28.3.06

Artigo para o Noticias de Guimarães

Caros Amigos,

Acabei de enviar para publicação no Noticias de Guimaraes, o texto abaixo. Acho que temos de começar a fazer alguma coisa fora do ambito deste blog, no entanto, por respeito, consideração e amizade e sobretudo por irmandade clubistica aqui fica em primeira mão.

VITÓRIA DE GUIMARÃES

Opinião de um adepto

Estamos a seis jornadas do final da presente edição da Superliga, no momento em que escrevo isto, a equipa de futebol sénior do Vitória Sport Clube vem de um empate em Barcelos frente ao Gil Vicente. Sem outro intento que não seja o de dar a minha opinião sobre o actual estado do clube não posso por tudo o que se tem passado, deixar de partilhar aquilo que sinto com porventura outros, que concordando ou não com a minha forma de pensar, sei que sentem de igual forma e com igual intensidade o clube.

Vamos a factos, a actual Direcção, encabeçada pelo Presidente Vítor Magalhães, teve e tem ainda uma oportunidade impar de fazer história no Clube, foi eleita com a impressionante maioria de 85% dos votos dos associados, teve e tem o apoio tácito da Câmara Municipal de Guimarães, de muitos empresários locais e assistiu ao regressar à condição de sócios de muitos daqueles que eram críticos da gestão do anterior Presidente Pimenta Machado, bem como outros novos sócios fruto dessa dinâmica que parecia a de colocar o Clube numa senda de vitórias e de o estabilizar no patamar a que pertence por direito na esfera da divisão maior do futebol nacional. Tem ainda algo de absolutamente único, uma massa de adeptos, que como se vê, nas melhores, mas sobretudo nas piores alturas, não abandona a equipa, por muitas desilusões e dissabores que tem vivido nos últimos tempos, é também como parte desses adeptos que me sinto no direito mas sobretudo no dever de falar.

Ao invés, em vez de todos estes factores terem servido para potenciar e ajudar esta Direcção a ganhar rumo no bom sentido, o que nos é dado ver? Um completo malbaratar de todos estes activos, que provavelmente mais Direcção nenhuma terá nos próximos tempos. Sou até de alguma forma obrigado a escrever isto porque não vejo nem oiço, e como eu outros, a Direcção e o seu Presidente a dar qualquer sinal aos sócios quer de tranquilidade, ou de trabalho para os melhores interesses do clube, não se vê nem se ouve nada para além das iniciativas dos adeptos.

O Vitória de Guimarães, não é um clube de sobe-e-desce, não pode, não deve nem sequer pode ser admitido que, detendo todos estes apoios o seja, sob pena de algo estar profundamente errado. É necessária maior intervenção por parte da Direcção do Clube, é necessário, especialmente nesta fase que estejam como prometeram mais próximos dos sócios.

Todos temos direito a ter estilos pessoais e feitios diferentes mas quando se avança para uma Direcção do Vitória tem de se saber defender o Clube.

Quem defende o Vitória de Guimarães face a algumas despudoradas arbitragens? Quem assume as responsabilidades por esta época de tão desastrada gestão do futebol?

Mais e mais preocupante, tenho hoje como desde o inicio da época fundada confiança de que o Vitória não pode nem deve descer de Divisão, e Esperança que isso não suceda, pelo prejuízo que isso causaria não só ao Clube mas também à Cidade de quem tem sido o seu maior embaixador, mas preocupa-me sobremaneira o futuro imediato do Clube.

Não descendo de divisão o que vai acontecer? Ao que julgo saber, porque também nada nos é dito em contrário, grande parte dos jogadores do plantel são emprestados, contrariamente àquilo que foi afirmado e com razão como uma das promessas eleitorais desta Direcção, e correremos o risco de voltar a ter de refazer do quase nada uma equipa de futebol, que passará outra vez pelas mesmas vicissitudes. Não era isto que com justeza criticávamos à anterior gestão do Clube? Então porque voltar a reincidir nos erros?

Algumas considerações finais, não pretendo ser oposição a nada nem a ninguém, muito menos ao meu Clube de sempre, quem me conhece sabe que procuro estar do lado das soluções e nunca dos problemas, que nunca regateei apoio ao Vitória sob condição nenhuma e nunca o irei fazer, mesmo quando discordei, e fi-lo durante dois mandatos do anterior Presidente da Direcção, nunca por um instante deixei de estar sempre ao lado da minha e da nossa equipa, e é preciso que se tenha consciência que os adeptos são adeptos do Vitória e não desta ou daquela Direcção.

Não confundam! O direito a ter algo a dizer assiste-nos a todos.

Há no entanto algo que é preciso começar a pensar:

No futuro do Vitória, porque se este é o caminho, algo vai mal. Os factos falam por si, a forma desastrada como foi planeada a época, com as contratações a serem feitas à revelia da equipa técnica, com o enxerto das contratações do Natal, essas sim a resultarem, porque pensadas com razões de ordem técnica. Se bem que falta saber quanto vai custar em dinheiro esse “emendar de mão” aos cofres do Clube. Estes erros pagam-se caros e quando se vai às compras em estado de necessidade paga-se o que for preciso.

