19.2.13

as Velhas Glórias (16) - Mendes ...


António da Silva Mendes nasceu no dia 18 de Outubro de 1937, em Lisboa.
Mendes fez toda a sua formação no Benfica, embora o início deste período tenha conhecido contornos muito bizarros pois, a determinada altura, Mendes treinava alternadamente no Benfica e no Sporting (poderá ler este curiosíssimo episódio no blogue Glórias do Passado).
Em 1957/1958, pela mão de Otto Glória, fez então o seu primeiro jogo pela equipa principal do Benfica.
Afastado da equipa principal pelo treinador Bela Guttmann, que entretanto tinha sido contratado, Mendes acabou por se transferir para o Vitória na temporada de 1962/1963.
Logo na sua primeira época, Mendes ajudou o clube a atingir a sua segunda final da Taça de Portugal, que no entanto viria a perder para o Sporting.
É desta final, a presente caricatura de Mendes.
Vestiu a camisola do Vitória durante 9 temporadas, pondo termo à sua carreira de jogador, no final da época de 1970/1971.
Mendes é ainda hoje um dos maiores goleadores vitorianos de todos os tempos. Para isso muito contribuiu o seu fabuloso remate, que também fez com que tivesse ficado conhecido por "pé canhão".
Mendes integrou a Selecção Militar em variadas ocasiões, tendo-se mesmo sagrado Campeão Europeu, em 1958.
Integrou a selecção nacional num único jogo, frente à Suécia em 1966, mas essa internacionalização fez história por ter sido a primeira de um jogador português, na história do Vitória.

Como treinador de futebol, António Mendes orientou consecutivamente o Paços de Ferreira, o Felgueiras, o S.Martinho do Campo, o FC Laon (França) e o Ponte da Barca.

O “alter ego“ de Mendes é a mais recente das Velhas Glórias, no blogue D. Afonso Henriques. A sua estreia aconteceu a 3 de Novembro de 2010…


Fernão Rinada

referências biográficas e fotográficas utilizadas:

- blogue Glórias do Passado
- livro "86 ANOS DE HISTÓRIA DO VITÓRIA SPORT CLUBE

(para ver as ex-Velhas Glórias, carregar aqui)

Etiquetas: , ,

publicada por Ibraim @ 17:51  

0 Comentários:

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page