)

     
  • Às 13 março, 2009 23:48 , Anonymous Anónimo disse...

    o Domingos para treinador do n/ VSC?!! nem pensar...

    Espinhense

     
  • Às 14 março, 2009 01:37 , Blogger Jeremias disse...

    Por im estou de acordo.
    Aprovada pois.
    Embora manifeste,novamente,as minhas profundas preocupações quanto ao descerramento da placa.
    Andamos nisto á quase um ano.
    Acho que na proxima cimeira ou há placa ou vamos ter de atirar um sapato ao Helder Cabral...

     
  • Às 14 março, 2009 16:22 , Blogger Edmur disse...

    Assinada

     
  • Às 14 março, 2009 17:07 , Blogger Saganowski disse...

    Jeremias:

    Aqui em Portugal atirar sapatos não faz parte das nossas tradições e/ou costumes.

    Agora se falarmos em atirar ovos, a questão é outra...contanto que não sejam dos verdes, pois seria um crime de lesa pátria desperdiçá-los com o Helder Cabral!

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page