Enfim, vai já longo este desabafo que peço seja por todos entendido como um alerta e uma motivação extra, porque todos precisamos de um Vitória forte, no seu devido lugar que é entre os maiores do futebol português.

Para mim não restam dúvidas, para quem, como eu, não tem nenhuma outra paixão clubistica, não divide o apoio com mais nenhum clube, é talvez mais duro estar a viver esta situação, mas resta-me o consolo a saber que somos muitos. E temos de ser respeitados porque somos nós os donos do clube. E somos únicos, disso não há dúvida nenhuma!!! Agora é ganhar e apoiar até ao fim e depois se verá. Viva o Vitória!!!


Sócio 4171

publicada por ADEMIR ALCANTARA @ 14:05  

31 Comentários:

  • Às 28 março, 2006 14:21 , Blogger Edmur disse...

    caro ademir alcantara...
    o timing desta carta escrita por ti para um jornal nao podia ser o mais desadequado.respeito a tua opiniao, mas parece-me que ela so serve neste momento para prejudicar o nosso VITORIA.A altura ideal para julgar uma direcçao é no fim do seu mandato ou entao no fim da epoca. O vitoria nao é so futebol senior meu amigo...é muito mais do que isto, e como ja escrevi aqui, é herdeiro de um passado ruinoso, e onde pessoas que hoje se apregoam salvadoras da patria tiveram muita responsabilidade...pessoas essas que se tivessem vergonha na cara estavam era caladas..
    a tua carta a mim pessoalmente indignou-me, numa semana importantissima como esta pede-se uniao e tu que trazes? tentas gerar polemica, semear odios e nomear responsaveis..espero que o nao consigas fazer..
    VITORIA SEMPRE

     
  • Às 28 março, 2006 15:03 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Caro Ademir,
    Respeito este teu "grito do ipiranga", mas tenho que o repudiar veemente!
    Pelo seu timing e acima de tudo pelo seu conteudo, penso que não acrescentará nada de novo ao objectivo que nos é comum! Salvar o Vitória da descida!
    Acredito que as tuas intenções seriam as melhores, e acredito que com esta missiva não queres trazer nada do que o Edmur insinuou! Mas também acredito, que à semelhança de todos os Vitorianos o teu estado de desespero, atrofiou-te a lucidez e a escrita, não te deixando transmitir o que realmente gostavas! Que seria, mais um abanão e um incentivo positivo ao Vitória!
    Mesmo assim, um bem haja por tentares!
    E nesta ultima parte junto-me a ti:
    VITÓRIA ATÉ MORRER!!!

     
  • Às 28 março, 2006 15:18 , Blogger Edmur disse...

    caro pedro mendes,,
    nao insinuei nada...afirmei. o teor da carta e o seu timing penso que nao deixam duvidas. e partindo do principio que tens razao, que a objectivo nao é esse, teremos que nos singir ao que certamente irá provocar nas mentes de alguns menos esclarecidos, e isto nao retira em nada a responsabilidade ao amigo ademir..

     
  • Às 28 março, 2006 15:19 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Caro Edmur e Pedro Mendes,

    Antes de mais, não tenho qualquer veleidade quanto ao teor da minha carta prejudicar seja o que for no Clube, não acredito nisso, é apenas a minha opinião. Só quem tem de facto poder e está à frente do Clube o pode prejudicar ou ajudar, eu não.
    O timing, é o meu, é neste momento que me sinto com vontade de dizer estas coisas e já agora, vontade tinha eu de não as sentir nem de precisar de as dizer.
    De qualquer modo acho exagerado dizer que estou a semear odios, quando acima de tudo quero dizer que se alguem tem tido condições para levar o Vitória a bom porto são os actuais responsaveis.
    Não acredito numa paz podre, nem acredito nesse chavão de julgar Direcções no final dos mandatos, estou a dar a minha opinião, quem vai julgar esta Direcção não sou eu, somos todos nós, e aí, sim no final do mandato.
    E se, servir pelo menos para que se fale um pouco mais, tanto melhor porque o que me está a incomodar é o prolongar deste silencio publico que não aproveita ninguém.
    De qualquer maneira não sendo o VSC só futebol, é o futebol que nos preocupa não é?
    De qualquer maneira também pensei bastante antes de mandar a carta, e acho que é sempre melhor dizermos o que pensamos e esperar que isso seja bem interpretado, do que deixar andar....Abraços
    VIVA O VITÓRIA!!!

     
  • Às 28 março, 2006 16:03 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Caro Ademir,

    Como respondeste conjuntamente, e como me parece que a maior parte da resposta não se destina ao que eu escrevi, só me apraz dizer o seguinte: o timing é teu, mas na minha opinião continua a ser infeliz. Para te explicar melhor, se a tua ideia era gerar uma discussão positiva de ideias, daqui a 6 semanas terias, como terás aqui um Vitoriano para tal. Neste momento, acima de tudo não me apetece, nem o acho positivo para o Vitória. Mas é só a minha opinião, que espero também respeites...
    Quanto ao escrever por escrever, não me acredito que te desses a esse trabalho. tinhas, ou melhor tens, qualquer objectivo ao escrever essas linhas. Eu pensei que fosse dar um tonico extra! Afinal, e pelo que depreendi destas tuas ultimas linhas, era fomentar a discussão de ideias! Repito-me mais uma vez: conta comigo daqui a 6 semanas.

    Abraço Vitoriano

     
  • Às 28 março, 2006 16:11 , Blogger Edmur disse...

    Caros amigos..
    Nao me parece mesmo nada inocente este artigo, e nao será certamente apenas para discutir ideias, senao singiamo-nos ao blog, a e nao a um jornal da terra..quanto ao timing, o facto de ser teu nao te retira responsabilidades amigo ademir ( perdoa-me o juizo de valor acerca da tua pessoa, que nem sequer ainda tive o prazer de conhecer pessoalmente)..sinceramente penso que o sitio para motrarmos a nossa indignaçao quando algo nos parece errado no vitoria será as assembleias gerais , onde está a familia vitoriana reunida, e nunca em hasta publica, como tu presentemente o fazes...
    aquele abraço

     
  • Às 28 março, 2006 16:17 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Caro Pedro Mendes

    Desculpa a resposta em bloco, mas de facto parece-me que, apesar de não concordares com a altura em que este texto é escrito, o que respeito, e entendo lhe percebeste o alcance.
    Por vezes é preciso sacudir e abanar um pouco para termos reacções positivas e desde logo conta também comigo para sempre que queiras discutir o Vitória.
    Se por um instante pensasse com sinceridade que o meu texto mais não fizesse do que se calhar por alguns crentes como nós a falar e de facto prejudicasse os interesses do Clube, podes ter a certeza que nem por um segundo o faria.
    Digo e sinto o que escrevi com a sinceridade e a paixão que tenho pelo Vitória, de quem já fui atleta assim como o é o meu filho mais velho que com 11 anos é o sócio 6366, que joga volleyball no Vitória.
    Por tudo isto e porque de facto não quero polémica, apenas me sinto no direito de exigir mais e melhor para o nosso Vitória, contem sempre comigo.
    Para terminar, só gostava de vos perguntar, já que do timing já sei a opinião, se o que o artigo contém é ou não a verdade do que se tem passado.
    Abraços

    VIVA O VITÓRIA!!!!!

     
  • Às 28 março, 2006 16:30 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Caro Edmur,

    De facto não nos conhecemos pessoalmente (o que é muito fácil de resolver, e no que álias terei o maior prazer) talvez explique algumas duvidas que tenhas em relação à minha pessoa. Vou-te afirmar aqui e espero que acredites em mim, que nada nem ninguém condiciona as minhas opiniões, nem sou dono de agendas ocultas ou de interesses que não sejam absolutamente aqueles que considero legitimos. E isto aplica-se ao futebol como a todas as areas da vida, gosto de futebol, como todos aqui, e o que faço ou digo é só conduzido por isso. Não nego no entanto que estou de certa forma revoltado com a forma como o Vitória está a ser gerido. E tambem te digo que é agora a hora de fazer sentir à gestão do futebol do Vitória que há que arrepiar caminho e fazer com que eu, e certamente outros que pensarão talvez como eu, deixem de ter estas razões para o fazer.
    Se no entanto encontrares outras formas de intervenção que sintas mais positivas conta na mesma com a minha contribuição.
    Um abraço sincero,

    VIVA O VITÓRIA!!!!

     
  • Às 28 março, 2006 16:49 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Caros amigos:
    Quanto às questões de fundo, penso que, por coisas que tenho vindo por aqui a escrever, já todos saberão a minha opinião.
    Mas fica desde já dito que, no final da época, vou tratar desse assunto. Acho que é fundamental.
    Quanto à questão do timing, subscrevo as opiniões dos comparsas Mendes e Edmur.
    E já agora, a esse respeito, deixo só a seguinte pergunta: se não tivéssemos sofrido três golos nos últimos minutos de três jogos, esta carta aberta teria visto a luz do dia?

     
  • Às 28 março, 2006 17:07 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Caro capitão Gregório Freixo,

    O Vitória este ano, se não estou em erro, só subiu acima da chamada "linha de agua" à quarta jornada.
    Não confundo o azar dos ultimos jogos com o teor do que escrevi, não sou técnico de futebol, sou adepto.
    E não passo cheques em branco a ninguém nem espero pelas desgraças para dizer que tinha razão, prefiro falar enquanto sinto que há algo a fazer. Se a minha atitude é ou não correcta, se esta carta veria a luz do dia se o Vitória estivesse a lutar pela UEFA ou no seu lugar habitual? A resposta é um rotundo Não. E se, no Sábado ganharmos ao Sporting e os nossos competidores directos perderem pontos, o que espero, nada disso retirará uma virgula ao que penso.
    Continuo no entanto a respeitar a Vossa opinião,

    Abraço

    VIVA O VITÓRIA!

     
  • Às 28 março, 2006 17:46 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • Às 28 março, 2006 17:48 , Blogger Gregório Freixo disse...

    A questão é esta caro Ademir: não tenho dúvidas de que se tivéssmos ganho os tais três jogos a tua visão do problema seria a mesma.
    Digo isto porque te reconheço honestidade intelectual e acredito que defendas a tua posição por convicção.
    Agora, perdoar-me-ás que te diga não acreditar que, nessas mesmas circunstâncias, a carta surgisse.
    E é justamente por achar que o surgimento de cartas como esta não deveria andar ao sabor da maré dos maus resultados que acho que a mesma nasceu de "parto prematuro" pelo menos seis semanas.
    Podes ter a certeza que, nascendo a dita nessa altura, seria certamente um documento dotado de legitimidade reforçada.
    Assim, faz-me lembrar outras cartas e opiniões que durante a primeira volta do campeonato passado por aí circlularam e cujos autores, com o passar das jornadas, foram metendo a viola no saco e saído pela esquerda baixa...

     
  • Às 28 março, 2006 18:04 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Caro Gregório Freixo,

    Sem querer brincar com um assunto tão sério como é este, apetece-me dizer que é fácil republicá-la na altura, porque suponho se manterá actual, pelo menos a minha opinião.
    Se, e infelizmente pareceu-me, que alguém aqui pensa que faço fretes a alguém ou que tenho outro tipo de intenção que não a de dar um pequeno "abanão" nalgum marasmo que parece instalado, que se desengane. Eu não sirvo para isso.
    Agora, e aproveito para dizer, e penso que vocês sabem que muito antes de ter o prazer de escrever junto convosco aqui no blog passei muitos anos a escrever de forma avulsa para os "jornais da terra" e a dar a minha opinião em alguns assuntos que aqui ou ali me interessaram. E também acho que, e perdoem-me se não concordo convosco, devemos ter um papel interventivo sempre que se justifique. Oxalá, daqui a seis semanas tudo isto se esfume e eu saia do palco pela esquerda baixa todo contente. Se bem que e aqui tenho a certeza que concordarás comigo o essencial do que digo manter-se-á.
    Um abraço,

    VIVA O VITÓRIA!!!

     
  • Às 28 março, 2006 18:12 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro ADEMIR ALKCÃNTARA,
    Todos, sem excepção, já percebemos que esta época futebolistica (convém não generalizar às outras modalidades!)está a ser muito penosa para Nós.
    Naturalmente que os responsáveis existem e terão (pelo menos deverão...) que ser apontados. Até para que no futuro os erros não sejam repetidos.
    Agora a oportunidade da tua carta é, na minha opinião, completamente despropositada. De facto, como muitos companheiros do "Nosso" estádio virtual aqui referiram, este não é o momento para o "apontar do dedo acusador" ou lá como lhe quiserem chamar.....
    A oportunidade, com toda a certeza, vai surgir (deve surgir. Nós, os indefectíveis Vitorianos, exigimos que surja!).
    Só que, atento os superiores valores em causa (o momento é decisivo para nos salvar-mos deste pesadelo), esse "apontar de dedo" teria, ou deveria, ficar para um momento ulterior.
    Com isto nem sequer estou a querer dizer que, com o teor da carta, te movem interesses ocultos (como te conheço, sinceramente, não acredito sequer nessa possibilidade!). Acredito, como disse, que o teu propósito seja o melhor, ou seja, apenas "bulir com as hostes brancas".
    Só já não acredito, e por isso não estou de acordo, é na bondade do "timing" escolhido. Ainda por cima, se reparares, para a tal oportunidade da "hora H", falta pouco, muito pouco mesmo (o campeonato, relembro, acaba daqui por cerca de 1,5 meses).
    Deus queira que, no final do campeonato, me atires à cara que afinal o momento escolhido para o teu grito de revolta foi o melhor.
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 28 março, 2006 18:21 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Este nosso comparsa Barbosa é um espectáculo...
    Antes de mais, só uma precisão: as primeiras 4 frases "míticas" que transcreveste são do nosso Edmur e as últimas duas são minhas.
    Dito isto, só uma coisa: nós (infelizmente) não nos conhecemos assim há tantos anos como isso. Por isso e uma vez que certamente ignoras qual a minha atitude em tempos remotos, creio que fazias melhor em não tentar adivinhar qual era...
    Mas uma vez que te abalançaste nessa complicada tarefa da adivinhação, deixo aqui o desafio para que, narrando factos concretos, ponhas a nu a minha incoerência e o meu troca-tintismo. Só para que todos fiquemos a saber.

     
  • Às 28 março, 2006 19:35 , Blogger Vitor Paneira disse...

    Por vezes é preciso lembrarmo-nos da nossa condição essencial:

    - Nós somos adeptos do Vitória!!! Provavelmente doentes. Quiçá fanáticos. Faremos até figuras na “bola” que não faríamos em nenhum outro lugar. Então porque carga d’água temos de, quando se trata de, em vez de falar, escrever, pormo-nos em bicos de pés e pensar que todos somos importantes como carai… Que raio de mania de pensar que todos temos de manter uma pose de Estado. E que temos de ser responsáveis e manter uma postura amorfa. E que só podemos falar se for para apoiar e falar bem. E que só em AG é que se deve falar. Se de facto assim fosse, o nosso capitão não teria emitido a sua opinião no fim do jogo. Agora, se acham que uma opinião de um companheiro de blog é mais contundente e pode desestabilizar mais que a do Cléber… têm quem representa o Vitória em pouca conta.

    Se de facto se esperasse pelo fim dos mandatos para julgar governações, provavelmente ainda hoje estaríamos a ver que tal se saía o nosso califa no ataque aos demoníacos cartoonistas dinamarqueses.

    Mal estaria o Vitória se a opinião de um dos seus sócios fosse de per si suficiente para desestabilizar, atacar e prejudicar o nosso clube…

    Mas que caralho, pardon my french, de jogadores e dirigentes temos nós se um mero artigo de opinião num jornal local é suficiente para os “abanar”.

    E a opinião emitida num blog ou fórum? Também tem de ser contida? Ou deverei mesmo dizer auto censurada?

    E este blog por ter um “desalinhado” será subversivo?

    Se pusermos nos pratos de uma balança o que provavelmente o ADEMIR já apoiou o Vitória esta época – digo provavelmente porque não o conheço – e o que escreveu nesse artigo, a balança penderá a favor do apoio.

    E é isso que faz de nós especiais. O fervor com que nos dedicamos ao nosso clube. Apoiamos e apoiaremos. Mas que nunca se perca o sentido crítico.

    Até agora, com louváveis iniciativas e massivas manifestações populares de apoio, o que conseguimos? Mostrar que somos os melhores adeptos do Mundo. E que a equipa de futebol sénior não consegue corresponder.

    Se calhar é altura de saberem também que, quem dá pão, dá educação!

    VITÓRIA ATÉ MORRER !!!

     
  • Às 28 março, 2006 20:55 , Blogger Tito71-78 disse...

    Caros amigos

    O VSC é na minha opnião, depois das eleições, um clube democrático em que todos os sócios têm direito às suas opiniões e devem manifestá-las quando bem entendem. Se para alguns o timing é desapropriado para outros a intenção é de "dar um murro na mesa" e com o seu contributo (pode ou não ter repercursões) ajudar o VSC a ultrapassar a situação desoladora que nós vivemos actualmente.
    É sempre saudável que haja divergência de opiniões para que depois da discussão possam surgir linhas de actuação estratégicas que nasceram precisamente das diferentes ideias.
    Nós estamos efectivamente numa situação preocupante, a qual possui responsáveis que não devem ficar imunes só porque foi eleita com 85% dos votos.
    Na minha opinião os principais responsáveis por esta situação são os elementos que integram a direcçaõ do VSC e explico porquê:
    -É responsavel pela gestão do clube.
    -Os superiores hierárquicos de qualquer organização são os responsáveis pelos resultados da mesma pois quem delega é que tem responsabilidade e não quem é delegado. Neste caso os resultados não são apenas os desportivos mas também os financeiros, os imobiliários, e os futuros (uma vez que os desições no presente influenciam os resultados no futuro).
    -Tem existido por parte da direcção uma passividade e silêncio gritante em relação a diversos factores tais como arbitragens, marcação de jogos (é inacreditável que só depois do jogo da taça é que surja um comunicado!!!)
    -Em relação ás politicas desportivas, como sou só adepto e não treinador, só digo que não podemos continuar com os jogadores emprestados, sem um director desportivo.

    Como o VSC não é uma bancada parlamentar com directivas de voto obrigatórias apesar dos diferentes valores em relação á matéria votada expresso aqui a minha indignação com a actual situação vivida pelo VSC.
    A minha opinião não vai concerteza ter repercursões negativas no seio do grupo de trabalho do Vitória como também não teria se fosse publicada num qualquer jornal, mal estaria um clube que quando existisse diferença de opiniões entre sócios levasse a uma instabilidade no próprio clube.

    Alguma coisa terá que mudar e aí sim na AG terá de ser discutida a situação entre os sócios do VSC e terá que sair uma solução.
    A unica diferença entre a divulgação das opiniões em foruns, blogues e jornais para as na AG é a de que na AG haverá resoluções baseadas nas opiniôes.

    VITÓRIA ATÉ MORRER

     
  • Às 28 março, 2006 22:41 , Blogger Edmur disse...

    Caro Pedro Barbosa
    a conversa estava inteligente, apesar das diferentes opinioes que aqui apareceram....até tu chegares..valha-te DEUS

     
  • Às 28 março, 2006 22:55 , Blogger Edmur disse...

    e muito directamente para ti pedro barbosa, tu que ate fizeste parte da mesa da assembleia do vitoria tens a ousadia de criticar quando digo que é ai que se debate o estado do vitoria com os vitorianos???? tambem é verdade que no teu tempo essas assembleias eram conhecidas por assembleias da vergonha, mas neste momento só nao fala quem nao quer...muita coisa mudou entretanto, caro amigo

     
  • Às 29 março, 2006 10:01 , Blogger Edmur disse...

    pois é PB..tambem tenho memoria...

     
  • Às 29 março, 2006 10:51 , Blogger Gregório Freixo disse...

    Caros Vítor Paneira e Tito.

    Respeito a vossa opinião mas não estou de acordo com ela.
    É claro que estamos num clube democrático onde, felizmente, todos podem e devem ter opinião. Nem sempre foi assim, sabemos todos. Agora, é essa condição de clube democrático que me permite discordar do Ademir e de vocês também.
    O meu ponto é este: se a opinião do Ademir é assim tão inócua e insusceptível de influenciar negativamente quem quer que seja, nesse caso também enquanto "murro na mesa" não terá qualquer efeito positivo.
    Mas então pergunta-se: porquê escrever um artigo no jornal? A resposta é óbvia: porque o seu autor entende que a sua opinião tem peso suficiente para "mexer" com alguma coisa.
    Ora, se as coisas que ele critica são insuscetíveis de, neste preciso momento, serem corrigidas (estamos a falar essencialmente da política desportiva), porquê agora criticar e não no fim da época quando essa questão estará mais do que nunca na ordem do dia?
    É só este o meu ponto. E mais não digo.

     
  • Às 29 março, 2006 11:27 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meus caros AMIGOS,
    Naturalmente que este blog, pelo menos para mim, é, como eu costumo dizer, "um espaço de liberdade".
    Cada um utiliza-o quando, como e em que modo o entender, apenas com uma excepção: é apenas um BLOG DE VITORIANOS (este é pelo menos o meu sentimento).
    Agora a liberdade de quem escreve é a mesma (exactamente igual) à de quem lê. Isto é, se cada um é livre de escrever o que lhe vai na alma, do outro lado, também pode existir alguém que entenda a inoportunidade da opinião e, até quem sabe, duvidar da "bondade" da mesma.
    É tudo legítimo.
    Voltando ao tema em causa a mim, como já aqui referi por variadíssimas vezes, neste momento apenas me interessa o momento desportivo do VITÓRIA, o resto ( os culpados da situação e tudo o mais.... terão que ficar para mais tarde).
    Foi sempre assim que convivi com estas miseráveis situações. Mesmo quando à frente dos destios do meu clube estava alguém em quem eu não confiava. Relembro aos mais distraídos que, por exemplo, estive em Alverca (faz agora 2 anos) numa sexta feira à noite, para aquele jogo decisivo para a nossa permanência.
    Nesse momento, apesar de não me identificar com quem geria os destinos do VITÓRIA, em momento algum me passou pela cabeça enviar artigos de opinião para jornais que, de acordo com o minha modesta opnião, pudessem por em causa a tranquiliadde de que a equipa necessita(va).
    Como a situação é exactamente a mesma, naturalmente que a minha opinião não podia ser outra.
    É esta coerência que me dá o direito de pensar que quem para cá vier com o intuito de fazer qualquer "ajuste de contas" ou "fazer de justiceiro", pode ter segundas intenções.
    É tudo legitimo! Ou não será?
    VIVA O VITÓRIA....SEMPRE!
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 29 março, 2006 14:03 , Blogger Edmur disse...

    caro pedro barbosa..
    desonestidade é uma palavra que te fica mal...e por isso nao admito que a refiras quando te dirijas á minha pessoa..porque ao contrario do que tentas para aqui fazer crer nao me conheces realmente de lado nenhum para poderes conhecer os padroes de moralidade e principios de vida que orgulhamente tento seguir...
    sobre assembleis gerais, espero que nao estejas a falar do circo que foi montado na ultima assembleia onde te sentaste...nunca vi nenhuma assembleia onde constantemente a mesa dessa estivesse pemanentemente a omitir opinoes, a tentar tomar partidos, a puxar para si a gloria do momento, gloria essa que NUNCA foi da mesa da assembleia e sim dos socios do vitoria...
    aquele espectaculo deploravel numa tentativa desesperada de descolagem ao sr pimenta machado crendo alguns elementos da mesma poder assim continuar a sonhar com lugares de destaque numa qualquer direcçao futura do vitoria...

     
  • Às 29 março, 2006 14:39 , Blogger Edmur disse...

    nao preciso de conhecer as pessoas..eu estava lá e vi e ouvi muito bem...e olha que nao sou o unica pessoa que pensa assim...mas continua a defender a tua dama que te fica bem...qualquer pessoa "honesta intelectualmente" tinha-se afastado de determinadas pessoas depois da assembleia dos capangas. sei que houve pessoas que o fizeram. quanto a mim, quem continuou depois disso, ou quem entretanto entrou é conivente com o que se passou, e isto é indefensavel

     
  • Às 29 março, 2006 15:02 , Blogger Edmur disse...

    A minha lealdade para com alguem nao me permite comentar muito esse convite...mas tu e eu sabemos que a historia nao foi bem como a estas a contar....e ficamos por aqui.

     
  • Às 29 março, 2006 18:35 , Blogger Tito71-78 disse...

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • Às 29 março, 2006 18:39 , Blogger Tito71-78 disse...

    Caros Gregório Freixo e Cascavel

    A riqueza de uma instituição com mais de 20000 sócios é precisamente a divergência de opiniões dos seus associados que invariavelmente terminam numa discussão saudável.
    A grande diferença duma instituição como o VSC para outras que não tenham o futebol como actividade principal é que os clubes de futebol lidam com paixões e amores indescritiveis e imcompreensiveis para quem não comunga de tal paixão pelo seu clube, pelo futebol.
    Tenho plena convicção que todas as discussões têm como objectivo ultimo exprimir o sentimento que cada um tem e relatar como cada um vive o seu clube, sempre na esperança que os resultados desportivos sejam os melhores possiveis (que neste caso é a manutenção do Vitória).
    Não acredito, como diz o Cascavel, que haja pessoas que queiram fazer ajustes de contas e criar instabilidade para que não seja possivel alcançar a manutenção.
    Todos somos Vitorianos e todos queremos o melhor para o nosso clube.
    O que não podemos pedir é que em relação a uma matéria que é movida por paixões e convicções, adoptemos uma "postura de estado", não exprimindo o que nos vai na alma, esperando o timing certo para as expressar.
    Como o futebol é uma paixão, por vezes no calor do momento sentimos necessidade de extravassar os nossos sentimentos e opiniões e não podemos "ter" de esperar pelo momento adequado, que para uns poderá ser na AG, para outros poderá ser no fim do campeonato, e para outros deverá ser no fim do mandato da direcção.
    O timing de quem expressa as suas opiniões é a própria pessoa que deve decidir.
    Então no sporting não poderia ter existido discussão sobre as vendas do património porque as posições opostas que foram expressas poderiam criar instabilidade no plantel?!?
    Na minha opinião o grupo de trabalho tem que ser coeso, imune a críticas (sejam elas construtivas ou destrutivas) e pensar única e exclusivamente no trabalho para o qual são remunerados. Eles são profissionais e têm de entender que este tipo de criticas são apontadas à direcção na esperança de "ajudar" a melhorar a gestão na sua globalidade.

    Não tenho qualquer tipo de intenções de criar instabilidade no grupo de trabalho e não pretendo "ajustar contas" com ninguém, pretendo sim poder expressar livremente a minha opinião e permitir que os outros também as expressem. (Eu sei que os ataques do Cascavel não eram para mim mas fica desde já esclarecido).

    Desde que me conheço a viver o futebol sempre falei abertamente o que pensava em relação ao clube, jogadores e direcção. Foi assim no tempo do Pimenta Machado e a minha coerência permite-me que seja também assim com a actual direcção.
    Respeito a vossa opinião mas não concordo com ela.

    Cumprimentos Vitorianos

     
  • Às 29 março, 2006 19:45 , Blogger CASCAVEL disse...

    Meu caro TITO 71-78,
    A liberdade de opinião no futebol como em tudo na vida é para mim um valor inalienável.
    Entendo, por isso, que o tempo, modo e forma de a manifestar depende exclusivamente da vontade individual de cada um.
    Sobre isso estámos em perfeita sintonia.
    Agora esta minha forma de ser e de pensar também não pode "tolher a minha liberdade" de julgar (o termo não foi o mais adequado, mas não encontrei outro!) quem o faz e, ainda, o tempo e o modo como essa mesma liberdade é exercida.
    Como já aqui escrevi, entendo que o timing utilizado para estas formas de manifestar o "desagrado que nos vai na alma" ou "seja lá o que for....", não é o mais oportuno.
    Pelas razões que, por mais de uma vez, aqui deixei aduzidas, como sejam, o momento delicado porque passa a equipa de futebol e a necessidade da maior tranquilidade para alcançar a salvação.
    Acho que, sinceramente, neste momento é muito mais importante dar tranquilidade à equipa, "puxar para o lado correcto", numa palavra, APOIAR, em vez de criar focos de instabilidade.
    Bem sei que os jogadores são profissionais, recebem o seu chorudo salário ao fim do mês e, como dizes, têm é mais que jogar e ouvir estes nossos desabafos e deitá-los para trás das costas. é verdade! No entanto, todos sabemos que, na prática isso nunca acontece.
    Se me permites, pelas razões apresentadas, respeito a tua opinião, mas não estou (pelo menos parcialmente) de acordo com ela.
    Saudações Vitorianas.

     
  • Às 29 março, 2006 20:06 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Caro Tito,

    Basta ver a discussão "balofa" que já anda neste blog, para se perceber que a altura não é a melhor. Acima de tudo porque anda tudo de cabeça quente e com o coração nas mãos!!!
    Permite-me dizer o seguinte em relação a este paragrafo que se segue:"Na minha opinião o grupo de trabalho tem que ser coeso, imune a críticas (sejam elas construtivas ou destrutivas) e pensar única e exclusivamente no trabalho para o qual são remunerados. Eles são profissionais e têm de entender que este tipo de criticas são apontadas à direcção na esperança de "ajudar" a melhorar a gestão na sua globalidade." Sem duvida que seria a situação ideal, mas sabes que só "funciona" como hipotese académica. Na vida real, e neste caso de um clube em que 23000 dependem de resultados de 30?!, é impossivel de lograr! Infelizmente, digo eu!

    Saudações Vitorianas e Bemvindo a este cantinho de desabafos

     
  • Às 30 março, 2006 03:22 , Blogger ADEMIR ALCANTARA disse...

    Caros Amigos,

    Como epitafio deste episódio, que àlias penso ter sido exagerado quer na importancia e muito mais nos efeitos, quero dizer apenas o seguinte: assiste-me como a todos o direito de dar conta do que sinto quando e como entendo, enquanto sócio do nosso Vitória, se a opinião dominante é a de nada dizer e a de se sentir coerente por isso, compreendo e aceito, ainda que os efeitos dessa atitude nada produzam a não ser a expectativa de se poder dizer alguma coisa em "tempo próprio"!!!! (O que isso possa querer dizer!!!)

    Se a coerência aqui tantas vezes manifestada é a coerencia do silêncio ou do "esperar para ver", enfim....a cada qual o que entende......

    As coisas que se tem a dizer dizem-se enquanto se acha que vale a pena, para fazer balanços há contabilistas.....no fim....


    Se bem que, e espero mais uma vez que o compreendam, e por isso ainda aqui volto,vos respeito e acho que de certa forma estou a ter um papel ingrato mas que a muitos apetecia.

    Não aceito que muitos encapotadamente aceitem a menos boa época do nosso Vitória, e se como diz o nosso Capitão, e os demais criticos, desta minha iniciativa, o problema está no timing, apenas se me ocorre dizer que o timing é de quem manda e pode e nunca o nosso.

    O meu timing nunca antecipou esta classificação....

    E muito mais do que o que quer que se possa pensar de tudo isto, ou de intenções mais ou nmenos encobertas, pelo menos as minhas serão públicas, há uma coisa da qual nunca abdicarei, e essa é a fundamental:

    O Vitória no seu devido e justo lugar, e como eu todos o devemos exigir seja quem seja que o comande!!!!!

    Se o meu grito de alerta for mal, interpretado, pois bem, que o seja, pois tenho a certeza que não o foi lançado em prejuizo do clube que amo.

    Gostaria que algumas "picardias" pessoais que aqui tenho conferido não existissem, mas quanto a isso tenho pouco a dizer.

    Uma ultima e derradeira palavra a dizer já que só a esta hora me foi possivel aceder: o meu ABRAÇO, sentido e empenhado para todos aqueles que genuinamente e desinteressadamente fazem algo pelo nosso clube.

    E deixo em nota de rodapé o seguinte:

    Fiz o que fiz e faço o faço por pensar que é o melhor para todos o fomentar da discussão e nunca o fazer sentir a quem está nas redeas do clube que o faça de forma arbitraria e sobretudo com o beneplácito de uma legião de inconformados.

    Conformismo e submissão já este clube teve, e a equipa técnica (que para além do meu aplauso tem a minha Amizade) e a equipa de futebol só tem de fazer o que sabe!!!!

    GANHAR!GANHAR!GANHAR!

    Um abraço de despedida pois entendo que este fórum é de certa forma demasiado timorato e absolutamente não-interventivo, o que respeito e aceito, mas não pratico.

    VIVA O VITÓRIA!!!!!!

     
  • Às 30 março, 2006 12:51 , Blogger Pedro Mendes disse...

    Caro Ademir Alcantara,

    Como me custa ver partir algum dos nossos, deixa-me dizer o seguinte:
    Essa tua adjectivação ao "forum" parece-me desleal. Basta atentares bem ao numero de velhas glórias que comentaram o teu artigo de opinião, para chegares à conclusão que tens um empate "tecnico", um 4-4 renhido, que suponho se manteria se mais tivessem participado!
    Sem qualquer presunção, nem querendo pensar por cabeça alheia, e fazendo uma analise do que li, o timing do teu artigo é o unico ponto de discórdia, porque quanto ao conteudo no geral, creio que se fosse noutra altura darias uma "goleada"!
    Neste blog, e desde o principio, e só por isso nele participo, cada um desabafa quando e como quer! Eu, na reabertura de mercado, achei conveniente dar um "murro na mesa" e dei! Como diz um amigo meu espanhol "me importa un huevo"(referencia as partes baixas do homem), se alguem concordava comigo!
    Agora, permite-me, mas tenho que te fazer uma pergunta: Precisas de sequito? Eu penso que não...

    Uma Abraço Branco e volta sempre

     

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page